Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jhoww

Novo set [ 2 T1 12" ]

Recommended Posts

Bom galera, comprei 2 T1 de 800rms de 12".

Comprei já numa caixa de 55L pra cada, vou trocar, disponho de uns 150L ou mais no porta malas.

Qual seria a litragem máxima para este sub, é a recomendada pelo site mesmo, ou posso botar mais litragem pra pegar mais spl?

Quanto ao amplificador, ainda não comprei, estava pensando num stetsom 2k5,pois pelo o que todos falam é o melhor em subgrave, os falantes são 2+2, devo pegar um 2k5 de 1 ohm e ligar em 2 ohms pra pegar uns 1600rms ou pego o de 2 ohms mesmo pra pegar uns 2.200 rms? Não quero queima-lo deuzolivre, nunca mais consigo um sub desse na minha vida....

Enfim, de bateria, também não comprei ainda, não quero gastar horrores de bateria, pensava em pegar ou uma de 150 ah (o duro é que na minha cidade não tem muita opção) ou então, seria um melhor negócio pegar umas 3 baterias de 50ah? Até porque mais que isso não ia caber no carro...

Meu carro tem apenas uma bateria de 50ah, não faço ideia de quanto seja o alternador, mas ele ja faz 8km/litro não quero trocar o alternador se não to ferrado...

Mas enfim, me deem dicas, assim que escolher o amp e a bateria já mando instalar e posto os vídeos e as fotos.

PS: Testei na caixa errada mesmo, 55L tunada em uns 50hz e tava animal, mas tudo bem que era um ZX 2500 no dobro da impedancia tocando ele...

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pego então um DAD 3000 @ 4 ohms pra colocar em 8 ohms nos T1, pegando ~ 1700rms?

Ou melhor o Stetsom 2k5 @ 1 ohms pra colocar em 2 ohms, pegando ~ 1850rms?

Desses dois, qual tem melhor desempenho em subgrave?

Compartilhar este post

Link para o post

Pego então um DAD 3000 @ 4 ohms pra colocar em 8 ohms nos T1, pegando ~ 1700rms?

Ou melhor o Stetsom 2k5 @ 1 ohms pra colocar em 2 ohms, pegando ~ 1850rms?

Desses dois, qual tem melhor desempenho em subgrave?

Só para te orientar:

Se teus subs são 2+2, e 2 unidades, vai fechar em 2 ohms no final!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Mas nao tem como eu comprar o de 4 ohms e botar pra fexar em 8 ohms?

Ligando ambos em serie 2+2 e 2+2, ficariam 4+4 ai ponho em serie novamente e daria 8 ohms

Nao tem como fazer isso? Se eu comprar um módulo 1 ohm eu nao posso usa-lo em 2 ohms? Tenho que usa-lo somente em 1 ohm?

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

Mas nao tem como eu comprar o de 4 ohms e botar pra fexar em 8 ohms?

Ligando ambos em serie 2+2 e 2+2, ficariam 4+4 ai ponho em serie novamente e daria 8 ohms

Nao tem como fazer isso? Se eu comprar um módulo 1 ohm eu nao posso usa-lo em 2 ohms? Tenho que usa-lo somente em 1 ohm?

Pode por em 2 ohms sem problema, só vai dar menos potência...porém, eu usaria um módulo em 2 ohms com o dobro da potência, senão vai ficar sem dinâmica no som!

Jamais ligue subwoofer em série, fica muito ruim o som!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara aprendi na manha essa. Tenho um questo ligado em paralelo a 1ohm num sd400 e tocava show, ai resolvi ligar em um b buster na bridge em serie 4 ohms e ficou 60 por cento mais fraco e xoxo, incrivel nunca mais ligo em serie.

Compartilhar este post

Link para o post

Então ligo em série pra fica 4 ohms, depois em paralelo pra ficar 2 ohms?

Poderia considerar também o JBL 14001, 1400rms, estava lendo alguns tópicos, o pessoal falava que 1 amp gringo com metade da potencia do nacional toca mais e melhor...

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, me ajudem a escolher.

DAD 3000 2 ohms

Stetsom 2k5 2 ohms

JBL 14001 2 ohms

Quero o que forneça o melhor subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pq a tara com modulo no dobro da impedancia?? rsrsrs, zueira!

Liga na impedancia que casa certinho com os subs, fechando em 2 ohm... nao tem problema, só regular direitinho o ganho...

Fica melhor que ligar no limite da potência sacou....

Eu iria de DAD por ser mais forte....

O JBL ficará meio no talo

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém poderia me passar um design de caixa com uns 140L (descontando madeira) pra estes subs?

Eu to querendo fazer uma, mas a minha é basicona, e o duto seria redondo, dizem que duto quadrado é melhor, alguém sabe fazer?

Queria em 30hz.

Se não eu faço basicona mesmo com duto redondo...

Outra dúvida que eu tenho, é a fiação do autofalante...

Aqui no manual:

http://www.rockfordfosgate.com/support/rftech.aspx?kbsrc=http://rftech.custhelp.com/cgi-bin/rftech.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=997&p_li=&p_topview=1#knowledge

Fala 16mm de cabo, está certo?

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

Sério? Qual é a litragem máxima pra esse sub?

Eu tinha visto num tópico aqui do fórum o cara recomendando 70L...

No site deles não fala o máximo, só recomenda 50L

Compartilhar este post

Link para o post

axo q uns 60 livres vai ficar bom, mt grande fica plano mas embola demais.....a nao ser q soh for escutar black e slow......pra bater os 60l nao esqueça de descontar certinho a madeira, volume do sub e duto da caixa. Sintonia de uns 30~35hz pra tocar mais puxado pro subgrave mas sem perde mto...agora n sei se oq qr eh spl ou subgrave pq nessa sua de 55l deve ta bem de spl, soh tende a tocar menos aumentando a litragem, ai toca mais em freq baixa

boa sorte aew

Editado por victor henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Na simulação deu:

60L @ 32hz - Xmax em 24hz

60L @ 40hz - Xmax em 28hz

55L @ 41hz - Xmax em 28hz

Ta certo isso? Não deveria aumentar conforme a litragem?

Vi em "cone displacement"

Vou colocar 60L então, no gráfico aumentou 1db a 40hz (mesma frequência)

Vou escutar só hiphop mesmo... No máximo aqueles dubstep :)

Tem perigo embolar nos dubstep com 60L? Não sei direito a frequência de db

PS: Eu tava descontando só as madeiras nos meus cálculos aqui... Então minha outra caixa aqui deve ter uns 50L só, mas de boa, melhor ainda, significa que vai ficar mais forte :D

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer 60L @32hz então..

Qualquer coisa o duto é redondo mesmo, ai fico com 2... um de uns 40hz e outro de 32hz

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Pode por em 2 ohms sem problema, só vai dar menos potência...porém, eu usaria um módulo em 2 ohms com o dobro da potência, senão vai ficar sem dinâmica no som!

Não sabia dessa, Pq? em uma explicação mais detalhada o que acontece?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia dessa, Pq? em uma explicação mais detalhada o que acontece?

Vamos lá!

Nenhum AF é igual ao outro, sendo assim as ressonâncias nunca serão iguais; neste caso se vc. ligar em série os Af. qd 1 estiver em uma determinada imp.( não é resistivo e sim reativo, vaira e muito perto do Fs do Af. e sintonia da caixa) o outro vai estar com outra imp. diferente na mesma freq.

Assim vc já deve ter visto Af indo para frente e o outro mexendo pouco na mesma fase!

O que é pior, a potência fica maior no que tiver maior impedância nesta freq. e sem falar no som de barril ou sem ataque!

Realmente, não se deve fazer este tipo de associação!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer 60L @32hz então..

Qualquer coisa o duto é redondo mesmo, ai fico com 2... um de uns 40hz e outro de 32hz

vlw

boa, qlqr coisa ajuda o duto redondo pra 35hz pra ficar no meio termo.....axo q pra esses subs vai ter mandar uns 2x 4'' pra cada sub, tente fazer camara separada, alem d melhor a caixa fica mais rigida, use no min 20mm o certo seria mdf 25mm pra cima....boa sorte aew

Compartilhar este post

Link para o post

No site recomenda 50L pra cada sub com dutos de 4" e comprimento de 22cm

Eu to levando em consideração a caixa antiga e o programinha la bassbox...

Que pra aumentar pra 30hz, coloquei 2 dutos de 4" por 30cm e aumentei a litragem de 50L pra 60L.

Fica 39m/s em 30hz a velocidade do ar (VV), porque cuidado com ela?

Fica meio apagadinha no bass box, tem problema?

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

DAD, então o correto é ligar as bobinas em série e os subs em paralelo?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

fala com o Luan ele sabe muito e até demais sobre RF. [-]

Compartilhar este post

Link para o post

Vermelho duto quadrado 8cm X 8cm, 25cm de profundidade

Amarelo duto redondo 4" X 30cm de profundidade

Verde duto retangular 36cm de altura por 6cm de largura, 50cm de profundidade (não sei como fazer dutos retangulares)

Nem vai da pra fazer duro retangular não, eu axo né... porque a caixa vai ficar trapezoidal, não sei se vai dar muito certo não, q seis axam?

Editei pq a foto não foi...

tfhj.png

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

realmente não sabia isso mas já tinha ouvido falar...

os meus estão ligados certo pelo menos rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi, minha foto não tinha ido, vou mandar só pra verem como que ficou o meu...

tfhj.png

Bom, vamos la...

As medidas externas são: (virando o sub pra cima)

65 cm de largura (70 forçando, tem espaço pra bateria...)

40 de altura

50 profundidade emcima (55 forçando)

70 profundidade embaixo (75 forçando, não sei se pega 75 mesmo, por causa um ferrinho que tem la no meio da dobradura do banco)

Lembrando que é com o sub pra cima, se o sub estiver normal, pro porta malas, as medidas são:

65cm de largura

42cm de altura

45cm de profundidade emcima

65cm de profundidade embaixo

Quero caixa trapezoidal pra aproveitar mais o espaço...

O sub ta pra dentro da caixa, normal...

Vou aplicar uns 2.000rms nele (comprei o stetsom 2k5 2 ohms)

Gostaria do duto redondo, porque eu poderia alterar a frequência da caixa...

Vou usar as frequências 30~35hz, ainda não decidi direito... Mas quem sabe um dia assim aparece algum RTA e eu queira brincar, ou até ir num campeonato, seila...

Ah e obrigado :)

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá!

Nenhum AF é igual ao outro, sendo assim as ressonâncias nunca serão iguais; neste caso se vc. ligar em série os Af. qd 1 estiver em uma determinada imp.( não é resistivo e sim reativo, vaira e muito perto do Fs do Af. e sintonia da caixa) o outro vai estar com outra imp. diferente na mesma freq.

Assim vc já deve ter visto Af indo para frente e o outro mexendo pouco na mesma fase!

O que é pior, a potência fica maior no que tiver maior impedância nesta freq. e sem falar no som de barril ou sem ataque!

Realmente, não se deve fazer este tipo de associação!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...