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rseifert

Regulagens DRZ - 04 vias ativo

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Olá pessoal, boa noite.

Depois de 01 ano lidando na instalação do meu som ele está semi acabado, mas já tocando.

Enfim, são 04 vias ativas.

Gostaria saber das regulagens utilizadas por quem utiliza este tipo de instalação!

Todas serão bem vindas.

Desde já, obrigado!

 

 

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Impossível de tentar adivinhar quais seriam os supostos componentes deste set, para então milagrosamente descobrir o estilo musical que tu prefere para então conseguir fazer uma regulagem perfeita, não acha?

 

Fala aí, drivers, amps...

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HU DRZ

Kit 03 vias microprecision série 7

Sub JL 10w7

Amp mid bass MC431m

Amp mid range e tweeter MC440m

Amp sub JL slash 1000/1v2

Rca tchernov

Cabos falantes qed aniversary e audioquest

E sei lá mais o que.

 

Preciso, se possível, das regulagens utilizadas por quem tem 04 vias ativo.

Irei testar todas e com as impressões acertarei a meu gosto (rock).

 

Abraços

 

 

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Rafael, fala com o Clayton...

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Dando um CTRL C CTRL V do meu tópico que esta trancado:

 

Cortes:

Ainda nada definido por conta de não ter nenhuma referencia.

A principio, seria algo próximo de:

 

Sub: 63Hz 12dB

Midbass: 63Hz 12dB / 250Hz 12dB

Midrange: 250Hz 12dB / 5kHz 12dB

Tweeter: 5kHz 12dB

 

Como dito, esses cortes são apenas um "start" para dar inicio aos cortes de cada via.

Ai vai de um ajuste mais fino que "case" com os equipos/montagem do set/carro/gosto pessoal

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Dando um CTRL C CTRL V do meu tópico que esta trancado:

 

Cortes:

Ainda nada definido por conta de não ter nenhuma referencia.

A principio, seria algo próximo de:

 

Sub: 63Hz 12dB

Midbass: 63Hz 12dB / 250Hz 12dB

Midrange: 250Hz 12dB / 5kHz 12dB

Tweeter: 5kHz 12dB

 

Como dito, esses cortes são apenas um "start" para dar inicio aos cortes de cada via.

Ai vai de um ajuste mais fino que "case" com os equipos/montagem do set/carro/gosto pessoal

 

Vou colocá-los hoje já!

 

Qual seu tópico trancado!?

 

Obrigado

 

 

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a primeira coisa é se basear nos cortes originais do kit e transpor eles pra HU

fazer um ajuste fino ali

depois partir pros cortes entre kit e sub

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cada caso é um caso....

 

houve épocas em que cortei tweeter de 4 vias em 8khz 24db, hoje eu recomendaria em torno de 4khz 12db. De mesma forma houve épocar q cortava o sub em 63hz 24db, hoje corto em 40hz 6db.

 

o q eu faria seria assim:

 

tw: hp 4khz

MR: HP500hzLP3khz

MB: HP63hz LPR 450hz

SW: HP22hz LP56hz.

 

testaria com vários slopes diferentes, subiria 1 frequencia no corte, baixaria uma frequencia no corte, e sempre escutando pra ver o q agrada mais, pq as vezes mudar o ponto de corte pode melhorar pra caramba o desempenho final

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a primeira coisa é se basear nos cortes originais do kit e transpor eles pra HU

fazer um ajuste fino ali

depois partir pros cortes entre kit e sub

 

+1

 

Eu começaria também com os cortes originais na HU.

 

Até para ver como o kit toca nos cortes originais, para se ter uma ideia do que tu pode vir a gostar ou não daquele corte e aí tem ideia do que tu pode ajustar conforme teu gosto.

ex.: no corte original o TW fica muito estridente, o mb muito embolado, etc...

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a primeira coisa é se basear nos cortes originais do kit e transpor eles pra HU

fazer um ajuste fino ali

depois partir pros cortes entre kit e sub

 

Vou trabalhar nisto! Obrigado.

 

cada caso é um caso....

 

houve épocas em que cortei tweeter de 4 vias em 8khz 24db, hoje eu recomendaria em torno de 4khz 12db. De mesma forma houve épocar q cortava o sub em 63hz 24db, hoje corto em 40hz 6db.

 

o q eu faria seria assim:

 

tw: hp 4khz

MR: HP500hzLP3khz

MB: HP63hz LPR 450hz

SW: HP22hz LP56hz.

 

testaria com vários slopes diferentes, subiria 1 frequencia no corte, baixaria uma frequencia no corte, e sempre escutando pra ver o q agrada mais, pq as vezes mudar o ponto de corte pode melhorar pra caramba o desempenho final

 

Vou programar estes ajustes e verificar o resultado.

O que eu acho, no meu caso, é que o MR está um pouco estridente, isto está me atrapalhando. Estou escutando pink floyd para as regulagens, posto que acostumado no meu som residencial em CD e vinil.

Alguma sugestão de música para verificar está faixa do MR?

 

Abraços

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a primeira coisa é se basear nos cortes originais do kit e transpor eles pra HU

fazer um ajuste fino ali

depois partir pros cortes entre kit e sub

 

Olá Cristiano,

Os parametros dos falanstes são os seguintes:

Mibbass 7.16 MKII - 60-5.000HZ - FS 48,53

Midrange 5.8 MKII - 150-8.000HZ - FS 62,00

Tweeter 7.28 MKIII - 2.000-20.000HZ.

 

São os dados que possuo.

No slope menciona 6 db/Oct.

 

Abraços

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tentei achar as curvas de resposta dos falantes, mas não achei... tem isso em algum lugar?

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tentei achar as curvas de resposta dos falantes, mas não achei... tem isso em algum lugar?

 

As curvas tbm não encontrei.

O site é:

www.microprecision.de

 

 

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então, entrei lá antes e pra baixar os arquivos tem que acessar o dropbox deles

aqui na empresa não consigo...

 

pra começas, acho que dá pra se basear naquilo que tu passou

Mibbass 7.16 MKII - 60-5.000HZ - FS 48,53

Midrange 5.8 MKII - 150-8.000HZ - FS 62,00

Tweeter 7.28 MKIII - 2.000-20.000HZ.

 

tudo com 12dB

MB - HP63 - LP250

MR - HP250 - LP6,3K

TW - HP6,3K

 

veja que coloquei valor de HP pro MR e TW que superam o mínimo considerado adequado, que é 2xFs

normalmente dessa forma se consegue menor distorção de cone e melhor detalhamento (óbvio, se um falante não precisa tocar frequências muito baixas, ele distorce menos e influencia menos nas altas)

cada caso é um caso e se tivesse as curvas se poderia otimizar os cortes, mas no fim acaba sendo o que melhor soa pro teu ouvido

 

até daria pra colocar o MR com corte nos 150Hz sugeridos e usar um slope alto pra proteção, elevando bastante o palco e ainda tentando manter o MR sem distorções perceptíveis, mas eu só faria isso se os MB segurassem MUITA potência (ou tivessem MUITA sensibilidade frente o MR e TW) pra assim ter uma transição bem suave da faixa de voz até os subgraves, dado uma boa pegada nos graves, mas acho meio sem noção isso, pois o MB trabalharia praticamente só uma oitava (63-150), o que convenhamos é desperdício...

 

uma coisa que EU não gosto, e justifica um pouco usar mais uma dose de potência proporcionalmente maior nos MB que nos MR, é evitar haver um degrau entre MB e o sub

imagina uma linha de baixo onde em 40Hz é basicamente o sub que toca e 80Hz é o MB que toca, se o sub libera muito SPL (me parece o caso, dado sub e amp que está usando) e o MB não, nas transições pode haver uma nota tocado muito mais alto ou baixo que outar, e isso ME incomoda, quado é mais gradual esse degrau acaba passando praticamente despercebido

claro que isso tem muito a ver também com o tipo de corte escolhido para o o sub e para o mid

tem que pensar no conjunto, levar o gosto pessoal em consideração, e ainda assim se pode conseguir resultados iguais seguido caminhos diferentes

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então, entrei lá antes e pra baixar os arquivos tem que acessar o dropbox deles

aqui na empresa não consigo...

 

pra começas, acho que dá pra se basear naquilo que tu passou

Mibbass 7.16 MKII - 60-5.000HZ - FS 48,53

Midrange 5.8 MKII - 150-8.000HZ - FS 62,00

Tweeter 7.28 MKIII - 2.000-20.000HZ.

 

tudo com 12dB

MB - HP63 - LP250

MR - HP250 - LP6,3K

TW - HP6,3K

 

veja que coloquei valor de HP pro MR e TW que superam o mínimo considerado adequado, que é 2xFs

normalmente dessa forma se consegue menor distorção de cone e melhor detalhamento (óbvio, se um falante não precisa tocar frequências muito baixas, ele distorce menos e influencia menos nas altas)

cada caso é um caso e se tivesse as curvas se poderia otimizar os cortes, mas no fim acaba sendo o que melhor soa pro teu ouvido

 

até daria pra colocar o MR com corte nos 150Hz sugeridos e usar um slope alto pra proteção, elevando bastante o palco e ainda tentando manter o MR sem distorções perceptíveis, mas eu só faria isso se os MB segurassem MUITA potência (ou tivessem MUITA sensibilidade frente o MR e TW) pra assim ter uma transição bem suave da faixa de voz até os subgraves, dado uma boa pegada nos graves, mas acho meio sem noção isso, pois o MB trabalharia praticamente só uma oitava (63-150), o que convenhamos é desperdício...

 

uma coisa que EU não gosto, e justifica um pouco usar mais uma dose de potência proporcionalmente maior nos MB que nos MR, é evitar haver um degrau entre MB e o sub

imagina uma linha de baixo onde em 40Hz é basicamente o sub que toca e 80Hz é o MB que toca, se o sub libera muito SPL (me parece o caso, dado sub e amp que está usando) e o MB não, nas transições pode haver uma nota tocado muito mais alto ou baixo que outar, e isso ME incomoda, quado é mais gradual esse degrau acaba passando praticamente despercebido

claro que isso tem muito a ver também com o tipo de corte escolhido para o o sub e para o mid

tem que pensar no conjunto, levar o gosto pessoal em consideração, e ainda assim se pode conseguir resultados iguais seguido caminhos diferentes

 

Excelente explicação!

Consegui as curvas, se tiver um e-mail lhe repasso.

Vou partir das premissas acima.

 

Obrigado!

 

Se quiser, meu zap é 42-9925-9425

 

 

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te mandei MP

 

Estou encaminhando os documentos!

 

 

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eu estava olhando os manuais

 

veja que os MB eles recomendam corte em 63Hz/3a ordem (18dB/8a), e tem justificativa, ele suportam somente 60WRMS

pra quem busca um sistema de resposta plana, vai bem, mas pra quem gosta de uma pitada a mais de graves, é pouca coisa

neste caso, eu começaria com este corte mesmo, não arriscaria um corte de 2a ordem pra não acabar judiando dos mids

 

os MR é que me surreenderam, na verdade são fulls, tem uma resposta muito interessante

a Fs dele é 120Hz, corte mínimo seria 250/2a ordem

tem uma tabela indicando a F3 pra cada volume de câmara usado pra tocar ele, veja que já com 1L se consegue F3=150Hz, mas não acho que seja necessário fazer tocar tão baixo, como eu já tinha comentado antes

 

o TW tem uma resposta legal mesmo acima de 7K, antes ele tem um vale que precisaria ser tratado

como o MR tem uma boa resposta, acho que vale fazer um corte 12dB nos 7k tanto nele como no TW, seria um bom começo, senão precisaria começar a fazer correções via EQ e é capaz de dificultar pra ti num primeiro momento

 

tem alguns detalhes nessa história toda

o MR estará tocando praticamente toda faixa de voz, são quase 6 oitavas (de 250 a 7k), isso é bom, existe pouca possibilidade de alteração de timbre por conta dos pontos de cruzamento com o mid e com o tw

ao mesmo tempo é uma faixa bastante ampla pra ele e um teste que tu pode fazer é subir o ponto de cruzamento entre MB e MR, dessa forma o MR tocaria com menos esforço melhorando inclusive o detalhamento, e nesse caso tem que ver como ficaria o timbre nessa transição, já que tem muita coisa que circula por aí e se o fabricante não fez um bom trabalho pode ser bem perceptível isso (mas sinceramente duvido)

 

no mais, é como eu disse antes, tudo depende mais do gosto pessoal e das necessidades que se tem do que qualquer outra coisa

vai testando!

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eu estava olhando os manuais

 

veja que os MB eles recomendam corte em 63Hz/3a ordem (18dB/8a), e tem justificativa, ele suportam somente 60WRMS

pra quem busca um sistema de resposta plana, vai bem, mas pra quem gosta de uma pitada a mais de graves, é pouca coisa

neste caso, eu começaria com este corte mesmo, não arriscaria um corte de 2a ordem pra não acabar judiando dos mids

 

os MR é que me surreenderam, na verdade são fulls, tem uma resposta muito interessante

a Fs dele é 120Hz, corte mínimo seria 250/2a ordem

tem uma tabela indicando a F3 pra cada volume de câmara usado pra tocar ele, veja que já com 1L se consegue F3=150Hz, mas não acho que seja necessário fazer tocar tão baixo, como eu já tinha comentado antes

 

o TW tem uma resposta legal mesmo acima de 7K, antes ele tem um vale que precisaria ser tratado

como o MR tem uma boa resposta, acho que vale fazer um corte 12dB nos 7k tanto nele como no TW, seria um bom começo, senão precisaria começar a fazer correções via EQ e é capaz de dificultar pra ti num primeiro momento

 

tem alguns detalhes nessa história toda

o MR estará tocando praticamente toda faixa de voz, são quase 6 oitavas (de 250 a 7k), isso é bom, existe pouca possibilidade de alteração de timbre por conta dos pontos de cruzamento com o mid e com o tw

ao mesmo tempo é uma faixa bastante ampla pra ele e um teste que tu pode fazer é subir o ponto de cruzamento entre MB e MR, dessa forma o MR tocaria com menos esforço melhorando inclusive o detalhamento, e nesse caso tem que ver como ficaria o timbre nessa transição, já que tem muita coisa que circula por aí e se o fabricante não fez um bom trabalho pode ser bem perceptível isso (mas sinceramente duvido)

 

no mais, é como eu disse antes, tudo depende mais do gosto pessoal e das necessidades que se tem do que qualquer outra coisa

vai testando!

 

Vou tentar a seguinte configuração:

 

Sub: HP 22hz/LP 56hz 18db

MB: HP 63Hz/LP 250hz 18db

MR: HP 250hz/LP 6.5Khz 12db

TW: 6.5Khz 12db

 

Pelo que você me explicou acima, acredito que seja um início, o que me diz?

 

Abraços

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Vou tentar a seguinte configuração:

 

Sub: HP 22hz/LP 56hz 18db

MB: HP 63Hz/LP 250hz 18db

MR: HP 250hz/LP 6.5Khz 12db

TW: 6.5Khz 12db

 

Pelo que você me explicou acima, acredito que seja um início, o que me diz?

 

Abraços

 

e esse "buraco" entre o sub e o mb ?

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To errado, ou muito se muda de acordo com o estilo músical?

 

Até hj não achei a configuração ideal....ou digamos um " padrão " porque pelo menos pra mim, Rock toca muito diferente dos outros estilos que eu ouço...ou pelo menos, da forma como eu gosto de escutar Rock....

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e esse "buraco" entre o sub e o mb ?

 

É apenas o primeiro ajuste. Não gostaria de subir muito o sub e abaixar o MB, pois não posso abaixar muito ele.

Alguma sugestão!?

 

 

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O meu, em 90% é rock.

Acredito que terei de fazer umas 03 memórias de equalização, para os outros 10% que representam 02~03 gostos musicais diversos.

 

 

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