Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

enzodonto

Ligando tweeter (duas vias)

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bom, vamo la.. meu set é composto do tweeter Fosgate R1T-S, mid bass Fosgate T162-S e subwoofer Fosgate P3D2. Pra tocar o grave eu uso um sd700.1 1 ohm ( que esta muuuuito fraco pro sub. ) e pro estéreo uso um banda voxer 2.4 AB. Liguei mid+tweeter em paralelo em cada bridge do modulo (supostos 160wrms a 4ohm). Mas os capacitores dos tweeter ja queimaram duas vezes ! O cara da eletronica que trocou o capacitor para mim disse que eu deveria ligar o tweeter em serie com o mid. Isso procede? Li em algum lugar que pelo fato dos tweeters nao tocarem na mesma frequencia do mid, nao ia influenciar na impiedancia do conjuto, ou seja, continuaria em 4 ohms..

Devo ligar o tweeter em serie com o mid? ou é melhor comprar um crossover pro meu meu kit frankstein ?

EDIT: acabei de ver onde que tinha lido isso e foi justamente num artigo aqui..rs, enfim, deixei em paralelo mesmo. Mas queria entender pq diabos esse capacitor ta estourando assim.. :banghead

Editado por enzodonto
Postado em

Deve-se ligar em paralelo o mid e o TW.

A questão da impedância está parcialmente correta. De fato, como cada um é 4ohms, o amp só vai ver 4ohms porém, isso só vai ocorrer com o uso de um crossover para dividir as frequências.

Se apenas ligar em paralelo, sem nada, o mid irá tocar a mesma frequência que os TW em detminado ponto, e nesse ponto a impedância não será de 4ohms mais. A grosso modo dizendo, pois ela não é constante.

Pelo que vi rapidamente, este TW já tem embutido nele um HPF de 1ª ordem (6dB) porém o mid precisa de um cross para fazer o LPF nele.

Este tweeter não comporta 160wrms, ele tem apenas 40Wrms, tu está enviando muita potência a eles, e se tem uma coisa que é sensível a potência é o TW.

Postado em

certo, mas os 160 rms estão divididos entre o tweeter e o mid, teoricamente seria 80rms pra cada....

Seria melhor então o uso de crossovers ne?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Postado em

certo, mas os 160 rms estão divididos entre o tweeter e o mid, teoricamente seria 80rms pra cada....

Seria melhor então o uso de crossovers ne?

Não são divididos, são 160W para cada, uma vez eles estão separados por meio de um cross ou capacitores, portanto, a potência não se divide.

O cross serve justamente para isso, dividir frequências e fazer o amplificador ver apenas 1 falante, ou seja, tu vai enviar a mesma potência a ambos.

No teu caso, não está tudo perfeitamente dividido, então o amplificador não está vendo 4ohms, ele vê menos porque o midbass não está em nenhum cross, logo, o amplificador manda mais potência, logo, o capacitor do TW não aguenta tanta potência e queima.

Postado em

Não são divididos, são 160W para cada, uma vez eles estão separados por meio de um cross ou capacitores, portanto, a potência não se divide.

O cross serve justamente para isso, dividir frequências e fazer o amplificador ver apenas 1 falante, ou seja, tu vai enviar a mesma potência a ambos.

No teu caso, não está tudo perfeitamente dividido, então o amplificador não está vendo 4ohms, ele vê menos porque o midbass não está em nenhum cross, logo, o amplificador manda mais potência, logo, o capacitor do TW não aguenta tanta potência e queima.

Se não for abusar de sua boa vontade, pra ligar 6 St200 8ohm em um sd250.2 2ohm, a melhor forma seria 3 tweeters em paralelo por canal? Dando 2,6 ohm ou ligo em série no bridge? Dando 5,2 ohms?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...