Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
almissom

cálculo de sintonia de duto F3 e Fb para RE Audio SRi10d2

Recommended Posts

Olá pessoal,

Estou precisando de uma ajudinha, troquei de subwoofer só que não quero perder a caixa de fibra dutada de aproximadamente 40 litros! com duto de 3".

Sei que o re audio toca muito bem com caixas pequenas, por isso, tenho que calcular com precisão os cortes F3 e a Fb da caixa!

Pela fórmula: F3= Fs (0,54 + 0,45 x VAS/Vb - 0,03 x VAS²/Vb²) = 22,03Hz

Fb = Fs (0,67 + 0,33 x VAS/Vb - 0,03 x VAS²/Vb²) = 23Hz

Eu achei o duto muito comprido:

L= (23600 x 7,62²/Vb x Fb²) - 0,74 x 7,62 = 59,12cm

VAS = 31 litros

QTS = 0,36

Fs = 25,3Hz

Pensei em aumentar a Fs na formula para 32Hz para ficar do seguinte modo:

F3 = 32 (0,54 + 0,45 x 31/40 - 0,03 x 31²/40²) = 27,9Hz

Fb = 32 (0,67 + 0,33 x 31/40 - 0,03 x 31²/40²) = 29,05Hz

L = (23600 x 7,62²/40 x 29,05²) - 0,74 x 7,62 = 35cm

daí não forçava o sub, tocaria muito bem os subgraves chegando a FS fácil e sem força-lo e não ficaria "bebado" na caixa relativamente grande para o sub!

porém apesar dos 40 litros o fator R da caixa ficou em 0,95dB, ou seja, planinho, planinho!!! minha preocupação é se meus cálculos estejam dentro dos parametros para este sub, alguém com mais experiencia poderia me ajudar com esse sub! do jeito que descrevi está certo os cálculos? poderia eu fazer sem medo de prejudicar o sub o segundo exemplo de cálculo?

aguardo respostas para colocar esse menino logo, logo para funcionar!!!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

gQue pergunta dificil, pelo menos para mim! rsss

Você tem o soft bassbox? Simula o sub nesta caixa que você chegou por esses cálculos e verifica as curvas de resposta. Vai que derrepente dá uma luz!

abs,

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro, fiz a somulação pelo programa. Soft bassbox, ficou como está no cálculo, com uma barriguinha de aproximadamente 0,95 dB em 29/30Hz, planinho e F3 em 26/27Hz, meu medo é extra excussionamento (o falante ficar bebado)...

Enviado do meu LG-P880

Compartilhar este post

Link para o post

Que nada, so amanha, estou de plantão, no cel não da pra fazer...rsss

Enviado do meu LG-P880

Compartilhar este post

Link para o post

rapa fiz as simulações com o programa, veja ai as fotos como ficou!!! acho que vai ficar bom!!!

a resposta de frequencia ficou legal, vai dar um pouco de SPL, com Frequencia bem baixa 29/30Hz e o deslocamento do cone ficou bem abaixo da xmax em 10,8mm em 25,5Hz sendo que a F3 ficou no mesmo patamar! agora é ver na prática!, mas estou aberto a sugestões, principalmente de quem tem esse sub ou já teve!!!

abraço

h5d7.jpg

http://img24.imageshack.us/img24/7039/sjio.jpg

sjio.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, deixei o duto com 33cm a f3 ficou em 29hz e a fb 31hz ficou muito bom, controladinho o cone, grave forte e planinho, sub nota 10 em musicalidade, parabens para re audio...SPL sem perder qualidade, o tempero que faltava com o NAR 10sw3.

Comprando ao NAR o RE tem o mesmo timbre aveludada, grave redondo, preenche toda cabine, rapido, musical, porem o RE tem mais SPL, "o tempero" me surpreendeu nisso e muito, visto que, a caixa ideal pra SPL são com miseros 30 litros e pra tocar com todo seu poder caixa de 35 litros com fb em 34Hz...mas com 40 litros com fb em 31hz me surpreendeu.

É isso, valeu meu povo

Enviado do meu LG-P880

Compartilhar este post

Link para o post
faz um de 3 x 30 fica xou
fiz com 3"x33cm ficou muito show...top o subgrave desse sub.

Enviado do meu LG-P880

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...