Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Muecao

Como regular meu som?

Recommended Posts

Pessoal, instalei meu som.

Aparelho pioneer x8580bt, com módulo tv e interface volante

Na frente 1 kit 2 vias hertz esk 165.5L

No tampão traseiro par coaxial nar serie 3

2 subwoofer pioneer TS-W309S4

caixa 4 corneta e 2 twitter (plug tiro e coloco qd eu quiser, maior parte do tempo desligada)

Amplifcadores:

SD800.4d evo

SD1600.1d 2 ohms

A ligação até onde eu sei e como eu pedi está assim:

1 lado do kit e 1 coaxial num canal do SD800, e o outro lado kit + 1 coaxial no outro.

A caixa de corneta nos dois outros canais do SD800.

E os subs na SD1600

O instalador falou que a SD1600 estava nem na metade da potência, pq senão queimara os subs. Na hora me mostrou e de fato os subs estavam até quentes.

Bom, o resultado final não sei se ficou bom, sei lá, não achei que estava com aquela potência toda, talvez até pq não deveria está mesmo, rs. O carro é sedã então realmente o grave não é a mesma coisa de um carro hatch. O volume vai até o 40, e o som começava a ficar num volume mais alto lá pelos 25, 30, 32..

Por isso, passei a mexer nas configurações do aparelho de som, eu coloquei no ajuste da fonte em 4 (máximo) e na intensidade do som em 4 (máximo). Assim, o grave já fica bem forte no volume 10, 12. Aumenta tb a potência da voz.

Mas a voz para dentro do carro, achei que o kit e os coaxiais dariam mais voz do que de fato estão dando. Não sei se é pq fico com aquela ideia que os falantes 6x9 falam mais alto do que esses kits e coaxiais e querer que eles trabalhassem igual..

.

Mas, mexendo nos amplificadores, sei que no SD800 tem aquele dois ganho de potência, um para cada 2 canais. Abaixando tudo o volume some, aumentando tudo o som fica mais alto. E assim, no volume 10 já dava um som alto. E tem aquele hi pass, flat e low (acho que é isso). Virando para um lado inteiro, a voz some do coaxial e parece que sai grave, virando para o outro lado, sai mais voz do conjunto (kit + coaxial).

Como eu poderia regular meu som para dar mais potência, mais voz??? E até que volume poderia aumentar sem o risco de distorcer ou queimar os auto falantes? O que fazer também para sair mais voz na corneteira? Posso deixar o ganho dos dois canais no máximo, deixo tudo no hi pass ou low pass? Aquele regulador do SD800 é muito ruim, não tem como saber se está na metade ou não, a não ser indo tudo para um lado e para o outro e ter uma ideia se tá mais para lá do que pra cá. Grave eu acho que não vou mexer, pq acredito que ele pode queimar mesmo pq o amplificador é muito forte para os subs.

Além disso, tem aquelas regulagens de equalização no próprio aparelho, que já vem com algumas regulagens pré definidas, mas mexendo ali aumentando e diminuindo aquelas frequencias percebi pouca diferença. Há diferença, mas pouca.

Não tenho um ouvido bom para som, para saber se está com qualidade ou não, ou se está distorcendo ou não. rs. A não ser que esteja muito bom ou muito ruim para eu notar diferença. Inclusive o efeito estéreo que dizem ter instalando cada lado do kit em um canal diferente não notei diferença, para mim está igual outro som que eu tive antes.

Valeu galera.

http://imageshack.co...8206/OS8xSU.jpg

http://imageshack.co...7/47/oEDf6T.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu regulo dessa forma, se a galera notar algum erro favor me corrija.

1º zera todas as regulagens dos modulos.

2º desliga loud do player e defina qual será o volume máximo " gosto de deixar de 25 a 30"

3ª No sd 800 faça o corte HPF em 80 hz e vai aumentando o level ate você notar que o led

clip do modulo (led azul) começou a piscar, ao piscar voce diminui até o mesmo apagar.

4ª No sd1600 mova a chave seletora para "LP" e faça o corte LPF em 80Hz, bass boost

zerado e boost freq na posição de 10:50hs, e va girando o Level e até notar o led clip e

volte um pouco até o mesmo apagar.

5ª No player faça o corte hpf tambem em 80Hz, faça o corte no sub 80Hz.

Lembrando que ao fazer as regulagens ponha a musica que tenha mais graves, e segundo

informações você pode aplicar mais potencia no falante do que o fabricante declara, o que

queima é distorção, então muito cuidado com o led clip. Se eu esqueci de falar algo ou disse

algo errado, favor me corrigir.

Compartilhar este post

Link para o post

Somente a bateria original do civic, acho que é de 50A. Por isso, só ouço o som com o carro ligado e estou andando com o grave desligado pq meu ouvido tava doendo, rs. Certa vez liguei com o carro desligado e aumentei o volume, tava com o grave ligado, sei que depois de uns 5 minutos no máximo o grave sumiu da música, achei até que tinha queimado alguma coisa. Depois liguei o carro e o grave voltou. Imagino que a tensão da bateria caiu e o amplificador se desligou sozinho para não queimar, sei lá. Não entendo disso, mas se for isso, acho que mesmo com a bateria fraca acreditava que duraria mais do que poucos minutos o som ligado com o carro parado, mas não.

Bautopeças, não achei a função loud no player, o que ele faz é definir o volume máximo do player? Acho que o SD800.4d EVO não tem led clip, como faz então? O level acho que aumentei um pouco ontem mais do que estava antes, pq no volume 10 já está bem alto dentro do carro. Só não sei dizer se está distorcendo ou não, se está perdendo qualidade ou não, teria que levar para alguém que entende.

Quanto ao grave, o instalador disse que estava menos do que a metade o level e ainda sugeriu para eu não aumentar muito o volume, eu sei que estava um pouco mais forte antes e saiu cheiro de queimado dos subs e eles esquentaram no meio.

Bom, se alguém puder ajudar gostaria de saber se posso aumentar o ajuste da fonte, intensidade do som e reforço de grave no player sem risco de queimar ou de qualquer outra forma prejudicar os equipamentos ou perder qualidade?

Gostaria de saber tb se no SD800 posso aumentar o level sem problema de queimar equipamento ou outro problema? Ele não tem led clip. Mas acho que a impedância e as potências dos auto falantes com o do canal está tudo de acordo.

Outra coisa, não to achando uma chave de fenda tão pequena que entre no SD800 para colocar um fio de energia da corneteira que saiu. Fui numa loja e não tinha chave de fenda tão pequena.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora eu acho que fiz alguma m4rda. Como disse, eu tinha mexido no level do amplificador do estéreo, acho que eu aumentei um pouco do que estava antes, pq aumentou o volume dos auto falantes.

Passei mais de 1 semana com o grave desligado do aparelho. Hoje qdo liguei não estava ouvindo o grave, achei até que algum fio tinha se soltado ou auto falante tinha queimado, sei lá. Parei o carro e fui vê no porta-malas e os auto falantes tavam funcionando, mas batendo muito pouco.

Troquei as musicas, aumentei a potência do sub no aparelho, e nada de ficar como estava antes, aumentando o volume até no 15 o grave tava quase imperceptivel. Resolvi mexer no amplificador, mexi num negócio lá que ele entrou em proteção e se desligou. Desliguei o aparelho e liguei novamente e ele voltou.

Em resumo, o grave está muito fraco agora, o que será que aconteceu se eu nem mexi no amplificador do grave? Pensei que talvez eu aumentando o level do amplificador do estéreo acabou cobrindo o volume do grave, será isso? Não sei se isso seria capaz de fazer os subs baterem menos, pq acho que é isso que está acontecendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora eu acho que fiz alguma m4rda. Como disse, eu tinha mexido no level do amplificador do estéreo, acho que eu aumentei um pouco do que estava antes, pq aumentou o volume dos auto falantes.

Passei mais de 1 semana com o grave desligado do aparelho. Hoje qdo liguei não estava ouvindo o grave, achei até que algum fio tinha se soltado ou auto falante tinha queimado, sei lá. Parei o carro e fui vê no porta-malas e os auto falantes tavam funcionando, mas batendo muito pouco.

Troquei as musicas, aumentei a potência do sub no aparelho, e nada de ficar como estava antes, aumentando o volume até no 15 o grave tava quase imperceptivel. Resolvi mexer no amplificador, mexi num negócio lá que ele entrou em proteção e se desligou. Desliguei o aparelho e liguei novamente e ele voltou.

Em resumo, o grave está muito fraco agora, o que será que aconteceu se eu nem mexi no amplificador do grave? Pensei que talvez eu aumentando o level do amplificador do estéreo acabou cobrindo o volume do grave, será isso? Não sei se isso seria capaz de fazer os subs baterem menos, pq acho que é isso que está acontecendo.

Então cara se você apenas alterou o level do estéreo no SD800, não influencio no grave. Como ta as regulagens do Player? Ta cortando em quanto herts o Sub no player e no modulo? Na onde ta o level do SD1600?

Quando você aumentou o level do Sd1600 ele entrou em proteção cara provalvelmente(certeza quase) por falta de alimentação cara energia você disse no que você só tem 50A de bateria no cofre os carros consomem de 50% a 60% é pro som vai apenas 30% de energia que equivale 15A (Isso você usando apenas a bateria de 50A do cofre), agora cara imagina você distribuindo esse 15A para o Sd1600 e o Sd800 ? O SD1600 precisa de 88A para ter total eficiencia do modulo se não cara você vai ta colocando em risco a vida util dele e fora a necessidade que o SD800 precisa tbm que é de 36A então cara o mais certo seria você colocar uma bateria auxiliar só para o som de no Minimo 100A, que ja daria conta e você tocaria legal com o carro desligado e não comprometeria a vida do teu Som.

Abraço

Qualquer duvida só perguntar Amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Filho se vai queimar esses subs se continuar querendo forar eles com essa bateria de 50 ah. Mesmo que voce tenha 90ah de alternador mais 50ah de bateria ainda eh pouco pra sustentar um sd1600... Levando em consideracao o carro consumindo o sd 800 e o sd1600 soh do sd1600 seriam uns 70-80 ah isso em uma musica e nao numa senoide... Entao fi poem pelomenos mais uma bateria ae e um mega capacitor pra segurar essas batidas.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara se você apenas alterou o level do estéreo no SD800, não influencio no grave. Como ta as regulagens do Player? Ta cortando em quanto herts o Sub no player e no modulo? Na onde ta o level do SD1600?

Quando você aumentou o level do Sd1600 ele entrou em proteção cara provalvelmente(certeza quase) por falta de alimentação cara energia você disse no que você só tem 50A de bateria no cofre os carros consomem de 50% a 60% é pro som vai apenas 30% de energia que equivale 15A (Isso você usando apenas a bateria de 50A do cofre), agora cara imagina você distribuindo esse 15A para o Sd1600 e o Sd800 ? O SD1600 precisa de 88A para ter total eficiencia do modulo se não cara você vai ta colocando em risco a vida util dele e fora a necessidade que o SD800 precisa tbm que é de 36A então cara o mais certo seria você colocar uma bateria auxiliar só para o som de no Minimo 100A, que ja daria conta e você tocaria legal com o carro desligado e não comprometeria a vida do teu Som.

Abraço

Qualquer duvida só perguntar Amigo.

Exatamente oque ele disse, te garanto que quando ligou o som com o carro desligado ele pois o sd em modo de protecao por falta de corrente, e quando voce ligou o carro ele resetou juntamente com maior tensao e ligou de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente oque ele disse, te garanto que quando ligou o som com o carro desligado ele pois o sd em modo de protecao por falta de corrente, e quando voce ligou o carro ele resetou juntamente com maior tensao e ligou de novo.

Exato BadyMiguel,

O mais correto como já foi citado é a colocar uma Bateria Auxiliar ai só para o seu Set e se tiver $$ sobrando coloca junto um MegaCapacitor ai sim você vai ver uma grande diferença no teu som e nãi vai ter mais dor de cabeça com os ampli entrando em proteção e desarmando.

Compartilhar este post

Link para o post

Colegas, não pretendo colocar uma bateria auxiliar, embora saiba que ajudaria, mas não quero fio espalhado, bateria e outras coisas de som tomando conta de todo o espaço que tem no meu carro.

Talvez, futuramente compre uma fonte. Tem um colega com muito mais som do que eu, 3 amplificadores, somente com a bateria original do civic tb, 50A, há mais de dois anos e sem problema nenhum.

Bom, de qualquer forma, minha dúvida principal é a regulagem do som, tanto no aparelho, como nos amplificadores, a questão de hi pass, low pass, level, equalização no aparelho, etc. pra ve se consigo tirar o máximo.

Pelo que eu andei pesquisando, o level do amplificador não significa aumento de potencia do amplificador, correto? Eu colocando no volume 10, por ex, saindo da metade e aumentando o level do SD1600 até o máximo não noto aumento do grave. Como funciona isso? Uma SD1600 pra 2 pioneer de 400w cada, deveria sobrar potência não?

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e eu tenho megacapacitor sim, technoise 2 farad. abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Mexendo no balanço do aparelho, coloquei tudo para a esquerda e depois para a direita, notei que estão trocados os auto falantes kit 2 vias e o coaxial. Colocando tudo para esquerda, fica o kit duas vias esquerdo e o coaxial traseiro direito, colocando tudo para direita fica o kit duas vias direito e o coaxial traseiro esquerdo. Está certo isso? É assim mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Vini dei uma lida no tópico que vc indicou, mas ainda tenho dúvidas. O amplificador só manda o que o auto falante consegue consumir? Vi isso escrito lá, é assim mesmo? No meu caso, o SD1600 tá mandando somente uns 800 watts dos subs? Mas o amplificador só consegue mandar a potência que o auto falante consegue consumir e também de acordo com a energia que a bateria manda para ele? Pq eu com o carro ligado a tensão fica nos 14v, algo assim, mas mesmo assim o amplificador não está mandando tudo que pode por falta de bateria?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, eu não acho uma resposta definitiva em lugar nenhum. Por favor, alguém que entenda e puder me explicar fico agradecido. Um lado do kit 2 vias manda 100w + 70w do coaxial instalados num canal de 200w da SD800. O mesmo instalado no outro canal. Isso significa que posso aumentar o level da SD800 até o máximo sem problema de queimar equipamento ou distorção?

Outra coisa, a SD1600 está ligada em 2 subs pioneer tw309, mas quando eu aumento o level não noto aumento no grave. Pq isso? Será que só mandam o que os subs podem receber ou é pq a bateria não manda a energia suficiente para o amplificador?

Li em algum lugar que level do amplificador não significa aumento de potência, mas sim que coloca ele pra receber a mesma potência (ou algo assim) do aparelho também manda. Mas não entendi direito, alguém sabe explicar melhor?

Meus kit 2 vias e coaxial eu coloco tudo no hi pass ou low pass para eles tocarem só estereo sem grave, ou isso não é recomendado? Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte vamo la, ja que se tem 1600w pra tocar 800rms de pioneer entao temos 800 rms de grave e um stereo... Se tem muito mais grave doque stereo entao pra voce tocar legal se vai terque por esse stereo pra toca alto, se nao se soh vai ouvir grave.

Poem o high pass filter em 120hz, assim se consegue por os falantes pra toca full potencia pra tentar acompanhar esse grave.

Segundo poem o corte do sub em 60hz ou 90hz (60 fica mais suave um eletronico, 90 caso ouca mais funk e o carai a 4, pancadao sao as frequencias mais secas) ...

Os balancos poem no 0 mesmo pq pelo visto se ta cm um kit em cada canal entao nao tem controle das 4 portas e sim de par em par... Entao esquece deixa 0 mesmo...

Agora o volume.... Volume do player nao significa potencia. O volume e o ganho do modulo servem para serem regulados e entrar em sintonia um cm o outro, resumindo ponha no volume referente a 75% do seu player, ai voce regula o ganho do modulo no maximo que vc queira e esse valor do player sera seu volume max ! ... Pq nao volume total ? Pq vc vai enviar diatorcao gratis pro modulo... Volume acima de 80% ja comeca a distorcer, evite sempre por eletronicos em uso maximo

Vlw flw

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, eu não acho uma resposta definitiva em lugar nenhum. Por favor, alguém que entenda e puder me explicar fico agradecido. Um lado do kit 2 vias manda 100w + 70w do coaxial instalados num canal de 200w da SD800. O mesmo instalado no outro canal. Isso significa que posso aumentar o level da SD800 até o máximo sem problema de queimar equipamento ou distorção?

Outra coisa, a SD1600 está ligada em 2 subs pioneer tw309, mas quando eu aumento o level não noto aumento no grave. Pq isso? Será que só mandam o que os subs podem receber ou é pq a bateria não manda a energia suficiente para o amplificador?

Li em algum lugar que level do amplificador não significa aumento de potência, mas sim que coloca ele pra receber a mesma potência (ou algo assim) do aparelho também manda. Mas não entendi direito, alguém sabe explicar melhor?

Meus kit 2 vias e coaxial eu coloco tudo no hi pass ou low pass para eles tocarem só estereo sem grave, ou isso não é recomendado? Obrigado.

Nao cara, se vc por um amp de 1000rms pra um sub de 400rms vc tera que regular o ganho em 400rms mais que isso ira queimar seu sub pela alta potencia excedida e excursao alta do sub... Acredito que em seus subs isso acontece porque eles ja atingiram a potencia maxima e nao vao tocar mais e sim queimar.. OUUUUU

Mesmo tendo um amp forte suas fontes de energia nao dao conta nem de gerar o suficiente pros subs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...