Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
BrunoMartins

Set SQ iniciante (primeiro set) - Peugeot 206

Recommended Posts

Hoje eu saí atrás de um marceneiro pra cortar a chapa de MDF que eu iria comprar. Acabei encontrando um que tinha um pedaço de chapa de MDF 15mm, aí mudei um pouco o desenho da caixa (agora será retangular mesmo) e ele me entregou tudo cortado por 20 dilmas, hahahaha! Economizei um bocado. Ainda assim a caixa terá pouco mais de 15L, incluindo o volume do sub e do duto, que será de 3" e com 40cm, provavelmente.

Já comprei o borne traseiro e os parafusos. Peguei pó de serra com ele pra fazer a vedação da caixa e vou fazer a marcação dos furos pra levar pra furar, ou eu talvez me arrisque (após treinar um pouco) e faça o corte com a tico-tico mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje eu saí atrás de um marceneiro pra cortar a chapa de MDF que eu iria comprar. Acabei encontrando um que tinha um pedaço de chapa de MDF 15mm, aí mudei um pouco o desenho da caixa (agora será retangular mesmo) e ele me entregou tudo cortado por 20 dilmas, hahahaha! Economizei um bocado. Ainda assim a caixa terá pouco mais de 15L, incluindo o volume do sub e do duto, que será de 3" e com 40cm, provavelmente.

Já comprei o borne traseiro e os parafusos. Peguei pó de serra com ele pra fazer a vedação da caixa e vou fazer a marcação dos furos pra levar pra furar, ou eu talvez me arrisque (após treinar um pouco) e faça o corte com a tico-tico mesmo.

é fácil, use uma serra bem fininha pra não levantar rebarba e faz com calma.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer hoje depois de voltar do Enade (essa prova só atrapalhou meu domingo) e coloco fotos aqui. Já fiz as marcações dos furos, o do sub foi um pouco mais complicado pq o furo tem que ser menor que as 8", mas deu pra fazer também.

E claro, vou fazer uns testes antes na chapa que veio sobrando, hahahaha!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, me ajudem mais uma vez. Tinha decidido fazer a caixa dutada, mas fiz umas simulações no Win Isd não consegui uma resposta plana sem usar um duto menor do que 50 cm, o que ficaria bem complicado de encaixar na minha pequena caixa (com 15 L). Logo, decidi mudar para a selada mesmo, até pra ganhar espaço no PM.

A caixa agora terá 30 x 20 x 25 cm, conseguindo uma resposta plana, como desejado.

A única coisa que não me agradou no gráfico é que o gráfico cruza os -3 dB bem depois dos 30 Hz, próximo dos 50 Hz (eu li que pra um SQ o gráfico deve cruzar entre 30 e 40 Hz). Será que dará algum efeito sonoro indesejado ou forçará muito o sub? Em suma, esse resultado é ruim?

Compartilhar este post

Link para o post

Então pra SQ eh melhor selada ou dutada?? Fiz dutada.

Pra SQ é melhor selada, toca mais plano, a minha é dutada tb e vou fazer uma caixa selada até pq escuto muito Rock.

Compartilhar este post

Link para o post

O projeto lá eh de dutada tb. Queria fazer o teste em selada fe 9L.

Ah é, foi mal cara. Bom, tem a minha caixa, que é selada e tem 11L, aproximadamente. As medidas foram 35x25x20 cm, sendo essas medidas externas, e o MDF é de 15mm.

Nos últimos dias, fiz a montagem do tweeter na moldura do retrovisor. Pensei bem e decidi não deixá-lo à mostra sobre o painel pois sei que iria me incomodar rapidinho com eles ali em cima.

Na minha moldura, que é semelhante à dos 207 com retrovisor elétrico, tem um suporte próprio pra prender o tweeter. Eu desmontei o meu tweeter mas não consegui encaixá-lo, mas após algumas limadas ele encaixou:

316BF177-C9E2-48F2-B133-4312E16E81BB_zpspoluknqi.jpg

Como ele possui direcionamento, fiz o direcionamento em direção aos bancos em cada lado (motorista e passageiro). Espero que fique realmente bom.

D2211735-F7C3-4956-8702-17D43F68F9AF_zps591yi1kc.jpg

5CCC7D34-77D2-4B22-B4A9-4E8163EF70C3_zpsdovybnpd.jpg

Como nem tudo são flores, na hora de encaixar a moldura com o tweeter direcionado, não deu encaixe na fixação original. Então eu coloquei a moldura próxima aos pinos que deveriam prendê-la e mandei ver na cola quente:

8764BBBA-4531-423D-9276-4594F1AECCE3_zpsc3lexuwf.jpg

Em breve estarão no carro.

Também terminei de montar a caixa, fiz os cortes circulares com a serra tico tico sem maiores problemas. A caixa possui as dimensões informadas acima, e ficou até bem construída, fiz a gororoba com pó de serra e cola branca pra selar e já está secando. Acredito que amanhã já irei cobrir com o carpete.

Segue algumas fotos:

500773A9-2C76-40DF-92B3-98257572F3EB_zps4gh9p4yg.jpg

7D180E8A-FBB3-40F9-AE51-D55813884433_zpsa3gtvois.jpg

9E1FD25A-04F9-49E3-9194-001AF87D781D_zpsa97kqbmz.jpg

3F720942-2FB5-431A-BC24-592DFEC4A493_zpszrcqf93y.jpg

C5E6ED86-EE43-4DCA-B81A-D9E27FEFD768_zpsoma3wrqg.jpg

Editado por BrunoMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando, também tenho vontade de experimentar um sub desses, agora uma dúvida, qual sub é melhor para tocar DLS Kw10 ou Fosgate Audiophile RFA 410? Estou procurando um sub oldschool, ou um sub de baixa litragem e boa resposta em caixas dutadas para um sq, o mesmo vai ser alimentado pela bridge de um Alpine 3555.

Compartilhar este post

Link para o post

depois passa pra nós o que acho desse sub de 8, sou doido pra testar qualquer hora um desse.

Assim que estiver tudo pronto vou fazer um vídeo e posto as opiniões!

Kedê os parafusos desse box ? :blink:

Hahahaaha! Tava só testando pra ver se os cortes bateram certinho, ainda não tava parafusada :)

Mas agora está! Fiz a diminuição do tamanho para transformá-la em selada, como havia dito aqui, segue algumas fotos:

500773A9-2C76-40DF-92B3-98257572F3EB_zps4gh9p4yg.jpg

9E1FD25A-04F9-49E3-9194-001AF87D781D_zpsa97kqbmz.jpg

C5E6ED86-EE43-4DCA-B81A-D9E27FEFD768_zpsoma3wrqg.jpg

A caixa depois de parafusada:

3B461DC3-D1BC-41A4-9CA2-0E25C9D0FD97_zpslccmeemw.jpg

E devidamente acarpetada:

DC9D95BB-C5F8-4004-A762-575C88A85752_zpskaccbzll.jpg

A lateral da caixa não ficou uma maravilha, pois não tenho muita técnica para cortar o carpete e deixar apenas uma camada de carpete sobre a superfície. Mas até que ficou bom. Tem muito carpete aqui ainda, quem sabe até instalar tudo no carro eu não arranque esse e cubra novamente.

Também já fiz a passagem dos cabos no carro. Passei os cabos RCA, os cabos dos midbass e o remoto para o módulo (passei junto pois acredito que não dará interferência, a corrente é mínima). Segue fotos também:

541D0DB5-991B-4692-8B06-90E8A41F73E8_zpsnvukzecz.jpg

960B4197-3C76-4E6E-A57D-382504EC898C_zpsleeti9w3.jpg

D0096415-5A15-4264-A3A9-976F927BC078_zps13xdyk6z.jpg

F007D65A-CD27-45D1-BA11-E8584B9A9B4F_zps6zpbsxzf.jpg

Passei os cabos do lado do banco traseiro, seguindo na lateral do carpete ao lado do chicote do carro até o painel. De lá, passei os fios por cima da estrutura que segura o porta-luvas (segunda foto) até chegar no som. Coloquei um conector 1 via no fio do remoto pois caso queira tirar o chicote não terá emenda.

Instalei também o midbass do kit 2 vias:

C0CDBA77-7B42-4AE2-84A0-9DB9788739E0_zpsk0rcqluj.jpg

Arrumei uma solução interessante pro cross: prendi ele no motor do vidro elétrico, tem 2 furos que casam perfeitamente com os furos dele, ficou bem preso e sem risco de bater água.

Particularmente, instalar esse som tem sido um desafio interessante, e eu acho que tô gostando de enfrentar as coisas difíceis, hehehe. Já tinha me conformado em furar o banco traseiro pra prender o módulo. Daí achei um molde da lateral do porta-malas do 206 feito pelo user "Faster" lá do Clube Peugeot (e daqui do autoforum também, eu acho) há um tempão atrás. Imprimi ele em 8 folhas A4 (economizando 56 dilmas de uma impressão em folha A0) e eis o resultado:

93EB9528-CF51-4D3C-BEBB-C3B637D11AB3_zpsd3gkkz4r.jpg

A0AA29F9-119C-4548-8698-C4CF9470727D_zpscomasvc6.jpg

E91D05B4-A058-4B36-ACAC-C80EDA257945_zpsnogdzrra.jpg

Usei um compensado simples mesmo, arrumei um pedaço com o marceneiro e paguei baratinho. Já fiz o corte mas não tirei fotos, fica pro próximo post, no qual espero poder mostrar essa lateral já acarpetada.

Ah, e como eu disse que gostei do desafio, já mudei a minha segunda ideia, que era prender o módulo em cima dessa chapa de madeira. Agora ele ficará escondido atrás e farei uma abertura para ele na frente, no estilo wire tuck, hahahaha!

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o "Cabloco" começa a gostar do que está fazendo os "up-grades" no som viram infinitos .... :vts

Vdd eu não canso de mexer no meu set, vc compra uma coisa toma no nariz (para não falar outra coisa [¨] ) gasta uma Dilma do caramba compra outro equipamento, desmonta o set monta quebra travinha ou alguma coisa do carro, mais quanto tudo da certo é só alegria que não tem tamanho :rever1::legal:

Abs

Editado por ejfrederico

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando a saga até o final, vamos lá:

Passei o fio positivo pelo furo que todo mundo sempre passa, ele tem uma borracha que eu cortei e passei o fio por dentro, acho que a vedação ficou boa pois não pingou água nos meus pés haha.png

Passando o cabo por esse furo ele sai atrás de onde o pedal do acelerador fica preso. Enfim, segue fotos:

142E4CCE-CBE2-4842-8F91-4EB5FC569E82_zpsbpwe0nmc.jpg

5231339F-30E3-4AB1-90B6-D43873CAF17F_zpspesuksc0.jpg

Aí é onde ele sai dentro do carro.

A dúvida que ainda me restava quando passei o fio era onde ligá-lo. Pensei no terminal da bateria, mas ali teria que furar e colocar um parafuso, aí depois poderia dar trabalho pra tirar o terminal. Foi aí que pesquisando aqui no CP eu vi que algumas pessoas colocam direto na BSM. Como eu só tenho um módulo e não é nenhum pancadão, liguei lá mesmo:

6FD19764-D4C8-4C44-94A6-E792FCF84130_zpslix2gtyx.jpg

Liguei naquele parafuso 13 onde liga o cabo que vem da bateria

E depois que coloquei a tampa da BSM, o encaixe ficou perfeito mesmo passando o cabo positivo:

398AEBB7-E101-4A36-8C1B-0BCD6DB93DBF_zpspgntz8tl.jpg

Detalhe pro porta-fusíveis escondido mais atrás.

O cabo negativo foi tranquilo também de colocar, usei o furo do parafuso que prende o banco traseiro, o diâmetro do parafuso casou certinho com o diâmetro do terminal do cabo:

D19B0424-1CCE-4D25-9CFF-0AF194738CFB_zpsxlta8jfj.jpg

Furo já lixado

C5AB1EDA-9809-4210-A0E4-356733E6F9AC_zpshcvy9yoy.jpg

Aí está o cabo negativo na parte de baixo e o encaixe do banco traseiro em cima. Ficou 100%.

E vcs acham que terminou? Senta que tem história ainda!

Fiz o corte da lateral pra prender o módulo, no fim das contas ela não encaixou direito e tive que fazer alguns cortes, mas no fim ficou bom:

F19C1AB5-102D-421B-B858-909F249FA3AD_zpsbcplivvp.jpg

Nessa foto ela já está com o furo do módulo também.

Por sorte (e pelas minhas contas também) não precisei cortar nada pra encaixar os cabos RCA, eles passaram tranquilamente:

B8B4C3BC-BFDF-4F48-8B1E-30AF22043CFF_zpscq3osnvf.jpg

Os apoios em MDF racharam um pouco mas seguraram o módulo, acho que não terei problemas com eles.

Segue algumas fotos de quando eu estava fazendo os testes:

F126FB92-4050-4B9B-9714-01697B0BD6D0_zpsch8a8iwj.jpg

E006A71C-F301-4811-9AD7-5F677EDE9F91_zpsgtgjskzs.jpg

Aí foi só meter o carpete e plugar tudo. E a novela finalmeeeeente termina!

F77C9B09-EECD-4A20-AA33-0B6BF858A5AA_zpsff8rre9l.jpg

Fico devendo só o vídeo, mas já adianto que ficou delícia demais obsequious.png

Obrigado a todos pela ajuda! E espero que o tópico e as fotos possam servir de referência pra quem quiser fazer algo do tipo em casa mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Que legal, um som bem montado, começando do zero, poste pra gente o que achou desse som, gostou do rendimento desse nar? Tb tenho um kit 2 vias igual ao teu, e pelo que ele custa e toca acredito não achar algo com melhor cxb

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho coragem de meter a mão na massa. Parabéns! :rever1:

Então são dois, rsss, prefiro pagar e ficar encarniçando encima do estalador..kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem tenho um 206, estou em andamento cm meu projetooo SQ bemm basico....assim q der posto as fotos..

mas entao...faça um tratamento nas portas, fiz no meu e mehorou bastante, ou pelo menos coloca manta asfaltica na caixa acustica do falant da porta, pq elas são vazadas e de plastico(bem rígido por sinal), que já vai dar uma boa diferença....

outra dica....axo que essa cola quente do tweet vai soltar vioo.....passa araldite....que fixa muito bem...fiz isso no meu...

O seu set tá muito bom, com certeza vai ficar filé....manda maiss noviss p noiss akii......

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde

Olha o português rapaziada rsrs, eu não tenho medo não principalmente se for com carro mais antigo.

Apesar do meu carro ser meu velho 8 anos eu tentei fazer a instalação com o maior cuidado, e se furar nada nem o banco.

No meu set é tudo encaixado, e por esse motivo que não curto carro muito novo rsrs.

Carro pra mim que vem com som original para mim não serve rsrs.

Abs

Editado por ejfrederico

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Bruno,

Estou com um kit semelhante ao seu. Gostou do kit? Também acabei comprando o sub da mesma marca de 10".

Pretendo instalar o som nos próximos dias. Parabéns pela instalação digna de um profissional. Em relação a passagem do fio da bateria foi feita pelo mesmo lado da caixa de fusível?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...