Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
paulopenh

Ajuda Caixa Tornado 1100 15" NewCivic

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Há muito tempo tenho 2 tornados 1100 de 15" parado, deve ter 1 ano que comprei e só agora resolvi montar um set com eles. Só que me deparei com um problema, tenho um NewCivic e o porta malas dele é minusculo, a primeira vista, eu e o cara que vai montar pra mim achamos que só vai ser possível tirar 80 litros para cada caixa. Realmente ta muito difícil, porque eu ainda preciso de um mínimo de porta malas, pra pelo menos uma mala.. kkkkk

Mas com esse fato, estou com medo da caixa ficar picuda, e mononota. Queria uma ajuda de vocês aqui, porque não sei simular naquele programa, e outra, se alguem tiver um newcivic com um set parecido ajudaria muito.

Meu set por enquanto:

02 Tornados 1100 15"

02 D 305 (HL1450)

02 Super Tweeters (vou comprar)

01 2k5 02 ohms (vão passar fome, mas é o que eu ja tinha)

01 T-400

Fiação 25 mm

02 Baterias Tudor 60 AH seladas, novas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Médios e um cross seriam bem vindos...

Teria como tirar as medidas da área utilizável da mala, alt x larg x prof, quando chegar em casa posso dar uma simulada pra ver como fica.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo o tornado por si só já possui uma resposta picuda!!!!

mas a caixa que utilizei e ficou melhor pra tornado que tive estava com 75 litros e sintonizada em 55Hz.

sobre seu set vai ficar um "BURACO" no som entre 150Hz e 800Hz onde seria conveniente a inserção de falantes tipo médio-grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Médios e um cross seriam bem vindos...

Teria como tirar as medidas da área utilizável da mala, alt x larg x prof, quando chegar em casa posso dar uma simulada pra ver como fica.

Vai me ajudar muito. Meu carro hoje tá na elétrica, pedi pro pessoal de lá instalar uma camera de ré, daí como vai abrir o painel, já vao passar os fios e tudo mais. Amanhão devo estar com ele e vou te passar as medidas utilizaveis. Valeuu

Compartilhar este post

Link para o post

amigo o tornado por si só já possui uma resposta picuda!!!!

mas a caixa que utilizei e ficou melhor pra tornado que tive estava com 75 litros e sintonizada em 55Hz.

sobre seu set vai ficar um "BURACO" no som entre 150Hz e 800Hz onde seria conveniente a inserção de falantes tipo médio-grave.

75 litros seria o ideal pra mim, mas como era o grave? era mais ataque ou tocava macio??

Sim, vai faltar mesmo... Mas essa é minha intençao no futuro, colocar dois MG da oversound que são um custo benefício bom, e da um puta som viu! Mas agora resolvi montar isso do nada, porque vou pra praia fds agora e tava querendo fazer uma bagunça la kkkkk

Editado por paulopenh

Compartilhar este post

Link para o post

Aí está a simulação da caixa citada acima, acredito que ficaria bom, tornado é picudo e para não ser vc teria que fazer uma caixa enorme e que te custaria perder um pouco a pegada do woofer...

b7ce.jpg

Se quiser diminuir um pouco o pico e descer um pouco mais, faz a caixa ai na casa dos 80 L e/ou a sintonia por volta dos 53 Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

pode fazer uma caixa com 75l e sintonia em 60hz, os tornados de 15" sao chochinhos, se fizer caixa com sintonia baixa nao rende nada, e ele só balança!

Compartilhar este post

Link para o post

Nada contra quem gosta, mas para pagar o preço do tornado eu pego o eros 2.7 K que certamente rende muito bem e com pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Nada contra quem gosta, mas para pagar o preço do tornado eu pego o eros 2.7 K que certamente rende muito bem e com pressão.

olhe acredito que o sds pra tocar bem deve ter caixa com no minimo 80l

o tornado se sai melhor em caixa reduzida (foi feito pra isso hehehe)

Compartilhar este post

Link para o post

olhe acredito que o sds pra tocar bem deve ter caixa com no minimo 80l

o tornado se sai melhor em caixa reduzida (foi feito pra isso hehehe)

Exatamente, 80 L com Fb em 50 Hz

75 L pra 80 L não é tanta diferença, mas como já tem os tornados vai neles mesmo agora, que o SDS daria show daria.

j13q.jpg

A selenium recomenda caixa de 60 L para o tornado de 15" com 3 dutos de 4" x 5 cm, acredito que com 75 L livres para o falante com sintonia em torno de 50 a 55 Hz ficaria boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Faria com 70litros brutos @ 60hz.

Tirar grave de tornado de 15" é como tirar leite de pedra.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de Tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post

rendia bem para 01 a.f. de 15 apenas.

irig.jpg

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post

Link para o post

Levando em consideração que paguei R$ 600,00 no par, semi novo, e de 3 prestações . Acho que não tinha negócio melhor kkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Aí está a simulação da caixa citada acima, acredito que ficaria bom, tornado é picudo e para não ser vc teria que fazer uma caixa enorme e que te custaria perder um pouco a pegada do woofer...

b7ce.jpg

Se quiser diminuir um pouco o pico e descer um pouco mais, faz a caixa ai na casa dos 80 L e/ou a sintonia por volta dos 53 Hz.

Valeu cara, vou fazer nessa sintonia mesmo, e deu pra tirar lá 80 litros, mas vou fechar com 75 mesmo.

pode fazer uma caixa com 75l e sintonia em 60hz, os tornados de 15" sao chochinhos, se fizer caixa com sintonia baixa nao rende nada, e ele só balança!

Um amigo meu tinha nessa caixa e sintonizado se nao me engano em 45 hz, o cone dele no subgrave ficava todo descontrolado, e ele mesmo assim insistia que tava bom o som, e não mexia por nada, e olha que era duto de PVC, facinho de arrumar huahuahu

Faria com 70litros brutos @ 60hz.

Tirar grave de tornado de 15" é como tirar leite de pedra.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de Tapatalk.

É... aqui no fórum ja notei que o pessoal tem essa posição sobre os tornados rs, é claro que existem melhores, como oversound, snake, eros e etc, mas eu gosto do som deles, tem um grave legal e comprei barato né kkkkkkk

E alem disso, o som ia ficar esquisito, com um "vago" na frequencia, daí resolvi colocar 2 medios da magnum de oito polegadas 250 rms, os bicinhos são bem parrudos, o imã é quase do tamanho deles kkkkk. Vão ficar pendurados na tampa, com uma caixa "cornetada" junto com os tweeters, segunda feira começa a montagem, daí vou postando fotos pra vocês.

Valeu galera

Editado por paulopenh

Compartilhar este post

Link para o post

Ah pessoal, andei pesquisando aí a tarde toda, mas é complicado, cada um fala uma coisa...

Eu vou ter 3 baterias 60 ah no step, e queria isolar elas com um disjuntor residencial ali no porta malas, pra eu poder ouvir som com o carro desligado sem ter medo de ter que empurrar carro depois. Para o quesito de proteção eu vou colocar um porta fusível lá no cofre da bateria. No caso mesmo queria saber de quantos amperes teria que comprar o disjuntor, para ele nao ficar desarmando. Aqui na cidade achei no máximo de 80 ah, lembrando que não quero o disjuntor pra proteção...

Editado por paulopenh

Compartilhar este post

Link para o post

Teoricamente vc teria que ver o nível máximo de fornecimento da bateria do cofre, pegar esse valor multiplicar por 1.25, lembrando que esse disjuntor será usado apenas para seccionamento então não tem muita importância o valor dele desde que não seja baixo demais, do contrario ele poderá desarmar enquanto estiver ouvindo som com o carro ligado fazendo com que o alternador carregue apenas a bateria do cofre.

Compra um voltado para uso automotivo mesmo, tem valores mais elevados por um custo mais em conta fora de que disjuntores residenciais e industriais tem diferentes níveis de curva de disparo, o que implica diretamente em sua tolerância a picos de corrente. Fora de que disjuntores para C/C e C/A são específicos.

Só para ter uma ideia:

Valor eficaz de uma onda sinusoidal (rms)

O valor eficaz é o parâmetro que relaciona a corrente alternada com a corrente continua.

O valor eficaz duma corrente alternada representa o valor duma corrente continua que causa os mesmos efeitos térmicos no mesmo período de tempo; por exemplo, uma corrente contínua de 100A produz os mesmos efeitos térmicos que uma corrente alternada sinusoidal com um valor máximo de 141A. E por ai vai!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal, ja estou executando o projeto e dei uma alterada nele. A caixa não me recordo com quantos litros ficou e nem a frequência, o matheussom da vovozinha é amigo meu daqui da cidade, e fez o projeto pra mim, com o espaço que a gente tinha.

- Coloquei 02 médio grave da magnum rex 8" 250 wrms

- Adicionei mais 1 bateria de 60 ah da tudor, agora são 3 e tudo zero km! hehe

- Não queria colocar os drivers na tampa, pra não empená-la com o tempo, mas tava feio demais a gambiara da foto aí, e com a adição dos MG, resolvi fazer a caixa com ela também, porém vou colocar um calço no porta malas, pra quando eu o fechar ficar firme lá dentro.

- E estou negociando na minha t-400 a troca por uma t-1000, vou ver se pego hoje ainda, pra alimentar a parte toda da gritaria kkkkkkk

- comprei um disjuntor de 70 ah da Siemens, era o que tinha de maior no quesito monofásico. Caso fique desarmando, coloco um automotivo.

As cornetas de lado ali já saíram, ali vão ficar as "tuita" kkk

2jyn.jpg

Essa é a caixa bem no início

xhyj.jpg

Já no final do acabamento, daí so ta faltando colocar o curvim (desconsiderem a caixa de baixo, não é minha)

oqmr.jpg

pazl.jpg

As tudor 0 km aí!

4kl8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Show!

dijuntor pra AC nao desarma nem por reza braba hahahaha

Verdade, já dei partida no carro com bateria auxiliar sem a bateria da frente com um disjuntor de 40 ah hehehe!

Compartilhar este post

Link para o post

Show!

Bom saber viu! tava receoso kkkkk

Amanhã é o dia de ver ele tocando, ai posto um video aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Show!

Isso que eu falei acima, depende da curva de disparo dele dentre outras características geralmente ele retarda um pouco por causa de correntes de pico que são elevadas por um breve momento.

Editado por pedrolmathias

Compartilhar este post

Link para o post

E esse gol com os pioneer tocava bem pra fora?

Rapaz, com a caixa que nos fizemos, se não me engano 40 litros sem descontar os falantes, tocava demaais

da uma olhada no video aí, foi no dia que montei, não pudemos colocar no volume alto, porque um tio que morava em cima da loja de som ja tinha chamado a PM mil vezes pros instaladores kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que eu falei acima, depende da curva de disparo dele dentre outras características geralmente ele retarda um pouco por causa de correntes de pico que s'ao elevadas por um breve momento.

Agora o que vou fazer amanhã é medir a voltagem, to com medo de perder, caso haja perda vou ter que tirá-lo e arrumar outro jeito...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...