Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
mig_akira

Subwoofer pode queimar amplificador?

Recommended Posts

Bom dia pessoal.

Eu tinha um sistema de som com a seguinte configuração:

kit 2 duas vias JBL ms-62c frontais

falantes coaxiais padrões do Fiat 500 traseiros

amplificador Rockford Fosgate R250-4

Tudo funcionava bem até que eu coloquei um subwoofer velho que eu tinha, de 12" (não sei as especificações dele, mas é bem ruim). O som funcionou por mais ou menos uma semana, e então o meu amplificador entrou em modo de proteção. Eu não costumo ouvir som muito alto, não notei distorções nem clipping. Porém notei que o amplificador fica MUITO quente, sendo impossível encostar a mão por mais que alguns segundos. Eu passei um pano umidecido no amplificador e a água evaporou em segundos.

(ainda não vi se queimou ou se é só o fusível)

Eu queria saber se é possível o subwoofer ter queimado o amplificador, ou se isso foi só uma coincidência (ou seja, é impossível um subwoofer danificar um amplificador).

Obrigado!

Editado por mig_akira

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o amp esta esquentando mto, ele pode estar trabalhando abaixo da sua impedancia nominal

Como estão feitas as ligações ?

Qual a impedancia do sub?

Compartilhar este post

Link para o post

Fosgate é uma marca confiável, tem marcas chulas que trabalham bem em impedâncias menores, e ainda tem circuito que faz desligar em caso de superaquecimento.

Acho difícil ser o sub que tenha causado a queima, a não ser que tenha feito uma ligação muito imprópria.

O aquecimento exagerado pode ter sido causado por outro problema no próprio amp.

Compartilhar este post

Link para o post

excesso de ganho ou trabalhou abaixo da impedância nominal..

ou.. tem a possibilidade de mal contato no borne positivo ou negativo e fez ele trabalhar abaixo da tensão recomendada.

Compartilhar este post

Link para o post

ou.. tem a possibilidade de mal contato no borne positivo ou negativo e fez ele trabalhar abaixo da tensão recomendada.

:+1:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhando abaixo da impedância pode até causar a queima a longo prazo, nunca na hora, a não ser que seja um amp muito fuleiro com componentes sub dimensionados, o que a fosgate não faria, creio eu.

Excesso de ganho não causa queima também, pode clipar e queimar o sub, mas este pelo que se dessume dos autos, não é o caso em questão.

Mau contato no borne pode causar a queima da fonte, ou do aterramento do player quando se tem retorno de tensão pelo cabo RCA por falta de terra no modulo, mas queimar do jeito que queimou o amp do cara é muito raro. Uma tensão abaixo do normal, se for um amp classe AB nunca vai fazer queimar a saída de som, já num classe D é possível embora raro.

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhando abaixo da impedância pode até causar a queima a longo prazo, nunca na hora, a não ser que seja um amp muito fuleiro com componentes sub dimensionados, o que a fosgate não faria, creio eu.

é a linha R.. então é fuleirinho sim..

Excesso de ganho não causa queima também, pode clipar e queimar o sub, mas este pelo que se dessume dos autos, não é o caso em questão.

infelizmente tenho que discordar.. queima sim.. tanto que já queimou na minha mão (BB1600 empurrando EDX na bridge 4ohms)

Mau contato no borne pode causar a queima da fonte, ou do aterramento do player quando se tem retorno de tensão pelo cabo RCA por falta de terra no modulo, mas queimar do jeito que queimou o amp do cara é muito raro. Uma tensão abaixo do normal, se for um amp classe AB nunca vai fazer queimar a saída de som, já num classe D é possível embora raro.

mas em nenhum momento foi dito que queimou a saída.. apenas que amplificador entra em proteção.

ja vi tanto classe D 4 canais como AB de marca conceituada darem problemas por mal contato no borne..

vou nem comentar de casos de amps da roadstar com o mesmo problema (principalmente o 840).

Compartilhar este post

Link para o post

infelizmente tenho que discordar.. queima sim.. tanto que já queimou na minha mão (BB1600 empurrando EDX na bridge 4ohms)

mas em nenhum momento foi dito que queimou a saída.. apenas que amplificador entra em proteção.

ja vi tanto classe D 4 canais como AB de marca conceituada darem problemas por mal contato no borne..

vou nem comentar de casos de amps da roadstar com o mesmo problema (principalmente o 840).

Não conheço este fosgate borba, se for fuleiro como vc diz é possível queimar por trabalhar 1 semana em baixa impedância sim.

O bb1600 é até fortinho e infelizmente usa componentes sub dimensionados, por questões econômicas, mas um mal contato nos bornes da bateria vai dar queda de tesão na fonte mas não vai romper a saída de som pois as junções dos transistores só são rompidas e entram em curto quando há uma subida abrupta de corrente que ultrapassa os limites de tensão e amperagem (SOAR) do componente.

Se o amp arma proteção é 95% de certeza que a saída de som entrou em curto, ou algum componente antecessor à saída de som mas na etapa de amplificação de potência,

Se for a fonte vai queimar o fusível, já que os fets da fonte são ligados diretamente nos toroides que são ligados na bateria e não tem como acionar proteção nesta etapa. Só se tivesse um relê na fonte pra entrada de energia, mas um relê de alta corrente custa muito caro e precisaria de uma etapa de monitoramento desta etapa muito afudê.

Compartilhar este post

Link para o post

Vagabundasso.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal!

Obrigado pelas dicas! Eu vou levar o carro pra rever a fiação pra evitar problemas futuros, mas então posso considerar também que foi culpa do conjunto subwoofer + amplificador ruim! Verifiquei o amplificador e notei que os fusíveis não queimaram. Qual amplificador custo-benefício vocês recomendariam no meu caso? Não precisa ser algo que tenha uma qualidade sonora ótima porque o rádio do Fiat 500 não possui RCA, então já preciso usar um conversor, o que pouco que entendi, se não for um caro, vai comprometer a qualidade de áudio já de começo. Considerando isso, acho que seria besteira um amplificador muito bom, mas queria um que pelo menos fosse durável hehehe.

Obrigado novamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...