Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rioferraz

Meu esquema para ligar bateria extra está correto?

Recommended Posts

Amigos, fiz um esquema aqui no paint e gostaria de saber se estão corretas as ligações e quais os fusíveis devo usar.

 

Vlw.

 

OBS: Na foto está com "fusível de 60A" foi só para ilustração mesmo ok, sei que deve ser bem maior a amperagem.

 

el%C3%A9trica.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

seu bloco distribuidor do positivo tb é porta fusivel ?

 

se for, tudo ok.. se não for, eu só colocaria mais um porta fuse em cada positivo dos amplificadores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

seu bloco distribuidor do positivo tb é porta fusivel ?

 

se for, tudo ok.. se não for, eu só colocaria mais um porta fuse em cada positivo dos amplificadores.

 

Essa era uma dúvida também, então vou comprar o distribuidor com porta fusível já. Com relação aos fusíveis, sabe qual Amperagem comprar?

 

Os distribuidores devem ficar próximo da bateria correto? Uns 30CM no máximo....

 

Vlw pela ajuda brother.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa era uma dúvida também, então vou comprar o distribuidor com porta fusível já. Com relação aos fusíveis, sabe qual Amperagem comprar?

 

Os distribuidores devem ficar próximo da bateria correto? Uns 30CM no máximo....

 

Vlw pela ajuda brother.

 

Eu entendi assim, quanto a dimensionamento de fusiveis:

 

Equipamentos ( amplificadores, HU, etc ) tem seu próprio fusivel de proteção

Esses blocos distribuidores/porta fusíveis são para a proteção do cabo e não somente do equipamento.

 

Aqui não consigo postar, mas chegando em casa, vou mandar uma tabelinha para ajudar vc :legal:

 

Achei !

Aqui nesse pdf, na 2º pagina, embaixo, do lado direito, tem uma tabelinha mostrando quantos amperes para algumas bitolas de cabo

http://www.dls.se/econtent/files/123/manual_a-amp07_eng.pdf

Editado por cmpicolo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu entendi assim, quanto a dimensionamento de fusiveis:

 

Equipamentos ( amplificadores, HU, etc ) tem seu próprio fusivel de proteção

Esses blocos distribuidores/porta fusíveis são para a proteção do cabo e não somente do equipamento.

 

Aqui não consigo postar, mas chegando em casa, vou mandar uma tabelinha para ajudar vc :legal:

 

Achei !

Aqui nesse pdf, na 2º pagina, embaixo, do lado direito, tem uma tabelinha mostrando quantos amperes para algumas bitolas de cabo

http://www.dls.se/ec...a-amp07_eng.pdf

 

Blz pura, vou estudar essa tabela em casa.

 

Muito obrigado.

 

No final de tudo posto como ficou o projeto.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o cmpicolo disse, se tiver o porta fusível ta certinho esse esquema ai...

Agora se seu amp for classe D ou AB há diferença no consumo, o ideal e buscar estes dados no site do fabricante...

O fusível master é ideal que esteja há pelo menos 20cm da bateria pra ter uma proteção mais efetiva contra um possível surto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ligue o positivo e o negativo das duas baterias direto nos distribuidores e se quiser pode aterrar o distribuidor na lataria também, ficará mais eficiente.

 

Lembre-se de dimensionar os cabos pela corrente de pico das baterias, tem uma tabela nos artigos do autosom.net

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o cmpicolo disse, se tiver o porta fusível ta certinho esse esquema ai...

Agora se seu amp for classe D ou AB há diferença no consumo, o ideal e buscar estes dados no site do fabricante...

O fusível master é ideal que esteja há pelo menos 20cm da bateria pra ter uma proteção mais efetiva contra um possível surto...

 

Então, o AMP do kit é AB e do sub AB também.

 

O Amp do kit diz que o consumo máximo musical é de 55A e uma outra informação é que o "Fuse (strip type)" é 60A.

 

O Amp do Sub diz que o consumo máximo musical é de 120A e o "Fuse strip type" é 100A

 

Eu iria escolher os fusíveis conforme a secção da fiação, não é isso?

 

[]´s.

 

 

 

Ligue o positivo e o negativo das duas baterias direto nos distribuidores e se quiser pode aterrar o distribuidor na lataria também, ficará mais eficiente.

 

Lembre-se de dimensionar os cabos pela corrente de pico das baterias, tem uma tabela nos artigos do autosom.net

 

A bateria será uma Yellow Top 66A, na discrição diz ter uma corrente de arranque de 1000A.

 

Estou ficando meio doido já, vamos lá.

 

 

Primeiro devo dimensionar os cabos conforme a corrente de pico das baterias e depois dimensionar os fusíveis conforme a Amperagem que o manual dos Amps informam e que citei no quote acima, é isso?

 

Quero ver se deixo tudo no carrinho hoje para comprar depois do carnaval.

 

Abraços turma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o seguinte a yellow consegue suprir uma corrente de 1000A durante uma fração de segundo é isso q ele quis dizer..

Mas fornecer uma corrente de forma continua é 66A.

Estes 1000 vc so vai alcançar em alguns casos, como por exemplo durante um arranque de motor, ou algo do tipo, mas ela nao consegue fornecer esta corrente durante varios segundos ou minutos...

 

Quanto aos seus fusiveis, eles devem ser dimensionados para suportar os dois AMPs em pleno vapor...

O master deve ser a soma dos dois...

Se seu distribuidor tiver fusivel, vc deve colocar o valor correspondente de cada AMP nas respectivas saidas dele...

Uma perna com 100 e a outra com 60..

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o seguinte a yellow consegue suprir uma corrente de 1000A durante uma fração de segundo é isso q ele quis dizer..

Mas fornecer uma corrente de forma continua é 66A.

Estes 1000 vc so vai alcançar em alguns casos, como por exemplo durante um arranque de motor, ou algo do tipo, mas ela nao consegue fornecer esta corrente durante varios segundos ou minutos...

 

Quanto aos seus fusiveis, eles devem ser dimensionados para suportar os dois AMPs em pleno vapor...

O master deve ser a soma dos dois...

Se seu distribuidor tiver fusivel, vc deve colocar o valor correspondente de cada AMP nas respectivas saidas dele...

Uma perna com 100 e a outra com 60..

 

Certo, vou fazer um desenho hoje talvez e colocar aqui para ver se realmente está correto.

 

No caso do fusível master, como usarei duas baterias, em cada uma delas terei que ter esse fusível bem próximo e nos distribuidores os fusíveis recomendados pelo fabricante dos AMP, é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os fusíveis das baterias tem que ser no máximo da mesma corrente delas

 

Dica importante essa. Então os fusíveis que colocarei bem perto da bateria terão que ser de 60A.

 

Agora, os fusíveis dos blocos (que ficarão bem perto dos AMPs) serão de 60A para o kit e 100A para o mono. No manual dos AMPs sugere sempre que possível usar o máximo de bitola que AMP suportar.

 

Acho que o esquema ficará assim, podem confirmar:

 

el%C3%A9trica.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os fusíveis das baterias tem que ser no máximo da mesma corrente delas

 

mas ai é que ta.. e se a bateria manda sei lá, 1000A de pico.. e o cabo aguenta 200A

Se eu coloco um fuse de de 1000A, o cabo derrete e o fuse não abre...

 

No manual de instalação do A6, por exemplo, informa que para um cabo de 42mm, deve-se usar um fuse de no maximo 200A

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas ai é que ta.. e se a bateria manda sei lá, 1000A de pico.. e o cabo aguenta 200A

Se eu coloco um fuse de de 1000A, o cabo derrete e o fuse não abre...

 

No manual de instalação do A6, por exemplo, informa que para um cabo de 42mm, deve-se usar um fuse de no maximo 200A

o sistema de proteção tem que servir para surto de todo sistema elétrico, não só cabo, não só bateria, não só amps

 

um fuse de 60A PODE também aguentar 1000A de pico instantânteo

digo PODE pq na verdade deveríamos levar em conta a duração dessa corrente de pico e verificar se é inferior ao tempo de abertura do fuse, mas na real, não há este tipo de especificação em fusíveis "automotivos", mal e mal se consegue isso em equipamentos residenciais, como disjuntores mais sérios

 

e veja, no A6 ele especificam fusível MÁXIMO de 200A, mas nada impede de usar menor, para cabos menores e até para o mesmo cabo, mas no fim das contas é a alimentação "bateria" que define isso, afinal não adianta ter sistema de proteção de 200A e bateria de 60A, nunca vai se consumir tudo isso

 

 

Dica importante essa. Então os fusíveis que colocarei bem perto da bateria terão que ser de 60A.

 

Agora, os fusíveis dos blocos (que ficarão bem perto dos AMPs) serão de 60A para o kit e 100A para o mono. No manual dos AMPs sugere sempre que possível usar o máximo de bitola que AMP suportar.

os fusíveis a frente do fusível da bateria tem que ser menores que ele, não maiores, senão onde fica a eficácia deles?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

os fusíveis a frente do fusível da bateria tem que ser menores que ele, não maiores, senão onde fica a eficácia deles?

 

Me atentei numa coisa, os amps da Audison já vem com esses fusíveis que mencionei (60A e 100A) instalados neles então se entendi bem o que você disse, eu devo colocar fuses menores que os da bateria nos distribuidores, sendo assim, colocaria fuses de 55a ou 60a mesmo?

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o amp só vai consumir toda corrente que o fusível dele deixa passar se o sistema elétrico do carro entregar corrente suficiente pra isso

o fusível do amp serve pra proteger APENAS o amp

os demais fusíveis protegem a instalação e o carro

no teu caso, parece que vai ter corrente pra tudo sim, mas cada bateria com um "pedaço" dessa corrente

na verdade o consumo total de corrente não vai chegar no nominal total dos amps, pq se chegasse de fato (tocando potência RMS direto, coisa que nunca ocorre), o sistema ainda estaria subdimensionado, mas não se preocupe, o sinal musical é muito menor que o sinal senoidal puro, então a exigência é bem menor

pelo diagrama que tu mostrou, a bateria do cofre teria que ter um fusível de 60, a outra um de 120, no distribuidor use fusíveis que somados deem esses mesmos 120 (um de 80 para o sub e um de 40 para o kit, por exemplo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o amp só vai consumir toda corrente que o fusível dele deixa passar se o sistema elétrico do carro entregar corrente suficiente pra isso

o fusível do amp serve pra proteger APENAS o amp

os demais fusíveis protegem a instalação e o carro

no teu caso, parece que vai ter corrente pra tudo sim, mas cada bateria com um "pedaço" dessa corrente

na verdade o consumo total de corrente não vai chegar no nominal total dos amps, pq se chegasse de fato (tocando potência RMS direto, coisa que nunca ocorre), o sistema ainda estaria subdimensionado, mas não se preocupe, o sinal musical é muito menor que o sinal senoidal puro, então a exigência é bem menor

pelo diagrama que tu mostrou, a bateria do cofre teria que ter um fusível de 60, a outra um de 120, no distribuidor use fusíveis que somados deem esses mesmos 120 (um de 80 para o sub e um de 40 para o kit, por exemplo)

 

Perfeito, agora entendi.

 

Vou começar a comprar tudo agora \o/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não vejo a necessidade do terceiro fusível no bloco.

 

Pois já tem fusível nas baterias.

 

Enfim, ficaria mais ou menos isso:

bateria ----- fusível ------ fusível ----- amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não vejo a necessidade do terceiro fusível no bloco.

 

Pois já tem fusível nas baterias.

 

Enfim, ficaria mais ou menos isso:

bateria ----- fusível ------ fusível ----- amplificador.

 

Eu também acho que não precisaria, porém nas pesquisas que fiz aqui no fórum a galera estava colocando, por isso fiz o esquema dessa maneira.

 

Já estou com tudo em mãos, só falta começar mesmo, agora fico na dúvida se é necessário ou não.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também acho que não precisaria, porém nas pesquisas que fiz aqui no fórum a galera estava colocando, por isso fiz o esquema dessa maneira.

 

Já estou com tudo em mãos, só falta começar mesmo, agora fico na dúvida se é necessário ou não.

 

Abraços.

 

Eu não colocaria, tenho um esquema muito similar no meu som, apenas com um disjuntor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...