Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Giovani A.

Organização do Trio

Recommended Posts

Boa Tarde.

Bom fiz uma pesquisa aqui e não achei absolutamente nenhum tópico sobre esse questionamento.

Hoje estava encomendando algumas coisas a mais pra mim conseguir finalizar de vez o meu trio, fazer rack e deixar perfeito, bom o que mais me matuta na cabeça é o acabamento, eu não consigo deixar os fios desemcapados direto no distribuidor por exemplo ou até mesmo no módulo, acho isso uma extrema falta de capacidade pra falar bem a verdade, deixar os cabos desorganizados e etc.

Então fui atrás de soluções para esse problema, meu primeiro pensamento foi o seguinte, organizar os cabos de força e pra falar a verdade a própria technoise está deixando isso bem fácil para todos nós do ramo do som automotivo, tanto para trio quanto para o SQ, hifi, etc. Comecei então por diferenciar os cabos negativos dos positivos e também dos módulos, acho que fica muito mais fácil ter pra cada módulo uma cor, por exemplo meu set quero definir o seguinte, cabos 53mm positivos azuis e o negativo azul com techflex preto, cabos 33mm positivo verde e negativo verde com techflex preto e por fim cabo 21mm positivo laranja e negativo laranja com techflex preto.

Até ai tudo bem nada de mistério porém o que comentei acima sobre cabos desemcapados eu tive de pesquisar e a única coisa que achei interessante para terminais em Distribuidores e Módulos foi o seguinte :

http://www.technoise.com.br/produto/car-audio/terminais-de-conexao/redutor/terminal-redutor-technoise-co-niquel-1-0-awg-4-awg-pino/

http://www.technoise.com.br/produto/car-audio/terminais-de-conexao/olhal/terminal-olhal-technoise-co-niquel-pos-neg-1-via-1-0-awg/

Eu só achei isso, não consegui achar mais nada para essa finalidade, porém eu nunca usei nenhum dos dois e nem sei se cabem em distribuidores e módulos, até pelo formato achatado, tenho minhas dúvidas, então resolvi criar o tópico pra todo mundo expor suas experiências e mostrar pra quem quer fazer algo no capricho que é possível, mais tarde posto fotos dos meus terminais de bateria que fiz em casa mesmo com um maçarico e uns metros de estanho, top, barato e lindo demais.

Tenho acompanhado um pouco da galera do SQ e por isso tenho sido um pouco mais exigente com a instalação também, acho horrível ter fio pra todo lado, isso é feio e perigoso, acho que todo mundo aqui tem 2 braços 2 pernas e uma mente bem evoluida pra conseguir fazer algo no CAPRICHO !

Então por favor, postem, comentem, critiquem, vamos fazer deste um tópico interessante pra quem ta começando e quer montar algo limpo e bem organizado !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apoiado ! :rever1:

porém sempre tive duvidas se essas terminar redutor dá a mesma transferência de energia que um cabo direto em contato com o modulo.

tbm tive a ideia de prender cabos com cola quente nos mdf pra ficarem firmes, mas ainda não testei.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta parado esse trio nesse forum kkkkkkkkk

Direto da maça mordida com tapatauki

Compartilhar este post

Link para o post

se usar o cabeamento certinho não tem crise, no meu hd5k uso 50mm e entra perfeito não fica um fiozinho de fora, o meu barramento é com parafusos e fica muito organizado com cabos de 10mm a 50mm

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz quanto menos conexoes etc melhor quanto mais simples melhor sou a favor de cabos bem grossos se a regra pede 35mm use 50 pra nao ter nenhum tipo de perca,

os distribuidores sao otimos mesmo, se tu puchar um 120mm das baterias para o distribuidor fica top no seu caso. acredito eu,

Compartilhar este post

Link para o post

Uso 53 mm mas o meu problema é usar os desemcapados, na hora de colocar e tirar lá do distribuidor ou dos módulos ta sempre caindo um ou outro, gostaria que fosse tudo do naipe da foto aqui ó

6upere3e.jpghezu2yna.jpgve7evaby.jpg

Queria assim todos os cabos, fáceis de instalar sem ter perdas é claro !

Compartilhar este post

Link para o post

existe um terminal de prensar que e bem fininho a sua parede dai fica quase da mesma medida do cabo , eu acho interessante este modelo se eu achar um na net ponho aqui

e desse modelo , mas nao sei se tem de 53mm veja que o cabo vica na parte do contato e e pernsado junto com o terminal.

Compartilhar este post

Link para o post

Não abriu nada aqui pra mim..

Compartilhar este post

Link para o post

existe um terminal de prensar que e bem fininho a sua parede dai fica quase da mesma medida do cabo , eu acho interessante este modelo se eu achar um na net ponho aqui

e desse modelo , mas nao sei se tem de 53mm veja que o cabo vica na parte do contato e e pernsado junto com o terminal.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544285064-terminal-olhal-com-termoretratil-21mm-pacote-com-5-pares-_JM

só achei de 21mm technoise.

Compartilhar este post

Link para o post

Para organizar os cabos eu coloco um parafuso e prendo com rabo de gato, fica alinhadinho.

rabo de gato?

seria isso?Abra%C3%A7adeira%20de%20Nylon.jpg

Editado por marcianoschmitt

Compartilhar este post

Link para o post

Algo que tenho usado agora é o tal do techflex também porque o acabamento dele pra poder organizar os fios fica muito boom ! Sem contar que fica bom é claro ..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava usando um de PC, tinha um pouco só mas foi o suficiente pro SQ da gland blazer, to tentando comprar do janderstyle mas o homem é enrolado que só ele ...

Compartilhar este post

Link para o post

excelente tópico, estou com várias dúvidas no assunto e gostaria da ajuda do povo!

Também to precisando reorganizar o rack do meu trio e refazer o terra.

Apesar de todos o cabos estarem com bastante solda e feitos no capricho, minha ligação de força está da seguinte forma.

2 baterias freedom 115ah cabos de 35mm em um disjuntor, do disjuntor para um parafuso com porca (é isso mesmo, eu sei que ta errado mas fiz na correria pro carnaval e funcionou bem até agora [^] )

pretendo também colocar um barramento de preferência de cobre, não tenho ideia de valor pois ainda não fui atrás, mas imagino que não seja tão barato. não sei até que ponto vale a pena pagar quase 100 reais em um distribuidor de força só pelo beneficio da organização, será que com solda não tenho algo mais eficiente?

Gostaria de saber também como vocês fazem pra manter os RCA longe dos cabos de força? não consigo alterar a disposição dos módulos, pois preciso dos ganhos com acesso fácil, não quero mais ter que desmontar o som todo pra fazer uma alteração na configuração.

No meu caso, toda instalação ta dentro de um reboque, passei o maior trabalho pra conseguir deixar longe o suficiente e não causar ruído com a fonte ligada.

Outra dúvida, quando ligo, desligo e altero algumas configurações do aparelho (deh-7980) da um "TUM" na via de graves. Imagino que possa ser o remoto.

Por enquanto é isso [^] [^] [^]:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Olha o beneficio do distribuidor é esse, evitar soldas. É bem mais fácil largar os cabos ali no distribuidor e tu saber que ta tudo ali bem organizado e distribuido, quanto aos RCA como estou refazendo meu rack, irei deixa-los todos pelo lado de fora do hack e os de força e paralelos por dentro do hack somente com a saida para os módulos. Pretendo fazer algo muito bem organizado pra não me stressar denovo, por isso montei o tópico.

Quanto aos estalos é estranho pois o cross primeiro desliga os módulos e depois se desliga. Não era pra ter ...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dica interessante pro pessoal que tá tentando organizar os trios assim como eu, quando meu som estiver pronto eu vou fazer a mesma coisa desse aqui:

Cobrir os fios pelo menos os de alimentação com essa espuma e prender com lacre, acho uma boa ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Problema é que ela é beeem fragil, pra lidar deve ter um cuidado bem grande, porém ela é anti-chamas e o acabamento é quase igual fita isolante porém gasta menos e não fica com grude de cola.

Compartilhar este post

Link para o post

mais tarde vou postar a presilha que usei pra prender os cabos no rack que fiz, vou usar também no rack da F1000 pra separar os RCA dos cabos de alimentação, acho que vai ficar bom .

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...