Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
wegawoox

[Opala 78] Som SQ Básico (sugestões)

Recommended Posts

Olá gente,

Faz um bom tempo que acompanho este forum (mais de 10 anos), juntamente com o HTForum, que ambos formaram minha base do que sei deste mundo fascinante que é o SOM!

Sou do tipo "chato" e detalhista pra som, e BASS maniaco haha

Pois bem, queria uma ajudinha da galera para montar meu som SQ Básico para meu Opala 78.

2UAgp4.jpg

Na foto quase não dá para ver os pezinhos

plvRR9.jpg

Essas casas atras estragaram a foto haha

Então vamos lá...

Por enquanto tenho estes itens:

HU: Pioneer DEH-X3680UI

Kit (mid): Aiwa 6"1/2 NSX-S74

Kit (tw): Leson TLX2 (com L-pad em -6dB)

Sub: Bravox UXP 12" BD4 400Wrms (não instalado)

Cabo (sub): Discabos Hi-Definition PP 2x4mm

Bateria Original: 60Ah

Alternador: 30A

Este kit está instalando em pezinho selado, com o tw embaixo. Este kit é provisório, pois usei de um mini system que não usava aqui, o kit deve aguentar uns 100Wrms frouxo, pois o mini-system dizia ter 300Wrms.

O mid me agrada, porém o tw era um pouco estridente devido ao domo (policarbonato), fiz um L-Pad com atenuação de -6dB's, ai melhorou.

Com relação ao sub, tenho ele mais de 5 anos, se trata de um Bravox UXP 12" modelo antigo de 400Wrms (bob. dupla de 4Ohms), está numa caixa de 100L sintonizado a 25Hz por um duto de 4", tem um F3 bem baixo segundo simulações que tenho no WinISD, cerca de 28Hz. Como este sub está aqui parado, queria usar no projeto.

Minha idéia de projeto seria este:

Amp (kit): Soundigital SD250.2

Amp (sub): Soundigital SD700.1 (1ohm)

Como tocam estes Amps?

Como meu kit tem 6Ohms, iria extrair do amp (kit) cerca de 90Wrms e o subwoofer ligado em paralelo extrairia 560Wrms (ou menos). Sendo assim, pelas minhas contas consumiria uns 60Ah, então poderia usar a bateria original? ou terei que colocar outra no malas?

Qual seria a bitola dos cabos de alimentação? Pensei e puxar até atras um cabo de 33mm e depois dividir para os amps, 21mm para o amp (sub) e 6mm para o amp (kit)? ia usar o de 33mm para um possivel up, de uma bateria no malas.

Meu proximo upgrade:

Kit: MTX T6S602 (escolhi pela potencia, que é de 100Wrms e o tw com domo de seda)

Sub: (não defini) talvez 4x MTX TN10-04 de 10", pois tem um Fs razoavél um bom Xmax, se somados chegam perto dos 40mm! e com potência de 600Wrms somados, em uma caixa selada.

Fico no aguardo

Forte abraço

Editado por wegawoox

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pqp :blink: esse console fico muiito top!!!! Na boa , mereçe um set digno , equips old school vai ficar romantico :legal: Uma dica: Use amp Ab

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Alexi... cuido muito do meu xodó (:

VoyageG5, obrigado pelas considerações... Com relação ao console, sou detalhista sabe haha, fiz a parte de cima imitando jacarandá, para combinar com o mesmo acabando da porta, do painel e do volante da Grant (importado) que é de madeira...

Quanto ao som, realmente os de classe AB seriam interessante por terem um som mais quente e com mais peso/pegada, porém tinha obtado pelas classe D por terem um bom custo x beneficio e consumirem menos bateria, mas... Terias algum amp nessa configuração para me indicar?

Abraços

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Lindo carro hein !

Por curiosidade, quanto pretende investir no novo set ?

Esse carro merece algo bem bacana ! :mac1:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo Opala, muito lindo, eu tenho um kit 2 vias desse mtx que vc citou, como comprei um da Jbl para fazer up grade, estarei colocando o da mtx nos anúncios em breve, pois está tocando no meu carro ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Então gente,

Quanto amps, cada vez mais fico mais indeciso haha... primeiramente estava certo que ia de SD250.2 e SD600.1 (1ohm)... depois andei pesquisando mais, e acabei gostando do SD700.1 (1ohm), por ser mais parrudo e apenas 100 mangos mais caro que o SD600.1... Na verdade, tinha primeiramente decidido pelo SD250.2 e pelo SD600.1 pela estética tbm, pois queria manter a mesma marca e linha (sou detalhista, haha)... porém acabei cedendo. Agora já dei uma olhada nos Wharfs, Corzus PWR1002, DAT, MTX, ... (e o dilema continua) :unsure:

Lindo carro hein !

Por curiosidade, quanto pretende investir no novo set ?

Esse carro merece algo bem bacana ! :mac1:legal:

Obrigado cmpicolo, na verdade primeiramente queria focar apenas nos Amps e usar os Speakers que possuo (mid's/tw's/sw), porém já pensando no proximo up, que seriam os Speakers.

Queria gastar no max R$ 800,00 entre os Amps e cabos...

Parabéns pelo Opala, muito lindo, eu tenho um kit 2 vias desse mtx que vc citou, como comprei um da Jbl para fazer up grade, estarei colocando o da mtx nos anúncios em breve, pois está tocando no meu carro ainda.

Valeu everton santos, isso é fruto de muitos anos de dedicação no bichin :) ... quanto ao kit, teria interesse sim, podes descrever como eles tocam?

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando o post...

Praticamente já está fechado este SET:

• Soundigital SD700.1D (1ohm) -

• Soundigital SD250.2D - [kit]

• Cabo de Alimentação Technoise de 21mm e 6mm/8mm

• Cabo RCA Technoise Serie 400 (2x)

• Disjuntor Technoise 100A

Quanto a bateria, o que vcs dizem destas marcas?? São de AGM.

• ExtremePower MW de 120Ah

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-597345264-bateria-de-gel-agm-120-amp-ideal-para-som-automotivo-_JM

• C&D Dynasty 112Ah

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-601495282-bateria-agm-gel-ups-dynasty-112ah-nova-pra-som-_JM

abrax

Compartilhar este post

Link para o post

Sou meio chato com amplificadores. E seu carro merece algo melhor.

Para o stereo recomendo um classe AB. Tem o Blaupunkt GTA-2 que, embora menos potente, irá tocar bem seu kit. Para o sub recomendo o SoundMagus DK600.Ele é capaz de tocar seu sub Bravox, mas também recomendaria um sub mais "musical" como o Questo.

http://sssomeacessorios.commercesuite.com.br/amplificador-2-canais-blaupunkt-gta-2-special-pr-260-383214.htm

http://sssomeacessorios.commercesuite.com.br/amplificador-mono-soundmgus-dk-600-pr-234-383214.htm

http://sssomeacessorios.commercesuite.com.br/subwoofer-12-bobina-dupla-4-ohms-questo-qs350a-12dvc4-pr-88-383214.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo Opala, ta lindão mesmo!

Também sugiro um modulo AB pro kit, testei um SD250 domingo no meu kit e ele deixa a desejar. Coloquei ele no lugar de um Alpine 3555 oldschool... Os agudos do SD são diferentes, parece mais "sujo" e agressivo, os médio graves também tem outra pegada, soam diferente. Não notei diferença nos médios, voz.. O bom é o tamanho, potencia e consumo, além do preço, claro! É um bom modulo, mas pra SQ ainda deixa à desejar. Sugiro um oldschool AB, o Blaupunkt recomendado pelo SS som é ótimo também, já tive um gta4 mk2

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Alexi... cuido muito do meu xodó (:

VoyageG5, obrigado pelas considerações... Com relação ao console, sou detalhista sabe haha, fiz a parte de cima imitando jacarandá, para combinar com o mesmo acabando da porta, do painel e do volante da Grant (importado) que é de madeira...

Quanto ao som, realmente os de classe AB seriam interessante por terem um som mais quente e com mais peso/pegada, porém tinha obtado pelas classe D por terem um bom custo x beneficio e consumirem menos bateria, mas... Terias algum amp nessa configuração para me indicar?

Abraços

Enviado via AutoForum Mobile App

Opa , bora la entao ,

Nao use modulo digital , nao faça isso rsrs

te recomendo pra começar , um amp 4 canais Fosgate 4.6x , tem muita qualidade ,pesquise por ele aqui no autoforum, eu comprei um a pouco tempo , e foi notavel a diferença no som, comparado aos modulos stereo que ja ouvi , vc acha ele por aqui no classificados ou no mercado livre , ate 300 reais bem conservado . Vai tocar seu kit lindamente .

Kit 2 vias - Pensaria em pegar o kit German Maestro de entrada tbm , concerteza vai sair lagrimas dos seus olhos quando ouvir o som nitido , nunca mais vc vai querer ouvir uma corneta na vida kkkkkkkk , os mids no pezinho e quem sabe os tw no painel redirecionados .

SUB - Uma coisa eu te falo , Potencia nao é tudo , te recomendo usar um ou dois subs de alta sensibilidade , quem sabe vc vender esse 'bravox'' e recomeçar com algo top ... tem os questos , jl audio , re .

Eu usaria um JL 12w0v3 na caixa recomendada pelo fabricante , Nao tem erro , sei que é 200w rms mais fraco que o Uxp , mas nao tem comparaçao , igual te falei , potencia nao é tudo ... tenho certeza que o jl vai da um show de força e qualidade nesse opalao .

Modulo sub - Pra começar , audiophonic 900.1 , no classificados , acha ate 400 reais com frete , tem varias opçoes no classificados , so vc pesquisar e escolher , pesquise muito , antes de comprar qualquer coisa , :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Poisé galera,

Obrigado a todos pelas respostas, embora que meio tarde, pois acabei comprando o som mencionado, vim aqui diversas vezes, para ver se alguém tinha respondido, como não tinha, resolvi comprar este mesmo.

Vai ficar para um próximo upgrade, os Amps Mosfet.

Optei também por estes Classe D pelo CxB também, estou com o orçamento um pouco apertado para som agora.

Voyageg5,

O kit vai receber um upgrade mais para frente, vou analisar melhor, e como eu amo som/musica, não tenho como gostar de corneta né? haha. Sou amante do "2.1" com um bom palco sonoro em kits (pezinhos - como os do meu Opala), e muito grave vindo do PM.

Com relação ao sub, não quero pegar nenhum nacional, pois não prestam, pensava até num MTX Thunder ou Terminator, esses Thunder tem FS de 26 e Xmax de 16mm só que um QTS meio alto, porém como quero em caixa SB isso não influencia muito. Mas tenho olhos mesmo são para os RE Audio, que tem uns Parâmetros T/S lindos haha

A propósito, esse sub era do meu HomeTheater que tinha montado, já que tinha a finalidade de ser para HT fiz com uma caixa de 100L e desce bem até a faixa que sintonizei, cerca dos 28Hz, sintonizei a 25Hz, mas como tem FS de 30Hz, chego cerca dos 28Hz mesmo.. o lado ruim é que tenho problema de sobreexcurssão, mas dá pra controlar.

Resolvi usar ele, já que quando estou em casa quase não uso ele, fico sempre aqui no meu iMac que tem um sistema com as Logitech Z2300 e nos medio coloquei as Infinity P60 que estavam no HT.

Bom... mas tem outro detalhe que está me encomodando: Alimentação!

Tenho uma bateria de 60Ah no cofre com um alternador original de 32A!

Como li em alguns artigos, a bateria original seria responsável apenas para dar a partida, e depois o alternador assumiria o papel de alimentar o sistema elétrico do carro, nesse caso pensava em pegar um alternador de Omega que é de 120A.

Outra alternativa seria comprar uma bateria de AGM ou Estacionaria, já que essas duram mais, e requer não requer um alternador mais forte para alimentar, além de poder alimentar até o dobro de sua amperagem nominal.

Ou ainda pensei em comprar uma bateria normal mesmo de 60A mesmo e colocar no PM.

O que vcs me dizem?

abraços

Editado por wegawoox

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando..

Já chegaram meus Cabos de Alimentação e RCAs da Technoise, e já passei eles no carro.

Aguardando os Amps, que devem chegar aqui na segunda, pois ja estão no aeroporto da minha cidade, segundo o rastreio.

SCpYyz.jpg

VC8XPu.jpg

Editado por wegawoox

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando...

Mesmo que haja uma certo desinteresse dos usuários daqui, vou atualizar meu post...

Consegui montar ontem, e outro dia posto um video deles em ação :legal:

Gostei do resultado, porém não pude usar 100% da potencia, pela caixa ser grande, porém gostei de como ela está descendo, e deve estar recebendo por volta dos 350Wrms...

Os kits tbm me surpreenderam, com eles recebendo mais potência...

Os Amps quando chegaram essa semana:

cOJHfk.jpg

RXQovx.jpg

XAxDC1.jpg

PiMPZX.jpg

VjJFtw.jpg

Editado por wegawoox

Compartilhar este post

Link para o post

Depois posta fotos do som ja no carro. Seu kit ta muito bom. Mas em relação ao sub, acabei de adquirir um Questo e igual a vc não queria nada nacional, mas ele me surpreendeu em sua sonoridade e qualidade. Parabéns pelas suas aquisições.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...