Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
BeLmOnT

Capacitor para corte em DTI

Recommended Posts

Boa noite pessoal sou do SPL e não entendo muita coisa a respeito de capacitores com seus devidos cortes, gostaria de saber se está correto ou eu estou totalmente equivocado e o estaladô tb. Dias atrás resolvi sair do SPL e montar um trio, mais depois de pensar e repensar acabei optando por continuar com meu set de SPL que são dois PV SW 650 + Hifonics Brutus 1.2k ,só que não queria montar kit duas vias, muito menos triaxiais que já foram pro saco dois pares esse mês, então resolvi colocar nada absurdo, algo de pouca potência mais que tenha uma boa qualidade, então optei por um DTI 2840 Oversound e médio um 10w8 8pol tb Oversound ambos 8ohms então vamos lá, a resposta do Médio fica entre 80 e 6.000 hz, meu player faz corte HPF até 250 hz então até ai td bem manteria esse corte de 250hz, poderia fazer isso sem problemas? Agora o driver DTI 1 A 20khz, ai vem a dúvida vou fazer o corte com capacitor, me indicaram usar 22uf mais fiquei meio na dúvida e olhei umas tabelas e nessa tabela o indicado seria 13uf ou 11uf fazendo corte entre 1000 e 1200 hz, outra coisa que tá pegando mais seria o módulo, tenho um sd 250.1 eu poderia fazer essa ligação em paralelo teria algum problema?

tabela_para_corte_12dB_zpsil4893uq.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal chegaram meus enquipamentos hj, essa semana monto a parte de voz, a caixa será feita na segunda, ainda não achei capacitor pra colocar no driver DTI vou comprar 13 ou 10 uF cortando em 1500 ou 2000hz, achei essa tabela se for útil a alguém está ai.

capacitores_zpsf9d3ne1s.png

Compartilhar este post

Link para o post
Bom pessoal chegaram meus enquipamentos hj, essa semana monto a parte de voz, a caixa será feita na segunda, ainda não achei capacitor pra colocar no driver DTI vou comprar 13 ou 10 uF cortando em 1500 ou 2000hz, achei essa tabela se for útil a alguém está ai.

capacitores_zpsf9d3ne1s.png

Cara eu compria um divisor passivo de frequencia, nunca usei capacitor não sei se fica bom

Eu nao confio no corte deles, mas faz o teste porque to doido pra compra 2 2540 pra acompanhar 4 médios pv mb200 de 8

Abraços

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quero comprar um crossover ativo, to investindo num novo projeto que estou adquirido coisas aos poucos dentre elas um crossover ativo está nos planos, mais não agora, vai ter que ser crossover passivo mesmo somente com capacitor, agora queria uma luz comprei capacitor de 10uf fazendo um corte de 2000khz, só que não é bipolar, mais me disseram pra fazer associação to meio perdido quanto a isso se alguém puder me orientar fico agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post

No portifólio de um modelo de Ti abaixo, tem uma sugestão de corte que dá mais segurança. Escolha o modelo que começa a partir dos 2K, pois esse além do Capacitor tem um resistor.

Procure que acha

R = 8,8 ohms / 30V

C= 3,3 mF / 250V

http://www.selenium.com.br/sitenovo/admin/Documentos/D210Ti%20OMF_p.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quero comprar um crossover ativo, to investindo num novo projeto que estou adquirido coisas aos poucos dentre elas um crossover ativo está nos planos, mais não agora, vai ter que ser crossover passivo mesmo somente com capacitor, agora queria uma luz comprei capacitor de 10uf fazendo um corte de 2000khz, só que não é bipolar, mais me disseram pra fazer associação to meio perdido quanto a isso se alguém puder me orientar fico agradecido.

BeLmOnT,

A conta para uso do capacitor é a seguinte Uf = (0,159/(Fc x Imp))*1000000

Onde, Fc = Frequencia de corte e Imp = Impedância do falante, drive, etc..

O resultado dará a capacitância em uf

Ou se quer saber onde um determinado capacitor começa o corte use: Fc = (0,159/(Uf x Imp))*1000000

O resultado dará a frequência de corte

No mais pode testar o 10uf que acredito que seja o suficiente, mas cuidado drive ti é bem sensível a distorção e muita potência

Editado por ximenez

Compartilhar este post

Link para o post

BeLmOnT,

A conta para uso do capacitor é a seguinte Uf = (0,159/(Fc x Imp))*1000000

Onde, Fc = Frequencia de corte e Imp = Impedância do falante, drive, etc..

O resultado dará a capacitância em uf

Ou se quer saber onde um determinado capacitor começa o corte use: Fc = (0,159/(Uf x Imp))*1000000

O resultado dará a frequência de corte

No mais pode testar o 10uf que acredito que seja o suficiente, mas cuidado drive ti é bem sensível a distorção e muita potência

O problema de usar o cálculo é questão de não achar o valor comercial exato. Então use a tabela disponível, como essas postadas para saber qual comprar. Arrendonde para o valor mais alto, nunca para o mais baixo.

Quanto à indicação que eu fiz acima, associada com um resistor, é melhor e gera maior qualidade, porque atenua mais o driver.

Compartilhar este post

Link para o post

Fcoelhogomes valeu pela ajuda tentei achar resistores aqui na minha cidade mais não foi possível, to quase largando esse projeto de lado, to tendo problemas com meu som estou quase desistindo desmontando td e vendendo. Valeu tb Ximenez.

Compartilhar este post

Link para o post

Fcoelhogomes valeu pela ajuda tentei achar resistores aqui na minha cidade mais não foi possível, to quase largando esse projeto de lado, to tendo problemas com meu som estou quase desistindo desmontando td e vendendo. Valeu tb Ximenez.

Se cada problema que tivesse desistisse do som.... não desanima não cara, mesmo fazendo tudo certinho redondinho sempre aparece um problema ou outro..

Compartilhar este post

Link para o post

Se cada problema que tivesse desistisse do som.... não desanima não cara, mesmo fazendo tudo certinho redondinho sempre aparece um problema ou outro..

è igual já li muito aqui , o bacana e tirar leite de pedra, persiste que uma hora sai...

Compartilhar este post

Link para o post

è igual já li muito aqui , o bacana e tirar leite de pedra, persiste que uma hora sai...

Acabei esfriando a kbeça e no domingo procurei de todas a formas o problema no som acabei achando, foi a bateria auxiliar que foi pro saco, então já fiquei mais animado só trocar a bateria e pronto tá resolvido em partes, agora no que diz respeito ao DTI e médio acabei tendo problemas e não foi feita a caixa, dai resolvi depois de muita dor de kbeça acabeiu comprando material para eu mesmo fabricar minha caixa, algo simples uma furadeira, uma serra tico- tico e uma parafusadeira, essa parte resolvida só esperar chegar e já era, outra já me estressei c esse negócio de capacitor e tal acabei comprando um crossover, acho que vai me atender bem pro que eu quero o modelo é esse abaixo amanhã to c ele. Acho que para algo simples está de bom tamanho. Comprarei tb um módulo simples sem muita potencia para o DTI, dai fica um módulo para cada um na sua respectiva função. valeu pela força ae pra não desistir do som.

11188407_833750943373839_4839317213288541827_n_zpsntzvel0t.jpg

Editado por BeLmOnT

Compartilhar este post

Link para o post

Teve uma solução sensata. O divisor ativo, permite flexibilizar bastante as configurações, mas nem tudo está resolvido.

Depois de colocar a mão na massa para fazer a própria caixa, antes de ligar, defina as potências e devidos cortes, para evitar problemas com rendimento desagradável, excesso de potência em alguns falantes(possíveis danos), falantes atuando fora da faixa que não são recomendados, entre outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora já tem meio caminho andado ahaahhaa que amp comprou para mg e drive?

Compartilhar este post

Link para o post

Teve uma solução sensata. O divisor ativo, permite flexibilizar bastante as configurações, mas nem tudo está resolvido.

Depois de colocar a mão na massa para fazer a própria caixa, antes de ligar, defina as potências e devidos cortes, para evitar problemas com rendimento desagradável, excesso de potência em alguns falantes(possíveis danos), falantes atuando fora da faixa que não são recomendados, entre outros.

Então irmão, estava querendo fazer o corte da DTI um pouco acima de 2khz acredito eu que acima disso apareça um pouco mais de agudo, me corrijam se eu estiver errado e o médio entre 200 e 300 hz para o Médio vou usar o sd 250.1 e para DTI ainda não comprei deve ser algum módulo sem muita potência beirando uns 80 rms a 8ohms não quero nada muito forte não.

Agora já tem meio caminho andado ahaahhaa que amp comprou para mg e drive?

Isso mesmo irmão para o MG vai sd 250.1 e para o DTI ainda não comprei, deve ver isso essa semana.

Compartilhar este post

Link para o post

Então irmão, estava querendo fazer o corte da DTI um pouco acima de 2khz acredito eu que acima disso apareça um pouco mais de agudo, me corrijam se eu estiver errado e o médio entre 200 e 300 hz para o Médio vou usar o sd 250.1 e para DTI ainda não comprei deve ser algum módulo sem muita potência beirando uns 80 rms a 8ohms não quero nada muito forte não.

Isso mesmo irmão para o MG vai sd 250.1 e para o DTI ainda não comprei, deve ver isso essa semana.

Corte dos médio 100hz-120hz fica melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Corte dos médio 100hz-120hz fica melhor

Então quero subir um pouco mais que isso vou ver como fica, se não gostar só descer um pouquinho e ver cm fica. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então quero subir um pouco mais que isso vou ver como fica, se não gostar só descer um pouquinho e ver cm fica. :legal:

Sugeri ai, porque os subs sobe morrendo até 80hz no maximo entendeu, se sua intenção for colocar sub pra acompanhar, falo por experiência própria!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...