Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RaFaEl_P

[AJUDA] Sintonia Caixa Sub Focal P30DB 12"

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Depois de alguns anos sem som na mala do carro, estou montando agora um projetinho simples pra dar aquele grave gostoso dentro do carro.

Meu carro atual é um Fiat Punto 2013 com rádio original (possui rca) e alto-falantes de 45w rms nas portas, porém recebendo 20w rms cada do aparelho. A princípio estou contente com o "volume" e "qualidade" do som, porém falta aquele grave vindo de trás.

Por enquanto irei colocar só um sub + modulo. Quem sabe mais pra frente eu acrescente um kit 2 vias e um módulo p/ ele.

Segue dados do Focal:

Tamanho 12"

Impedância: 2x4ohm

Potência: 300w rms

Fs 29.4Hz

Re 1.7 Ohm

Vas 56.76 I

Qts 0.427

Qes 0.46

Qms 6

Sd 510.7cm2

Cas 4.04E-7m5/N

Mas 72.51kg/m4

Ras 2232.52 Ohms.ac

Cms 1.55E-4m/N

Mms 189.13g

Rms 5.823kg/s

Ces 1383.43mF

Les 21.18mH

Res 23.48 Ohms

BI 11.69 N/A

SPL 86.8 dB/W/m

Xmax 9mm

Editado por RaFaEl_P

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, analisando os parametros pode-se dizer que este sub é mais voltado p/ qualidade, subgrave, spl, o que?

Mandei fazer a caixa com 60L internos e duto de 4" x 25cm. No manual tinha caixas de 35L a 80L, então acredito que nesta litragem terei o grave um pouco mais macio, correto?

Ouço principalmente musicas eletronicas, sertanejo e hip hop. Fiz uma boa escolha?

Amanhã irei postar algumas fotos, e vou relatando minhas primeiras impressões!

Compartilhar este post

Link para o post

Ixii será? Mas não é psy, é musicas estilo david guetta, calvin harris, etc, que não dão aquela batida muito seca...

Segue o gráfico

2vwhgeg.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, mudei a caixa...resolvi fazer com 52L e duto 3" x 17cm conforme o manual tb.

Segue fotos dos equipamentos:

Kit de Cabo Focal PK-8

2j4daqh.jpg

Caixas dos Equipamentos

jfdlab.jpg

Todos os Equipamentos

23m8prr.jpg

Sub Focal

j7dy6c.jpg

Módulo

dy6tjk.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Sub merece uma selada para tocar bem plano e de tudo. :legal:

Pessoal, mudei a caixa...resolvi fazer com 52L e duto 3" x 17cm conforme o manual tb.

eu faria uma seladinha com 38~40l, vai ficar show

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vendo a curva de resposta do Sub eu volto atraz ... [^]

60 Litros Brutos e f3 @ 35 hz ... com Fb provavel entre 38hz ~ 45hz deve ficar bem legal ...

Mas para para um SQ ele merece mesmo é uma selada. (é o que eu faria) :legal:

Não me diz isso, agora ja mandei ele reduzir a caixa p/ 52L hahaha

Mas acredito que ficará bom tb, o grafico irá ficar entre o 45hz e os 60hz, correto?

Não fiz selada pq quero uma pegada de spl

Compartilhar este post

Link para o post

Já mandou fazer ..... :blink:

Podia simular esse bixo mas agora já éra .... :vts

A grosso modo deve ficar em torno de 45Hz como no grafico que vc postou ... e com certeza terá uma bela "pitada" de SPL :legal:

rsrsrs é pq mandei fazer a caixa ontem com 60L, só que hj de manhã acessei o fórum e vi comentários que com 60L ficaria ruim pra eletrônica, correndo o risco de embolar. Fui correndo no marceneiro e por sorte a caixa não tava pronta ainda, dai reduzimos a largura da msm, fechando em 52L...dai vou seguir as medidas do duto p/ caixa de 50L q consta no manual.

Acredito que ficará legal, não simulei no winsd ainda, mas creio que ficará com resposta entre 45L e 60L.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, caixa pronta, sub e modulo colocados...só falta instalar. Acredito que amanhã ja esteja tudo funcionando [¨]

Ficou com 52L internos, duto 3"x17cm

fks3dk.jpg

2ecpshs.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael ficou muito bonito [-]

Vou copiar esse SET para o carro da esposa ..... [¨]

Mas é o seguinte cara ... simulei esse bixano no BassBox e foi por esse motivo que gostei do sub .... mesmo em Dutada o sub é plano que é uma beleza ...

Porem tem uma ressalva vc diminuiu o volume bruto do box e está usando um duto de 3" (74mm) mas o manual pede dutos de (80mm) mas isso "NUM EKIZISTE" Focal ... kkkkkk

Conclusão segundo BassBox seu box está sintonizado em 32Hz com F3 @ 30Hz e Fp @ 45Hz + 1,5dB (exatamente como no manual) mas com esse duto de 3" a velocidade do Ar está muito alta 44ms em 30Hz ... ou seja esse duto vai soprar que é uma beleza em Hip Hop´s da vida ...

Mesmo o duto recomendado de 80mm x 170mm a velocidade fica no limite mas com esse de 74mm (3") a situação se agrava ...

Porem isso é simulação pões esse bixano para tocar o veja o que acontece ... se soprar mesmo é so alterar o diametro do duto e manter a sintonia ....

Abraço. :legal:

Obrigado pelas Dicas Vini!!

Som está instalado, porém ainda não tive tempo de regular/testar...qual seria a solução então p/ resolver o problema do duto? encurtá-lo? ou aumentar o diametro?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas realmente está soprando ...?

No plot isso irá ocorrer proximo dos 30Hz ...

Se realmente isso ocorrer é só alterar o doto de 3" para 4" e manter a sintonia ... :legal:

Irá soprar so com hip hop? Irei testar dps, pois ainda não tive tempo...No caso se soprar, é so alterar p/ 4" e o comprimento deixo o msm?

Com relação as regulagens, corto o lpf em quantos hz? 80?100?

Edit:

Joguei no Winisd e deu um pouco diferente, vou postar as imagens:

Com o duto 3" x 17 cm, a sintonia ficou em 33,825hz

FP 43hz +1,63db

Velocidade do ar: 18,37ms em 33hz

Segue as imagens:

2j4ws9j.jpg

iwrfr6.jpg

1zeb7v7.jpg

Sera que fiz alguma coisa errada?

Editado por RaFaEl_P

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhh Vini, realmente usei o plot do delay p/ velocidade...não achei o plot de velocidade no winisd :(

Mas como falasse, o vent march deu verde, ou seja, estaria ok, correto?

Deixando o programa de lado e relatando as minhas primeiras impressões:

O grave ficou fo**!!!! :vts

Testei ontem a tarde com um amigo, e ficamos impressionado com a força que o bixinho tem! Surpreendeu minhas expectativas, não parece ter um sub só na mala, da bastante pressão! E o melhor de tudo isso é que o grave é "parelho" em diferentes tipos de música...Posso colocar eletronica, pagode, reggae, sertanejo, hip hop, toca sempre forte e redondinho...o único problema é em musica de rock com batida mais rapida, embola tudo rsrsrs Mas como não costumo ouvir, então ficou como eu queria :legal:

Vou gravar vídeos e postar aqui, mas já adianto que o sub vale o que custa e surpreende.

Ahh e por enquanto não vi soprar o duto

Editado por RaFaEl_P

Compartilhar este post

Link para o post

bumbo duplo é selada, em dutada é a coisa mais rara do mundo não embolar!

Compartilhar este post

Link para o post

Vini, pode pegar esse focal sem medo...Eu queria um sub que ngm tivesse aqui na minha região, não queria os pioneers da vida(nada contra, mas gosto de algo diferente), e com ele posso escutar todas as músicas que eu gosto...Porém, se quisesse unicamente hip hop, faria a caixa com 60L no mínimo (manual indica ate 80L), e no seu caso se preferir um sub mais rapido, faz com 45L ou 35L (como tb indica no manual) ou em selada. Garanto que não irá se arrepender!

Compartilhar este post

Link para o post

Mandei trazer tudo do Paragua...o sub, o módulo e o kit de cabo Focal

Se tiveres como trazer de lá, consulta a lista de preços da loja Senki Electronica (única distribuidora oficial da Focal)

Vou fazer os vídeos sim, na verdade eu tinha feito vários pelo iphone, porém não captou o grave e ficou mto grande p/ jogar no youtube...vou gravar com meu cel antigo que apesar da qualidade da imagem não ser mto boa, o grave fica mais nítido e num formato mais leve para upar.

Editado por RaFaEl_P

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Pessoal,

Mandei fazer uma caixa nova p/ o meu sub Focal, e preciso da ajuda de vcs p/ definir a sintonia da mesma.

A minha caixa atual possui 52L interno bruto, duto 3" x 17cm com sintonia aproximada em 34Hz...Acontece que o subgrave não está rendendo legal, percebo q o sub desce bem ate uns 35~38hz mas dps disso fica xoxo...e o user ViniMishima ja havia comentado que o duto poderia soprar em frequencias mais baixas e por consequencia perder rendimento. Por isso, agora após 1 ano resolvi criar coragem e fazer uma caixa nova com 60L bruto interno (conforme manual), porém estou na dúvida da sintonia da mesma.

O manual pede o seguinte: 1 duto de 4" x 25cm, o que daria uma sintonia aproxima de 36hz...Porém estou achando essa sintonia um pouco alta e tenho medo de não melhorar o subgrave...

Então qual a sugestão de voces? Faço nessa sintonia que ficará bom ou aumento um pouco o duto pra 30~35cm p/ abaixar a sintonia??

Editado por RaFaEl_P

Compartilhar este post

Link para o post

aumenta o duto e testa, soh na pratica msmo, teste 30cm (axo q vai fikar nos 30-32hz)....esquece agora os graficos, ja q tem $ faz a caixa e ve se o sub desce ou nao......soh assim pra ver se ele responde ou nao aonde vc quer. Se n tocar forte do jeito q busca ai eh partir pra outro mais ''pesado''. Dps poe ae as musicas q usou pra comparar e oq axou

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Victor!

Caixa pronta, resolvi fazer com o duto 4" x 30cm pra baixar um pouco a sintonia e dps se não curtisse era so cortar pra 25cm.

Vamos aos resultados:

Subgrave e qualidade do som mudou muito! Agora toca bem todas as músicas, se boto um hip hop o grave é forte, eletrônica também, sertanejo também, etc.

Mas no hip hop mudou bastante mesmo, o sub desce legal com pressão...quero testar mais alguns dias pra ver se corto o duto em 25cm ou não. Mas vou mandar os gráficos comparando com a caixa antiga (52L, 60L sintonia 36hz, 60L sintonia 33hz que é a atual).

Compartilhar este post

Link para o post

hm resultado legal. com litragem maior a caixa fica mais plana por isso axa q os graves estao +- no msm patamar, porem desc e certas freq mais baixas aparecendo com maior pressao...mas repare bem e q com ctz se vc por um rock esta tocando mais fraco com a batida nao tao forte qnt antes. veja se aconteceu isso

Compartilhar este post

Link para o post

hm resultado legal. com litragem maior a caixa fica mais plana por isso axa q os graves estao +- no msm patamar, porem desc e certas freq mais baixas aparecendo com maior pressao...mas repare bem e q com ctz se vc por um rock esta tocando mais fraco com a batida nao tao forte qnt antes. veja se aconteceu isso

Sim amigo, rock e outras com batidas mais rápidas e secas ficou mais fraco...vale a pena cortar o duto ate 25cm pra aumentar a sintonia?

Compartilhar este post

Link para o post

cara ai eh com vc HEHEHE veja oq vc mais escuta e faz pra esse gosto, eh impossivel ter um sub apenas pra tocar ''forte'' todo tipo de musica.....se vc escutar bastante pop/rock/sertanejo ateh vale, caso nao, deixa assim e boa , sendo mais puxado pra graves mais baixos.

isso eh mt escolha pessoal hehehe

se quiser mais grave soh aumentando o num. de sub dai !

Editado por victor henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...