Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
norinho

[Dúvida] Morel x Audison

Recommended Posts

Pessoal, boa tarde.

Estou com uma dúvida, sobre ligação de sub e amplificador.

Não entendo disso, por isso preciso da ajuda de vocês.

Tenho um amplificador Audison SR1D:

Load Imp. Mono

4 Ω 280 W x 1

2 Ω 460 W x 1

1 Ω 640 W x 1

E um Sub Morel 804

250W RMS @ 4Ohm

Pro sub render o máximo, tenho que ligar em 4 Ω, ou posso ligar em 1 Ω?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse sub é bobina simples de 4 ohms, certo?!

O amplificador vai tocar de acordo com a impedância do sub, assim se o sub tiver a impedancia de 4 ohms, então o amplificador entregará 280w;

Caso o sub fosse 2 ohms, o amplificador entregaria 460w. E caso o sub fosse 1 ohms, o amplificador entregaria 640w

Como o sub tem potencia de 250w, em 4 ohms, ele vai render muito bem com amplificador entregando 280w.

Pelo o que entendi é isso, caso eu tenha errado em algo, alguém me corrija

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse sub é bobina simples de 4 ohms, certo?!

O amplificador vai tocar de acordo com a impedância do sub, assim se o sub tiver a impedancia de 4 ohms, então o amplificador entregará 280w;

Caso o sub fosse 2 ohms, o amplificador entregaria 460w. E caso o sub fosse 1 ohms, o amplificador entregaria 640w

Como o sub tem potencia de 250w, em 4 ohms, ele vai render muito bem com amplificador entregando 280w.

Pelo o que entendi é isso, caso eu tenha errado em algo, alguém me corrija

Então cara....na verdade a minha dúvida é a seguinte:

Hoje o amplificador está ligado em 1ohm com um subvwoofer Kicker.

Como no amplificador os cabos estão em 1ohm, para tocar o Morel em 4ohms, preciso fazer alguma coisa?

Tipo...preciso alterar alguma ligação no amplificador?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo pelo o que conheço, geralmente não precisa mudar nada no amplificador para que ele mude a impedância..

Até onde sei, tudo depende do sub, como vc tera bobina simples no Morel, são somente 2 fios (+ e -) que vão do sub até o amplificador, ai o amplificador muda a impedancia de acordo com o sub.

Quando se precisa mudar a impedancia, geralmente se faz no Sub, e geralmente quando é bobina dupla.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo pelo o que conheço, geralmente não precisa mudar nada no amplificador para que ele mude a impedância..

Até onde sei, tudo depende do sub, como vc tera bobina simples no Morel, são somente 2 fios (+ e -) que vão do sub até o amplificador, ai o amplificador muda a impedancia de acordo com o sub.

Quando se precisa mudar a impedancia, geralmente se faz no Sub, e geralmente quando é bobina dupla.

Obrigado parceiro.

Agora uma última dúvida.

Hoje o amplificador que tenho, está sendo ligado através de um conector plug ao sub.

Como o sub está tocando em 1 ohm, tanto o plug do amplificador, quanto do sub estão com a fiação para tocar em 1 ohm, certo?

No caso, como irei instalar o Morel, terei que refazer o cabeamento amplificador x sub?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual sub está usando hoje?!

Talvez tera que refazer só a ponta que vai para o sub, pois ele deve estar usando 4 ou 3 fios para fazer a ligação em serie ou paralelo. Mas caso esteja assim, é só cortar onde os fios se juntam e e ligar os fios que vem do plug direto no amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual sub está usando hoje?!

Talvez tera que refazer só a ponta que vai para o sub, pois ele deve estar usando 4 ou 3 fios para fazer a ligação em serie ou paralelo. Mas caso esteja assim, é só cortar onde os fios se juntam e e ligar os fios que vem do plug direto no amplificador.

Valeu man.

Última dúvida...

Meu sub de 4ohms, está ligando como se fosse 1ohm....

Quantos wrms, ele estaria rendendo?

Compartilhar este post

Link para o post

Em teoria, o sub não muda a potencia com outra impedancia, o que muda é a potencia que o módulo entrega.

Exemplo: um sub de 4 ohms tem 400w, em 1 ohms, ele terá os mesmo 400w. Mas para chegar nesses 400, o amplificador tem que entregar 400w a 1 ohms... Então quem muda de potencia com impendancia é o amp e não o sub

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Em teoria, o sub não muda a potencia com outra impedancia, o que muda é a potencia que o módulo entrega.

Exemplo: um sub de 4 ohms tem 400w, em 1 ohms, ele terá os mesmo 400w. Mas para chegar nesses 400, o amplificador tem que entregar 400w a 1 ohms... Então quem muda de potencia com impendancia é o amp e não o sub

abraço

Então se meu amplificar manda 650wrms em 1 ohm, o sub vai tocar 650wrms mesmo sendo 4 ohms?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas o sub tem um limite, se ele tem 250w, ele vai tocar no maximo 250w. Se vc der potencia demais pra ele, vc pode queimar tanto o sub quanto o modulo.

Precisa regular o ganho de grave

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, boa tarde.

Estou com uma dúvida, sobre ligação de sub e amplificador.

Não entendo disso, por isso preciso da ajuda de vocês.

Tenho um amplificador Audison SR1D:

Load Imp. Mono

4 Ω 280 W x 1

2 Ω 460 W x 1

1 Ω 640 W x 1

E um Sub Morel 804

250W RMS @ 4Ohm

Pro sub render o máximo, tenho que ligar em 4 Ω, ou posso ligar em 1 Ω?

Se você usa hoje um Sub com inpendancia de 1Ω esse sub está recebendo um potencia de 640W..

Como vai trocar por um sub de 4Ω e manter o mesmo amplificador, ele irá receber 280w.

Tudo isso independente do de qual a potencia suportada pelo falante.

Então cabe ao instalador regular o amplificador par não mandar mais potencia que a suportada pelo falante.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara....na verdade a minha dúvida é a seguinte:

Hoje o amplificador está ligado em 1ohm com um subvwoofer Kicker.

Como no amplificador os cabos estão em 1ohm, para tocar o Morel em 4ohms, preciso fazer alguma coisa?

Tipo...preciso alterar alguma ligação no amplificador?

A principio não precisa alterar nada, e tirar a caixa antiga e instalar a nova, quanto ao fio que sai do amplificador e vai para o falante, não precisa troca-lo, esse fio ou a ligação no módulo não altera a impedância que ele trabalha.

Mas não sabemos como está a instalação do Kiker.... então complicado opinar em alguma coisa.

Manda fotos da saída dos fios no módulo do conector e da conexão dos fios no falante que fica mais tranquilo de ajudar...

Mas se as duvidas são muitas, melhor levar em um instaladora e pedir para fazerem o serviço, até por que quando se muda os falantes as regulagens de Hp e LP caso tenhas, vão mudar também, ai o buraco é mais em baixo e precisa de mais estudo e conhecimento para essa regulagem.

Compartilhar este post

Link para o post

A principio não precisa alterar nada, e tirar a caixa antiga e instalar a nova, quanto ao fio que sai do amplificador e vai para o falante, não precisa troca-lo, esse fio ou a ligação no módulo não altera a impedância que ele trabalha.

Mas não sabemos como está a instalação do Kiker.... então complicado opinar em alguma coisa.

Manda fotos da saída dos fios no módulo do conector e da conexão dos fios no falante que fica mais tranquilo de ajudar...

Mas se as duvidas são muitas, melhor levar em um instaladora e pedir para fazerem o serviço, até por que quando se muda os falantes as regulagens de Hp e LP caso tenhas, vão mudar também, ai o buraco é mais em baixo e precisa de mais estudo e conhecimento para essa regulagem.

opa parceiro, obrigado pela explicação.

Acho estranho pq liguei o sub e ele não tava batendo quase nada.

Teoricamente ele estaria recebendo 650 wrms do amplificador....

Volto para casa no final de semana e ai tento tirar as fotos.

Mas confirmando pela ultima vez rssr.

Se eu ligar um sub de 4ohms, como se fosse 1ohm, no amplificador, ele enviaria 650 wrms, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

cara vou explicar detalhadamente pra vc entender de vez

1- O amplificador pode ser ligado desde 1,2,3,4....ohm entendeu ??? ele é oq libera a potencia

2- oq faz a ligaçao é o sub ! Aimpedancia final dele é a que manda. Vc nao vai ligar COMO SE FOSSE nao existe esse termo.

3-teu sub sendo duas bobinas de 4ohm, elas devem ser sempre interligada que vai ser: resultando 2ohm(se parelelo) ou 8(se serie)

4- agora resta ver qnts Watts teu amp mandará em 2ohm ou 8ohm para decidir a ligaçao

5- esse sub pede mto potencia entao compre um amp mono q em 2ohm mande no minimo 1500w

Compartilhar este post

Link para o post

Opa man valeu a explicação.

Mas o meu sub manda 250wrms e toca em 4 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

entao vai toca de boa.

teu amp manda 280w em 4ohm ja ta o suficinte pra teu sub de 250w 1bobina de 4ohm. Agora se ele for 2bobinas de 4ohm ele vai ter q ser ligado em serie (dando 2ohm) porem teu amp manda uma boa potencia a 2ohm ai tem q tomar cuidado no ajuste do level dele. boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Procure o material do autosom.net lá eles tem a explicação de como funciona ligação serie/paralelo de alto falantes....

Entenda uma coisa, quem determina a impedância minima de entrada é o alto-falante...

O amplificador te fornece uma potencia "X" em uma determinada impedância.

Portanto se o seu subwoofer tiver tiver bobina simples ela provavelmente será de 2ohm ou 4ohm, existe marcas que usam outros valores, então se vc ligar esta bobina diretamente no canal do amplificador liga o mais (+) do falante com o do amplificador e faça o mesmo com o menos (-)...

Desta maneira seu amplificador vai estar funcionando na impedancia da bobina do falante no caso 2 ou 4ohms...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...