Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

desslock

Sub Hertz ES200 num SUV - Dutada ou Bandpass?

Recommended Posts

Postado em

Caros,

estou montando uma caixa de subwoofer num Tiguan e adquiri os seguintes equipamentos do usuário Robson aqui do fórum:

-Subwoofer Hertz ES200

-Amplificador Hertz EP2

Vou ligar o amplificador nos canais traseiros (saída amplificada dos altofalantes) pois a HU original não tem RCA. Os 4 altofalantes assim como os tweeters vão continuar os originais mesmos ligados diretamente na HU.

Pelo manual da Hertz a caixa dutada performance tem que ter 20,6L e estar sintonizada a 40Hz. O duto recomendado é de 63mm de diâmetro por 155mm de comprimento.

Simulando no WinSD, para se ter 40Hz com duto de 63mm de diâmetro preciso de 232mm de comprimento. Muita diferença não?

Simulando uma bandpass, recomenda-se 14,2L e 7,5L sintonizada em 49Hz. Mesmo volume da dutada.

Prefiro uma caixa BP pois não preciso preocupar com a bagagem esbarrando no sub. Em contrapartida a Hertz não menciona as dimensões para esse tipo de caixa. Alguém já teve alguma experiência com esse sub em caixa bandpass? Procurei no fórum mas não encontrei...

Outra opção que pensei foi fazer uma caixa no estepe (selada ou dutada). Ele é aro 18" e pelo meus cálculos consigo uns 25litros. A dúvida é: o som sairia bem mesmo com essa caixa de estepe debaixo de uma tampa de fibra e carpete original do carro?

Alguma sugestão?

Postado em (editado)

Pode ser feito com o sub pra cima... e o duto lateral.... já usei assim e evita contato com a bagagem...

Se é possível virar o estepe e colocar uma caixa dentro da roda acho que daria certo também...

ou... caixa dutada normal e tela de proteção mesmo...

Editado por GARAGAOZ
Postado em

Meu estepe fica com a "boca" pra cima. Apesar de ser 18", ele é mais fino (tipo Accord). Seu duto tinha 3" por quanto? Com certeza tinha curva, né?

Meu medo é abafar muito o som pois o revestimento do fundo do porta-malas é bem parrudo!

Postado em

Meu estepe fica com a "boca" pra cima. Apesar de ser 18", ele é mais fino (tipo Accord). Seu duto tinha 3" por quanto? Com certeza tinha curva, né?

Meu medo é abafar muito o som pois o revestimento do fundo do porta-malas é bem parrudo!

Mas o certo é fazer com que a caixa tenha total integração com a carroceria do carro... por que? Evita-se vários fatores, vibrações da caixa, espaço otimizado dentre outros, alem do mais com a caixa, digamos assim, por dentro do step, ela ficará solta e fará muito barulho/grilos no seu carro.

A roda servirá de "tela protetora" pro sub alem de deixar um vão entre o sub e o assoalho falso do porta malas, no seu caso, eu faria um fundo falso com alguns furos na chapa e coberto com carpete ou tecido ortofônico... não dá pra perceber que existe um sub lá, eu uso assim nos meus 2 carros e até hoje só vejo benefícios.

:legal:

Postado em

caixa no estepe pra subs de baixa potência eu só acho legal quando se coloca uma grade de proteção

tenho um ES200 aqui em casa, gosto dele, faça a caixa do manual e seja feliz, é a melhor configuração pra um som de dia a dia

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...