Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
solanosom

Maior Fonte a usar na alimentação da tomada.

Recommended Posts

Boa noite amigos, criando esse tópico aqui no Trio pois normalmente pessoal do Trio é maioria que utiliza do recurso de fontes a alimentar o sistema de som.

Bom vamos lá estava pensando sobre alimentação necessária a alimentar meu trio e o que realmente eu teria pra alimentar ele de bateria e fonte então me veio alguns cálculos na cabeça que não sou engenheiro e não sei ao certo se estão 100% corretos pois o que me lembro é das aulas de física do 2º Grau a 20 anos atras kkkkkkk.

1-Primeiro saber qual a maior fonte possível e útil a alimentar meu sistema?

Bom sabemos que as tomadas máximo são 20A e minha residência é 220v ai fica fácil saber o qto de A terei nos 12v disponível para som : usarei tambem 14,4v pois é o máximo que as fontes usam.

W=V.I , W= 220v . 20a W=4400w para os 220v agora para os 12v ou 14,4v

W=V.I , 4400=12v . I , I= 366A

W=V.I , 4400=14,4.I , I= 305A

Ou seja o máximo de amperagem da fonte a aguentar na tomada seria os 305Amperes isso nos 220v já nos 110v ai cai pela metade a fonte teria de ser no máximo 152 A. Isso tudo considerando a melhores das hipóteses, se a fiação da casa estiver no padrão sem sobrecargas coisa que em campeonatos é normal a voltagem estar por 200Volts devido aos vários sistemas pendurados.

Bom até ai se ta certo me ajudem por favor, mas vamos adiante.

Então maior fonte que achei confiável nessa amperagem foi uma de 280A então voltamos aos cálculos, eficiência de 85% essa fonte me daria aprox 240A

W=V.I

Como se a 240A essas fontes impossivelmente seguram os 14,4v e nos testes feitos pelas fontes do mercado que se ve chega a cair a 8v na amperagem máxima descrita pela fonte e isso ainda com bateria+ fonte e não apenas a fonte. Vamos ser otimistas e considerar que ela estabilize os 240A a ótimos improváveis 12,6V tendo em vista que estará pendurada junto as baterias.

W=V.I

W=12,6 . 240

W=3024W

Desconsiderando a parte fundamental do banco de baterias, e analisando friamente apenas a fonte, então na hora dos picos o máximo de potência que uma tomada suportaria alimentar seria um simples módulo de 3000 W isso também não entrando na eficiência do amplificador que pioraria um pouco mais a situação.

Tomara que eu esteja errado, é triste Fonte de 280A amplificador de 3000w por favor alguém pra me contrariar dizer que estou totalmente errado.

Afinal de contas eu pensava em alimentar pouco mais de 10kw ai estarei a rever meus conceitos!!!! Pois pra 10000w = VI I = 10000/12v I=833A só de baterias.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fontes de 250 a 300 amperes podem ser usadas em tomadas residenciais, desde que a instalação da residência não seja bem vagabunda ou antiga.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha usina de 120ah quando entra em carga resitiva, ou qndo ta carregando bateria bem descarregada, ou qndo dá akele grave pesado, OSCILA a energia da casa toda aki... Má instalação :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Fontes de 250 a 300 amperes podem ser usadas em tomadas residenciais, desde que a instalação da residência não seja bem vagabunda ou antiga.

Legal, isso quer dizer que a primeira parte dos cálculos ta certa.

Agora torcer pra 2ª parte a da potência que uma fonte de 250ah a 300ah alimenta com um mínimo de 12,6 volts esteja errada kkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma olhada neste vídeo:

Tomadinha de "10A" do meu apartamento (que tem mais de 20 anos) arrancando mais de 210 amperes da Usina de 200A mesmo com a tensão da entrada caindo pra 212V.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma olhada neste vídeo:

Tomadinha de "10A" do meu apartamento (que tem mais de 20 anos) arrancando mais de 210 amperes da Usina de 200A mesmo com a tensão da entrada caindo pra 212V.

Não duvidando do seu teste, não queria envolver marcas, pois ha muita coisa envolvida,"há um mundo misterioso nestes testes feitos", muitas brigas uns testam da uma coisa outros testam da outra ai um vai falar que uma marca é boa que outra é ruim e não chegamos a consenso algum prefiro pensar que são equivalentes as fontes e meu intuito é saber qto uma tomada aguenta e qtos watts de amplificador ela consegue alimentar.

Só pra exemplo tive uma fonte de 150ah que com 6000w de amplificador não mantinha acima de 12,6 v qdo estava baixa a voltagem dos 600 ah de bateria.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá!

Seu raciocínio está certo, o único porém está na prática.

Tenho 60ah de bateria no cofre e uma AGM de 109ah no buraco de estepe do meu carro. Elas são interligadas por um cabo de 25mm industrial mesmo.

Uso essa alimentação para um DAD3000 e um B.Buster 3000gl.

No carnaval desse ano eu peguei uma Taramp's 6.5k (1ohms) e liguei na mesma para elétrica do DAD. Até um pouco pior pois não entra cabos grossos no borne da Taramp's, o certo é dois mais finos.

Testei ela a 2ohms nos meus GTK com uma Usina de 150ah ligada por garras jacaré na bateria da frente.

Testei com músicas de grave constante para poder pegar a queda de tensão em multímetros comuns de camelô.

Mesmo com as garras ruins, pois não passavam a tensão que dava a fonte, consegui 12.3v na entrada da Taramp's.

Vídeo do teste:

http://youtu.be/sY-8kjG6gHI

Ah... as baterias não estavam carregadas pois queimei a minha Usina de 120a no primeiro dia de carnaval ligando-a com os bornes invertidos :banghead

Não repara na bagunça, carnaval o importante é tocar [^]

Espero ter ajudado.

[OFF] A ideia de um mini-trio para trabalhar que o senhor teve em um outro tópico, aparece ele nesse vídeo... encostado. A Taramp's eu tirei de lá ;) [/OFF]

Compartilhar este post

Link para o post

Nem todas as tomadas sao feitas para suportar 20a de corrente veja sao so as novas e algumas, nao é todo mundo nem todo construtor que entende a necessidade de uma tomada com uma capacidade maior entao muita gente constroi e so usa de 10a por ser quase metade do preco de uma de 20a, ainda assim existem os istalador que emendam fios para aproveitar e pra ficar mais facil a instalacao ai a capacidade cai bem!

Compartilhar este post

Link para o post

Não duvidando do seu teste, não queria envolver marcas, pois ha muita coisa envolvida,"há um mundo misterioso nestes testes feitos", muitas brigas uns testam da uma coisa outros testam da outra ai um vai falar que uma marca é boa que outra é ruim e não chegamos a consenso algum prefiro pensar que são equivalentes as fontes e meu intuito é saber qto uma tomada aguenta e qtos watts de amplificador ela consegue alimentar.

Só pra exemplo tive uma fonte de 150ah que com 6000w de amplificador não mantinha acima de 12,6 v qdo estava baixa a voltagem dos 600 ah de bateria.

Não precisa levar em consideração a marca, só postei o vídeo pra você ver que mesmo numa tomada de "10A" é possível extrair boa potência, pois muita gente fala que não dá. Só isso...

ps.: mas é fácil saber a corrente real que as fontes liberam, quem tem dúvidas quanto à isso é só testar. A questão é que tem gente testando fontes antigas e outros testando fontes novas e cada uma dá um resultado mesmo, tanto é que já peguei Usina de 200A dando 125A, mas modelos de 2 anos atrás, depois que a concorrência aumentou eles melhoraram a fonte...

Compartilhar este post

Link para o post

Solano, por aqui quase tudo 220v, mas ja pensou se precisar ligar em 110v, creio q vais comprar bi-volt, hehhehe minha é de 180a, esta hiper dimensionado, mas quero ter fonte pra futuros ups, heheh acredito q uma de 200/250ah, fonte boa segura ampli 12 a 16k e com folga acima de 12,6v. Ruim de td se pegar uma maior 250ah pra cima, maioria dos lugar não dá pra ligar, pois, desarma po***, ahshahs

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá!

Seu raciocínio está certo, o único porém está na prática.

Tenho 60ah de bateria no cofre e uma AGM de 109ah no buraco de estepe do meu carro. Elas são interligadas por um cabo de 25mm industrial mesmo.

Uso essa alimentação para um DAD3000 e um B.Buster 3000gl.

No carnaval desse ano eu peguei uma Taramp's 6.5k (1ohms) e liguei na mesma para elétrica do DAD. Até um pouco pior pois não entra cabos grossos no borne da Taramp's, o certo é dois mais finos.

Testei ela a 2ohms nos meus GTK com uma Usina de 150ah ligada por garras jacaré na bateria da frente.

Testei com músicas de grave constante para poder pegar a queda de tensão em multímetros comuns de camelô.

Mesmo com as garras ruins, pois não passavam a tensão que dava a fonte, consegui 12.3v na entrada da Taramp's.

Vídeo do teste:

Ah... as baterias não estavam carregadas pois queimei a minha Usina de 120a no primeiro dia de carnaval ligando-a com os bornes invertidos :banghead

Não repara na bagunça, carnaval o importante é tocar [^]

Espero ter ajudado.

[OFF] A ideia de um mini-trio para trabalhar que o senhor teve em um outro tópico, aparece ele nesse vídeo... encostado. A Taramp's eu tirei de lá ;) [/OFF]

Danilo tudo bem ajudou bastante,

[OFF] o som é seu? ta de parabéns pela qualidade, é impressionante o que dois 10pw3 e duas cornetinhas pequenas conseguem fazer de qualidade para estério em módulo AB bbuster ou power one da vida,

-Volta e meia coloco meu bbuster 1600 no armário por achar ser fraco ai coloco um digital bem mais forte ai da um tempo penso ta faltando um serto brilho no meu som ta estranho ai vai e volta vou colocar o bbuster no stério de novo so pra testar ai o sorriso no rosto vem de imediato volta o brilho ao som a percepção de alguns efeitos na musica maquiada pelo digital que não sei explicar e que com um bom wofer como o 10pw3 + ti normalsinha se percebe fácil e lá fica de novo o velho e fraco 1600gl kkkkkkkkkkk que muitos qdo olham o rack me perguntam o que bbuster ta de sacanagem ta estragando teu som isso ai kkkkkkkkkkkk

-Ja veio um monte de falante mais forte que os guerreiros 10pw3 mas com a qualidade audível do médio em selada do dele de 150hz pra cima é imbatível como rendem se vc comparar no winsid so achei um pra bater ele o keybass 10kw3 do resto nada chega no que rende ele pra voz com qualidade nem over,nem snake, nem hinor ..... que são bem mais caros por sinal [OFF].

Voltando as fontes, acredito que na prática o máximo que se consiga estabilizar uma voltagem descente duns 13 volts seja de 8kw a 10kw de amplificação nos máximos dos máximos sendo otimista por demais isso com um banco legal de baterias pra ajudar acho que acima disso somente com um reboque de baterias.

Agora se a bateria ja tiver descarregada ai não sei na tomada o quão as fontes realmente segurariam de potência.

Melhor parte de tudo é o fedback do pessoal com suas experências esse é nosso melhor professor a teoria é nescessária mas a prática é indispenável e contra ela não há argumentos kkkkkkkkkk

obrigado a todos pelas trocas.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Nem todas as tomadas sao feitas para suportar 20a de corrente veja sao so as novas e algumas, nao é todo mundo nem todo construtor que entende a necessidade de uma tomada com uma capacidade maior entao muita gente constroi e so usa de 10a por ser quase metade do preco de uma de 20a, ainda assim existem os istalador que emendam fios para aproveitar e pra ficar mais facil a instalacao ai a capacidade cai bem!

Pois é Elidio to tentando ser otimista a de considerar esses 20a pois o fio tambem da instalação elétrica se for 1,5mm ai piora ainda a situação mas o melhor de tudo é ver os exemplos e situações que pessoal testou pra ter idéia de qto a qto a de ser eficiente essa alimentação

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo nos campeonatos de som da vida ae os cara ligarem 4~6 usinas d 200~~300ah em uma tomada de 1,5mm e 30 metros de extensao...E pensoo poorrhaa cumé q n derrente tudoo???

Compartilhar este post

Link para o post

Solano, por aqui quase tudo 220v, mas ja pensou se precisar ligar em 110v, creio q vais comprar bi-volt, hehhehe minha é de 180a, esta hiper dimensionado, mas quero ter fonte pra futuros ups, heheh acredito q uma de 200/250ah, fonte boa segura ampli 12 a 16k e com folga acima de 12,6v. Ruim de td se pegar uma maior 250ah pra cima, maioria dos lugar não dá pra ligar, pois, desarma po***, ahshahs

O meu camarada patrocinador da futura Prima da vovosinha kkkkkkkkkk

Importante ser bivolt mesmo nunca se sabe qual vais ser aqui na redondeza interior tudo 220v mas em praia normalmente 110v.

Pois além da tomada que seria primeiro limitador dessa alimentação tambm tem a fiação 1,5mm ou 2,5mm e tambm importante que vc citou o disjuntor residencial, aqui em casa é tudo 25A fora o do chuveiro que é 30A então mais um limitador

Será que realmente chegaríamos nesses 16kw de amplificação?

Se o Clevando der uma passada por aqui pode nos exemplificar melhor ele usa se não me engano uma média de 20kw no trio dele claro o tarado tem 12 ou mais baterias de 150ah ai fica mais fácil kkkkkkkkkk mas tambm ja deve ter testado apenas fontes com menos bateria podeira nos dar uma dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu fosse engenheiro... desenvolveria um amplificador que entrava tensão de 9V a 380V AC/DC.... adeus gambiaras, um bom engenheiro acho que conseguiria desenvolver na boa um negócio assim....

Compartilhar este post

Link para o post
Se eu fosse engenheiro... desenvolveria um amplificador que entrava tensão de 9V a 380V AC/DC.... adeus gambiaras, um bom engenheiro acho que conseguiria desenvolver na boa um negócio assim....

Que custaria absurdos e nenhum mortal poderia comprar.

As tecnologias existem o único limitador é o custo.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de Tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo nos campeonatos de som da vida ae os cara ligarem 4~6 usinas d 200~~300ah em uma tomada de 1,5mm e 30 metros de extensao...E pensoo poorrhaa cumé q n derrente tudoo???

Pois é derreter ja é ultimo recurso do fio mas antes de derreter o disjuntor dispara pois fica funilada e limitada a corrente pelo fio fino ai que se ve das 4 fontes de 200 ah cada uma vai liberar uns 50ah qdo muito kkkkkk mesmo que tivesse apenas uma de digamos 300ah a não ser que lique uma em cada ponto diferente do ambiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Solano nao sei a que ponto me preocuparia com isso.

Aqui o que mais tem é som com 20krms e uma ou duas jfa 140 e todos que vi seguravam tranquilo acima dos 13v.

Compartilhar este post

Link para o post

Que custaria absurdos e nenhum mortal poderia comprar.

As tecnologias existem o único limitador é o custo.

Não conheço as tecnologias de fontes, mas a uns dois anos adquiri uma fonte xing ling no paraguai para o notebook, e poderia ligar tanto na tomada como no acendedor de cigaros.... lembro que paguei 22 dolar

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é derreter ja é ultimo recurso do fio mas antes de derreter o disjuntor dispara pois fica funilada e limitada a corrente pelo fio fino ai que se ve das 4 fontes de 200 ah cada uma vai liberar uns 50ah qdo muito kkkkkk mesmo que tivesse apenas uma de digamos 300ah a não ser que lique uma em cada ponto diferente do ambiente.

Pois int... uma f250 com 2 fontes de 600ah pra ligar nessas tomadinhas é meio INUTIL né, por isso os alternadores tem q ser bem eficientes pra da conta do recado...

Compartilhar este post

Link para o post

Solano nao sei a que ponto me preocuparia com isso.

Aqui o que mais tem é som com 20krms e uma ou duas jfa 140 e todos que vi seguravam tranquilo acima dos 13v.

Pois é com qto de bateria + gerador? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vejo que bateria ai pra cima não ser problema a fonte seria mesmo so pra elevar de 12,6v a + de 13v ai realmente não tem dificuldade

Não é um que outro que vejo ai com reboque parte de baixo so bateria ai realmente é barbada os 13volts, não é meu caso na caminhoneta vai ter espaço pruns 600ah de bateria, agora se considerar um carro normal derrepente nem 600ah se consiga de espaço.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Cara oque posso te passar são algumas experiências. Quando tinha os 4x308 + um BA-2000D(penssa num amplificador pra puxa uma energia) + AB de 800W e 310A de bateria, tocando lowbass num encontro do AF o Bramer filmou a fonte baixando só pra 13.3V. Quando tinha 6x308 + ST2K6 + AB 800W e 290A de bateria, tocando música eletrônica e o clip piscandinho de leve baixava pra 12.8V.

Nesses dois casos usei extensão de 2.5mm e 20Mts, os locais eram quiosques com mais de 30 anos, fiação de 1.5mm, e nessa última vez tava junto na tomada de um freezer 310Lts.

Depois disso montei um trio e nunca mais vi baixar de 13.5V, com os Sub800 pra grave gasta menos energia, agora com 290A + Banda 3.5 + 1340W de AB gasta menos que antes, acredito que seja pelo subsônico sempre acima de 40/45Hz. Digo que minha Usina de 100A segura de boua um amplificador de 5K no meu set.

Pro teu futuro set uma fonte que mande 200A tá de bom tamanho na minha opinião, tua preocupação é tomada de 20A, eu quando comprei me preocupei em pegar uma que não precise mais que 10A de tomada pq nenhum lugar que vou tem alguma de 20, fora a parte do custo acho que seria melhor duas fontes de no máximo 120A para poder usar numa boua qualquer todada simples que tivesse onde for ligar o som.

Compartilhar este post

Link para o post

Solano, outra coisa é fazer CABO DE EXTENSÃO com calibre bem parrudo, eu fiz 25m com fio de 4,5mm, os dois junto, é mais grosso q um dedo, ahshahhashs mas vc tbm sabe, cabo quanto mais grosso melhor!

Edit: eu patrocinador, ahshashhahahahh fala sério. quero ver logo esses sub 800 bombando!!

Compartilhar este post

Link para o post

Solano, outra coisa é fazer CABO DE EXTENSÃO com calibre bem parrudo, eu fiz 25m com fio de 4,5mm, os dois junto, é mais grosso q um dedo, ahshahhashs mas vc tbm sabe, cabo quanto mais grosso melhor!

Edit: eu patrocinador, ahshashhahahahh fala sério. quero ver logo esses sub 800 bombando!!

Valeu Adilson paguei hoje os 5 Sub800 me pelei que nem vai dar pra fazer a caixa esse mês kkkkkkkkkkkkkkkkk isso que é eu mesmo que faço so que de madeira vai uns R$200,00 mais parafuso e cola mais R$50,00 fora pintura que se for Pu+ emborrachamento+ fundo R$ 150,00 nessa brincadeira la se vai 500 Dilmas. Qdo o cara vai ver ta no limite kkkkkkkkkk E ainda tem que sobrar pro Natal e Ano Novo. Então por hora vão ficar nas caixas guardados esperando o Dezembro passar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...