Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Conrado Francesc

[JAC J2] Projeto SQ Iniciante. Ajuda!

Recommended Posts

EDITADO. reuni as informações.

Olá!

Primeiramente sou novato no forum, apenas acompanho lendo e pegando dicas.

O carro é um J2, ainda não vi projeto de som SQ para ele. Gasto total do projeto seriam 3.000R$ (vou comprando assim que a grana vai chegando. sem pressa!)

Então... Pretendo usar dois Módulos. Um ja comprei DAT PR4160, usaria ele para o sub bobina dupla. Ainda estou pesquisando qual vai se encaixar. A caixa gostaria que fosse selada, pois o porta malas tem 121L. As caixas do painel(sim, painel.) são 4". As das portas traseiras ainda não abri e não achei nada.. mas acredito que sejam de 4". No máximo de 5"!

No painel tem um espaço legal pra por um revestimento.

PLAYER : Pioneer de-80prs

Pioneer AVH-X7700BT

Subwoofer:

Caixa SELADA ou DUTADA?

JL Audio 10W1v3-4

Morel Primo 104

ARC Audio XDi 10D2

​To pensando seriamente no JL 10w1v3.Li bons relatos do arc xdi também. Dicas?

Amplificador:

DAT PR4160 (comprado) 1canal para o sub 4ohm, 2 canais para o kit porta ou painel. Ou então os 2 canais bridge para o sub bobina dupla, ou os 4 canais para os kits e outro amplificador para o sub. Quero o projeto com DOIS amplificadores.

KITS PORTA E PAINEL:

Eis a dúvida. midbass ou fullrange? midbass atrás e full range na frente?

Painel:

Tang Band W4-1658SB mid bass driver.

Tang Band 25-1719S 1" Ceramic Dome Tweeter

kit duas vias NAR 400-cs-3

Hybrid audio MIRUS m41-2 (os tweeter dá pra apontar pra frente)

Portas:

Ainda não sei de são de 4 ou 5 pol.

se forem 4, posso por os mesmos tangband do painel, ou achar algum que desca um pouco mais nos graves.

se for 5, mesma coisa. a ideia é tentar fazer os mids chegarem uns 80, 90hz.. o resto o sub dá conta.

Pensando na ideia de: Pezinhos com mid de 6", no painel um fullrange de 4" e um peitinho com TWT. Que tal esse sistema?! Ah.. Eu preciso de crossover? sub o amplificador e player faz.. agora os mid, full e twt...Ele faz também??! preciso de processador, crossover? Queria evitar um poxa-h100 ($$) e por crossovers..

Cabo RCA

TECHNOISE 800.

Forração ainda não escolhi.

Então, é isso. Gostaria de dicas do pessoal com experiência ai para montar o projeto! Valeu e era isso.

Editado por Conrado Francesc

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Jac 2 é pequeno. Acredito q Kit + Sub serão suficientes e seu amp empurra numa boa um Sub de 250w q pode ser de Bob simples. Tenho um Hertz Es250 q pede litragem de 23L/Selada. O PM deve ser peq então, acho q ficaria na medida. Sem contar q precisa de espaço pro Amp. Pode tentar tbm, um Sub de 8". Questo pede uma caixa selada mto pequena.

Qto ao kit, seria uma novidade pra mim ver o mid no painel. Mas acredito q apenas o Kit seja capaz de preencher a cabine do Jac.

Veja direitinho o espaço disponivel pra esse Mid no painel p/ q não precise fazer adaptações.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, esqueci de mencionar que não sei se é necessario. Quero que o sub desce beeeem nos graves!!

Sobre o Mid, me referi as portas traseiras. No painel seriam um duas vias ou um coaxial.

valeeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, vc precisa equilibrar as coisas...

Por se tratar de uma cabine peq, um Sub forte vai encobrir o stereo q vem da frente q diga se de passagem, não vai ser tão "alto" vindo de um mid de 4" lá no painel.

Sugestão:

Kit 4" na frente (Mid + Tw)

Coaxial de 5" ou 4" porta traseira ligado no Player bem atenuado

Sub de 8" max 10" de 250~300w.

Compartilhar este post

Link para o post

Humm. qual sub de 8" desce bem??

os kits to vendo os morel e nar. gostei bastante deles. Talvez nas portas traseiras um full range. será que não equilibra as coisas?

Compartilhar este post

Link para o post

Falam bem do Questo. Tem um tópico dele no Geral.

Qto ao Kit, veja direitinho a litragem q tem p/ os Mids. Se não for apropriado, faça pezinhos caso não atrapalhe mto.

Cara, pensando bem, não sei se Mid no painel renderia bem viu...Pela litragem, posição/acústica e a vibração no painel principalmente por ser de plástico.

Vale a pena (alguém apareça e conclua a idéia) de usar Full e Coaxial + Sub.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia no painel inicialmente era um COAXIAL. tem um espaço bacana lá. deve ser uns 10L, errando para cima. Sim, por ser plástico vou ter que fazer um tratamento legal sim. andei vendo uns kits duas vias

Morel Maximo Coax 4

JL Audio C2-400x

ou então um

NAR 400-FR-3 +

Ground Zero GZHT 19X

isso para o painel.

Nas portas acho que vou cair no full range, grave o sub ja vai me proporcionar bastante, desnecessário um midbass.

Compartilhar este post

Link para o post

O espaço que tu diz que tem 10l é esses nos cantos?

jac_j2_3.jpg

Pra ter um bom rendimento tem que se certificar de que a parte da frente do falante fique completamente isolada da parte de trás e fazer uma caixa mesmo, evitando cancelamentos

Nessa posição aí te garanto que TA não é lá muito importante, a reflexão dos vidros mata a centralização do palco

Uma coisa preocupa, deixar um falante de 4" e só um sub vai te dar um resultado broxante em relação aos médio graves

Eu colocaria um bom midbass nas portas traseiras e um sub na mala

Aí sim o TA faz a diferença, pois aí consegue puxar os mids e sub pra frente

Compartilhar este post

Link para o post

Hum... não tinha pensado nesse cancelamento do vidro.. faz todo o sentido. sim, tem uns 10l ali, e não tem total isolamento da traseira. dá pra fazer tranquilo.

Qual kit mid bass me aconselharia para as portas? e quanto ao painel, um kit duas vias de 4" dá pra por os twt numa caixinha de fibra apontados para frente. Ajudaria um pouco no palco acústico? Eu to achando interessante o sub morel 104. mas não li encontrei muita coisa a respeito dele, apenas achei os parâmetros melhores que do JL. mas pra um SQ de entrada, o JL 10w0v3 vai me servir muito bem também.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma, tem duas coisas que acontecem ao mesmo tempi lá no teu painel e tem que separar

Primeiro: o lance do direcionamento, que por ser virado para o vidro borra a formação do palco mesmo com uso de TA (melhora, mas não fica 100%). Se usar um midrange ali e um Tweeter direcionado já melhora

Segundo: é o isolamento entre as partes traseira e dianteira do falante que instalar ali. Não deve ter nenhum vazamento, vai ter que fazer alguma coisa para que as ondas da parte traseira não vazem pra frente, isso é o que gera os cancelamentos e diminui o rendimento do falante, principalmente nas frequencias mais baixas. Tu tem duas possibilidades ali: fazer uma "caixa selada" naquele espaço e instalar o falante nessa caixa ou fazer um aro que sele a parte interna do painel da parte de cima e deixar o mid tocar com a parte de trás sem nenhum volume específico, só realmente separando a traseira da dianteira

Compartilhar este post

Link para o post

Então Fostex. Irá sim ser feito o kit duas vias com o tweter direcionado (para frente, acredito) E o uso de uma manta, fibra ou algo do tipo ajudaria na formação de uma caixa?? Acho meio impossibilitado de fazer uma caixa dentro dali, até porque o manuseio fica muito ruim, por ser próximo demais ao vidro. irei postar algumas fotos para melhor ajuda! Quero fazer um corte em 60hz no sub, acima disso vou deixar para os mids. os das portas traseiras acredito que dão conta, mas iria ficar um buraco sem os do painel... Se uma manta, fibra ou algo do tipo ajudar, qual eu deveria usar?!

Compartilhar este post

Link para o post

Ignora o fio da gambiarra Brasileira. quem não tem cão, caça com gato né. mas enfim.... não dá pra ver direito na foto, mas nas laterais há um espaço, embora pequenos o som possa sair por ali.. Acredito que alguma manta, ou algo do tipo ajude nisso, já que não é tão grande assim a fuga..

post-62466-0-03850300-1422308362_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu ACHO que daria pra fazer (a foto está muito pequena) é usar aquele encaixe ali pra fazer um baffle daquele exato formato, prendendo o mid por baixo, arranjar um jeito de selar o bafle (talvez aqueles silicones pra vidro, e por cima uma tela nova feita sob medida

Esqueça dele tocar de 60Hz pra cima, impossível, se começar a tocar lá nos 80Hz~90Hz já considere excelente

Se conseguir isso acho que só um sub já resolve tudo

Compartilhar este post

Link para o post

Humm. eu to mesmo é preocupado com o tratamento interno ali. eu realmente não sei o quão fundo é o buraco. vou por uma camera e tirar umas fotos, mas não tenho a chave pra tirar o parafuso.. só na loja pra eu fazer isso. cabe meio braço lá pra dentro. Agora em relação ao set. comprei apenas o DAT PR4160,e provavelmente vá comprar ou o sub ARC ou o JL citados ali em cima. quanto ao player, o 80prs é ótimo, ja li muita coisa boa.. mas aquele DVD AVH-7700BT me chamou a atenção (3 RCA 4V, e faz cortes. só não tem 16band eq e o R/L eq) acho que isso é dispensável, devido o fato que posso fazer um mirror e usar GPS, e usar o DVD... A qualidade não devo perder tanto... mas seria um tiro no escuro, não li nenhum review dele até o momento. Valeu, abraço até o momento!

Compartilhar este post

Link para o post

Vai de PRS...

Tratamento interno é o de menos, problema maior é selar frente da traseira do falante, evitando cancelamentos nos médio graves

Se conseguir fazer algum tipo de caixa selada, melhor, claro

Compartilhar este post

Link para o post

Humm. Beleza. Valeu pelas dicas Fostex!

Vou ficar analisando os sets de falantes que pretendo comprar. Conforme isso vai acontecendo eu posto aqui para tirar dúvidas! Valeu!

Ah, mais uma coisa. Pretendo comprar o tenciones 800, casa com a qualidade do amp e sub?. E qual AWG seria bom para o sub 200, 250w? Achei a resposta no forum!

Caixa selada ou dutada?

Compartilhar este post

Link para o post
RtmiIh.jpg

Chegaram a pouco! Aos poucos a coisa vai sendo feita. To pensando por onde vou passar a fiação.

Acompanhando tb quero pegar esse módulo em breve

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Como é peq seu carro, colocar em baixo do banco ou no PM, vai ser quase o mesmo gasto. Aí pensaria em segurança...Mais provavel chutarem o Amp debaixo do banco q no PM. Instala lá atrás mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você não for usar muito o porta malas, faça uma caixa sob medida com um acabamento para os amps, fica bem bacana.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...