Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
joaoasm

Fiz m**** no projeto, e agora?

Recommended Posts

pode ir no ultravox 550, pela primeira vez vi um falante da ultravox bom, eles acertaram a mão nesse 550, o bixo desce e sobe bem e o timbre é muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É ai que o divisor passivo quebra as pernas , e agora como faz pra testar outros cortes e atenuações ? complicado .

Voce acha que falta o que ? agudos mais abertos ? extensão ? SPL ?

Compartilhar este post

Link para o post
pode ir no ultravox 550, pela primeira vez vi um falante da ultravox bom, eles acertaram a mão nesse 550, o bixo desce e sobe bem e o timbre é muito bom.

Olá dieguinhow. Cara, no começo do tópico tem uma leve discussão sobre falantes que poderia utilizar para substituir o meu Over MG12-400, um que fosse bom de timbre e batesse muito, o ultravox 550 foi a 1º opção de woofer com estas características que citei, más indaquei sobre a potência dele que poderia, em tese, não casar com a do médio e agudo devido a configuração do atenuador e da proporção potência amplificador vs potência do falante que é muito citado para ficar na equivalência 2/1. Não posso errar mais na escolha, cada erro sai muito caro (R$), estava certo no Eros 412, era só achar o modelo certinho entre o 412g, 412mg ou 412 full black. ai vc entra e renova as expectativas do ultravox e novamente cria uma dúvida para mim.

PS: O site da ultravox não tem o modelo 550 e os que tem não tem os parâmetros por completo, se entrar no ML por exemplo, achei vários ultravox550 e vários valores diferentes dos parâmetros do falante em cada anuncio, tem um que da o x-máx de 1mm para ele.

É ai que o divisor passivo quebra as pernas , e agora como faz pra testar outros cortes e atenuações ? complicado . Voce acha que falta o que ? agudos mais abertos ? extensão ? SPL ?

Artsompb, bom dia. O woofer e o médio ficaram limpos até demais, ficaram tão bons (exceto pela falta de batida) que em comparação o Twitter "chia ou distorce" levemente, a impressão é esta.

Editado por joaoasm

Compartilhar este post

Link para o post

Ja sei o problema , o St200 abre as pernas fácil , ele ta no limite ai fica bem ruim mesmo .

Pode partir pros St350 ou 400.

Os Mg 10-300 realmente não tem pancada nenhuma , são bem mortos abaixo dos 150hz e caixa não resolve , mais o medio é muito limpo mesmo .

Compartilhar este post

Link para o post

o ultra tem o xmax de 5mm, e entre os q vc citou ele é o q desce mais, eu iria de ultra e alem do custo beneficio. o artur agora o mg10/400la desce pra caramba, muito bom mas o preço é salgado :vts

Compartilhar este post

Link para o post

o ultra tem o xmax de 5mm, e entre os q vc citou ele é o q desce mais, eu iria de ultra e alem do custo beneficio. o artur agora o mg10/400la desce pra caramba, muito bom mas o preço é salgado :vts

Descer desse , mais não da "pancada", nenhum desses over linha MG tem Punch , são bem flats mesmo .

O 12-400 é um grande exemplo , desce muito , da pra cortar em 80hz tranquilo mais o infeliz não tem nem um pouquinho de ataque , nada nada mesmo .

Compartilhar este post

Link para o post

Ja sei o problema , o St200 abre as pernas fácil , ele ta no limite ai fica bem ruim mesmo .

Pode partir pros St350 ou 400.

Os Mg 10-300 realmente não tem pancada nenhuma , são bem mortos abaixo dos 150hz e caixa não resolve , mais o medio é muito limpo mesmo .

Ok, então vai ser uma troca próxima, porém uma dúvida: O st 350 tem a mesma potência do st200, ele daria conta? Ja o st400 com seus 150 não seria muito além?

Todo mundo esta falando super bem deste falante, ele parece ser realmente muito bom, mas 550 foge muito do projeto, terá que ser algo em torno dos 400rms mesmo. Vou "estudar" mais os Eros 312/412

Editado por joaoasm

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, então vai ser uma troca próxima, porém uma dúvida: O st 350 tem a mesma potência do st200, ele daria conta? Ja o st400 com seus 150 não seria muito além?

Sensibilidade , o St200 tem 105db o St350 tem 111db , medidos a 1w-1m .

So ai o St350 ja toca 200% a mais que o St200 , mantém o bom timbre pesado e flat .

St400 tem mais brilho , toca mais aberto , mais cristalino e sobe mais que os outros dois , porem é metalizado .

Mais o St350 ja te atende perfeitamente .

Editado por artsompb

Compartilhar este post

Link para o post

Puxa teu projeto ta tão bonito TOP, é Residencial, tava achando que era trio na mala do carro ai muda completamente o que falei. Uma coisa e vc colocar um falante na mala do carro pra escutar uns 20m de distancia com umas cachaça na cabeça outra vc colocar numa caixa dentro de casa ou numa area que seja mas pra escutar mais perto e com qualidade.Essa caixas pedem um falante bem melhor.

Realmente ta tão bonito que acho que mereça algo melhor que ultravox, se vc mira a qualidade e não simplesmente fazer barulho.

Quanto a potencia tem alguns conceitos que vc ta misturando ai se vc tem um woofer de 550 não necessariamente vc tenha que aplicar os 550w vc pode seguir aplicando a mesma potencia que aplicava pros over o que não ira mudar a proporção de potência do mid e do tweeter. Ou seja não porque o falante é de 400w que vai garantir que teu amplificador so mande 400w pra caixa.

Procure um falante que tenha no mínimo 4mm de x máximo que ai ja vai te dar um grave legal, vou te sugerir alguns modelos dos que acho melhor pros mais simples mas que todos de satisfarão ai vai depender do teu bolso.

Snake esx125, Selenium wpu1209, Eros 412G, Eros 412MG, Oversound mg450, snake esx312, Eros 312lc, Over steel 400, snake esv620, e por ultimo o ultravox550.

Qualquer um desses acima que tu pegar vai dar o grave que vc quer do mais caro deles ao mais barato ai vai do seu go$to kkkkkkkkk

Abraço

Boa noite Solano, estou precisando ajuda novamente. Pensando na lista que fe, juntei uma grana e vou comprar um falante pra substituir o Over e a principio vou de Eros E-412 apesar de acha-lo meio caro más em todo lugar fala que eros é top, . Porém vi um woofer da Snake na net, o ESV620w e gostaria de saber se o conhece, se é bom, se da um timbre bom e um punch com vigor pois o preço dele é mais acessível.

Snake: http://www.snakepro.com.br/site/img/pdfs/falantes/linha_esv/INFORMATIVOS%20SNAKE%20DRIVER%20ESV620-W.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

É ai João, o esv620 é uma linha economica dos esx312 e esx125 ou seja o esv620 esta mais para eros 312lc do que pra e-412 e mg612

esv620/312lc = custo/benefício, se equiparam

O esv620 tem uma excelente eficiência toca fácil mesmo com pouca amplificação e sua bobina de alumínio da um tom a mais nas altas mas como alumínium é um material mais leve que o cobre não espere a mesma pegada nos graves mais baixos o ''punch'' que ai até o 312lc ja vai se sair melhor o e-412 então melhor ainda.

Eu como não sou tão fa do grave punc punc e pra mim prefiro que o ataque venha do sub-grave, o usaria tranquilo em vista do seu ótimo timbre e eficiência tanto que vou usar mid de 8'' no médio-grave somente para encorpar e fazer a transição do sub-grave para as ti.

Ai nessa parte é de gosto mesmo não há um consenso! pra um pode agradar pra outro pode achar falta de punch ataque.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

É ai João, o esv620 é uma linha economica dos esx312 e esx125 ou seja o esv620 esta mais para eros 312lc do que pra e-412 e mg612

esv620/312lc = custo/benefício, se equiparam

O esv620 tem uma excelente eficiência toca fácil mesmo com pouca amplificação e sua bobina de alumínio da um tom a mais nas altas mas como alumínium é um material mais leve que o cobre não espere a mesma pegada nos graves mais baixos o ''punch'' que ai até o 312lc ja vai se sair melhor o e-412 então melhor ainda.

Eu como não sou tão fa do grave punc punc e pra mim prefiro que o ataque venha do sub-grave, o usaria tranquilo em vista do seu ótimo timbre e eficiência tanto que vou usar mid de 8'' no médio-grave somente para encorpar e fazer a transição do sub-grave para as ti.

Ai nessa parte é de gosto mesmo não há um consenso! pra um pode agradar pra outro pode achar falta de punch ataque.

É Solano, o nome do meu tópico começa a fazer mais sentido agora do que nunca, puts. A questão é, vc projeta um som, e no meu caso projetei mal, e na hora de fazer um acertamento ou um up as coisas não casam. Ja estava pra fechar no eros E-412 mas acabei de medir minha caixa e ela tem apenas 28litros totais sem o falante (adaptada para 22 para comportar o Oversound) enquanto o Eros pede 40 litros, o ESV620W pede 45l. fo**, ja começo a ficar desgostoso/desmotivado com tudo. Tenho uma outra dúvida, que sintonia deve ter a caixa pra batida/punch, para subgrave que treme tudo etc... qual sintonia de caixa pra que tipo de som? Editado por joaoasm

Compartilhar este post

Link para o post

Sub grave pode sintonizar de 40hz a máximo 55-60hz

Grave ataque 55hz - 90hz

É mais ou menos isso uma regam geral pois cada falante tem sua característica sônica que pode dar uma diferença em comparação a outro apesar de se regulado pra mesma sintonia.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o ponto fraco é o grave e de acordo com o post #23, o problema também está no Cruzader, além do que o MG não descer até os 100Hz. Eu não entendi bem.

Um sub nunca vai acompanhar os demais falantes e chega a ficar um pouco melhor se aplicarmos bastante potência (o que não é o caso). Eu acho que se você escolhesse 03 E 312, ficaria bem melhor do que o resultado com os Cruzader + MG.

O E312, quando eu tinha o modelo de 350w e não de 400w (atual), com o volume de 45 L, consegui a sintonia de 60Hz e nessa sintonia vai dar um boa contribuição no grave. Sendo 03 ficaria bem legal e nessa sintonia o falante ficava bem flat (com bom resultado em vários estilos), mas claro, estilos como Dancing, Bass, não dá, não é?

Creio que com 40 Litros (se todas as câmaras forem de 40 litros), dá para conseguir algo bem próximo a essa sintonia e o resultado será ótimo.

Grave, mesmo na expressão da palavra, eu desconheço num falante de 12" que seja woofer também. Aliás, para não ser injusto, ouvi uma vez o resultado dos Street Bass rouxos, mas também exigiam caixas muito grandes para descer um pouco mais, mas eles sairam de linha (mas ainda tem por aí).

Se o objetivo é ouvir estilos de músicas que precisam de grave mais presente, esqueça falantes de 12", pois não vão atender.

Aquela outra caixa que está vazia na foto serão usados quais falantes?

Como estão as ligações no amplificador?

É aquela caixa vazia que tem volume de 40 litros por falante ou é no total?

Meu som, como eu tenho só um amplificador, por enquanto eu sacrifico um pouco estereofonia em detrimento do meu amplificador ser muito forte para usar graves e médios no meu canal. Ele fornece 3200w a 02 ohms por canal, mas um ajuste de potência que posso reduzir esse valor a 1/4 (800w). É por esse motivo que eu não uso no mesmo canal.

Não há interferência no resultado final, mas claro, depois quando tiver o outro amplificador, o resultado será bem diferente.

Pelo lado do amplificador, achei as especificações interessantes e se são realmente verdadeiras, são uma boa.

SLIM 6400

Potência: 1600 Watts RMS 4 Ohms / 1000 Watts RMS 8 Ohms

Classificação: Classe AB

Distorção por intermodulação: 0,06% 2 ohms

Resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz

Fator de amortecimento: Maior que 2500 a 8 Ohms @ 40Hz

Se o preço é o do link abaixo eu achei caro. Tem o Nashville 6600 que tem a mesma configuração de potência e gira em torno de $ 1600 a $ 1800, se comprar nas lojas credenciadas pelo fabricante (Audio Direto).

http://www.ecommerce1.com.br/saidsomeimagem/produto/81843/amplificador-de-potencia-etelj-slim-6400-4ohms

Compartilhar este post

Link para o post

Se o ponto fraco é o grave e de acordo com o post #23, o problema também está no Cruzader, além do que o MG não descer até os 100Hz. Eu não entendi bem.

Um sub nunca vai acompanhar os demais falantes e chega a ficar um pouco melhor se aplicarmos bastante potência (o que não é o caso). Eu acho que se você escolhesse 03 E 312, ficaria bem melhor do que o resultado com os Cruzader + MG.

O E312, quando eu tinha o modelo de 350w e não de 400w (atual), com o volume de 45 L, consegui a sintonia de 60Hz e nessa sintonia vai dar um boa contribuição no grave. Sendo 03 ficaria bem legal e nessa sintonia o falante ficava bem flat (com bom resultado em vários estilos), mas claro, estilos como Dancing, Bass, não dá, não é?

Creio que com 40 Litros (se todas as câmaras forem de 40 litros), dá para conseguir algo bem próximo a essa sintonia e o resultado será ótimo.

Grave, mesmo na expressão da palavra, eu desconheço num falante de 12" que seja woofer também. Aliás, para não ser injusto, ouvi uma vez o resultado dos Street Bass rouxos, mas também exigiam caixas muito grandes para descer um pouco mais, mas eles sairam de linha (mas ainda tem por aí).

Se o objetivo é ouvir estilos de músicas que precisam de grave mais presente, esqueça falantes de 12", pois não vão atender.

Aquela outra caixa que está vazia na foto serão usados quais falantes?

Como estão as ligações no amplificador?

É aquela caixa vazia que tem volume de 40 litros por falante ou é no total?

Meu som, como eu tenho só um amplificador, por enquanto eu sacrifico um pouco estereofonia em detrimento do meu amplificador ser muito forte para usar graves e médios no meu canal. Ele fornece 3200w a 02 ohms por canal, mas um ajuste de potência que posso reduzir esse valor a 1/4 (800w). É por esse motivo que eu não uso no mesmo canal.

Não há interferência no resultado final, mas claro, depois quando tiver o outro amplificador, o resultado será bem diferente.

Pelo lado do amplificador, achei as especificações interessantes e se são realmente verdadeiras, são uma boa.

SLIM 6400

Potência: 1600 Watts RMS 4 Ohms / 1000 Watts RMS 8 Ohms

Classificação: Classe AB

Distorção por intermodulação: 0,06% 2 ohms

Resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz

Fator de amortecimento: Maior que 2500 a 8 Ohms @ 40Hz

Se o preço é o do link abaixo eu achei caro. Tem o Nashville 6600 que tem a mesma configuração de potência e gira em torno de $ 1600 a $ 1800, se comprar nas lojas credenciadas pelo fabricante (Audio Direto).

http://www.ecommerce...slim-6400-4ohms

Olá Fcoelho. Resumindo os fatos, quando idealizei o som queria montar algo que desse batidas fortes e tivesse um subgrave que pudesse tremer o ambiente. Bom, comprei 2 tweeters selenium ST200 (A grande maioria diz que tem um timbre bom), Para médios 2 oversound MD6-120 (li que falantes de cone para médios deixam o som mais natural, por isto a escolha), até ai vai , o problema começa agora.

Pesquisando um falante pra batida, woofer, um cara me disse que poderia pegar qualquer um de 12 da oversound que daria um punch forte então peguei o oversound MG12/400 que tem uma sensibilidade de 101, pensando que o bichinho iria arrebentar (ele toca muito bem sim, muita qualidade mas não tem batida alguma) e sendo assim projetei 2 caixas idênticas de três vias para comportarem separadamente por câmaras o st200, o md6-120 e o MH12-400, o fo** é que a litragem da câmara do woofer tem 28 litros (ainda fiquei feliz com o raio do bichinho pensando que ele alem de tudo pedia caixa menor, menos espaço) e tudo quanto é woofer que me indicam que me atenderiam exigem caixa de pelo menos 40 litros. (Ai ja comecei a desanimar de tudo, a uns dois anos projetando, montando caixa por caixa com um acabamento refinado, comprando peça a peça e o trem mia).

Bom, vamos lá. As duas caixas vazias que viu são band-pass 6ª ordem com 50 litros totais, 30 mais 20 (indicado pela Hinor), Ja que as seladas e dutadas não respondem subgrave externo muito bem eu pensei em montar elas para comportarem os cruzaders 250w. Sobre o amplificador eu optei pelo Etelj porque ele me oferece 3 anos de garantia e a Nashivile apenas um, ora, uma empresa que me oferece 2 anos a mais que o concorrente certamente tem um produto muito melhor. As ligações são básicas, cada canal para cada caixa, serão, no futuro, dois amplificadores, um para subgrave e outro para a caixa de 3 vias.

Fcoelho:1) será que um eros ou 312 ou 412 numa caixa de 28 compensaria o custo? 2) Será que um subwoofer melhor na caixa band-pass dará melhor resultado? 3) Será que eu poderia manter a caixa 3 vias como esta e fazendo um corte la pelos 150hz entre ela e o grave/subgrave e montar outro falante que desça bem mais na caixa band-pass (ela eu poderia adapta-la para 2ª ordem ou até dutada, desde que a litragem total fosse de 50 litros. 4) Ou teria outra opção? fo** né :banghead

Editado por joaoasm

Compartilhar este post

Link para o post

E312 com 28litros ? So se for selada e olhe la.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post

E312 com 28litros ? So se for selada e olhe la.

Artsompb, alguma sugestão para eu concertar meu erro?

Compartilhar este post

Link para o post

Complicado , teria que refazer as caixas.

Quais os cortes usados nesses 12" ?

Compartilhar este post

Link para o post

Complicado , teria que refazer as caixas.

Quais os cortes usados nesses 12" ?

Estou cortando em 100hz com cross ativo

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ter de tampar esse duto ai e usar os E312 em seladinha.

Fora isso so refazendo as caixas.

Faz um tampão no duto e testa com os oversound mesmo pra ver se ja melhora.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ter de tampar esse duto ai e usar os E312 em seladinha.

Fora isso so refazendo as caixas.

Faz um tampão no duto e testa com os oversound mesmo pra ver se ja melhora.

E o Snake ESX125 será que da certo, ele pede caixa de 20 litros com sintonia em 64hz (se tiver versão 4ohms)?

http://www.snakepro.com.br/site/img/pdfs/falantes/linha_esx/INFORMATIVOS%20SNAKE%20ESX125.pdf

21llu1d.jpg

23tm6g.png

Se assim não der, e se eu deixar o over cortado mais alto e colocar um woofer que desce bem ou um sub misto na caixa de 50l?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a faixa do alto-falante proposto não estiver também no mínimo entre os 60Hz (o que contribuiria em parte no grave) até o limite dos MD-6, não vai resolver nada, porque o crossover que você tem está limitando a faixa de resposta do falante proposto.

Qual o seu problema?

1 - Falante de grave, não tem sensibilidade suficiente para acompanhar o restante do sistema

2 - Falante escolhido para o médio, não responde bem no valor do limite inferior proposto pelo Cross.

O que o falante proposto poderia fazer?

Contribuir apenas numa faixa de resposta (60 ou 64Hz) que seja (ESX 125) em diante, mas vai continuar o problema desse valor para baixo.

A minha sugestão?

Se você pretende comprar outro amplificador para o grave, o interessante é comprar falante que vai servir também para o futuro sistema.

Eu não sei como está esse desenho dessas suas caixas cuja soma é 50L, mas se puder aproveitar, eu deixaria um falante por caixa e esse falante poderia ser o E312. De acordo com o projeto do fabricante, com um volume menor até do que os seus 50L, se consegue algo em torna de 62Hz, mas se forem 50L fica mais baixa ainda, mas só não pode ser menor do que o valor de Fs. Não tem problema o falante receber só 400w (se forem 02 fica interessante).

E outra para não perder o seu crossover, monte um outro cross só para esses falantes e ficará num só canal e outro canal os demais falantes.

http://www.eros.com....s.php?codigo=11

Quando tiver o outro amplificador para o grave, poderá implementar as modificações necessárias, que seriam incorporar falantes de 18" para cumprir o papel deles (reforçar ao seu gosto essa faixa deficiente e deixar os médios para cumprir somente a parte deles, se bem que se eles ficarem a partir dos 60Hz, vai reforçar bem essa faixa de médio-grave.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Se a faixa do alto-falante proposto não estiver também no mínimo entre os 60Hz (o que contribuiria em parte no grave) até o limite dos MD-6, não vai resolver nada, porque o crossover que você tem está limitando a faixa de resposta do falante proposto.

Qual o seu problema?

1 - Falante de grave, não tem sensibilidade suficiente para acompanhar o restante do sistema

2 - Falante escolhido para o médio, não responde bem no valor do limite inferior proposto pelo Cross.

O que o falante proposto poderia fazer?

Contribuir apenas numa faixa de resposta (60 ou 64Hz) que seja (ESX 125) em diante, mas vai continuar o problema desse valor para baixo.

A minha sugestão?

Se você pretende comprar outro amplificador para o grave, o interessante é comprar falante que vai servir também para o futuro sistema.

Eu não sei como está esse desenho dessas suas caixas cuja soma é 50L, mas se puder aproveitar, eu deixaria um falante por caixa e esse falante poderia ser o E312. De acordo com o projeto do fabricante, com um volume menor até do que os seus 50L, se consegue algo em torna de 62Hz, mas se forem 50L fica mais baixa ainda, mas só não pode ser menor do que o valor de Fs. Não tem problema o falante receber só 400w (se forem 02 fica interessante).

E outra para não perder o seu crossover, monte um outro cross só para esses falantes e ficará num só canal e outro canal os demais falantes.

http://www.eros.com....s.php?codigo=11

Quando tiver o outro amplificador para o grave, poderá implementar as modificações necessárias, que seriam incorporar falantes de 18" para cumprir o papel deles (reforçar ao seu gosto essa faixa deficiente e deixar os médios para cumprir somente a parte deles, se bem que se eles ficarem a partir dos 60Hz, vai reforçar bem essa faixa de médio-grave.

Fcoelho, vc tem um e-mail que eu poderia te contactar?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, conversei muito com o Fcoelho (muito obrigado) e acabei optando por deixar como esta minha caixa de 3 vias e substituir a caixa de subgrave 6ª ordem com o Cruzader 2.5 e colocar uma T18 com o Eros E-818SDS (pra uso profissional).

A Oversound me mandou um projeto de T18 alegando que é o modelo original http://i61.tinypic.c...21jrb0z.jpg Ja em pesquisa na net achei um que em alguns lugares alegam ser Electovoice e em outros alegam ser um modelo da SPL http://somaovivo.freevar.com/imgs/b4394a9e97feab1f1627577ee2ca5a4b.jpg

Alguém saberia me dizer qual é qual e qual eu poderia utilizar?

Editado por joaoasm

Compartilhar este post

Link para o post

O projeto do segundo Link é o original T18 Eletrovoice.

Uso residencial eu usaria MDF 25mm para a caixa ficar mais pesada e não fica passeando sozinho com o grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...