Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

joaoasm

Fiz m**** no projeto, e agora?

Recommended Posts

Postado em

Bom dia galera.

Por mais que pesquisasse, meu som miou. Montei uma caixa 3 vias e uma passabanda (subwoofer), o subgrave, o médio e o agudo ficaram bons bons, mas o grave ta um lixo, sem batida alguma. Coloquei um Cruzader 2.5 (Hinor) na passabanda pra subgrave. na caixa de três vias um St200 (Selenium) pra agudo, um Md6-120 (Oversound) pra médio e um MG12-400 (Oversound) pra grave. Quero um grave limpo com bom timbre e que de uma batida forte, tipo "tapa na orelha", qual falante me atenderia? Minha caixa tem 40litros, o falante tem que ter uns 400WRMS (4ohms), minha potência tem 800WRMS más quero que o falante tenha em média metade da potência do amplificador. Por mais que pesquisei e me falaram que o MG12-400 seria ótimo e não foi, alguém conhece um falante de uma marca de qualidade que me atenderia? O fo** é que não conheço o som de nenhum falante e onde moro é super difícil encontrar equipamentos para ouvir, então no meu caso só pelos relatos dos entendidos daqui do fórum. Grato!

Postado em

Realmente mg12400 pra grave não aconselho o melhor dele é o médio-grave o que vai te ajudar e não é tão caro é o ultravox 550 esse desce bem mais que o over.

Boa tarde solanosom. Obrigado pela dica, não conheço esta marca, é confiavel, tem um bom timbre, durabilidade e "pancada? E estes que achei o que diria?

Hinor:

Nokaut800

12HPL4.5

Oversound:

ST800-12

12Steel400

Eros?

E-312 L/LC

E-12 LC Black

E-412 Full Black

E-512 L/LC

Grato pela ajuda, como disse antes, não os ouvirei então preciso da ajuda dos companheiros do fórum.

Postado em

pra dar aquela pancada sem comprometer nem embolar ainda acho o ultravox melhor que esses que vc listou e no timbre tambm não deixa a desejar, deixa entrar mais alguem pra te ajudar, pois esses hinor modelos mais novos não sei não ainda sou do tempo dos bons antigos hpl 12 da hinor. e os eros são muito bons principalmente a sonoridade do 312lc agora não sei se 1 só dê o grave que vc espera.

Postado em

extrair grave do 12mg400 é meio complicado viu amigo, devia ter pedido ajuda antes de compra-los eles tem Xmax de apenas 2mm é um falante exclusivo pra medio grave e medio, inclusive ja testei ele com senoide pura em free air e ele deu um agudinho de leve tsssss tsssss kkkkkkkk

talvez o steel 12/400 se encaixe melhor, ou o utravox 550 como o solano indicou... sou curioso pra ver o over bruthus 12/1200 ja dei uma brincada no simulador e gostei bastante do que vi, mas pra ter certeza só testando

Postado em (editado)

pra dar aquela pancada sem comprometer nem embolar ainda acho o ultravox melhor que esses que vc listou e no timbre tambm não deixa a desejar, deixa entrar mais alguem pra te ajudar, pois esses hinor modelos mais novos não sei não ainda sou do tempo dos bons antigos hpl 12 da hinor. e os eros são muito bons principalmente a sonoridade do 312lc agora não sei se 1 só dê o grave que vc espera.

Solano, o problema é o projeto, ai que acho complicado mas vamos lá: Quando projetei o divisor com atenuador etc, fiz para que quando eu aplicasse 400w na caixa, 400w iriam para o grave, 120w (atenuado) para o médio (que é o mMD6-120 de 120w) e se não me engano 70w para o tweeter. Se eu colocar um woofer de 550, quando o amplificador jogar 550 nele vai também 165w para o médio e 96w para o tweeter, neste caso eles não estarão mais casados, com isto não vou danificá-los ou prejudicar a eficiência de algum falante? Quantos litros exigem o Ultravox550, no site não tem? Eu só tenho 40l disponíveis.

Gostaria de uma opção mais próxima dos 400w, em todo lugar que eu entrava sempre era falado para o amplificador ter no mínimo o dobro da potência do falante.

Bom, etão eu tenho apenas estas opções para woofers que batem bastante sem embolar, com bom timbre: Oversound steel 12/400 e Eros 312lc (caixa de 40 a 45l pelo manual)? Alguém sabe quantos litros na caixa para o Steel12/400, no site da Oversound não tem este modelo, somente o steel 12/300 45litros?

Solano, vc fala do Ultravox550, e o Ultravox400 (C420-12), vc conhece?

xczi.jpgcz96.jpgztmr.jpg

Editado por joaoasm
Postado em

Puxa teu projeto ta tão bonito TOP, é Residencial, tava achando que era trio na mala do carro ai muda completamente o que falei. Uma coisa e vc colocar um falante na mala do carro pra escutar uns 20m de distancia com umas cachaça na cabeça outra vc colocar numa caixa dentro de casa ou numa area que seja mas pra escutar mais perto e com qualidade.Essa caixas pedem um falante bem melhor.

Realmente ta tão bonito que acho que mereça algo melhor que ultravox, se vc mira a qualidade e não simplesmente fazer barulho.

Quanto a potencia tem alguns conceitos que vc ta misturando ai se vc tem um woofer de 550 não necessariamente vc tenha que aplicar os 550w vc pode seguir aplicando a mesma potencia que aplicava pros over o que não ira mudar a proporção de potência do mid e do tweeter. Ou seja não porque o falante é de 400w que vai garantir que teu amplificador so mande 400w pra caixa.

Procure um falante que tenha no mínimo 4mm de x máximo que ai ja vai te dar um grave legal, vou te sugerir alguns modelos dos que acho melhor pros mais simples mas que todos de satisfarão ai vai depender do teu bolso.

Snake esx125, Selenium wpu1209, Eros 412G, Eros 412MG, Oversound mg450, snake esx312, Eros 312lc, Over steel 400, snake esv620, e por ultimo o ultravox550.

Qualquer um desses acima que tu pegar vai dar o grave que vc quer do mais caro deles ao mais barato ai vai do seu go$to kkkkkkkkk

Abraço

Postado em (editado)
Puxa teu projeto ta tão bonito TOP, é Residencial, tava achando que era trio na mala do carro ai muda completamente o que falei. Uma coisa e vc colocar um falante na mala do carro pra escutar uns 20m de distancia com umas cachaça na cabeça outra vc colocar numa caixa dentro de casa ou numa area que seja mas pra escutar mais perto e com qualidade.Essa caixas pedem um falante bem melhor.Realmente ta tão bonito que acho que mereça algo melhor que ultravox, se vc mira a qualidade e não simplesmente fazer barulho.Quanto a potencia tem alguns conceitos que vc ta misturando ai se vc tem um woofer de 550 não necessariamente vc tenha que aplicar os 550w vc pode seguir aplicando a mesma potencia que aplicava pros over o que não ira mudar a proporção de potência do mid e do tweeter. Ou seja não porque o falante é de 400w que vai garantir que teu amplificador so mande 400w pra caixa.Procure um falante que tenha no mínimo 4mm de x máximo que ai ja vai te dar um grave legal, vou te sugerir alguns modelos dos que acho melhor pros mais simples mas que todos de satisfarão ai vai depender do teu bolso.Snake esx125, Selenium wpu1209, Eros 412G, Eros 412MG, Oversound mg450, snake esx312, Eros 312lc, Over steel 400, snake esv620, e por ultimo o ultravox550.Qualquer um desses acima que tu pegar vai dar o grave que vc quer do mais caro deles ao mais barato ai vai do seu go$to kkkkkkkkkAbraço

Valeu solano, quando me referi sobre a potência a idéia é que quando for a energia para o woofer funcionar no limite, 550w (sem contar com pico etc)o médio e o twiiter ja passaram a muito tempo, más quando o médio e o twiiter estão no limite da potência (sem contar pico) o woofer ainda falta para chegar, este conceito esta errado? Bom, que bom que gostou do som, a idéia é fazer um residencial estilo P.A com qualidade e pressão sonora , ja fazem 2 anos que venho montando e espero termina-lo em 1 ano.Dei uma olhadinha no que sugeriu, más o Oversound mg450, os Snake e Selenium são todos 8ohms, tem que ser de 4ohms.Ai sobram os Eros 412G, Eros 412MG, Eros 312lc, Over steel 400 e ultravox550. A Eros é f***, não mostra a litragem da caixa para o 412G e 412MG, porém no site fala que o 412G "dessenvolvido para responder mediograve e médios" e o 412MG "desenvolvido para reproduzir mediograve com alto SPL", más eles batem muito? O equipamento ja esta saindo muito caro e eu não quero cometer o mesmo erro.

http://www.eros.com....icao.php?cod=18

http://www.eros.com....icao.php?cod=19

Poderia falar mais um pouco sobre eles?Mais uma parte do equipamento:wgkr.jpg

Editado por joaoasm
Postado em

Vc já pensou em usar um sub tipo Pioneer ou Questo? Aqui na minha região o pessoal usa os Pioneer pra trio, alguns quando bem regulados ficam uma beleza, outros nem tanto,

eu adoro subgrave, do tipo que bate no peito, mas vc tá fazendo um excelente projeto então tem que equilibrar.

Postado em (editado)

Vc já pensou em usar um sub tipo Pioneer ou Questo? Aqui na minha região o pessoal usa os Pioneer pra trio, alguns quando bem regulados ficam uma beleza, outros nem tanto,

eu adoro subgrave, do tipo que bate no peito, mas vc tá fazendo um excelente projeto então tem que equilibrar.

Pois é Kim, para subgrave eu fiz a passa banda com cruzader 2.5 (250W), ta bom o som más futuramente vou por um mais parrudo, uns 400 também, mas na caixa full quero um woofer pra "bater" muito, dentro dos limites da potência é claro. Uma linha de raciocínio que tenho é ter o dobro de potência no amplificador da que tenho no falante, ai vai os money, uma potência profissional com mais de 1000W por canal é o "zóio da cara"! Ai deixo de comer para ouvir! rsrsrs

Editado por joaoasm
Postado em

Parabéns equipamentos Top. Tambem monto som aos poucos cada mês compro alguma coisinha pobre é f* mas importante que pelo menos ainda sobra um pouco kkkkkkkkkk

O 412g Aguenta mais pancadas 7,5mm de x máximo

O 412 mg com seus 5,5mm de x máximo da um pouquinho menos que pancada e um pouco mais de médio que o 412g

Ambos são top, eu particularmente iria no 412g já que vc ja tem um mid na caixa 7,5mm da uma pancada fortíssima e isso tudo sem perder na parte da qualidade.

Amigo é colocar e partir pro abraço.

Postado em

Cara quando comecei a ler o tópico fiquei com o sentimento de mesmice, mais quando vi as fotos do projeto realmente fiquei impressionado.

Parabéns man acabamento de primeira eim! boa sorte na escolha dos equips.

Postado em (editado)

Parabéns equipamentos Top. Tambem monto som aos poucos cada mês compro alguma coisinha pobre é f* mas importante que pelo menos ainda sobra um pouco kkkkkkkkkk

O 412g Aguenta mais pancadas 7,5mm de x máximo

O 412 mg com seus 5,5mm de x máximo da um pouquinho menos que pancada e um pouco mais de médio que o 412g

Ambos são top, eu particularmente iria no 412g já que vc ja tem um mid na caixa 7,5mm da uma pancada fortíssima e isso tudo sem perder na parte da qualidade.

Amigo é colocar e partir pro abraço.

É, então estou pendendo mais para o 412G, 13º ta quase, mas quando disse que "Fiz m**** no projeto, e agora?" é o seguinte, o 412 tem a potência de 450 (aproximadamente o que o projeto pede), tem de 4ohms (o que o projeto pede) mas tem que dar numa caixa de 40l (a caixa já esta pronta). Bem, vou mandar um e-mail pra eros pedindo os dados.

Mais uma coisa, comparando o 412G e 412MG respectivamente:

FS: 47,4 vs 44,15

QTS: 0,39 vs 0,287

NO: 1,6 vs 2,1

Pelos dados o 412MG não seria melhor? É claro, não conheço os falantes e o objetivo e batida forte.

É estranho mas o site da Eros tras: 412G (G de grave) mas define que é para mediograve e médio e o 412MG (MG de médio grave) mas define como mediograve com alto SPL. Desculpe, não quero ser chato mas não quero errar na escolha novamente.

Abraços brother

Editado por joaoasm
Postado em

Cara quando comecei a ler o tópico fiquei com o sentimento de mesmice, mais quando vi as fotos do projeto realmente fiquei impressionado.

Parabéns man acabamento de primeira eim! boa sorte na escolha dos equips.

Valeu Gleisão, tive um erro grosseiro na escolha do woofer, ele é muito bom, um som muito limpo mas o danado não bate nem se for insultado, cara parece que não, mas li pra car****, sobre falantes, divisores, materiais etc e ainda pisei na bola, fazer o que, agora é por no "for sale" o MG12-400 e partir pro substituto.

Postado em (editado)

É, então estou pendendo mais para o 412G, 13º ta quase, mas quando disse que "Fiz m**** no projeto, e agora?" é o seguinte, o 412 tem a potência de 450 (aproximadamente o que o projeto pede), tem de 4ohms (o que o projeto pede) mas tem que dar numa caixa de 40l (a caixa já esta pronta). Bem, vou mandar um e-mail pra eros pedindo os dados.

Mais uma coisa, comparando o 412G e 412MG respectivamente:

FS: 47,4 vs 44,15

QTS: 0,39 vs 0,287

NO: 1,6 vs 2,1

Pelos dados o 412MG não seria melhor? É claro, não conheço os falantes e o objetivo e batida forte.

É estranho mas o site da Eros tras: 412G (G de grave) mas define que é para mediograve e médio e o 412MG (MG de médio grave) mas define como mediograve com alto SPL. Desculpe, não quero ser chato mas não quero errar na escolha novamente.

Abraços brother

FS: 47,4 vs 44,15 fS não fará diferença tendo em vista que vc deverá usar no mínimo uns 80hz de corte hp pra eles

NO: 1,6 vs 2,1 Qto maior melhor para falantes de mesma aplicação o que não é o caso aqui pois um é direcionado p grave outro p médio-grave.Logicamente um tera o cone pouco mais reforçado e por isso pouca coisa mais pesado feito para aguentar um pouco mais as pancadas o que acaba perdendo pouca coisa de sensibilidade, pois se fosse so por sensibilidade ficava com seu over mesmo que é na verdade um mid-range por ser so 2mm de x-max.

QTS não influi muito por se tratar de grave e não sub grave que ai acho o qts parâmetro bem importante.

Qto aos 40litros da caixa não haverá problemas pra falante de 12" de 35l a 45l ta dentro da idéia apenas ajustar no duto pela resposta que se quer.

Editado por solanosom
Postado em (editado)

Fiz um comparativo entre os Eros 412:

ih1a.png

Entrei em contato com a Eros e pedi uma sugestão sobre um woofer de 12'' e cerca de 400W que tem uma batida forte, que a caixa seria de três vias porém, já tenho uma outra para subwoofer, eles responderam assim, (na integra):

"Bom Dia João, como vai?

Sugestão de projetos:

1. E-412 G - Ato-falantes desenvolvidos para responder mediograves e médios. (não é o mais indicado)

Calcule, de acordo com o espaço disponível no carro, um gabinete com 38 litros para cada alto falante e mande as dimensões internas para fazer a sintonia do duto.

Esse volume é para tocar com um pouco de ataque, se você quiser algo diferenciado entre em contado antes de montar sua caixa.

2 . E-412 MG – Desenvolvidos para reproduzir mediograve com alto SPL. (excelente reprodução de voz, som macio) - acopla bem com o subgrave

Calcule, de acordo com o espaço disponível no carro, um gabinete com 38 litros para cada alto falante e mande as dimensões internas para fazer a sintonia do duto.

3. E-412 Full Black - incorpora e que tem de melhor para alto-falante de médio/grave aonde se destaca freqüência de médio bom produto para sistema três vias ( se for batida mais seca esse é o ideal)

4. E-12 LC Black - Woofer desenvolvido com bobina de fio CCAW, obtendo melhor resposta nos médios e médio-agudos. Respostas mais rápidas devido ao menor peso da bobina. (não é o mais indicado)

*os dois destacados em azul são os mais indicados pro que você quer.

Como calcular gabinete:

Gabinete retangular: altura x largura x profundidade / 1000

Gabinete trapézio: base maior + base menor x altura x largura / 2000

"A Eros Alto Falantes agradece sua preferência!"

Atenciosamente:

Alessandra Amaro

Eros Alto Falantes Ltda.

Web Marketing

Fone: (18) 3902-5455 Ramal 5477

Contatos: meadiciona.com/alessandra_eros"

O que acham?

P.S. Se por um lado a própria Eros me passa estes dados e acredito na comparação, pois todos os modelos são da própria empresa, sem concorrência, por outro dou até mais valor no usuário final porque este tem um conhecimento e senso crítico dos inúmeros produtos do mercado e exige qualidade.

Editado por joaoasm
Postado em

Bom quem sou eu pra contestar a mãe das crianças fecha o olho num desses azuis e boa sorte.

Acho essa calota dos LC e desse 412 full que parece uma bola de tênis feia pra cac* mas se tocam é o que importa esse E-412Full então q nunca vi nem sei se se encontra pra comprar, parece ser excelente x-max de 8,5mm o loco se real mesmo é alto falante pra aguentar 900w RMS

Postado em

Bom quem sou eu pra contestar a mãe das crianças fecha o olho num desses azuis e boa sorte.

Acho essa calota dos LC e desse 412 full que parece uma bola de tênis feia pra cac* mas se tocam é o que importa esse E-412Full então q nunca vi nem sei se se encontra pra comprar, parece ser excelente x-max de 8,5mm o loco se real mesmo é alto falante pra aguentar 900w RMS

Solano, pra finalizar e eu não te encher mais o saco, pode ser?

Foi excelente a dica que deu sobre o woofer: "Procure um falante que tenha no mínimo 4mm de x máximo que ai ja vai te dar um grave legal, vou te sugerir alguns modelos dos que acho melhor pros mais simples mas que todos de satisfarão ai vai depender do teu bolso.

Snake esx125, Selenium wpu1209, Eros 412G, Eros 412MG, Oversound mg450, snake esx312, Eros 312lc, Over steel 400, snake esv620, e por ultimo o ultravox550." Poderia dar uma ajuda com o tweeter da mesma forma? O meu é o Selenium ST200 e pra falar a verdade não estou gostando da sonoridade dele, quero substitui-lo futuramente. Sobre o woofer acho que vou pegar o E-412 Full Black, ta na casa dos R$400,00. Abraços

Postado em

O que não ta gostando no St200 ? porque de timbre só vai achar melhor os Snake 4202 .

Pode ser fraquinho mais é um otimo custo beneficio, usei durante muito tempo e não tenho do que reclamar.

Postado em

Uso o st302 , mas ambos são muito bons não sei se em sonoridade encontrarás outro melhor a não ser os raros snake 4202 como o Arthur falou, de mais raro ainda reparo para encontrar.

Talvez possa ser o corte que vc esteje suando pra ele mas qualquer capacitor cerâmica baratinho de 2,2uf ja da conta.

Postado em

Pode ser fraquinho mais é um otimo custo beneficio, usei durante muito tempo e não tenho do que reclamar.

Uso o st302 , mas ambos são muito bons não sei se em sonoridade encontrarás outro melhor a não ser os raros snake 4202 como o Arthur falou, de mais raro ainda reparo para encontrar.

Talvez possa ser o corte que vc esteje suando pra ele mas qualquer capacitor cerâmica baratinho de 2,2uf ja da conta.

O que não ta gostando no St200 ? porque de timbre só vai achar melhor os Snake 4202 .

Meu esquema é este:

qbyj.png

Postado em

Ta 6k a 6db é isso ? deveria tar bom .

Como gosto é como braço , tenta um St400 ai no lugar é um tweeter com diafragma de titânio com timbre bem diferente , mais que agrada uma boa parte das pessoas.

Postado em

Ta 6k a 6db é isso ? deveria tar bom .

Como gosto é como braço , tenta um St400 ai no lugar é um tweeter com diafragma de titânio com timbre bem diferente , mais que agrada uma boa parte das pessoas.

6k no corte mas a atenuação esta em 6.9, praticamente 7db. Quando liguei a caixa pela primeira vez o som ficou muito bom, deu pra tirar um volume alto mas sem dar aquela dor de cabeça, limpo, dureza foi a falta de batida que me decepcionou demais. Agora o tweeter pareceu que não se enquadrou com os auto-falantes, parece que não ficou "limpinho", faltou alguma coisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...