Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
nickfocuzera

Cortes no stx104

Recommended Posts

Olá amigos, estou com meu som pronto, 2 baterias aux, uma de 180 outra de 150 mais 80 no cofre e meus equip sao:

2 eros sds 2.7 15"

Taramps hd 3000

Taramps ts 600

Dat 640

2 jbl 8pw7

2 d405 trio

2 st400

Porem ja mudei os cortes varias vezes no stx104 e parece que nao estou tendo tudo que os equip podem dar..como recomendam os cortes?? os eros estao em 93lts por camara e dutos regua de 41x6 por 26 de profundidade...no momento os cortes estao assim:

Eros na via low 50hz - 145

Jbl na via mid low 150hz - 1k5hz

D405 trio na via mid 420hz - 2k5hz

St400 na via high 7khz em diante

Deixei as cornetas mais baixas pq achei que estavam muito estridentes...os modulos estao a maioria com o ganho no maximo e no sub o ganho de 24db ta no maximo tbm idem o level...como faco? Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, ajuste os ganhos com valores mais baixos.

Quanto aos corte vai aí uma sugestão para testes. Agora não sei se o teu Cross vai permitir tais cortes, com tanta liberdade.

Eros na via low 50hz - 145

Suba até cerca de 200Hz, pelo menos.

Jbl na via mid low 150hz - 1k5hz

Mid low mínimo de 200Hz - 1k5hz (está razoázvel)

D405 trio na via mid 420hz - 2k5hz

Seu corte foi totalmente equivocado. D405 trio deveria ser a partir dos 900 ou 1KHz e na alta até cerca de 6.5 a 7KHz

St400 na via high 7khz em diante

O corte mais certo é esse.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi amigo, ta dificil acertar esse conjunto...acho que pelo meu carro ser hatch nao consigo casar grave interno com grave externo...e sei que se o interno estiver bom dificilmente o externo vai ser tbm..conclusao, preciso de uma picape kkkk vou fazer esses cortes e ver o que da!! Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tentou fazer a caixa de 80 litros com duto 6x26? me agradou muito pra fora. mais cortava de 30hz até 120.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de montar essa caixa, vou deixar nessa base mesmo..eu cortei eles bem altos de 80hz a 250..nao sei mas eu achei que eles em 50 excursionavam muito e nao davam som....pelo o que o eros tem que render achei que em 50 ele tava mais pulando do que dando som...em 30 achei que ele tava forcando muito e fico no medo de queimar eles...

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de montar essa caixa, vou deixar nessa base mesmo..eu cortei eles bem altos de 80hz a 250..nao sei mas eu achei que eles em 50 excursionavam muito e nao davam som....pelo o que o eros tem que render achei que em 50 ele tava mais pulando do que dando som...em 30 achei que ele tava forcando muito e fico no medo de queimar eles...

Não avaliei o projeto da caixa, mas em parte isso acontece por causa dio ganho muito alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi amigo, quarta vou deixar na mao do meu instalador ele falou que vai colocar a segunda bateria e regular conforme isso...

Editado por nickfocuzera

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenta compensar a possível falta de potência ou rendimento, aumentando os ganhos de amplificadores.

Além de comprometerem a qualidade e ainda expõe os falantes a danos.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao usei justamente muito headroom pra nao expor ele ao problema do clip pq a onda quadrada emitida pelo amp de maior potencia que o falante pelo que li aqui é praticamente fatal ao falante enquanto o amp com menos headroom nao expoe o af a essas ondas mais fortes..ou seja pode se dar um ganho nos amps e mesmo que o clip pisque um pouco claro os af toleram...ou seja..nao usei muito headroom mais por medo...mas vou ver o que o instalador vai fazer e vejo se gosto...nao sei se peco pra ele baixar o ganho e as fq ou deixar os ganhos altos e aumentar as fq pq percebi que os falantes toleram mais as mesmas mesmo que com ganho elevado...

Compartilhar este post

Link para o post

80 é um valor muito alto pra se tocar seus sds. eu tive em caixa de 82 litros, e chamei 30hz tocando brabo no sd 5000 dei taca em 4 tornado 2.200 e os falantes rasgo apenas a borda, metade dela rasgada e o falante tocando melhor q nunca. apenas colei e nunca mais aconteceu nada.

ASUHUASHUAS.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi amigo, preciso me entender com meus eros...baixar o ganho e a fq e ver no que da...nao sei se baixo o ganho no cross e no amp ou so no cross..o que acham? Que ele é forte eu sei que é mesmo, da pau na maioria dos falantes...so preciso me entender com eles pra dar certo...fiquei meio receoso quando coloquei em 30 pq achei que ele tava pulando muito em volume baixo e achei melhor subir a fq...nao sei se o certo é aumentar a fq e aumentar o ganho ou baixar o ganho e diminuir a fq..

Editado por nickfocuzera

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, submeta o seu projeto a um software ou então pergunte para quem fez a caixa para saber a sintonia. Não é regra, mas para facilitar, o corte deve ser cerca de 5Hz menor do que a sintonia.

Um outro detalhe, é um absurdo cortar um woofer desse com corte de 30Hz. Tev sorte em perceber antes de danificá-lo.

Você tem em mãos um cross com bastante flexibilidade e o natural é que se faça os cortes corretos.

Não estou me achando sabichão, mas se o seu instalador sugerir os cortes muito diferentes (pode até mesmo serem mais próximos mas nada exagerado).

Se quiser, depois escreva os valores de cortes do seu instalador e poste aqui.

Se foi ele quem sugeriu esses cortes que você lá em cima, fuja dele, pois não é preparado para acertar seu sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem achei os cortes muito altos, ele ja mexeu muito com eros 815..mas esta acostumado com o pancadao ne por fazer muitos paredoes! O que nao é o caso do sds 2.7 ne? Muito pelo contrario de te achar sabidao, agradeco 100% a atencao de vc e de todos os amigos, minha caixa esta sintonizada em 50hz conforme o rapaz da eros passou, 90 litros por camara e os dutos nas medidas que passei...ele ficou todo tempo em 50hz mas achamos que assim nao estavamos conseguindo erguer no maximo ou o mais proximo disso, talvez bastasse uma regulagem no amp do ganho para conseguirmos obter os resultados esperados..amanha vou averiguar, cortar de 50 a 200 e mexer no ganho antes de entregar nas maos do instalador, o complicado é que na minha cidade em trio ele é um dos poucos que manjam..vou baixar o ganho do amp e aumentar o cross e vice versa..ver o trabalho do sub e tudo mais!! Se puderem me dar alguma sugestao de como acertar o sistema agradeco, o corte dos drive naquele sistema achei que ficou muito parecido com a d250 e o meu objetivo nao é machucar o ouvido e sim conseguir ouvir e ter que aumentar a voz pra conversar na frente do som e nao sair entendeu? Bom no que puderem me ajudar serei grato! Jaja coloco a segunda bateria e creio que possa mudar algo na regulagem por ter 410amp de bateria ele vai estar bem alimentado!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo eu mudei meus cortes nos drive e mg assim , mg começando em 100 hz terminando em 3.03hz , e driver ti começando em 3.03 terminando em 19.1 , todos em 48 lw-r, gostei ficou mais equilibrado meu sistema , menos artificial, experimenta ai.No mais to no mesmo patamar que o seu , só aprendendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja experimentei o driver alto proximo dos 1k5hz achei que tava gritando muito...baixei e me agradou..ao meu ver corneta nao deve gritar e sim falar! Por isso nao gostei dos cortes altos dela...complicado! Pelo seu driver ser ti acho que nao convem mesmo o corte baixo por o titanio ser muito sensivel...mas claro que nao quero abusar dos fenolicos..eles em 500 + ou - me agradou bastante..parei em 2khz mas vou tentar subir isso sem ficar incomodo! Os mg tao em 200hz ate 1k5 achei bom corte mas eles sao meio fracos pro sistema...futuramente pegarei 2 de 10 da eros...mas so mais pra frente, ainda preciso da fonte!

Editado por nickfocuzera

Compartilhar este post

Link para o post

então amigo suba o corte hpf fica menos gritado, vai escutando e fazendo os cortes até achar o equilibrio ou o que melhor soar no seu ouvido, o meu sistema estava com corte de transição dos mg e ti em 2 khz. fui subindo até sumir justamente a "gritaria" cheguei em 3 khz , gostei mesmo, vc so percebe a presença de corneta quando desliga ela do sistema, então experimenta começar os driver em 3 khz e tirarum pouco do ganho deles no conjunto para ficar o mais natural possível a transição dos mg para ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Na realidade preciso de mg mais forte..quase imperceptivel a presenca deles..complicado! Por isso acho que tive que baixar muito a fq delas! Enfim! Dei uma mexida agora, baixei o ganho do sub no cross e o level dele no modulo e parece estar entrando em sintonia tudo...proximo passo sao 2 mg de qualidade!

Compartilhar este post

Link para o post

galera senti que to precisando realmente de 2 mg de 10' pra conseguir regular direitinho o sub...a questao é qual? tava vendo aqui no site e os que batem com a impedancia do meu modulo dat 640 sao: eros 310lc e magnum 350 rms...ambos de 4ohms que seria o ideal...qual mais vcs me recomendam?? de 4ohms...ou recomendam comprar mais 2 8pw7 pq ja tenho 2 e deixar 4 8pw7? me ajudem ai tbm nessa questao se puderem amigos!

Editado por nickfocuzera

Compartilhar este post

Link para o post

Na realidade preciso de mg mais forte..quase imperceptivel a presenca deles..complicado! Por isso acho que tive que baixar muito a fq delas! Enfim! Dei uma mexida agora, baixei o ganho do sub no cross e o level dele no modulo e parece estar entrando em sintonia tudo...proximo passo sao 2 mg de qualidade!

Estava desconfiado, do porque feito essa alteração nos Driver, era para compensar a resposta dos médios. Agora está explicado.

Eu particularmente acho a sensibilidade dos PW7 baixa, mas é aquela coisa, opinião é meio que pessoal e depende do que está sendo usado nas demais vias. Se as outras vias são fortes, vai sentir deficiência, mas se for mais fraco, tipo usar com sub, aí já fica um pouco mais forte. Como vê, depende muito do sistema.

Para usar o menor número de falantes, eu sugiro algo em torno dos Snake ESX 310 ou 410 ou Eros 510, tendendo para os snakes que uso e aprovo.

Eu também concordo com o colega que achou melhor o corte do Ti mais alto, mas já alguns comentários de que o melhor é mais baixo. Cada um tem seu gosto e no meu caso, uso um Cross com corte a 2.6 Khz junto com os ESX 310.

Vai sentir uma diferença notável, pois o ESX é um falante que tem ótimo timbre e SPL e principalmente sobe bem, o que de certa forma elimina esse problema de que querer compensar a falta de médio, baixando demais o corte dos driver.

São caros, mas é resultado garantido.

Muitos falam em Power Vox, mas nunca ouvi e portanto não posso opinar.

Um que vem ganhando espaço é o MG da ômega Driver.

Não sei se disse qual era o carro, mas se tem espaço, se usa 18" para o grave, usando 12" nos médios, é outra coisa.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

O meu falante é o eros de sds 2.7 de 15...meu carro é um focus e infelizmente a altura ta no taaaaalo! Pra vc ter uma ideia a boca do jarrao de 10 polegadas chega a encosta no carpete do teto e no vidro ou seja..somente de 10 mesmo! O problema do esx é a impedancia...8ohms vai ser dificil casar com meu modulo e trocar de modulo nao esta nem um pouco em questao! O bridge dele é de 320rms a 4ohms...ou seja, precisaria de algum falante de 4 ohms..os cortes dos drives parece ser bem de gosto mesmo..claro que entra uma melhora de rendimento nessa questao, mas no momento preciso de algo mais forte pra poder organizar as frequencias certinho no cross e ficar tudo por igual...qual de 4 ohms recomendam? Ou acham que vai dar muita diferenca do de 4 ohms pro de 8?? Se nao tiver me ajudem!

Compartilhar este post

Link para o post

O meu falante é o eros de sds 2.7 de 15...meu carro é um focus e infelizmente a altura ta no taaaaalo! Pra vc ter uma ideia a boca do jarrao de 10 polegadas chega a encosta no carpete do teto e no vidro ou seja..somente de 10 mesmo! O problema do esx é a impedancia...8ohms vai ser dificil casar com meu modulo e trocar de modulo nao esta nem um pouco em questao! O bridge dele é de 320rms a 4ohms...ou seja, precisaria de algum falante de 4 ohms..os cortes dos drives parece ser bem de gosto mesmo..claro que entra uma melhora de rendimento nessa questao, mas no momento preciso de algo mais forte pra poder organizar as frequencias certinho no cross e ficar tudo por igual...qual de 4 ohms recomendam? Ou acham que vai dar muita diferenca do de 4 ohms pro de 8?? Se nao tiver me ajudem!

Ahh sim. Essas jarrão ocupam um espaço absurdo, sem falar que a cobertura delas é péssima, mas tem gente gosta.

Esse ESX tem modelo de 4 ohms, mas com brigde de 320w, já muito no limite. Aí complica, mas mesmo assim acho que não teria problema por causa do SPL, mas daí então depois um amplificador mais forte.

Posta uma foto do seu som, para a gente ver como vai fazer. Já estou vendo aí. Para colocar uns 4 de 8" (não seria os 8pw7) + 02 jarrões desse tamanho aí complica um pouco. 2 x 10", pode ser possível.

Compartilhar este post

Link para o post

mg precisa de headroom tbm? nao sabia...o espaço parece dar sim, os tweeter sao faceis de posicionar e mudar..em qualquer caso eu compro o conezinho miudo da selenium...meu amigo que recomendou..montava muito com os cone longo em minas nos paredoes! parece que o esv610 é bom tbm ne? se for o caso de colocar os de 8 vai precisar trocar o cone...mas ai precisa ver potencia tbm!!se for trocar o cone da ate pra fazer caixas cornetadas pros mg.. olha meu som ai!

som.jpg

Editado por nickfocuzera

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo conforme já foi dito anteriormente, quem define os cortes é o tipo e sintonia de caixa utilizada.

Pra não ter erro, sugiro uma CX selada com 13 litros para cada médio cortando de 250hz a 1200hz, a partir daí até 5khz as d405 e o supertweeter acima disso até flat.

Se as d405 ficarem estridentes, diminua o ganho até ficar equilibrado

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, to achando que meu modulo nao ta dando conta do som, nao quero abrir outro topico, mas to com uma hd 3000 e tava pensando em passar pra um modulo com bom headroom e com bastante rms pra nao ter que gastar de novo se vier a fazer ups...pensei nos sd8000 o que acham? E quero trocar o cross..achei limitado nas frequencias...bom mas nao o suficiente e pensei no px1 da banda...o que acham do modulo e do cross?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...