Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LRocker

Hertz ESK 130 x NAR 525 CS3. Qual é o melhor?

Recommended Posts

E aí, galera!

Já li e reli vários tópicos e posts, sobre som de qualidade , baseados em sistemas SQ ou não, mas não consegui chegar a nenhuma conclusão. O assunto é bastante abrangente, de gosto pessoal, e até, muito específico à característica auditiva de cada pessoa. Dentro do meu limite de conhecimento, sempre busquei equilíbrio sonoro antes de potência e barulho. Os estilos musicais que escuto, são: MPB, bossa nova, rock (clássico, alternativo, indie, etc), jazz, blues, clássica, orquestra, raggae, eletrônica. Também, muitos artistas novos, trazendo músicas de qualidade com as mais diversas influências.

Mas, indo direto ao assunto, preciso de um kit 2 vias para substituir o meu bravox CS50D que estourou um dos mids. Independentemente da referência e qualidade do restante do equipamento que tenho, gostaria de adquirir a melhor opção, no que tange a fidelidade e resposta plana das frequências, dentro do melhor custo-benefício avaliando os valores médios dos kits colocados sob análise.

Eu estava quase fechado com o kit da Hertz DSK 130, porém, quando comecei a pesquisar, surgiram cada vez mais dúvidas e receios em relação a alguns pontos. Não queria pagar acima dos 400,00, portanto, esse kit se encaixaria. Depois, vi que a linha ESK poderia ser bem superior, foi quando trabalhei a ideia de pagar 750,00. Por último, surgiu a possibilidade do NAR CS3, na média dos 650,00.

Baseado em tudo que li, acho que o kit que mais me satisfaria, seria o MOREL, por causa do tweeter. No entanto, os preços subiram estratosfericamente. Kit que custava 500,00, agora está por mais de 1000,00. 

Não me preocupo muito com o peso dos médio/graves no mid, o que pega realmente é o comportamento dos tweeters em ambos os kits. Prefiro um som limpo e suave, nada agressivo aos tímpanos. Vejo pessoas dizendo que os HERTZ são gritões e outros dizendo que soa muito parecido com os MOREL. Os tweeters do NAR para alguns são bastante altos e fadigantes. Então, a maior dúvida fica por conta dos TWEETERS.

Lembrando, que a comparação que tenho em relação a um kit duas vias é o BRAVOX C50D. Sempre achei que eles não entregavam o que eu queria ouvir. Mantinha os tweeters deles atenuados através do crossover em -3db, do contrário, ficava bem estridente. 

A princípio, as opções que tenho em mente, são essas:

Para conhecimento, a composição do meu equipamento atual:

2Din Pioneer AVH-P3180DVD (básico)

Amplificador Boss D-550.4M 3000 Watts // rms power 230 watts x 4 @ 4ohms (59mm x 279mm x 586mm = monstro) - Classe AB

Kit 2 vias Bravox Diamond CS50B 140w (à substituir)                                                                                                                                                                                 

Coaxial Bravox CX68B 120w

Cabos RCA Stetsom (Esse foi o único que eliminou o ruído do alternador). Taramps, oxigen e technoise apresentaram interferência. Não usei nada top, como knukonceptz. Não entendi porque o cabo mais barato eliminou o problema e aparentemente, trouxe um pouco mais de qualidade.

Possuo também, no porta-malas, um trio com caixa slim (89cm), feita sob medida, litrada e dutada, com sub hinor cruzader 12" 250W (bobina dupla (4+4ohms), super tweeter hinor 75w e driver h-buster 75w. Essa caixa pode ser desligada, conforme desejar.

A ligação consiste nos 2 vias ligados em 2 canais (4ohms, estéreo), os coaxias traseiros ligados diretamente ao player e a caixa(trio), nos outros 2 canais em TRI-MODE.

AS PORTAS ESTÃO TRATADAS.

Estou aberto a todas as opiniões e sugestões. 

Desde já, agradeço a atenção de todos.

Editado por LRocker

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse trio pra qualidade não tem nada a ver com o tópico de qualidade. O cs3 é consideravelmente mais armonioso para um sq, mais flat. Digo por que tenho o esk é meu colega um nar e nem vou dizer que o cs3 é superior. Lembrando também que há vários relatos de user renomados aqui que dizem que o morel é inferior ao cs3 e eu comprovo por que já tive morel e não me agradou, bem como não me agrada o esk pelo fato do tw não ser bom e o mid não ter uma "qualidade" boa, ele só desce mesmo bastante, para um sqpl seria uma ótima escolha. Porém o nar não perde muito no punch para o Hertz nao.

Creio que.... Eu no teu caso pegaria um cs2 e começaria a guardar dinheiro pra dar um Up no sistema todo em si.

Lembrando que são minhas opiniões.

Editado por igortbq
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal seria você escutar os dois, pra ver o qual te agrada, tente passar em algumas lojas de som ou converse com amigos pra achar quem tenha.

Pense que as vezes o que é bom pra gente, pode não ser pra você, no final quem vai escutar o set todo dia é você.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse trio pra qualidade não tem nada a ver com o tópico de qualidade. O cs3 é consideravelmente mais armonioso para um sq, mais flat. Digo por que tenho o esk é meu colega um nar e nem vou dizer que o cs3 é superior. Lembrando também que há vários relatos de user renomados aqui que dizem que o morel é inferior ao cs3 e eu comprovo por que já tive morel e não me agradou, bem como não me agrada o esk pelo fato do tw não ser bom e o mid não ter uma "qualidade" boa, ele só desce mesmo bastante, para um sqpl seria uma ótima escolha. Porém o nar não perde muito no punch para o Hertz nao.

Creio que.... Eu no teu caso pegaria um cs2 e começaria a guardar dinheiro pra dar um Up no sistema todo em si.

Lembrando que são minhas opiniões.

Esse trio é só um opcional para escutar eventualmente com porta-malas aberto. Posso deixá-lo desligado, ou até, colocar só um sub, se houver necessidade. O foco aqui, seria qualidade individual para os 2 vias.

Você me sugeriu o cs2. Ele tem alguma vantagem em relação ao cs3? Sei que o mid do cs2 desce um pouco mais, mas quanto ao tweeter, muda alguma coisa?

O que eu busco no kit é equilíbrio e definição nos médios e agudos. Não necessito e nem me agrada muito, que o mid tenha bass excessivo, assim como o hertz tende a ser.

Muito, muito grato pelas informações.

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal seria você escutar os dois, pra ver o qual te agrada, tente passar em algumas lojas de som ou converse com amigos pra achar quem tenha.

Pense que as vezes o que é bom pra gente, pode não ser pra você, no final quem vai escutar o set todo dia é você.

Concordo plenamente com você. Infelizmente não tenho como escutar esses kits melhores ao vivo. Aqui na minha região, ninguém tem ideia do que seja princípio de SQ. É tudo baseado em pancadão, barulho. A maioria não se importa com o som dentro do carro, querem o máximo de som pra fora e em outros casos, tremer tudo, interno e externamente. Hehe.

Os únicos hits 2 vias que tenho oportunidade de escutar, são: bravox, bomber, natts... Estou perdido, pra quem quer qualidade.

Valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao MOREL, escuto a maioria falar bem dele, principalmente pela definição dos tweeters, o que é o forte da marca. Posso estar enganado, mas eu acredito que o tweeter é quem dita a maior parte da qualidade do kit. A opinião do "igortbq" foi bem importante, mas antes disso, a super inflação que os kits da morel tiveram, já me faziam descartá-lo nesse momento. Por um acaso, encontrei um morel maximo 5" no M.L. por 800,00. Esse ficaria no limite, mas caso fosse superior, até caberia. Mesmo assim, não está mais disponível. Os outros morel estão todos acima de 1000,00.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse trio é só um opcional para escutar eventualmente com porta-malas aberto. Posso deixá-lo desligado, ou até, colocar só um sub, se houver necessidade. O foco aqui, seria qualidade individual para os 2 vias.

Você me sugeriu o cs2. Ele tem alguma vantagem em relação ao cs3? Sei que o mid do cs2 desce um pouco mais, mas quanto ao tweeter, muda alguma coisa?

O que eu busco no kit é equilíbrio e definição nos médios e agudos. Não necessito e nem me agrada muito, que o mid tenha bass excessivo, assim como o hertz tende a ser.

Muito, muito grato pelas informações.

É pra ser o mesmo tweeter e mesmo cross.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente com você. Infelizmente não tenho como escutar esses kits melhores ao vivo. Aqui na minha região, ninguém tem ideia do que seja princípio de SQ. É tudo baseado em pancadão, barulho. A maioria não se importa com o som dentro do carro, querem o máximo de som pra fora e em outros casos, tremer tudo, interno e externamente. Hehe.

Os únicos hits 2 vias que tenho oportunidade de escutar, são: bravox, bomber, natts... Estou perdido, pra quem quer qualidade.

Valew!

Pessoal fala até bem destes natts de kevlar, vou usar um kit destes no rear do meu home.

Compartilhar este post

Link para o post

Cs2 só tem mesmo tw do cs3. O cross é diferente um pouco mais simples.

O cs3 desce mais que o cs2, e tem resposta mais plana. O cs2 tem pico em 80hz, que da mais pressão em medios graves mesmo descendo menos em relação ao cs3. Se for usar sem sub, ou gostar de um mid um pouco mais presente vai no cs2. Se quer resposta mais plana vai no cs3.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal fala até bem destes natts de kevlar, vou usar um kit destes no rear do meu home.

Já vi esse natts tocar, mas não observei muito bem porque estava reproduzindo uma música bem duvidosa. A loja onde costumo fazer alguns serviços, instalou em uma montana, onde o tweeter em menos de três meses, queimou por duas vezes. É fato que deve ter entrado distorção, mas o crossover poderia ser mais efetivo.

Tem um custo bem baixo, inclusive o de kevlar. Creio que siga a linha do bravox, com preço mais atrativo por não ter nome no mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Cs2 só tem mesmo tw do cs3. O cross é diferente um pouco mais simples.

O cs3 desce mais que o cs2, e tem resposta mais plana. O cs2 tem pico em 80hz, que da mais pressão em medios graves mesmo descendo menos em relação ao cs3. Se for usar sem sub, ou gostar de um mid um pouco mais presente vai no cs2. Se quer resposta mais plana vai no cs3.

Então me equivoquei em dizer que o cs2 descia mais. Eu tinha lido isso por aí, mas o ponto mesmo é a característica de ter uma "batida" mais agressiva. Certamente prefiro um som mais plano do que ter a porta vibrando intensamente.

E quanto aos tweeters, qual a impressão do nar cs3? Tem gente que diz que eles são muito estridentes. Isso faz sentido? Desculpe fazer essa comparação, mas em relação ao tweeter do bravox cs50d, que estou acostumado, o nar seria mais suave?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Então me equivoquei em dizer que o cs2 descia mais. Eu tinha lido isso por aí, mas o ponto mesmo é a característica de ter uma "batida" mais agressiva. Certamente prefiro um som mais plano do que ter a porta vibrando intensamente.

E quanto aos tweeters, qual a impressão do nar cs3? Tem gente que diz que eles são muito estridentes. Isso faz sentido? Desculpe fazer essa comparação, mas em relação ao tweeter do bravox cs50d, que estou acostumado, o nar seria mais suave?

Obrigado!

É questão de gosto, eu gosto de um tweeter não muito estridente. Atenuando ele em -4db pelo crossover no meu ponto de vista fica ótimo. Nao fica estridente, sobe bastante e não fadiga. Mas ai só você testando pra ver se te agrada.

Eu comprei no escuro e satisfez todas as minhas espectstivas, só trocaria se pudesse pegar um na faixa de 1.5k +, acho que numa faixa de preço menor nao tenha outro que vale a pena substituir.

Compartilhar este post

Link para o post

E você não tem como pegar um de 6,5"?

Vai descer mais e render muito mais. Estuda se não tem como adaptar um de 6,5" com um baffle no seu carro.

Compartilhar este post

Link para o post

É questão de gosto, eu gosto de um tweeter não muito estridente. Atenuando ele em -4db pelo crossover no meu ponto de vista fica ótimo. Nao fica estridente, sobe bastante e não fadiga. Mas ai só você testando pra ver se te agrada.

Eu comprei no escuro e satisfez todas as minhas espectstivas, só trocaria se pudesse pegar um na faixa de 1.5k +, acho que numa faixa de preço menor nao tenha outro que vale a pena substituir.

Pois é... Muito bom ouvir a sua impressão. Por muito pouco eu não comprei o hertz ESK, que custa 100,00 a mais do que o NAR cs3. Algumas pessoas preferem o hertz ao nar, mas nesse caso, acho que é pelo fato do tipo de música que se escuta, que toca melhor com um midbass mais presente. Em ambos os casos, a minha maior dúvida sempre foi a reprodução dos tweeters. Por um momento havia descartado o nar, por ter visto algumas reclamações sobre o tweeter ser bem incômodo. Vi usuário permanecer com o mid e trocar o tweeter por morel, exemplo. Outro fator era a respeito de alguns problemas na construção. Acho que isso foi casualidade e já foi sanado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... Muito bom ouvir a sua impressão. Por muito pouco eu não comprei o hertz ESK, que custa 100,00 a mais do que o NAR cs3. Algumas pessoas preferem o hertz ao nar, mas nesse caso, acho que é pelo fato do tipo de música que se escuta, que toca melhor com um midbass mais presente. Em ambos os casos, a minha maior dúvida sempre foi a reprodução dos tweeters. Por um momento havia descartado o nar, por ter visto algumas reclamações sobre o tweeter ser bem incômodo. Vi usuário permanecer com o mid e trocar o tweeter por morel, exemplo. Outro fator era a respeito de alguns problemas na construção. Acho que isso foi casualidade e já foi sanado.

Sem dúvidas o mid do hertz é muito mais presente. O preço que o nar se encontra hoje está muito alto. Na black friday a 5 meses atrás na somsc ele foi vendido a menos de R$ 400. E o preço normal dele era R$ 480. Mas mesmo custando o que custa hoje, acho que cumpre o que promete. Nem mais nem menos, apenas o que um SQ básico pede.
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

E você não tem como pegar um de 6,5"?

Vai descer mais e render muito mais. Estuda se não tem como adaptar um de 6,5" com um baffle no seu carro.

Vou ver isso. A diferença maior seria na execução dos graves? Ou afetaria o médio também?

Existem dois modelos, o 600 e o 650. Entre eles, não existe diferença de diâmetro e sim de profundidade do cone, Está certa essa afirmação?

O que pega aí é exatamente a profundidade, mas vou pegar um de 6" na loja de um amigo pra efetuar o teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver isso. A diferença maior seria na execução dos graves? Ou afetaria o médio também?

Existem dois modelos, o 600 e o 650. Entre eles, não existe diferença de diâmetro e sim de profundidade do cone, Está certa essa afirmação?

O que pega aí é exatamente a profundidade, mas vou pegar um de 6" na loja de um amigo pra efetuar o teste.

Exato, quando se aumenta a área do cone, aumenta o SPL e faz ele descer mais.

O 650 e o 600 tem o mesmo diâmetro de 6". Porém como você disse o 650 tem uma profundidade maior isso faz que a area do cone seja maior tendo maior SPL e descendo mais

É considerável a diferença, portanto se der pra usar um baffle vale muito a pena. É barato e facil fazer. Eu fiz com MDF de 18 e ja coube. Não tenho serra fita em casa, então fui numa loja de som e pedi pra fazerem pra mim, me cobraram R$ 20 pelos 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, quando se aumenta a área do cone, aumenta o SPL e faz ele descer mais.

O 650 e o 600 tem o mesmo diâmetro de 6". Porém como você disse o 650 tem uma profundidade maior isso faz que a area do cone seja maior tendo maior SPL e descendo mais

É considerável a diferença, portanto se der pra usar um baffle vale muito a pena. É barato e facil fazer. Eu fiz com MDF de 18 e ja coube. Não tenho serra fita em casa, então fui numa loja de som e pedi pra fazerem pra mim, me cobraram R$ 20 pelos 2.

Tranquilo. Primeiramente vou tirar as medidas.

Obs.: Um usuário de outro forum está me passando a sua experiência e, pra ele, não valeria a pena investir no nar. Disse que logo iria querer trocar por um melhor e que acabaria perdendo dinheiro. Não sei se é o meu caso, ainda mais sem ter referência em minha cidade. Ele me indicou o morel. A questão é se o morel vale o dobro do preço de um nar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu antes de comprar também considerei o morel, achava ser superior. Ai falei com algumas pessoas que tem morel e falam que é um kit muito apagado, sem graça, overrated.

Antes o nar e o morel tinham o preço muito parecido, quase igual. Sendo que um é manufaturado aqui e o outro é importado e tem varias taxas de importação, a explicação que consigo imaginar pra justificar o preço que era parelho dos dois é que a nar poderia usar componentes de melhor qualidade custando o mesmo preço final. Afinal nao tem taxas de importação. Enfim só o que eu acho, nunca ouvi pra poder comparar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu antes de comprar também considerei o morel, achava ser superior. Ai falei com algumas pessoas que tem morel e falam que é um kit muito apagado, sem graça, overrated.

Antes o nar e o morel tinham o preço muito parecido, quase igual. Sendo que um é manufaturado aqui e o outro é importado e tem varias taxas de importação, a explicação que consigo imaginar pra justificar o preço que era parelho dos dois é que a nar poderia usar componentes de melhor qualidade custando o mesmo preço final. Afinal nao tem taxas de importação. Enfim só o que eu acho, nunca ouvi pra poder comparar.

Apesar de você não ter ouvido o kit pessoalmente, dá pra perceber que existe embasamento no seu comentário. Eu li algumas pessoas falando sobre o mid ser regular e o tweeter muito bom. Saber ao certo qual é o tipo de som, só escutando. Acho que não vale o preço que custa. O mesmo kit que no ano passado custava abaixo dos 500,00, hoje está mais de 1000,00. E o aumento do dólar não é justificativa, já que os outros kits importados não tiveram esse aumento gritante.

Compartilhar este post

Link para o post

Foge do hertz... Tw gritáo,mid meia boca.

Abs

Opa!

Valeu pelo alerta.

Você indicaria outro melhor do que o nar dentro da mesma relação custo-benefício?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que não irá caber o mid de 6" ou 6,5", por causa da profundidade. Fora o spl, terei alguma outra perda por ser o modelo de 5"?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

Valeu pelo alerta.

Você indicaria outro melhor do que o nar dentro da mesma relação custo-benefício?

Uma boa pedida, segundo relatos é o novo audiophonic 599 reais.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa pedida, segundo relatos é o novo audiophonic 599 reais.

E agora? NAR x Audiophonic. O audiophonic 2016 só está disponível de 6" e não sei se consigo adaptar no lugar do 5".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...