Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Diego Camilo

sub de 18" ala Importados

Recommended Posts

Se eu aumentar a arruela eu vo poder aumentar o xmax sem perder sens pela sua logica bloom, a questão e se compença ou nao pois so uma arruela de 280 por 25,5 mm (1") e quase 100 dilmas, mesmo preço de um imã de 280 kkkkkk axo Q nem compença.

no que a arruela inferior e o polo influem no woofer ? So na refrigeração da bobina ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diego, mas Xmax é o quanto a bobina fica pra fora do gap, não interessa o tamanho da arruela ou da bobina. Por exemplo, 10mm de xmax será sempre 10mm fora do gap, independente de se ter uma arruela com 20mm e um enrolamento com 40mm ou uma arruela com 3mm e enrolamento com 23mm.

O que estou dizendo é que quanto mais fora do gap a bobina fica, mais sensibilidade se perde.

E a arruelas são muito importantes na construção do alto-falante, não recomendo arruelas finas demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei nao em mas axo Q a arruela mais grossa influenciaria no xmax e sem perda de sens, mas por ser muito caro um arruela de 280mm vo deixar esse experimento pra outro protótipo.

qual espessura de arruela e qual altura de enrolamento vcs me recomendam ? Alguém sabe qual a altura do enrolamento e a espessura arruela do sw1p ou do panzer ?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpas interromper o assunto, mas no sento, qual o efeito ou beneficio de usar dois imas ou mais?

E já tem ideia para melhorar a refrigeração da bobina?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpas interromper o assunto, mas no sento, qual o efeito ou beneficio de usar dois imas ou mais?

E já tem ideia para melhorar a refrigeração da bobina?

vou explicar em meias palavras, quanto maior o ima maior a força do falante, aguenta mais potencia, tem uma melhor dissipaçao de calor.

Compartilhar este post

Link para o post

vou explicar em meias palavras, quanto maior o ima maior a força do falante, aguenta mais potencia, tem uma melhor dissipaçao de calor.

Mas por que não é comum em falantes profissionais o uso de dois imas e só em sub?

Custos apenas?

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei nao em mas axo Q a arruela mais grossa influenciaria no xmax e sem perda de sens, mas por ser muito caro um arruela de 280mm vo deixar esse experimento pra outro protótipo.

qual espessura de arruela e qual altura de enrolamento vcs me recomendam ? Alguém sabe qual a altura do enrolamento e a espessura arruela do sw1p ou do panzer ?

O Panzer utiliza bobina com 29 mm de enrolamento e arruela com 15 mm de espessura.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas por que não é comum em falantes profissionais o uso de dois imas e só em sub?

Custos apenas?

Subwoofers tem maior excursão e utilizando apenas um imã quase sempre o curso da bobina fica pequeno e acontece o famoso "bater bobina". Com dois imãs a bobina pode deslocar mais (descer mais) dentro do gap.

Compartilhar este post

Link para o post

alem do custo e doq o lucas falou e pq subs trabalham em frequências muito baixas e por isso precisam ter motor forte pra aguentar.

Compartilhar este post

Link para o post

O Panzer utiliza bobina com 29 mm de enrolamento e arruela com 15 mm de espessura.

se ele fizer um falante de 1000w só q com um conjunto motor de um de 2000w já vai ter uma grande diferença. é a mesma coisa de colocar a bobina de um sds no conjunto motor do panzer vai tocar muito mais.

Compartilhar este post

Link para o post

se ele fizer um falante de 1000w só q com um conjunto motor de um de 2000w já vai ter uma grande diferença. é a mesma coisa de colocar a bobina de um sds no conjunto motor do panzer vai tocar muito mais.

eu axo q não, pq se foce assim eles na aumentariam o tamanho da bobina.com uma bobina maior se dissipa mais calor, tem maior área de contacto com o gap e necessita de menos voltas na bobina para chegar na indutância desejada, o panzer só não e mais sensível q o sds pq se cone pesa muito mais, a bobina chega a ser ate mais leve por ser de kapton e ccaw.

pretendo por um imã grande e um cone leve para máxima sensibilidade.

se num woofer igual ao panzer eu adicionasse outro imã de 280x25 no que exatamente o woofer mudaria ?

Compartilhar este post

Link para o post

eles só aumentaram a bobina pra suportar mais potencia, vc se esqueceu q quanto mais potencia o af suporta mais grosso o fio da bobina deve ser e mais pesada ela fica por isso q tem q ter motor forte, é claro q a bobina do sds é mais leve q a do panzer, alem de ser menor tem o fio muito mais fino.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao e nao

a do sds tem umas 30g por ser de fibra e cobre, a do Panzer pesa uns 25g

nao tem q fio mais grosso pois nao preso potencia e sim sens

a única diferença do meu af pro Panzer e q ele terá cone leve ao contrario dos quase 250g do panzer.

se eu fizer a bobina em 8 ohms poderei usar fio mais fino ?

na teoria ele terá o conjunto motor igual do Panzer (tava pensando em por 2 imãs mas axo Q nao compença) so q um cone é uma bobina muito mais leves, que pelo jeito vo acabar fábrica do com poliamida e epoxi (kevlar)

Compartilhar este post

Link para o post

se num woofer igual ao panzer eu adicionasse outro imã de 280x25 no que exatamente o woofer mudaria ?

Pode ganhar sensibilidade, baixar o Qts, entre outros...

Nao e nao

a única diferença do meu af pro Panzer e q ele terá cone leve ao contrario dos quase 250g do panzer.

na teoria ele terá o conjunto motor igual do Panzer (tava pensando em por 2 imãs mas axo Q nao compença) so q um cone é uma bobina muito mais leves, que pelo jeito vo acabar fábrica do com poliamida e epoxi (kevlar)

Como eu disse lá atrás, se você não quer um falante com muita potência, não tem necessidade de uma bobina maior de 4".

Em 8 ohms o fio da bobina é mais fino e geralmente o enrolamento é um pouco maior, e em 4 ohms o fio é mais grosso e o enrolamento pouco menor. Em 4 ohms geralmente a sensibilidade é maior, pois a sensibilidade é ligada diretamente ao Re, menor Re, mais sensibilidade (quase sempre).

Compartilhar este post

Link para o post

Melhora a sens em que intensidade ? Se na teoria dobra o BL a sens cresce 3db ? Alguém sabe de algum woofer de 18" carcaça de alumínio e imã 220x25 para eu depenar e montar o meu em cima, o imã será usado no meu fururo mg de 12"

como eu aumento o qes e a vas do meu sub ?

Editado por Diego Camilo

Compartilhar este post

Link para o post

Nao e nao

na teoria ele terá o conjunto motor igual do Panzer (tava pensando em??? por 2 imãs mas axo Q nao compença) so q um cone é uma bobina muito mais leves, que pelo jeito vo acabar fábrica do com poliamida e epoxi (kevlar)

claro q nao, a do panzer é mais pesada, todas as 2 sao de fibra a diferença é q uma é de cobre e a outra ccaw(aluminio banhado de cobre), me responda como q uma bobina de 5,3 pol com altura de 28 e q é pra suporta 2500wrms é mais leve q uma de 4pol com altura de 31 e pra suportar 1350wrms é mais pesada??? pra suportar uma determinada potencia o falante tem q ter uma determinada espessura do fio.

Compartilhar este post

Link para o post

Melhora a sens em que intensidade ? Se na teoria dobra o BL a sens cresce 3db ? Alguém sabe de algum woofer de 18" carcaça de alumínio e imã 220x25 para eu depenar e montar o meu em cima, o imã será usado no meu fururo mg de 12"

como eu aumento o qes e a vas do meu sub ?

nao dobra o bl nao amigo, pq nao da pra saber o quanto aumentou sem fazer a medição, conversa com o lucas ai ele é representante da pv e só anda lá na fabrica ai ele pode ver se eles lá te vendem uma carcaça.

Compartilhar este post

Link para o post

E mais pesada sim, pelomenos na época q eu fiz a conta era se não me engano o pesado do Panzer e o cone.

vo ve se faço um cone de kevlar e epoxi com no máximo 100g

Diego: o q vc axa q eu teria de ganho se eu usasse uma arruela de 25mm ou mais ?

na teoria eu teria 12,5mm de xmax e na excursão máxima minha bobina ainda ficaria 50% imersa no gap, mais q qualquer um outro q eu conheço.

Lucas: vc teria carcaça de alumínio de 18" para venda ?

qual ganho eu teria com uma bobina curta(menor q a arruela superior) ?

Compartilhar este post

Link para o post

nenhum, pq quanto maior a altura do gap maior tem q ser a altura do enrolamento da bobina pra ter um bom xmax. se tu fazer uma bobina alta vc perde grave e ganha em subgrave e viceversa. ai vai do q vc quer fazer um sub ou um subao????se fosse eu faria com o gap em 12 e a bobina em 32. a arruela superior e a altura do gap pode ser diferente e com isso vc ganha em xlim. tipo a arruela superior em 25mm e o gap com 12mm. e a arruela inferior tambem teria q ser rebaixada pra nao bater bobina com isso vc teria um xlim de mais de 20mm antes do dano. ai se tu tiver um motor forte ele vai conseguir segurar mais a bobina e assim sera mais dificil de danificar se passar o xmax,

Compartilhar este post

Link para o post

Eu teria 25mm (espessura do imã) de distancia entre a bobina e a arruela superior, esse seria o xlin ?

motor forte terá to ate pençando em colocar 2 imãs de 280x25 mas axo q 1 ja basta

no q o polo e a arruela inferior influenciam no rendimento ?como abaixo o qes do af ?

Compartilhar este post

Link para o post

Esclarecendo algumas coisas aqui:

Seguinte, se tu usar uma arruela superior 20mm vs. 10mm : Vai ter mais força e menor compressão térmica na 20mm, mas vai ter q ter mais enrolamento para manter o xmax, ganha de uma lado perde de outro, tem q achar o equilibrio, se vai usar pouca potencia, indicaria, 12mm

Outro ponto, não posso afirmar pq não pesei, mas essa de uma bobina de 2500rms de 5,3 pol, ser mais pesada q uma de 4 pol, para 1350rms, soh isso não quer dizer nada, pq como vc mesmo falou, uma eh em cobre e outra em ccaw (jah usei as duas e a ccaw, para mesmo diametro, mesma altura de enrolamento e mesma RE, pesa quase a metade da de cobre) esse eh um ponto e se pesar as bobinas e comparar, se a ccaw for 2 camadas com a de cobre, acredito que elas tenham pesos bem parecidos hein...

Outra coisa, se usar ferrite 280mm, com bobina 140mm ou o mesmo com bobina 100mm, melhor usar com 100mm a força de um mesmo conjunto, se torna maior, quanto menor for o "furo" da bobina, por ter mais energia, pela maior massa na largura da arruela superior....

Mais uma coisa, dobrar a altura do ferrite, vai dar digamos em media, uns 20% mais de força somente, e não o dobro....

Outro ponto, invista em bobina dual side (in/out) pela melhor troca de calor...

Mais um ponto, como a fluxo não eh "reto", teoricamente se tu tem um arruela de 10mm e a sobra de bobina de 10mm pra cima e pra baixo, teria 10mm de xmax, mas considerando 10% de distorção, teria teoricamente, 12,5mm de xmax, enquanto q na de 20mm teria 15mm de xmax, pq? pq como o fluxo não eh perfeito, admitimos q o conjutno tem força sobre a bobina ateh + "1/4 da espessura da arruela" , ou seja, para 10mm de arruela, teriamos 10mm + (1/4 da arruela de 10mm) = 12,5mm e para 20mm teriamos 10mm + (1/4 de 20mm) = 15mm

Quanto a centragem tem mais um detalhe, muitos subões usam centragens progressivas, com ondas maiores na parte externa e q vão diminuindo, ajundando a controlar mais, quando se tem muita excursão, e ao mesmo tempo não matando muito o falante, enquanto não se tem tanto deslocamento/potencia...

Quanto ao GAP, quanto mais "rente" a bobina, melhor a força, mais controle, e melhor a troca de calor, menor compressão térmica (que não será muito problema neste caso q tu quer), mas tb menor a tolerância a distorção...

Quanto aos preços dos componentes, existem sim, diversas empresas com preços mais acessiveis, e de boa qualidade, como a Peteca centragens mesmo, que quem eh do meio sabe que ela produz centragens para as "grandes"e digo grandes mesmo, nada de intermediarias, e mesmo assim se tu fizer um pedido minimo de 200 peças elas fazem elas do jeito q tu quiser... Assim como para conjuntos magneticos tb se consegue, desde medidas, como o tipo de ferrite de bário a ser usado, não eh tãooo complicado assim comprar personalizado, como estão querendo fazer parecer, e nem tãooo caro assim, lógico que uma empresa de grande escala, vai ter produtos melhores, a um custo menor, mas eh acredito sim, que tem como fazer um falante melhor q a kromus da vida, sem dúvidas... claro que inferior a uma oversound/jbl da vida

Voltando as cones, como o lucas disse, tb existe algumas fabricas q fazem sob especificação de peso, escolha de vacuo ou não, tipo de borda, etc... inclusive a powervox eh uma que tem diversos modelos de componentes e de boa qualidade, assim como as carcaças tb tem como conseguir a um preço melhor, as mais usadas, claro que um projeto personalizado, em um dos lugares que compro eles fazem, mas a matriz sai 10.000 reais, mas o preço de uma carcaça injetada eh em torno de 80 reais de 18"...

Resumindo tudo varia, mas acredito sim, ser possivel fazer em "casa", um produto superior a um khromus da vida sim...

Um ferramente que seria bom tu ter, era um woofertester... coisa de 180$ e te ajuda a tirar parametros T/S dos falantes (jah seria um progresso jah que muita "fabricas" nem isso tem (essas baratonas))...

Compartilhar este post

Link para o post

...

O visinho Gseverog2 saca tudo de bobinas e conjunto móvel de falantes ja troquei idéia com ele, pode ir por ele, e ta perdendo dinheiro com o vasto conhecimento que tem nessa área era pra ta fazendo ótimos falantes pra nos vender, falta um certo ar de empreendedorismo no moço pois por hora ainda faz por gosto, ainda vou experimentar algum woofer feito por ele, pois por questões de tempo e correria em querer aprontar acabei pegando woofer 8'' ja prontos, confio em sua capacidade, hora que se dispor investir na produção e quiser vender e divulgar, a minha chevrolet ta a disposição cabe woofer18'' e mid de 8'' .

Abraço e bora produzir home.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja vi q o cara manja muito mesmo, e peço obrigado pela ajuda de todos

esclarecendo outra duvida, como eu faço para baixar o qes do meu af ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...