Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jhoww

Duto soprando

Recommended Posts

Bom galera, minha caixa está soprando...

Eu usei este projeto de caixa:

box.jpg

BOX.jpg

Porém não com as mesmas medidas...

Minha caixa tem:

45x69x48-68 (AxLxPm-PM)

E o total de 128Litros livres com 3 dutos de 4" por 50cm, a frequência está em 31hz

Utilizei o programa bassbox para calcular...

A velocidade do vento do duto está em 29,4m/s @29hz (pico)

Me disseram que deveria ficar abaixo de 30, pois bem está e mesmo assim está soprando...

Como eu não tenho muito espaço na caixa pois ela é cheia de reforços...

Como posso fazer com os dutos para que eles não soprem?

Pensei em colocar mais um duto no canto da caixa...

Calculei a mesma caixa com 4 dutos, perco frequência, mas a velocidade do vento cai para 23,2m/s @ 33,5hz (pico)

A frequência da caixa fica em 35hz e o comprimento dos dutos sobe para 4 dutos de 4"x55cm (acho que cabe na caixa)

Porém não tenho espaço para colocar mais um duto...

Pensei então em colocar 2 dutos de 4" na lateral de 27,5cm cada... Funcionaria? (o espaço livre na lateral é muito pouco uns 3~5cm)

Ou então colocar 4 dutos de sei lá, 2" por 14cm cada na frente também, estes quem sabe caibam...

Isto resolveria meu problema?

Obrigado.

Caso alguém tenha uma ideia melhor agradeço se comentar...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fez a caixa em qual programa? Posta o gráfico ai.

Mas geralmente o vent mach deve ficar no verde, ou seja abaixo de 0,16. em 0,01 o sub vai excursionar menos com a mesma potencia.

Outra coisa é soprar por falta de volume na caixa, mta gente aperta a caixa pra caber no carro, e força o sub a trabalhar abaixo de 30hz..... obvio que entre 20 e 40hz de uma soprada. Um flare diminui isso, mas não faz milagre..... para resolver tente subir o f3 para 35 ou 38.

Compartilhar este post

Link para o post

7qce.png

A caixa recomendada para o sub pelo fabricando é de 50 litros livres por câmara, fiz com 63L +-, porém câmara única.

O programa chama bassbox.

Compartilhar este post

Link para o post

Toca uma frequência fixa em 45hz, pelos meus cálculos nessa frequência toca PERFEITO.

Outra coisa, porta mala fechado, o sub destroi em 30hz? ou só sopra e não tem pressão?

Compartilhar este post

Link para o post

Em 45hz toca tranquilo sim, bem forte, no máximo chega a ser insuportável...

Em 30hz da pressão sim, mas não sei se é o que deveria ser...

Já desmontei o duto, botei fita, coloquei fita até em volta do duto pensando que estivesse escapando um pouco de ar... mas ainda não consegui resolver...

Já retirei tbm e tampei um duto deixando 2 dutosX50cm, e faz o mesmo barulho...

Mas então.... são as duas opções... ele sopra E tem um pouco pressão (da pra sentir o ar saindo... da até pra fazer uns saquinho trick com o vidro meio aberto)

Colocando por exemplo uma musica lá de 29hz que gosto (só que fica horrível de ouvir) o barulho aumenta mais ainda...

Quero retirar o barulho e escutar meu som tranquilamente nas frequências que gosto...

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro vc. tirar estes dutos circulares, e colocar duto régua na parte de baixo com a mesma área dos 3 dutos, além de reforçar a caixa não gera este ruído!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

a forma do duto não interfere em nada, tu pode fazer triangular, redondo, retangular, pentagonal... que nao vai mudar em nada.

Refiz todos os cálculos e tua caixa está muito picuda, por isso que sopra.

Tuna ela para 32, com 47cm exatos nos dutos.... e tente fazer um flare nas pontas dos dutos e nao deixe eles proximos das paredes da caixa.

Editado por tuduff

Compartilhar este post

Link para o post

Revivendo só pra dizer que corrigi o problema, caso alguém possua este problema de estar com a caixa certinha e o duto soprando...

Solução...

Acontece que alguns carros tem uns buracos no porta-malas pra aliviar a pressão de quanto o porta-malas fecha.

Bom, nenhum de nós aqui quer aliviar a pressão, então basta tampar estes buracos que o problema se resolve... (no meu caso usei manta)

Estou sem mais sopros agora, problema resolvido...

O spl aumentou em baixas frequências, fora a qualidade também ter aumentado.

Compartilhar este post

Link para o post

Postei lá :)

Meu carro é meio duro, então não vibra muito e isso é bom :)

Só que não da pra mostrar certinho...mas dentro ta bem forte...

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

Se estiver soprando ainda e for mudar a caixa, aumente a área de duto. Calcule a área dos 3 dutos de 4" e veja se 1 de 8" iria dar a mesma área, se sim, é isso ae, tasca um dutão de 8" ou 2 de 6"... maior area de duto para freq baixa é melhor.,

Compartilhar este post

Link para o post

Parou de soprar, o problema era mesmo nas entradas de ar do porta-malas, o ar batia e fazia o barulho.

Mas agora ta 100%, bem mais gostoso de ouvir...

Compartilhar este post

Link para o post

Parou de soprar, o problema era mesmo nas entradas de ar do porta-malas, o ar batia e fazia o barulho.

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Se estiver soprando ainda e for mudar a caixa, aumente a área de duto. Calcule a área dos 3 dutos de 4" e veja se 1 de 8" iria dar a mesma área, se sim, é isso ae, tasca um dutão de 8" ou 2 de 6"... maior area de duto para freq baixa é melhor.,

Problema disto será o comprimento do duto.

Por exemplo, no Questo de 10", caixa de 44L, Fb de 31Hz, com duto de 3" é 27cm de comprimento, porém o simples fato de subir de 3 pra 4", o comprimento pra mesmoa Fb aumenta para 56cm. Imagina para colocar 1 de 8" ai rsrsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Problema disto será o comprimento do duto.

Por exemplo, no Questo de 10", caixa de 44L, Fb de 31Hz, com duto de 3" é 27cm de comprimento, porém o simples fato de subir de 3 pra 4", o comprimento pra mesmoa Fb aumenta para 56cm. Imagina para colocar 1 de 8" ai rsrsrs.

Em caixas residenciais DIY eu uso duto com bordas curvadas (na parte interna), não resolve mas da uma ajudada neste problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Em caixas residenciais DIY eu uso duto com bordas curvadas (na parte interna), não resolve mas da uma ajudada neste problema.

Ah sim, como o espaço não é problemas, pode fazer as curvas, porém quanto maior o duto, maior fica a caixa para manter a litragem e em um PM já é mais complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu disse as bordas curvadas, não o duto curvado, as bordas curvadas aliviam os barulhos de ar passando, ou sopros, mas não resolve o problema por completo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, então não era o duto que estava soprando, era a mala que estava escapando ar? Vc percebeu o barulho fora do carro de mala fechada e não de mala aberta conferindo a caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o problema era no porta-malas, que tem aqueles buraquinhos, acho que serve pra não dar muita pressão quando fechar o porta-malas...

Percebi o barulho dentro do carro mesmo, nas musicas de baixa frequência, acho que de 32hz pra baixo... até mexi um pouquinho a caixa, mesmo sem espaço o barulho melhorava, na verdade parava, mas como eu estava encucado com a caixa, acabava imaginando o barulho...

Ai pensei que era o comprimento, fiz vários cálculos com umas formulas muito loucas que achei na net, e tudo dava 50cm...

Imaginei também ser o duto batendo dentro da caixa, coloquei umas borrachinhas por dentro da caixa e grudei no duto, não resolvia...

Aí depois eu percebi que colocando minha mão nos buraquinhos o barulho diminuía bastante, aí comprei uma manta asfáltica e coloquei lá...

Resolveu 100%...

Devia ter tirado uma foto pra mostrar pra vcs, mas esqueci... para saberem do que estou falando...

Posso arranjar uma foto do "depois", mas não sei se vai adiantar...

Mas enfim, é isso mesmo, a caixa estava certinha... Perfeita aliás... Acredito que estou aproveitando o máximo de subgrave que esse sub tem a oferecer :)

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...