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Salão do Automóvel de SP

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Veloster Turbo e HB20 R-Spec: Hyundai aposta na esportividade no Salão do Automóvel

 

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Com o HB20, em 2012, a Hyundai conseguiu revolucionar o segmento dos carros populares. Um ano antes, a marca coreana trazia o Veloster que tinha um visual bastante arrojado e um motor que não estava exatamente à altura, e por isso deixou de ser importado em fevereiro deste ano. Mas o que estes dois carros têm em comum fora o óbvio emblema na dianteira? Ambos são os destaques do estande da Hyundai no Salão do Automóvel, com o HB20 R-Spec e o Veloster Turbo. Sim, Veloster Turbo!

 

Com o sobrenome nome emprestado das versões esportivas dos Hyundai lá fora, o conceito HB20 R-Spec é um exercício de design para testar a receptividade do público às alterações estéticas no HB20 que todos conhecem — dependendo da reação, elas poderão ser aplicadas em uma futura reestilização no compacto nacional.

 

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Mas de que estamos falando, exatamente? As modificações, propostas pelo estúdio de design da Hyundai na Coreia do Sul, de cara trazem uma nova grade hexagonal e generosas entradas de ar no para-choque redesenhado. Os faróis trazem novos elementos internos, bem como as lanternas traseiras, e o para-choque traseiro também recebeu um novo desenho e saídas de ar que nos parecem fortemente influenciados pelo design alemão.

 

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A carroceria é pintada na inédita tonalidade azul Heaven, com detalhes em prata e pinças de freio vermelhas. As rodas são de 17 polegadas, e o efeito visual que elas causam é complementado pela suspensão ligeiramente rebaixada e os para-lamas alargados. O interior também traz detalhes azuis — nas costuras dos bancos e volante e na iluminação do painel. Bancos e laterais das portas são revestidos em couro e Alcantara, enquanto o volante tem a base achatada e traz a inscrição “Sport”.

 

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Agora, se o apelo do HB20 R-Spec é puramente estético, o Veloster Turbo veio se apresentar oficialmente aos entusiastas brasileiros. Sim, entusiastas, porque a Hyundai já disse que vai voltar a importar o hatch de três portas no segundo semestre de 2015. Mas, desta vez, o foco é outro: enfrentar nomes do calibre de VW Golf GTI e Honda Civic Si.

 

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Sua arma é o motor 1.6 16v da família Gamma equipado com injeção direta de combustível, turbocompressor e intercooler, acoplado a uma caixa automática de seis marchas Shiftronic — capaz de fazer o hatch acelerar até os 100 km/h em sete segundos e chegar aos 210 km/h graças aos 204 cv a 6.000 rpm e 27 mkgf de torque já às 1.400 rpm.

 

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Visualmente ele traz uma grade maior e mais agressiva, para-choques redesenhados e rodas exclusivas, mas ainda não se fala em valores.

 

O Hyundai Veloster Turbo não chega sozinho, trazendo consigo o novo Genesis de terceira geração, lançado neste ano no Salão de Detroit. Equipado com o V6 Lambda de 3,8 litros e 315 cv — que vão direto para as rodas traseiras através da caixa automática de oito marchas. Com head-up display, frenagem automática e controle de estabilidade, o Genesis ainda não teve seu preço divulgado.

 

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Novo TT-S Roadster, Audi A3 híbrido, esportivos e conceitos: a Audi no Salão do Automóvel

 

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Sim, o FlatOut também está in loco no Salão do Automóvel em São Paulo, e nossa cobertura começa com uma avalanche da Audi: a marca das quatro argolas levou muita coisa para o Anhembi, confirmou seu primeiro híbrido para o mercado brasileiro — Audi A3 Sportback E-Tron — e apresentou o novo TT conversível.

 

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É claro que, logo de cara, fomos conferir a nova geração do esportivo que, em 2014, chegou a sua terceira geração: o TT. Baseado na plataforma modular MQB (a mesma do VW Golf MK7, por exemplo), o novo TT chegará ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem com duas versões do motor 2.0 TFSI: de 230 cv a 4.500 rpm e 37,7 mkgf de torque entre 1.600 e 4.300 rpm, e de 310 cv a 5.800 rpm e 38,7 mkgf de torque entre 1.800 e 5.700 rpm — esta última, na versão TTS, de apelo ainda mais esportivo e tração integral quattro. Ambos serão equipados com o câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas.

 

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Contudo, o destaque do estande era a versão conversível do TT, em um ousado tom de verde vibrante. O TT-S Roadster também foi confirmado para o Brasil mas deverá chegar um pouco mais tarde, no segundo semestre. A faixa de preço prevista para o Audi TT é de R$ 210-220 mil.

 

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Já o Audi A3 E-tron é a investida da marca no mercado de híbridos. A receita é conhecida: um motor a combustão e um motor elétrico — no caso, o 1.4 TFSI de 150 cv e 25,5 mkgf de torque e um motor elétrico que, alimentado por baterias de íon de lítio, entrega 102 cv e 33,6 mkgf de torque instantâneo. Em uso combinado, são 204 cv e 35,7 mkgf de torque — o bastante para ir de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chegar aos 222 km/h de velocidade máxima. A economia de combustível é seu maior cartão de visitas: no padrão europeu, são 66,6 km/l em modo híbrido, com uma autonomia total de 940 km. No modo totalmente elétrico é possível rodar por até 50 km a, no máximo, 130 km/h. Ainda não foi estabelecido o preço nem uma data de lançamento, mas o carro foi confirmado para o Brasil ainda em 2015.

 

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Fora os futuros lançamentos, a Audi também levou carros conceito para o Salão do Automóvel: o Audi TT offroad e o Urban Concept. O primeiro foi apresentado em abril no Salão de Pequim e, segundo a marca, tem potencial para se tornar um modelo de produção. Como o Sportback e o Allroad Shooting Brake, o Offroad concept é baseado no TT e tem um motor 2.0 turbo de 292 cv acoplado a uma caixa automática S-Tronic de seis velocidades.

 

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O outro conceito, que veio em versões conversível e cupê, é um projeto de mobilidade urbana que foi mostrado pela primeira vez em 2011, no Salão de Frankfurt. Com dois lugares, o protótipo Audi Urban (que ganha o sobrenome Spyder na versão conversível) tem dois motores elétricos que, somados, geram o equivalente a 20 cv e 4,79 mkgf de torque. A autonomia proporcionada pelas baterias de íon de lítio de 7 kWh é de 70 km.

 

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Além de lançamentos e conceitos, boa parte do portifólio da Audi está presente no estande — incluindo, claro, os modelos favoritos dos entusiastas, incluindo aí Audi R8 V10, a super perua RS6 e o belo sedã-cupê-hatchback RS7. Ao todo, são 23 carros — e também uma área com lembranças e suvenires como chaveiros, miniaturas e vestuário. Tudo isto você confere na sequência abaixo!

 

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Nissan traz GT-R e um rival para o EcoSport ao Salão de São Paulo

 

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Chegando ao estande da Nissan no Anhembi você logo topa com esse cara aí acima gritando por sua atenção: o Nissan GT-R. O Godzilla em pessoa voltou ao Brasil especialmente para o Salão do Automóvel depois de dois anos, e trouxe consigo outros três destaques nacionais: um crossover/SUV compacto, um estudo de design e um modelo racional que acaba de se naturalizar brasileiro.

 

A Nissan trouxe ao Brasil a versão Premium 2015 do GT-R, que é equipado com o motor V6 3.8 biturbo VR38DETT de 545 cv e 64,5 mkgf entre 3.200 e 5.800, e suspensão Bilstein Damptronic com três modos de operação. Sua missão no Salão, contudo, é apenas atrair olhares para o estande da marca, pois a marca não irá importá-lo oficialmente — ao menos por enquanto.

 

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A marca está focada em outro segmento, menos explosivo porém ainda bastante competitivo: os dos SUV compactos. Lembra quando a Nissan apresentou um conceito exclusivo para o Brasil chamado Extrem em 2012? Ele evoluiu e se tornou o Kicks Concept, que também tem um dedo da divisão de design da Nissan no Brasil.

 

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Além do nome descolado, o conceito tem uma proposta e dimensões semelhantes às do Ford EcoSport e foi desenvolvido como um rival para o Ford e o Renault Duster. A Nissan o levou para o Salão para testar a receptividade do público antes de decidir se irá produzi-lo ou não. O modelo tem tudo para ser produzido por aqui: a plataforma é derivada da usada pelo March e Versa, apenas com o entre-eixos alongado. O motor também é o mesmo 1.6 16v de 111 cv, mas o câmbio é um exclusivo CVT.

 

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E já que falamos no March e no Versa, eles também marcaram presença com novidades. O primeiro deles foi o New March com a versão Rio 2016, um exercício de design feito pelo estúdio da fabricante no Rio de Janeiro que adota um visual mais esportivo como referência aos jogos olímpicos de 2016.

 

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Segundo a marca, os elementos em laranja remetem à diversão, ao calor e ao sol do Brasil, e sinaliza a intenção da Nissan em trazer cores mais vibrantes ao mercado brasileiro.

 

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Já o Versa foi apresentado em sua versão brasileira fabricada em Resende (RJ), que ganhou o facelift adotado no restante do mundo. O motor 1.0 de três cilindros que era aguardado para competir com sedãs de entrada como o Voyage e o Ka+ ainda não deu as caras, e por enquanto ele será vendido apenas com motorização 1.6 16v Flex e câmbio manual de cinco marchas.

 

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Ford traz Mustang para o Salão e quer vendê-lo no Brasil a partir de 2016

 

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Sem grandes lançamentos neste fim de ano, a Ford tratou de atrair a atenção do público com uma série de conceitos do EcoSport e do Edge e seu maior destaque de 2015, o novo Mustang.

 

O muscle car é o principal destaque no estande da fabricante do oval azul e se apresenta ao público brasileiro em suas duas variações de carroceria: fastback e conversível. Os dois modelos são da versão GT, equipada com o motor V8 de cinco litros, comando duplo no cabeçote e 441 cv de potência.

 

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Apesar da visita, ainda não será desta vez que a Ford irá vender o Mustang no Brasil. Segundo os executivos da fabricante, os planos são de oferecê-lo por aqui somente a partir de 2016, provavelmente na versão GT V8 para fazer frente ao Camaro SS, que é trazido oficialmente pela Chevrolet desde 2010 com motor 6.2 V8. Além do GT, o Mustang também é oferecido nos EUA com o motor 2.3 Ecoboost turbo de quatro cilindros e 314 cv, e um V6 de 3,7 litros e 304 cv.

 

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Os mais recentes lançamentos da Ford também deram as caras no Salão: o novo Ka e sua inédita versão sedã completam a linha renovada e alinhada com o resto do mundo (ou quase isso, já que o Focus ainda não passou pelo facelift promovido no começo deste semestre).

 

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Para não ficar só no território da realidade, a Ford também apresenta três conceitos baseados no EcoSport, batizados Storm, Beauty e Beast. O primeiro tem forte inspiração na F-150 Raptor, como se percebe pela grade com o letreiro “FORD”, pelos pneus todo-terreno e pelos arcos dos para-lamas contrastantes. O modelo não antecipa nenhuma versão, mas segundo a Ford é uma tentativa de explorar as capacidades de customização do crossover.

 

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Os outros dois são baseados na lenda infantil ‘A Bela e a Fera’ (The Beauty and the Beast, em inglês), e mostram duas facetas diferentes do EcoSport: uma com ênfase na luxuosidade e outra na esportividade.

 

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O EcoSport Beauty tem pintura especial em cobre metálico com acabamento fosco e teto preto, enquanto o EcoSport Beast tem pintura branca com faixas cinza, uma tomada falsa de ar no capô e um scoop no teto como os carros de rali. Os dois modelos têm rodas de 18 polegadas e pneus de perfil baixo nas medidas 235/40.

 

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Outro conceito apresentado pela marca foi o Edge, que antecipa as linhas da nova geração do crossover e serve como vitrine tecnológica do modelo, com sensores e sistemas que futuramente serão usados para direção autônoma.

 

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Despedida do Evolution e Lancer nacional são os destaques da Mitsubishi no Salão

 

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Como você viu mais cedo em nosso novo canal patrocinado, a Mitsubishi está apresentando no Salão do Automóvel a última edição do Lancer Evolution, que deixará de ser produzido no final de 2015. Além dele, a marca também levou ao Salão sua versão de pista, o Lancer RS, e o mais novo Mit de corridas, o ASX R.

O último Evolution

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Para marcar o fim do Lancer Evolution depois de dez gerações e quase 23 anos, o braço brasileiro da Mitsubishi desenvolveu uma edição especial do modelo para o Brasil com a ajuda de John Easton da MML Motorsports — fabricante dos Evolution X que disputam o WRC atualmente e líder da Mitsubishi Ralliart no título mundial de rali.

 

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O modelo terá apenas 100 unidades e se diferencia dos demais Evo X pelas rodas grafite exclusivas do modelo, pelo detalhe em vermelho na grade e, claro, pelo motor mais potente: são 340 cv obtidos pelo remapeamento da ECU pela MML Motorsports.

Because racecar

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A Mitsubishi também trouxe sua dupla de corredores, o Lancer RS e o ASX R. Os dois modelos são desenvolvidos pela Ralliart Brasil e oferecidos a pilotos que desejam participar da Lancer Cup e da Mitsubishi Cup. O Lancer RS usa um motor 2.0 turbo de 340 cv, câmbio sequencial de seis marchas e tração integral. Já o ASX R usa um motor 2.0 aspirado de 172 cv e é destinado às pistas de terra da Mitsubishi Cup.

 

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Os dois modelos são oferecidos no sistema “sit&drive”, no qual toda a manutenção e conservação do carro é feita pela equipe da Ralliart Brasil. Quem também deu as caras foi o ASX Racing que faturou o Rally dos Sertões deste ano com Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.

Lancer brasileiro

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Além da versão especial preparada por John Easton, a Mit também apresentou a versão nacional do Lancer, lançada como modelo 2015. O modelo é produzido em Goiás e segue com o motor 2.0 16v de 160 cv e 20 mkgf com comando variável.

 

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Ele será feito em quatro versões 2.0 AWD, 2.0 CVT, 2.0 GT e 2.0 M/T — que podem ter câmbio manual de cinco marchas ou CVT com simulação de seis marchas e trocas por borboletas — e terá oito opções de cores. A lista de equipamentos inclui rodas de 18 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sistema multimídia e computador de bordo.

Gasolina e eletricidade

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A Mit também levou ao seu estande a nova versão híbrida do crossover Outlander, que será oferecida no Brasil como topo de linha do modeloe o conceito GC PHEX, uma vitrine tecnológica futurista da marca, com powertrain híbrido composto por um V6 3.o sobrealimentado de 340 cv e um motor elétrico de 95 cv e controlado por uma tela no painel. O modelo tem forte inspiração off-road, como se nota pelas rodas de 22 polegadas com pneus 285/45 e seu formato clássico de SUV.

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Onix Track Day: Chevrolet apresenta conceito inspirado nas pistas e outras novidades no Salão do Automóvel

 

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Um dos maiores estandes do Salão do Automóvel é o da Chevrolet, mas pudera: a marca levou todo a sua linha para 2015 ao Anhembi, nos colocou água na boca com o Camaro Z/28 e o Corvette Stingray, e ainda arrematou com os obrigatórios conceitos. Destes, o mais legal é, sem dúvida, o Onix Track Day.

 

Se o nome do conceito é irônico, dada a situação atual (e possível extinção) dos track days no País, o resultado é para lá de interessante. Inspirado, obviamente, nos carros que são preparados para acelerar em autódromos no fim de semana (e sabemos que muita gente aqui faz ou pensa em fazer isto!), o Onix Track Day traz novas rodas, modificações estéticas até que de bom gosto e, pasme, um engine swap de fábrica!

 

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O hatch amarelo tem detalhes na cor da carroceria, como a moldura da grade e os elementos internos dos faróis. A cor também aparece do lado de dentro — nas costuras dos bancos concha (com cintos de quatro pontas da Sparco), detalhes de acabamento do painel e do volante de base reta e no console central. Os cintos são de quatro pontas da Sparco, enquanto o visual do lado de fora fica completo com os novos aparatos aerodinâmicos na dianteira e com o aerofólio traseiro funcional.

 

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As rodas são de 17 polegadas e calçam pneus de medidas 215/45 R17 trazem molduras cromadas e miolo grafite, e a suspensão é mais baixa e firme para acompanhar. Os freios também receberam um upgrade.

 

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Mas a cereja do bolo é o motor: em vez do motor 1.0 de 80 cv ou mesmo do 1.4 de 106 cv das versões normais, o conceito recebeu o motor 1.8 16v Ecotec encontrado no Chevrolet Cruze. Com filtro de ar esportivo, escapamento em inox e injeção eletrônica recalibrada, o motor desenvolve 150 cv — 6 cv a mais que a versão que equipa o Cruze queimando etanol. Não há planos para lançar o Onix Track Day no mercado — o que é uma pena.

 

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O outro conceito foi a picape S10 High Country. O sobrenome é usado pela Chevy nos EUA para denotar versões luxuosas e recheadas das picapes e utilitários, mas no caso da S10 trata-se apenas do nome do conceito, que tem faróis escurecidos, rodas de 18 polegadas, acabamentos cromados na laterais e — o grande diferencial — um santantônio integrado à caçamba que, segundo a marca, também tem função aerodinâmica e, aliado à capota marítima, aumenta a capacidade de carga da picape. A carroceria é pintada em vermelho “Chili Red”, enquanto o lado de dentro traz detalhes em preto brilhante e couro bicolor.

 

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Além dos conceitos, a Chevrolet fez questão de apresentar pela primeira vez em solo nacional o Corvette C7 Stingray, com seu V8 de 6,2 litros e 466 cv e equipado com um câmbio automático de oito marchas; e o Camaro Z/28 — simplesmente a versão mais extrema do muscle car, com seu V8 de sete litros e 512 cv e um recorde em Nürburgring (7:37,40) no currículo.

 

Além disso, a Chevrolet levou toda a sua linha 2015 — que inclui Camaro conversível, Chevrolet Spin Activ (versão aventureira da minivan) e o Cruze reestilizado, que ficou com a cara do modelo americano e recebeu uma versão atualizada do câmbio manual de seis marchas.

 

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Fiat 500 Abarth: finalmente o pequeno escorpião italiano desembarca no Salão de São Paulo

 

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Desde 2012 a Fiat promete trazer o 500 Abarth para o Brasil e agora, finalmente, é chegada sua hora: o pequeno escorpião turbinado é a grande atração do estande da marca no Salão de São Paulo, que também conta com a presença do Bravo reestilizado, de um conceito inédito e de uma atração que deu errado.

 

Mas vamos logo ao que interessa: o mais novo representante da Fiat no segmento dos hot hatches. A marca prometeu que o pequeno italiano (que, na verdade, virá importado do México) estará nas concessionárias ainda neste ano, trazendo o motor 1.4 16v MultiAir turbinado de 167 cv e 23 mkgf de torque — o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Mas a aceleração em linha reta não é seu único atrativo — com suspensão bem acertada, controles eletrônicos de tração e estabilidade, peso baixo (1.180 kg, bem enxuto para os padrões atuais) e balanços curtos, o bichinho é bom de curva.

 

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Além de credenciais para a pista, o 500 Abarth é recheado com sete airbags, bancos concha de couro preto ou bicolor (preto e vermelho), som Alpine (que pode ser equipado com seis alto falantes mais subwoofer) e traz teto solar Sky Wind como opcional. O preço ainda não foi anunciado.

 

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Agora, enquanto um chega, o outro se prepara para ir embora — o Fiat Bravo mostrou no Salão sua nova cara, que está mais de acordo com a atual identidade visual da Fiat e é a aposta para dar uma sobrevida ao modelo até a chegada de seu substituto em 2016. As mudanças são discretas e, por fora, se restringem a novo para-choque e grade, que dão um ar mais sofisticado ao hatch, e um para-choque de desenho mais esportivo na traseira, acompanhado de lanternas com molduras pretas.

 

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Os motores permanecem os mesmos, mas as versões mudaram: agora, Essence, Attractive e a série especial Blackmotion trazem o motor 1.8 16v Etor.Q de 127 cv, que pode ser acoplado a um câmbio manual de cinco marchas ou à transmissão automatizada Dualogic Plus. Já o Bravo T-Jet traz o motor 1.4 turbo de 152 cv.

 

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O Fiat Uno, que acabou de ganhar uma reestilização e teve o interior todo reformulado, também marcou presença — incluindo alguns modelos especiais: um Uno Sporting que serviu como display para a linha de acessórios Mopar e um carro com o teto cortado — que lembra o Uno Cabrio apresentado no Salão de 2010, há quatro anos. Outra novidade do Uno foi a versão conceitual do sistema Uconnect — um suporte para smartphone que o transforma em uma central multimídia totalmente integrada ao carro.

 

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Voltando ao 500, a Fiat ainda trouxe o 500e, versão totalmente elétrica que já é vendida la fora e é equipada com um motor elétrico de 113 cv e 20,4 mkgf de torque, capaz de acelerar até os 100 km/h em nove segundos e chegar até os 140 km/h, com autonomia de 160 km e sem previsão de chegada ao Brasil.

 

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Se o 500e não vem, o conceito FCC4 menos ainda — o cupê de quatro portas com carroceria baixa e suspensão alta tem apelo offroad e apresenta uma “nova identidade visual” para a marca — na verdade, mais um exercício de design. Com perfil fastback, faróis afilados e lanternas em forma de “C”, o carro nada lembra o resto da linha Fiat e não deverá se tornar um modelo de produção.

 

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Foto: Vrum

E afinal, o que deu errado? Por volta das 16h, uma espécie de giroscópio gigante que exibia um Fiat 500C não aguentou o peso do carro, que se espatifou no chão. Os organizadores do estande cobriram a cena com um pano preto, e não houve feridos. Ao menos a Ferrari 458 Speciale e o Maserati Quattroporte (e, claro, o 500 Abarth) estavam ali para desviar a atenção da pequena tragédia…

 

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Vou ver se ano que vem me programo pra conseguir ir, deve ser bem legal vem uns supercarros de perto = D

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Fiat deitou :vts :vts :vts

 

Vou ver se ano que vem me programo pra conseguir ir, deve ser bem legal vem uns supercarros de perto = D

 

To vendo de ir sexta dia 7.

Será que ninguém vai aqui não ?

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