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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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D. Castro

Suspensão molenga Palio Economy

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Bom dia pessoal!

 

 

Primeiramente, o tópico está no geral porque lá técnica ta meio parado...

 

Vamos aos fatos: Tenho um Palio economy(?) 12/13 com 36KKM , pneus 185/60r14 Michelin (Originais eram 165/70r13 Continental)

 

Quando andava com os originais, além da inclinação da carroceria, ouvia os pneus fazendo um "TRUMMMMMM" e uma vibração no volante quando fazia curvas, como se fosse avisando o limite. Após a mudança dos pneus o barulho e a vibração acabaram, com leve melhora na estabilidade, MAS o consumo aumentou consideravelmente e o carro ficou mais "pesado" e duro, bem mais duro do que eu esperava. Outro problema é que ao passar um pouco mais rápido por valetas ou quebra molas, a suspensão oscila muito e bate o protetor de carter no chão e em freadas fortes a frente afunda e a traseira flutua bastante, tanto que as rodas trazeiras travam bem antes

 

Bem, baseado nisso, pensei o seguinte:

 

1. Voltar aos aro 13 com 175/70 pra garantir algum conforto e agilidade/economia, com pneus de boa aderência e resistencia (maxxis mae-1, hankook k175 ou michelin xm2?) e também vou ter que viajar por alguns trechos de asfalto esburacado de vez em quando.

2. Adotar as molas originais do Palio 1.8R, que são mais firmes e são plug and play.

3. Se necessário,amortecedores a gás do 1.8r tambem.

4. Cogitei barras estabilizadoras, mas acho que seria uma mão de obra maior, teria que mudar alguns coxins e adicionar uns parafusos e encontrar em bom estado na sucata é muito dificil por aqui, novas são muito caras e ainda continuaria com o problema da oscilação.

 

Então basicamente é isso pessoal, estou buscando um carro mais estável e firme, sem deixar de ser funcional. Minha ideia tem rumo?

 

 

:mac1

Editado por D. Castro

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Cara tenho o mesmo carro do mesmo ano... fiz a mesma alteração de roda e pneus para aro 14, mas nao notei tanta diferença no consumo nao... eles estao sempre bem calibrados? Melhorou minha estabilidade tb... sobre a suspa ele eh molenga mesmo, pensei em alterar tb mas a grana ta curta...

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Acho que colocando uns cofap turbogás resolve o seu problema, mais sugiro também se já não foi feito, uma revisão em todo sistema de suspensão, pois um diagnóstico de um "profissional" é muito importante.

Mais acho estranho pois uma modificação pequena não era pra surtir tanto efeito

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Cara tenho o mesmo carro do mesmo ano... fiz a mesma alteração de roda e pneus para aro 14, mas nao notei tanta diferença no consumo nao... eles estao sempre bem calibrados? Melhorou minha estabilidade tb... sobre a suspa ele eh molenga mesmo, pensei em alterar tb mas a grana ta curta...

 

Calibrados sempre com 30 libras. Tá usando 175/65 ou 185/60?

 

Acho que colocando uns cofap turbogás resolve o seu problema, mais sugiro também se já não foi feito, uma revisão em todo sistema de suspensão, pois um diagnóstico de um "profissional" é muito importante.

Mais acho estranho pois uma modificação pequena não era pra surtir tanto efeito

 

Na revisão de 30k conferi junto com o mecanico da css e está tudo em ordem, a pouco mais de 1 mês fiz alinhamento tambem.

 

Acho que não ficou claro a parte do carro oscilar e flutuar, sempre foi assim desde 0km.

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Sim, os carros da Fiat são calibrados EXTREMAMENTE no sentido do "conforto", então são molengas, xoxos mesmo...

 

Sobre o carro bater no chão, po***, dirige que nem gente, manolo!!! :P Obstáculo é pra passar devagar, não para rampar.

 

O carro ficou mais duro e consome mais, pois vc aumentou em 2cm por roda a área de contato com o solo. É bastante diferença, de 165 para 185.

 

Para solucionar, EU iria com MOLAS mais duras. Todo carro que eu troquei as molas, preferi com molas mais duras (ainda que os solavancos sejam mais sentidos) que com as originais. Essa suspensão molenga da Fiat (que parece que mudaram recentemente para um acerto mais duro) deixa o carro bobo, sem responsividade mesmo.

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Sim, os carros da Fiat são calibrados EXTREMAMENTE no sentido do "conforto", então são molengas, xoxos mesmo...

 

Sobre o carro bater no chão, po***, dirige que nem gente, manolo!!! :P Obstáculo é pra passar devagar, não para rampar.

 

O carro ficou mais duro e consome mais, pois vc aumentou em 2cm por roda a área de contato com o solo. É bastante diferença, de 165 para 185.

 

Para solucionar, EU iria com MOLAS mais duras. Todo carro que eu troquei as molas, preferi com molas mais duras (ainda que os solavancos sejam mais sentidos) que com as originais. Essa suspensão molenga da Fiat (que parece que mudaram recentemente para um acerto mais duro) deixa o carro bobo, sem responsividade mesmo.

 

Pô ando direito sim :mac1 hehe, to dizendo que se passar um teco mais rápido o trem bate, não precisa passar 'avuado' não. Pra comparar, temos aqui uma Strada Sporting com pneus 205/55 r16, usa mola eliptica na traseira , acerto mais duro, levemente rebaixada de fabrica e tudo mais, e ela é firme e estável sem ser dura e desconfortavel como a adventure, e dependendo da condição é bem mais economica que o palio. Tempos atrás viajava por uma estrada que tinha uma pequena depressão no meio de uma subida longa, com a strada passava a 120 km/h e nada acontecia, na primeira vez que passei com o palio na mesma velocidade, adivinha, protetor raspou legal, sendo que o palio é um pouco mais alto que a Strada na dianteira. Ou seja, é notável que a suspensão do palio "excursiona" muito em qualquer condição, sem progressividade.

 

Eu colocaria o "kit" do 1.8R...

 

Somente as molas?

 

 

 

Aproveitando, por 160 reais, pneu maxxis mae1 ou hanhook k715, ambos 175/70 r13? Maxxis já usei na strada e gostei muito pela tração e estabilidade na chuva, mas só durou 20k km, já o hankook não faço nem idéia se presta, o vendedor disse que nos taxis ta dando 40K km, mas pegando no pneu e pressionando a banda de rodagem o trem dá uma 'mocada' pra dentro, igual lata de uno que amassa com a mão e volta com a mão tambem hehe.

Editado por D. Castro

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Já tive palio g3 e realmente é passarinheiro demais. Melhorei colocando mola esportiva cangoorun baixou pouca coisa e a estabilidade melhorou muito. Viajei esses dias com um g4 e é mesma coisa, inclina demais. Como o amigo ali falou, fiat prioriza conforto e a estabilidade vai pro brejo.

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Já tive palio g3 e realmente é passarinheiro demais. Melhorei colocando mola esportiva cangoorun baixou pouca coisa e a estabilidade melhorou muito. Viajei esses dias com um g4 e é mesma coisa, inclina demais. Como o amigo ali falou, fiat prioriza conforto e a estabilidade vai pro brejo.

 

Tenho um palio 13/13 1.4 e acho essa história meio que balela pq o palio não tem rodar mais confortável que os seus concorrentes, se tem difereneça é mínima. Considero mais um defeito de acerto do carro mesmo do que qualquer outra coisa. Sinceramente me dá um pouco de medo de andar acima de 120 em locais que sempre apertei o assoalho.

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Fala pessoal, hoje coloquei os pneus 175/70r13, aliviou bastante o volante e mesmo com pneu mais largos um teco que os originais, ficou mais esperto principalmente em retomadas pois to usando velas de iridium, que antes quase não fazia diferença.

 

Agora só achei as molas nas css, por 550 contos a vista, e não tem em estoque, só esperando 30 dias...

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Tenho um palio 13/13 1.4 e acho essa história meio que balela pq o palio não tem rodar mais confortável que os seus concorrentes, se tem difereneça é mínima. Considero mais um defeito de acerto do carro mesmo do que qualquer outra coisa. Sinceramente me dá um pouco de medo de andar acima de 120 em locais que sempre apertei o assoalho.

É bem mais molenga. Mas acho um falso conforto. Na cidade ate vai. Mas se pega uma ondulaçao em velocidade mediana, ou mesmo um buraco ou obstaculo, mesmo devagar, nao absorve com eficiencia. Se der sorte de nao dar fim de curso, beleza, mas facilmente da fim de curso, nao tem poder de absorçao, é simplesmente totalmente molenga.

 

O Palio G5 melhorou bastante, mas poderia ser mais firme.

 

Fala pessoal, hoje coloquei os pneus 175/70r13, aliviou bastante o volante e mesmo com pneu mais largos um teco que os originais, ficou mais esperto principalmente em retomadas pois to usando velas de iridium, que antes quase não fazia diferença.

 

Agora só achei as molas nas css, por 550 contos a vista, e não tem em estoque, só esperando 30 dias...

Acho que diferença mesmo so com molas esportivas. Mesmo o Palio Sporting que é o mais firme de todos, ainda cogito por esportiva. Isso que nunca usei nem nada esse tipo de mola. Mas quando lembro de como o Polo faz curva, da raiva. Apesar que em reta o eTorq é uma beleza, bem elastico.

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Só que os 5cm que a mola esportiva baixa pra mim fica inviável pois de vez em quando ando na buraqueira e de carro cheio pra piorar... São só 100km de estrada ruim, mas tem cada cratera....

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Só que os 5cm que a mola esportiva baixa pra mim fica inviável pois de vez em quando ando na buraqueira e de carro cheio pra piorar... São só 100km de estrada ruim, mas tem cada cratera....

Mas em Fiat? Se baixar isso, acho que ainda fica alto. Fiat bota ate o Bravo no elevador! Bem eu testaria. Se achar firme demais e/ou baixo, é so mudar o perfil do pneu. Aro 13" acho fraco demais, voltaria pro 14". Ai vai ter de optar pela estabilidade ou agilidade.

 

Talvez aquela soluçao de barra estabilizadora ajude. Alguem me indicou isso quando pedi ajuda para melhorar estabilidade num Siena G4.

 

Ou desencana e deixa pra priorizar estabilidade no proximo carro! Ate pq sera dificil conseguir conforto e estabilidade, num carro originalmente pessimo nesse ultimo. Mas creio que molas esportivas nao o deixe tao duro.

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Ressucitando...

 

Agora lascou, tenho que fazer a suspenção quase toda. Fui alinhar depois de uma viagem pelas quebradas e deu um lado com a cambagem -1º,08 (normal é até -0,30º) tentamos voltar forçando uma cambagem positiva puxando a roda com a mão e folgando os 2 parafusos da manga de eixo, mas não resolveu. Como sou meio contra fazer cambagem com macaco hidráulico e o carro já está nos 40k rodados e com os problemas que falei antes, resolvi trocar amortecedores, molas, coxins do amortecedor e os kits.

 

Ai lá se vai eu peregrinar pelas lojas fazendo orçamento.... colocando tudo cofap turbogas, axios, molas alipert do 1.8r( essas são matando, 257,00 diant + 268,00 tras.) deu 1500 réis... ai fiquei pensando se realmente compensa essas molas, ja que muitos dizem que esses amortecedores a gas endurecem um pouco o carro. Será que pode ficar duro dimais essa combinação de mola e amortecedor?

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Aew!

 

Só pra finalizar, ontem troquei a suspensão toda, agora está com as molas do 1.8R, amortecedores turbogas, kits e coxins novos e.... PQP, ta muito mais estável e direto aos comandos da direção, mesmo com aro 13. Curvas que antes entrava a 60km/h e tendo q aliviar no meio pq sentia o o carro se jogando pra fora e quase perdendo aderencia agora faço à mesma velocidade de forma constante e mais rápido sem querer sair de frente, quase nao se percebe mais a inclinação. Outra coisa boa foi que o conforto nao ficou pior, acho que ate melhorou com o carro mais firme. Resumindo valeu muito a pena o investimento, agora falta motor pra aproveitar mais :mac1

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