Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
golo

Filtro Subsônico

Recommended Posts

Galera, procurei mas não achei tópicos falando diretamente sobre isto.

Com o filtro subsônico:

Perde qualidade ou ganha?

Em quanto se deve sintônizá-lo?

Onde acho para comprar?

Só serve para o cone não excursionar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

funciona assim, na caixa dutada principalmente, o cone perde totalmente o controle de excursão abaixo da sintonia da caixa e pode ficar perigoso, principalmente em caixas grandes ou personalizadas

então usa-se um passa-alta pra fugir do "descontrole", ou em woofers, etc

encontra-se pra comprar na alchemy, ou alguns amps tem esse recurso

mas só use se estiver precisando

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
funciona assim, na caixa dutada principalmente, o cone perde totalmente o controle de excursão abaixo da sintonia da caixa e pode ficar perigoso, principalmente em caixas grandes ou personalizadas

então usa-se um passa-alta pra fugir do "descontrole", ou em woofers, etc

encontra-se pra comprar na alchemy, ou alguns amps tem esse recurso

mas só use se estiver precisando

Abraços

Muito obrigado pela resposta, porém surgiram outras dúvidas...

Quando irei perceber que preciso? Faz algum barulho, tipo a bobina batendo?

Estou fazendo uma caixa para um hinor crusader, de 55 litros e sintonia do duto entre 25 e 22hz (ainda não decidi, farei a regulagem por ouvido). Então dificilmente necessitarei de um filtro.

Por fim, você disse passa-alta. De quantos Hz?

Compartilhar este post

Link para o post

filtro subsônico = passa alta

vai perceber que precisa ou pelas simulações que vão mostrar sobre excursão, ou observando o cone excursionando demais em tal frequencia

essa tua caixa dificilmente vai sintoniar em 22Hz sem dar problemas de exursão dentro da faixa de sintonia... está em algum software?

acho impossível que funcione com essa sintonia tao baixa

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
filtro subsônico = passa alta

vai perceber que precisa ou pelas simulações que vão mostrar sobre excursão, ou observando o cone excursionando demais em tal frequencia

essa tua caixa dificilmente vai sintoniar em 22Hz sem dar problemas de exursão dentro da faixa de sintonia... está em algum software?

acho impossível que funcione com essa sintonia tao baixa

Abraços

fiz as simulações no WinISD. O excursionamento é visto no Phase Plot? O que é isso?

"essa tua caixa dificilmente vai sintoniar em 22Hz sem dar problemas de exursão dentro da faixa de sintonia" porque isso acontece? Então devo colocar um filtro? Ou mudar os dutos para uns 28 Hz (apesar que assim ficarei com um pico muito alto)?

Compartilhar este post

Link para o post

faz um teste prático..... depois de pronta a caixa.... digo tudo mesmo.... já instalada no carro.... coloque um cd de frequencia..... algo entre 20 e 40Hz..... veja se vc ESCUTARÁ algo.... se vc escutar o TUUUUUUMMMMMMM´em 40Hz, tá blz!

Se não escutar em 30Hz..... (vc verá o FALANTE MEXENDO P/ KCETE!!!! e sai uma TEMPESTADE DE VENTO DO DUTO..... PARECE ATÉ UM FURACÃO que sai de lá....) ai vc terá de fazer esse corte em 30Hz passa alta (pode até ser mais alto.... algo entorno de 35Hz... só depende de até "quanto" teu sub consegue responder - Hz)).....

Compartilhar este post

Link para o post
faz um teste prático..... depois de pronta a caixa.... digo tudo mesmo.... já instalada no carro.... coloque um cd de frequencia..... algo entre 20 e 40Hz..... veja se vc ESCUTARÁ algo.... se vc escutar o TUUUUUUMMMMMMM´em 40Hz, tá blz!

Se não escutar em 30Hz..... (vc verá o FALANTE MEXENDO P/ KCETE!!!! e sai uma TEMPESTADE DE VENTO DO DUTO..... PARECE ATÉ UM FURACÃO que sai de lá....) ai vc terá de fazer esse corte em 30Hz passa alta (pode até ser mais alto.... algo entorno de 35Hz... só depende de até "quanto" teu sub consegue responder - Hz)).....

Valeu! :legal:

E o que é o phase plot do WInISD?

Se mudar o duto, para uma freqüencia mais alta, resolve o problema?

Compartilhar este post

Link para o post

deve ser a fase.... normal, +/-90º, +/-180º .... meu player tem fase..... normal ou 180°..... se colocar em 180° o sub "bate ao contrário" isso é usado qndo coloca-se o sub c/ a carcaça pra fora da caixa.....

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

ao contrário.... piora.....pq vc "subirá" a frequencia da caixa (diminuindo o comprimento do duto).... abaixo desse valor, o sub se descontrolará..... se vc veja se seu sub é capaz de responder tão baixo..... (se vc aumentar o comprimento do duto)

Compartilhar este post

Link para o post
ao contrário.... piora.....pq vc "subirá" a frequencia da caixa (diminuindo o comprimento do duto).... abaixo desse valor, o sub se descontrolará..... se vc veja se seu sub é capaz de responder tão baixo..... (se vc aumentar o comprimento do duto)

O fs do meu sub é 27,04 Hz. O duto colocarei em 22 Hz.

A caixa especificada pelo fabricante é muito estranha...

é de 45 litros, com duto em 40 Hz. Assim dá pico de 5,15 Db a 60 hz!

A minha está com 55 litros (sem descontrar o sub e os dutos) em 22 Hz.

O fato do duto estar em um valor menor que o Fs de meu sub tem problema?

Compartilhar este post

Link para o post

tem problema, essa tua sintonia eh impossivel de fazer, olha o gráfico excursion

mas vc vai ter que sintoniar nuns 35Hz no mínimo, eu acho (sem simular)

Compartilhar este post

Link para o post
tem problema, essa tua sintonia eh impossivel de fazer, olha o gráfico excursion

O soda é que meu WinISD não tem este excursion. Você sabe onde posso pegar uma versão que possua esta opção de gráfico?

Compartilhar este post

Link para o post

qual valor que o cone excursion começa a excursionar? Quando o valor é acima do Xmax?

Compartilhar este post

Link para o post

qual valor que o cone excursion começa a excursionar? Quando o valor é acima do Xmax?

e isto deve ser com sinal 1 wrms ou o máximo que o sub consegue?

Compartilhar este post

Link para o post

e isto deve ser com sinal 1 wrms ou o máximo que o sub consegue?

com a pot aplicada

Compartilhar este post

Link para o post

Ta tudo pronto. A caixa, a potência, tudo...

Fiz dutos de 30 cm, 25, 20, 15 e 10 para ouvir a diferença. São dois de 50 mm

Ainda não tive como testar porque fico meio sem graça. Moro em prédio e toda hora tem gente passando e aquele barulhão...

Daqui uns dias mudo de casa e faço os teste.

Primeiras impressões

To sem cross. Ele chega amanão ou depois. Fiz os testes com o cd de freqüencias.

Os testes fiz com dutos de 30 cm e 10 cm.

Pude perceber que os de 10 solta muito mais ar do que os de 30 em freqüencias mais altas (40 para cima) Em freqüencias mais baixas foram os de 30. Não ví super excursão do sub. Quando isso ocorre faz algum barulho diferente? no meu não fez nada alem das freqüencias. Agora to sem medo da excursão, apesar de mostrar 22 mm no WinISD.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse filtro poderia ser por exemplo um corte feito no aparelho em 50hz??

Compartilhar este post

Link para o post
Esse filtro poderia ser por exemplo um corte feito no aparelho em 50hz??

não entendi sua pergunta :huh:

CE ta falando so filtro subsônico?

É um passa alta. 50 acho muito alto. Ia perder muito subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

o que pode ocorrer é que a própria compliância do seu porta-malas (e do interior do seu carro) tá freando o cone do sub e não deixando ele sobrexcursionar. sua caixa, com o carro fechado, se comporta como a metade traseira de uma bandpass; se vc fizer o teste, perceberá que com o porta-mala aberto a excursão vai aumentar e bastante.

efeitos de sobrexcursão não são vistos de imediato nem são facilmente perceptíveis em tão pouco tempo, a menos que vc fosse prum DB Drag e entuchasse potência nos subs com tudo. a fadiga dos materiais (principalmente a aranha/centragem) vem com o tempo e com o uso despropositadamente acentuado. se vc entucha muita potência num sub em frequências passíveis de sobrexcursão o tempo todo, o sub vai falhar tão mais rápido. se vc tem um projeto controlado, que não superestenda os limites do falante por tempo demais, e se o falante for bem construído, o Xmax acaba virando apenas uma guia.

Compartilhar este post

Link para o post
o que pode ocorrer é que a própria compliância do seu porta-malas (e do interior do seu carro) tá freando o cone do sub e não deixando ele sobrexcursionar. sua caixa, com o carro fechado, se comporta como a metade traseira de uma bandpass; se vc fizer o teste, perceberá que com o porta-mala aberto a excursão vai aumentar e bastante.

efeitos de sobrexcursão não são vistos de imediato nem são facilmente perceptíveis em tão pouco tempo, a menos que vc fosse prum DB Drag e entuchasse potência nos subs com tudo. a fadiga dos materiais (principalmente a aranha/centragem) vem com o tempo e com o uso despropositadamente acentuado. se vc entucha muita potência num sub em frequências passíveis de sobrexcursão o tempo todo, o sub vai falhar tão mais rápido. se vc tem um projeto controlado, que não superestenda os limites do falante por tempo demais, e se o falante for bem construído, o Xmax acaba virando apenas uma guia.

aaaaaaa. Valew :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...