Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
enzodonto

Ligando tweeter (duas vias)

Recommended Posts

Bom, vamo la.. meu set é composto do tweeter Fosgate R1T-S, mid bass Fosgate T162-S e subwoofer Fosgate P3D2. Pra tocar o grave eu uso um sd700.1 1 ohm ( que esta muuuuito fraco pro sub. ) e pro estéreo uso um banda voxer 2.4 AB. Liguei mid+tweeter em paralelo em cada bridge do modulo (supostos 160wrms a 4ohm). Mas os capacitores dos tweeter ja queimaram duas vezes ! O cara da eletronica que trocou o capacitor para mim disse que eu deveria ligar o tweeter em serie com o mid. Isso procede? Li em algum lugar que pelo fato dos tweeters nao tocarem na mesma frequencia do mid, nao ia influenciar na impiedancia do conjuto, ou seja, continuaria em 4 ohms..

Devo ligar o tweeter em serie com o mid? ou é melhor comprar um crossover pro meu meu kit frankstein ?

EDIT: acabei de ver onde que tinha lido isso e foi justamente num artigo aqui..rs, enfim, deixei em paralelo mesmo. Mas queria entender pq diabos esse capacitor ta estourando assim.. :banghead

Editado por enzodonto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve-se ligar em paralelo o mid e o TW.

A questão da impedância está parcialmente correta. De fato, como cada um é 4ohms, o amp só vai ver 4ohms porém, isso só vai ocorrer com o uso de um crossover para dividir as frequências.

Se apenas ligar em paralelo, sem nada, o mid irá tocar a mesma frequência que os TW em detminado ponto, e nesse ponto a impedância não será de 4ohms mais. A grosso modo dizendo, pois ela não é constante.

Pelo que vi rapidamente, este TW já tem embutido nele um HPF de 1ª ordem (6dB) porém o mid precisa de um cross para fazer o LPF nele.

Este tweeter não comporta 160wrms, ele tem apenas 40Wrms, tu está enviando muita potência a eles, e se tem uma coisa que é sensível a potência é o TW.

Compartilhar este post

Link para o post

certo, mas os 160 rms estão divididos entre o tweeter e o mid, teoricamente seria 80rms pra cada....

Seria melhor então o uso de crossovers ne?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

certo, mas os 160 rms estão divididos entre o tweeter e o mid, teoricamente seria 80rms pra cada....

Seria melhor então o uso de crossovers ne?

Não são divididos, são 160W para cada, uma vez eles estão separados por meio de um cross ou capacitores, portanto, a potência não se divide.

O cross serve justamente para isso, dividir frequências e fazer o amplificador ver apenas 1 falante, ou seja, tu vai enviar a mesma potência a ambos.

No teu caso, não está tudo perfeitamente dividido, então o amplificador não está vendo 4ohms, ele vê menos porque o midbass não está em nenhum cross, logo, o amplificador manda mais potência, logo, o capacitor do TW não aguenta tanta potência e queima.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo.. Vou providenciar o cross então! Obrigado, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Não são divididos, são 160W para cada, uma vez eles estão separados por meio de um cross ou capacitores, portanto, a potência não se divide.

O cross serve justamente para isso, dividir frequências e fazer o amplificador ver apenas 1 falante, ou seja, tu vai enviar a mesma potência a ambos.

No teu caso, não está tudo perfeitamente dividido, então o amplificador não está vendo 4ohms, ele vê menos porque o midbass não está em nenhum cross, logo, o amplificador manda mais potência, logo, o capacitor do TW não aguenta tanta potência e queima.

Se não for abusar de sua boa vontade, pra ligar 6 St200 8ohm em um sd250.2 2ohm, a melhor forma seria 3 tweeters em paralelo por canal? Dando 2,6 ohm ou ligo em série no bridge? Dando 5,2 ohms?

Compartilhar este post

Link para o post

O bridge é sinal mono, perderá um pouco de palco com isso já que todos irão tocar a mesma coisa.

Eu faria 3 e 3.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas essa dúvida é pra som tipo trio.. Não tem palco algum rs. Mas vou usar assim mesmo. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Para trio é a mesma coisa. Se fizer trio mono, perde em qualdiade final, mesmo sendo trio e não um 2 vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...