Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Adeildo.Henrique

[Iniciante] Ajuda em 1º set e caixa

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal, sou novato do fórum, me chamo Henrique e peço que desculpem-me por abrir um tópico com assunto tão comum com outros já abertos. Mas, como cada caso é um caso, peço ajuda para montar meu primeiro e tão sonhado Trio. Infelizmente começar do zero não tenho nada de som automotivo.

Tenho um Palio Weekend Sport 98 medidas:

2jhJte.jpg

Pensei em montar:

para os graves 01 Snake Pro 18.7k;

para os médios 01 snake 12" HPX2120 e

para os agudos 01 drive Snake Sd3100TI numa

Corneta snake 5028.

Fica bom?

Os módulos que utilizarei serão os seguintes:

-01 Soundigital SD-8000.1D para o Woofer Snake Cobra 18" 7K 3500w

-01 Taramps HD-1600 (04 ohms) para o Woofer Snake HPX 2120 12" 600w (04 ohms) e

-01 Soundigital SD-400.1D para o Driver Titânio Snake SD3100 2" (08 ohms) numa Corneta Alumínio Snake 5028 2"

Já pensando em um distante mas futuro upgrade (talvez dobrar tudo)

Mas a principio é isso que eu quero ( 1x18" + 1x12" + TI1" )

Agora outra duvida é a caixa...

pensando em proporção e harmonia fiz uma montagem (muito da mau feita... rs..) de como gostaria que fosse caso fizesse em caixa unica assim:

xrZ6A6.png

Mas eu quero extrair o melhor rendimento e desempenho dos falantes.

Não sei que tipo de caixa fica melhor tipo... Euclides... W-horn... T-18... entre tantas que não entendo.

Seria melhor uma caixa pro 18.7k e outra pro de 12+ a cornetona?....

Ou uma caixa pra cada?... Sei lá...

Mas eu quero que o falante tenha o seu melhor desempenho em potencia e qualidade.

Pros médios de 12 ouvi falar bem de uma que é ao mesmo tempo, cornetada e dutada parece que chamam de capetinha... Não sei se seria boa idéia.

ou se atrapalharia a estética.

Como não entendo de caixa.. Frequencia... Hertz... Litragem...

Queria saber as medidas... Litragem... Dutos... Essas coisas...

Desde já agradeço a ajuda de todos!

Postado em

Olá amigo, a sugestão que te dou é montar 2x18 de potencia menor, por exemplo tornado, eros SDS, Sub800 etc. Vc precisaria de menos potencia e consequentemente menos bateria também. o que vc acha?

Postado em

Botei na cabeça que quero este Snake 18.7k... :P é a única coisa do projeto que não vou tocar... posso mudar qualquer um... o de 12" o drive... a corneta... a caixa... mas o de 18" não. (apaixonei)

Fora que aqui em minha cidade os caras ficam se exibindo com porcaria... botam umas caixas enormes com falantes fraquíssimos e módulos passando fome...

Quero escutar risadas quando virem minha caixa... e calá-los quando o som começar... kkkkkkk ;)

Postado em

Botei na cabeça que quero este Snake 18.7k... :P é a única coisa do projeto que não vou tocar... posso mudar qualquer um... o de 12" o drive... a corneta... a caixa... mas o de 18" não. (apaixonei)

Fora que aqui em minha cidade os caras ficam se exibindo com porcaria... botam umas caixas enormes com falantes fraquíssimos e módulos passando fome...

Quero escutar risadas quando virem minha caixa... e calá-los quando o som começar... kkkkkkk ;)

Um projeto bem montado e com equipamentos de qualidade com certeza ira deixar todos impressionados independente de quantos RMS tenha. te falei sobre 2x18 pq mesmo que os 2 juntos tenham potencia inferior ao Snake eles iriam tocar mais forte do que 1x18. Como vc ta decidido a montar com o Snake mesmo invista em alimentação e futuramente coloque outro Snake :legal:

Postado em

Obrigado pela dica Neto_Bass

Futuramente pretendo sim por 2x18... Assim que a grana permitir...

Pensei nasse projeto de um de cada, para fechar todas as frequências...

Depois de pronto pego outro snake 18.7k e assim vou melhorando

Postado em

Dobrar a área útil de cone com certeza vai aumentar muito o SPL, mas vendo por outro lado, um de 12" ao lado de um de 18" ajudaria a não deixar ficar um set "mononota", ele poderia reproduzir as frequências um pouco mais altas sem embolar, e deixar os graves mais baixos por conta do de 18".

Postado em (editado)

Obrigado pela dica Neto_Bass

Futuramente pretendo sim por 2x18... Assim que a grana permitir...

Pensei nasse projeto de um de cada, para fechar todas as frequências...

Depois de pronto pego outro snake 18.7k e assim vou melhorando

É isso ai. Vai ficar bem forte.

Dobrar a área útil de cone com certeza vai aumentar muito o SPL, mas vendo por outro lado, um de 12" ao lado de um de 18" ajudaria a não deixar ficar um set "mononota", ele poderia reproduzir as frequências um pouco mais altas sem embolar, e deixar os graves mais baixos por conta do de 18".

Sim ele iria manter os MG de 12. Só falei para ele montar 2x18 de uns 1000 e poucos RMS ao inves de 1x18 de 3500 para aumentar o SPL como vc falou. Os Médio-grave continuariam no projeto inclusive ao inves de 1 ele colocaria 2x12 para acompanhar os AF de 18. Editado por Neto_Bass
Postado em

Isso mesmo!

Quero chegar a isso 2x18 + 2x12 + TI's

Só que não queria pegar de cara 2x18 sem ter médio e agudo pra acompanhar...

Daí a idéia de por um de cada pra ficar forte, preecher todas as frequências e assim ficar bem harmônico...

Depois vou dobrando.. Pondo mais um de 12 e mais um de 18...

Agora em relação a caixa o que me dizem?

Essa única? Duas ou três?

Postado em

Se você quer dobrar depois, acho que vale mais a pena fazer em blocos separados.

Dependendo da velocidade dos seus planos, vale a pena fazer logo uma caixa para 2x18" e deixar uma câmara tampada com o tecido do acabamento, e fazer outra caixa para 2x12", do mesmo jeito, com uma câmara fechada.

Assim você faz a caixa uma vez só e pronto.

Postado em

Independente do tipo de caixa, fiz umas contas aqui e e acho que não rola 2x18" + 2x12" na sua mala.

Os falantes de 18" teriam a altura de quase 46cm, e os de 12" teriam quase 31cm de altura. Fazendo duas caixas com mdf de 18mm, seriam mais 36mm por caixa, então seriam 72mm nas duas caixas.

46 + 31 + 7 = 84cm

E sua altura livre segundo a foto é de 81cm. :unsure:

Postado em

81 se bater naquele plástico de cima entrando pela mala...

Derrepente emtrando pelos bancos...

Pois depois daquele plástico fe cima a altura é 91 se não me engano...

Por isso que os médios ficam mais pra trás um pouco.

Postado em

Da para colocar o de 18" e o de 12" sim sem precisar contar com a largura da caixa, geralmente onda se parafusa o falante que se conta as 18" polegadas totais ou seja 46cm, tem uma borda de ferro de uns 2cm +- e so voce fazer a caixa com 46 total, que ira caber parafusando elas na lateral da madeira, fazendo o resto com medida interna.

assim e a mesma coisa com os de 12"

as minhas caixas do tornado estao com 46x46 contados, depois se quiser posto foto.

Postado em

Obrigado pessoal, estou aprendendo bastante com vocês...

a de 18" estou em duvida ainda se faço a caixa pra um (pensando em T18) ou dois AF (Normal ou euclides)... vou decidir...

minha duvida maior no momento é sobre as caixas do(s) Médio de 12"

achei umas imagens por aqui pelo fórum mas não entendi bem

qual seria melhor para um HPX2120?

essa:

x3FzNq.jpg

ou essa:

ZKglHw.jpg

????????

Agora vi no site da somsc uma pra dois de 12" que também parece ser boa o link é esse:

http://www.somsc.com...idProd=14668369

e aí o que me dizem?

Obs.: Se alguém tiver algum projeto interessante e quiser compartilhar estou aberto a sugestões

Postado em

Caraa...cada caixa vai ter uma função diferente. ..

Segue a ideia de ja fazer a caixa p oa Dois falants d cada...evita trabalho futuro...

As dutadas vao t dar um meio termo entre gravao e expansão com pm aberto...e eh a mais facil d acerta fzrr....

A Euclides..vai t dar menos gravaoo e vai mandar mais longeee...

As T18.....se fosse para apenas Um falant...nao seria bom...mas como vao ser 2....acho q eh a melhor....ela em conjunto com dois ou mais falants.....expandem bemmmm o Gravee....tanto q sao as mais utilizadas em P.A.....mass tem q ser bem calculadas....

Nos medios....nao vejo a necessidade de ter essa caixa dutada nao....os dutos vao fzr ressoar as frequências mais baixas....q nao eh a intenção nesses falants....faria a cornetada pra expandir o somm... sem dutos...

O driverr....vai t servir bemm....d início um vai sar conta....se ver necessidade colok outro...

Devido a potência ai dos falants....e potência que vc quer aplicar em cada item, achoo q seria interessante em vez do Ti...colokar dois fenolicos mesmo ...305...405....com um St400...

As Ti sao excelentes....faz bem o serviço junt com os medios.....mas nesse caso ai, vai ter q aplicar mta potencia nelas...o risco de queima eh grand...ai tem q cortar mais alto ainda elas, o q prejudica o set...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...