Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
redkillaa

Dúvida sobre Kit 2 vias não tocando stereo

Recommended Posts

Galera, sou novato nesse mundo de som, e sou voltado para SQ..

Seguinte, comprei um kit 2 vias NAR, 1 sub Questo 8", e um Módulo BBuster 1600GL.. Levei no "estalador" pq aqui na minha cidade não tem saída, e o que ocorre, é que o Kit 2 vias ta tocando o som como se estivesse em MONO, fica evidente em faixas acústicas em que tem 2 guitarras, uma toca certinho e a outra quase nao sai nada.. Fica tipo usar fone de ouvido mal conectado..

A ligação foi feita com 1 Cabo RCA Technoise 400, e o cara usou 2 RCA Y generico, que por sinal vou ter que comprar outros decentes, pois o som está com chiado e o tweeter no volume 20 fica arranhando..

Eu nao entendo nada de instalação, mas o fato de estar tocando assim, é pq só tem 1 cabo RCA normal e 2 em Y?

Para tocar em Stereo, precisaria de outro cabo RCA normal?

Outra dúvida tb, é que meu módulo, o HPF COMEÇA em 120.. o que é muito alto e por isso to usando o LPF do SUB em 120 tb pra casar.. o que deve ta machucando ele provavelmente.. Para cobrir esse "buraco", eu precisaria de um Woofer, ou um par Coaxial atrás resolveria?

Muito Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ops, desculpa esqueci de falar..

New Civic player Original com Conversor RCA Corzus..

Compartilhar este post

Link para o post

Pra complementar, eu tava mexendo agora la no módulo, e ta assim:

Vem um cabo RCA que se transforma em 2 cabos Y, o primeiro vai pro par do kit, e o outro cabo Y vai para o SUB.. Acontece que quando inverte os cabos Y, o par de Kit 2 vias tocam como se fossem esquerdo, e se inverte de novo, voltam os 2 a tocar como se fossem direitos..

A instalação do cara foi errada então? Só instalando tudo de novo?

Compartilhar este post

Link para o post

Faz o seguinte pega uma perna do y lado esquerdo na entrada RCA esquerda frontal e a oura perna na entrada esquerda do sub e faz assim com o lado direito também

Compartilhar este post

Link para o post

Então, fiz isso e o palco sonoro fica correto, mas uma coisa que notei, é que quando coloco o Balance pra esquerda, realmente o som fica correto na esquerda, porém com menos volume e um pouco abafado em comparacao ao falante da direita quando coloca o balance para direita..

Como meu horario de almoço foi curto, nao tive tempo de ver se é por causa do Gain ou LPF..

Dúvida besta, fazendo esse esquema, o LPF do sub funciona normal e o HPF dos kits tb? Pois agora estão misturados os Y nos controles dos módulos.. Ficando uma perna do Y em um controle e a outra perna no outro controle

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi, coloca umas fotos das ligações aí para podermos te ajudar melhor.

O player é o original?

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Um lado ficou mais baixo pq o corte deve estar baixo por causa do sub

Eu nao cheguei a mexer no HPF e LPF, pq antes de mudar os cabos, eu tinha casado 120 no HPF e 120 no LPF pro SUB, (sim.. 120 é o minimo que tem para HPF no bbuster 1600GL, é ruim isso)

Será então que como uma das entradas está com o LPF ligado, o falante esquerdo está sendo afetado?

Portanto, meu sub está trabalhando como? hahah Já que os cabos Y do Sub estão cada perna em um controle..

Compartilhar este post

Link para o post

Kra, seu player deve ter um par de sairá rca

O que ele deve ter feito foi é ter pego o canal esquerdo e dividido para stereo e para o sub e o lado direito a mesma coisa mas como vc falou q está sem o stereo ele deve ter pego o lado esquerdo Para o sub e o lado direito para o stereo

Lembrando eu estou supondo só não é certeza

Vc amplificou os auto falantes traseiros?

Compartilhar este post

Link para o post

Kra, seu player deve ter um par de sairá rca

O que ele deve ter feito foi é ter pego o canal esquerdo e dividido para stereo e para o sub e o lado direito a mesma coisa mas como vc falou q está sem o stereo ele deve ter pego o lado esquerdo Para o sub e o lado direito para o stereo

Lembrando eu estou supondo só não é certeza

Vc amplificou os auto falantes traseiros?

Não, eles estão normais ligados no player original..

Estou usando um conversor RCA corzus, que só tem 1 par mesmo. Então para ficar correto, teria que ter outro conversor + 1 cabo RCA?

Compartilhar este post

Link para o post

Teria que ter um conversor para cada canal

Editado por caiosfl

Compartilhar este post

Link para o post

Não, eles estão normais ligados no player original..

Estou usando um conversor RCA corzus, que só tem 1 par mesmo. Então para ficar correto, teria que ter outro conversor + 1 cabo RCA?

Se você usou apenas um conversor, você terá então apenas duas saídas RCA no player. O cabo RCA deve ser ligado então a dois cabos Y sendo que estes devem ser ligados ao amplificador de forma que o Y ligado à saída R do player seja ligado aos canais direitos do amplificador e o Y ligado à saída L do player seja ligado aos canais esquerdos do amplificador. O que o estalador deve ter feito é a inversão dos Y de forma que um ficou ligado aos canais L e R do kit e o outro Y ligado aos canais R e L da bridge do amp. Se for isso está super fácil resolver. Coloca a foto da ligação aí para podermos conferir.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Teria que ter um conversor para cada canal

Não precisa não.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Se você usou apenas um conversor, você terá então apenas duas saídas RCA no player. O cabo RCA deve ser ligado então a dois cabos Y sendo que estes devem ser ligados ao amplificador de forma que o Y ligado à saída R do player seja ligado aos canais direitos do amplificador e o Y ligado à saída L do player seja ligado aos canais esquerdos do amplificador. O que o estalador deve ter feito é a inversão dos Y de forma que um ficou ligado aos canais L e R do kit e o outro Y ligado aos canais R e L da bridge do amp. Se for isso está super fácil resolver. Coloca a foto da ligação aí para podermos conferir.

[]´s

Crawling Chaos

No almoço eu fiz justamente isso, o palco sonoro realmente melhorou, porém quando jogo para esquerda no balance, o falante esquerdo do carro toca mais baixo e abafado, enquanto quando joga o balance para direita, o falante direito toca aberto e nítido.

Ou seja, nao voltei a mexer ainda, mas creio que perdi o controle do LPF para o sub, pois a ligação do sub ficou com cada perna do Y dele em um controle.. e no módulo BBuster, em um lado tem apenas o HPF, e no outro tem HPF/LPF..

Aí o meu medo é o sub ficar tocando praticamente full, e estraga-lo..

Compartilhar este post

Link para o post

No almoço eu fiz justamente isso, o palco sonoro realmente melhorou, porém quando jogo para esquerda no balance, o falante esquerdo do carro toca mais baixo e abafado, enquanto quando joga o balance para direita, o falante direito toca aberto e nítido.

Ou seja, nao voltei a mexer ainda, mas creio que perdi o controle do LPF para o sub, pois a ligação do sub ficou com cada perna do Y dele em um controle.. e no módulo BBuster, em um lado tem apenas o HPF, e no outro tem HPF/LPF..

Aí o meu medo é o sub ficar tocando praticamente full, e estraga-lo..

O RCA frontal direito deve estar trocado com o esquerdo. O alto-falante esquerdo tem que ser atenuado quando você joga o balance para a direita e não para a esquerda. Mais uma vez insisto para colocar um a foto de como está a ligação. Ajudaria muito.

Em relação aos subwoofer, você deve usar o LPF do amplificador para o sub. Não tente cortar o sub pelo fadder ou balance não.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez o problema nao seja so o cabo rca mas deveria estar assim:

Um cabo Y ligado nas entradas 1 e 3 do modulo, e o outro Y nas entradas 2 e 4.

Compartilhar este post

Link para o post

ou talvez o cara ligou o kit duas vias em uma bridge do módulo.. ai o som vai ser sempre o mesmo... o melhor seria tirar foto de como ta no módulo ai. tanto dos rcas quanto das saídas pro sub e do kit

Compartilhar este post

Link para o post

Galera desculpa a demora, tive que viajar esse fds. Pois então, tirei 2 fotos:

IMG_0030.jpg

IMG_0031.jpg

E aconteceu o seguinte: quando eu coloco o Balance pra qualquer um dos lados, como ex para esquerda, o falante esquerdo toca, e o Sub toca tb.. porém quando coloca no centro.. os 2 falantes da porta tocam normais como stereo, e o sub some hahahah

Compartilhar este post

Link para o post

Tá muito estranho isso aí. A princípio a ligação dos cabos RCA está correta.

Por favor poste uma imagem de como estão ligados os cabos que saem para os alto-falantes.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo com essa ligação, observando ali que cada perna do Y está em um controle diferente.. o sub deveria tocar normal colocando o balance no centro?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, deveria. As pernas do Y estão certas. Do som saem dois canais, um direito e um esquerdo. O Y divide o sinal de um determinado canal para entregar o sinal nas duas entradas (frontal e traseira) do amplificador. Se colocar as duas pernas de um Y nos dois canais frontais e do outro Y nos dois canais traseiros, quando você operar o balance perceberá o som variando entre o subwwofer e o kit, e sem efeito estéreo.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um update, eu deixei do jeito que foi falado, uma perna do Y em cada controle, e antes quando colocava o balance no centro, o sub desaparecia.. eu tirei uma das pernas do Y do sub e agora ele toca +-, com menos força do que deixar as 2 pernas do Y do sub em um controle só..

2 dúvidas:

1- Há problema em deixar o sub tocando com uma perna do Y?

2- Eu sei que esses 2 cabos Y foram do "estalador" e ele cobrou 5cão cada.. o meu RCA normal é um technoise 400..

Devo comprar mais 2 cabos Y technoise 400, ou seria perda de dinheiro?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...