Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
murillo_g_b

Até que ponto o CD é a melhor opção ?

Recommended Posts

Vou começar com algumas imagens antes de dizer qualquer coisa:

AC/DC - '74 Jailbreak [sony 180g LP (2009) mastered by Ray Staff] 24-bit/192kHz-aksman

AC/DC - '74 Jailbreak

Sony 180g LP / Cat.#: 510758 1

Mastered by Ray Staff @ AIR-Mastering, London

Vinyl rip in 24-bit/192kHz (presented in FLAC)

Ripped by aksman

Although '74 Jailbreak is by no means a definitive collection of early rarities (such compositions as "Fling Thing," "Love Song," "Stick Around," "R.I.P.- Rock in Peace," and "School Days" remain unreleased in the States), it is a worthwhile, brief snapshot of early AC/DC.

- Greg Prato/AMG

Technical Log

RCM Hannl 'limited' with "Rotating Brush"

Music Hall MMF 9.1 Turntable

Tonearm: Pro-Ject 9cc evo with Pure Silver Wires

Cartridge: Nagaoka MP-500

Brocksieper Phonomax (Tube Phono PreAmp)

E-MU 0404 external USB 2.0 Audiointerface

Interconnections : Silent Wire NF5

WaveLab 6 recording software

iZotope RX Advanced 2.00 for resampling and dithering

Vacuum cleaning > TT > Brocksieper Phonomax > E-MU 0404 > WaveLab 6 (24/192) > manual click removal >

analyze (no clipping, no DC Bias offset) > resampling and dithering with iZotope RX Advanced 2.00

> split into individual Tracks > FLAC encoded (Vers. 1.21)

No silence been removed, please burn gapless to match original tracklayout.

8wuz.jpg

Busca rápida pelo PirateBay:

sdqu.jpg

Espectograma do Rip do Back in Black do ACDC (toca até 25khz, inclusive):

u1cn.jpg

O fato é que a extração do áudio a partir do vinil, gera arquivos de altíssima qualidade que, pelo menos eu, não sei se seria possível colocar em um CD. Até porque arquivos semelhantes (mas inferiores) estão disponíveis apenas em DVDs, BluRay e CDs 5.1.

E aí, o que acham ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra mim não é o arquivo que faz a diferença (no caso do Flac x CD) e sim quem lê que é o problema..

Ok, então o ponto de partida é pressupor que o set consiga ler as duas opções.

Assim o arquivo passa a fazer diferença.

Usar no residencial é bem mais fácil, troca um fio pelo outro e pronto, mas no carro é possível também tendo os equipamentos ($$$) certos.

Não vamos nos preocupar com detalhes de instalação.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo nada....kkk

mas, sei que tenho todos os albuns do Jack Johnson em 320Kbps, e alguma em Flac, convertidos de "Vinyl" baixados do pirate bay, e a diferença é bem perceptivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende. Pra usar no carro cd´s são praticos...

Agora num bom toca disco + pré de phono decente + puta amp, as coisas mudam de figura em casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora num bom toca disco + pré de phono decente + puta amp, as coisas mudam de figura em casa.

com cabeamento decente e caixa decente...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo nada....kkk

mas, sei que tenho todos os albuns do Jack Johnson em 320Kbps, e alguma em Flac, convertidos de "Vinyl" baixados do pirate bay, e a diferença é bem perceptivel.

Com certeza. Isso na HU original com processador é perceptivel aqui.

Em sets hi end (principalmente na fonte de sinal) esses arquivos sem compressão devem ser bem mais detalhados que um Flac de um CD por exemplo, em 16/44.

Eu to baixando tanta coisa desde que tive a ideia de digita vinyl no piratebay que nem parei pra escutar direito.

Toca disco ?

Tamo falando de flac boccotte, não saquei.

Se for pra usar no toca disco não precisa fazer rip uai :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza. Isso na HU original com processador é perceptivel aqui.

Em sets hi end (principalmente na fonte de sinal) esses arquivos sem compressão devem ser bem mais detalhados que um Flac de um CD por exemplo, em 16/44.

Eu to baixando tanta coisa desde que tive a ideia de digita vinyl no piratebay que nem parei pra escutar direito.

Toca disco ?

Tamo falando de flac boccotte, não saquei.

Se for pra usar no toca disco não precisa fazer rip uai :vts

Tô exemplificando...afinal o flac do vinil saiu do vinil não?

Nada mais justo que beber da fonte.

PS: Cabei de baixar, é rip de SACD...Sensacional:

http://thepiratebay.sx/torrent/5893142/Dark_Side_of_the_Moon_SACD-FLAC_%2824bit_96Khz_6ch

Compartilhar este post

Link para o post

meu não ha nada melhor do que fazer teste. Você tem o arquivo FLAC extraído de um vinil, no qual a qualidade parece ser boa. Um CD AC/DC, Back in Black custa cerca de R$ 15,00. Nada melhor do que comprar um e fazer o teste.

Realmente é um tópico muito interessante e polemico, eu já fiz esse Teste e senti uma diferença absurda em um caso e em outra nem tanto. Pode ser incrível, mas acredito que acontece. No meu caso comparei um CD que tenho original da ADELE - 19 e a diferença com FLAC foi muito pequena na minha percepção, e fiz o mesmo teste com gravações de Ac/Dc - Razors Edge e Ozzy Osbourne - No More Tears e a diferença foi muito perceptível. Os teste só foram de ouvido mesmo.

Acompanhando !

Compartilhar este post

Link para o post

Tô exemplificando...afinal o flac do vinil saiu do vinil não?

Nada mais justo que beber da fonte.

PS: Cabei de baixar, é rip de SACD...Sensacional:

http://thepiratebay....24bit_96Khz_6ch

Ah sim, eu tenho um tocador aqui, sai RCA dá pra ligar no carro com uma extensão ligada na tomada (risos).

PS: esses SACD multicanais tocam de boa ? Joguei no galaxy s4 e no iphone e não tocou, usei um DSP do foobar2000 pra ficar estereo e tocou. A bit rate ficou ~3,5k antes era 5~6k. Usando aplicativos pra FLAC.

meu não ha nada melhor do que fazer teste. Você tem o arquivo FLAC extraído de um vinil, no qual a qualidade parece ser boa. Um CD AC/DC, Back in Black custa cerca de R$ 15,00. Nada melhor do que comprar um e fazer o teste.

Realmente é um tópico muito interessante e polemico, eu já fiz esse Teste e senti uma diferença absurda em um caso e em outra nem tanto. Pode ser incrível, mas acredito que acontece. No meu caso comparei um CD que tenho original da ADELE - 19 e a diferença com FLAC foi muito pequena na minha percepção, e fiz o mesmo teste com gravações de Ac/Dc - Razors Edge e Ozzy Osbourne - No More Tears e a diferença foi muito perceptível. Os teste só foram de ouvido mesmo.

Acompanhando !

Meus testes se limitam a mp3 vs flacs de cds vs flacs de vinyl.

Não tenho leitor de cd no carro [^]

Como já disse, mp3 vs flac é um assunto batido já.

A questão são esses flacs hi res.

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, eu tenho um tocador aqui, sai RCA dá pra ligar no carro com uma extensão ligada na tomada (risos).

PS: esses SACD multicanais tocam de boa ? Joguei no galaxy s4 e no iphone e não tocou, usei um DSP do foobar2000 pra ficar estereo e tocou. A bit rate ficou ~3,5k antes era 5~6k. Usando aplicativos pra FLAC.

Só testei no Foobar.

ei... e a gravação? Tem q ser decente tb

Sim, seu indecente!

Compartilhar este post

Link para o post

Foi isso que citei em um tópico meu dias a trás, eu gosto muito de vinyl, porem como o Boccotte falou, sem um conjunto decente a qualidade é sofrível, o mesmo digo nos equipamentos atuais, na verdade o que mais se aproxima na atualidade são os Apple e os Cowon (em mídias portáteis), ambos caros pacaraio!!! Mas também não adianta comprar um baita player e encher de lixo ou vice e versa.

Onde quero chegar? Não importa se o arquivo é bom, não importa se o DAC é bom. O que importa na verdade é ambos serem ótimos e você ter um ouvido apurado para isso, eu acho um puta desperdício gastar uma bala em players do tipo Sony C90+XDP ou até mesmo Alpine 9887 e lotar de MP3 128,192 ou 320kbps que seja, mas também não vejo vantagem em andar com uma cx de CD´s no carro ou em casa.

Eu gosto e aprovo os Lossless, Waves, Oggs, AiFF e tudo que tenha qualidade, vejo isso como o futuro da musica de qualidade :legal:

Editado por Robson_Lira

Compartilhar este post

Link para o post

Mais lenha:

Já comparei inúmeros rips de vinil, 24bit, 192khz e sinceramente não percebi diferença, usando o PC como fonte, via óptico para um DAC/Amp Zero e um Fone ATH M50. E já testei vários.

Agora SACD é outra coisa, é multicanal. O PS3 toca, meu bluray não (dizem que alguns sonys tocam). Baixei a ISO e gravei em DVD. Simplesmente fantástico.

Mas a conversão para 2 canais é sofrível. É como colocar um filme DTS no Bluray e ouvir em 2 canais, perde-se muita informação do canal central e das surrounds.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi isso que citei em um tópico meu dias a trás, eu gosto muito de vinyl, porem como o Boccotte falou, sem um conjunto decente a qualidade é sofrível, o mesmo digo nos equipamentos atuais, na verdade o que mais se aproxima na atualidade são os Apple e os Cowon (em mídias portáteis), ambos caros pacaraio!!! Mas também não adianta comprar um baita player e encher de lixo ou vice e versa.

Onde quero chegar? Não importa se o arquivo é bom, não importa se o DAC é bom. O que importa na verdade é ambos serem ótimos e você ter um ouvido apurado para isso, eu acho um puta desperdício gastar uma bala em players do tipo Sony C90+XDP ou até mesmo Alpine 9887 e lotar de MP3 128,192 ou 320kbps que seja, mas também não vejo vantagem em andar com uma cx de CD´s no carro ou em casa.

Eu gosto e aprovo os Lossless, Waves, Oggs, AiFF e tudo que tenha qualidade, vejo isso como o futuro da musica de qualidade :legal:

Não entendi o que você falou dos aparelhos apple.

Usando pela saída p2 não é nada demais...

Quando ao uso de mp3, eu acho que se a diferença não for perceptível tem alguma coisa errada, seja no set, no ouvinte, no arquivo...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas também não adianta comprar um baita player e encher de lixo ou vice e versa.

Exato.

MAs tem nego que faz isso pra caraleo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi o que você falou dos aparelhos apple.

Usando pela saída p2 não é nada demais...

Quando ao uso de mp3, eu acho que se a diferença não for perceptível tem alguma coisa errada, seja no set, no ouvinte, no arquivo...

Murillo, digo isso pois eles conseguem reproduzir pelo seu próprio DAC áudio lossless 24/48, é bem trabalhoso mais dá, aliado a vantagem de conectividade dos players atuais com a marca, diferente de um player usando plataforma Android por exemplo que roda FLAC e WAVE tranquilamente, porem as conexões com outros aparelho são via bluetooth, p2 o raio que o parta... ou seja, não adianta nada.

Difícil achar uma HU ou outro dispositivo de armazenamento portátil que reproduza esses formatos diretamente pelo USB, sem saturação.

Na minha opinião, na atualidade para se ter o mínimo de qualidade deve-se usar o CD ou iPod... mas o bom e velho CD continua imbatível neste quesito. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

mas o bom e velho CD continua imbatível neste quesito. :legal:

É essa a discussão rs.

Será messsmo?

Se der um jeito de reproduzir esses arquivos que eu citei no começo, acho que não tem pra cd nenhum não.

Não que seja mais prático, mas que pode ser melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

É essa a discussão rs.

Será messsmo?

Se der um jeito de reproduzir esses arquivos que eu citei no começo, acho que não tem pra cd nenhum não.

Não que seja mais prático, mas que pode ser melhor...

Entao... qdo cito imbatível é me referindo ao publico que preza qualidade, para os pseudos audiófilos é CD e pronto, não há outra mídia que seja digna de qualidade além dessa, lógico que um setup de vinyl megaultra elaborado com tudo que tem direito, também deixa muito set digital passando vergonha.

EU, gosto muito de ouvir minhas musicas no PC usando fones, é nitidida a diferença musical de arquivos em MP3 e FLAC, agora entre FLAC e CD a diferença é quase zero!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Entao... qdo cito imbatível é me referindo ao publico que preza qualidade, para os pseudos audiófilos é CD e pronto, não há outra mídia que seja digna de qualidade além dessa, lógico que um setup de vinyl megaultra elaborado com tudo que tem direito, também deixa muito set digital passando vergonha.

EU, gosto muito de ouvir minhas musicas no PC usando fones, é nitidida a diferença musical de arquivos em MP3 e FLAC, agora entre FLAC e CD a diferença é quase zero!

:legal:

Pelas suas respostas eu não acho que você entendeu o meu ponto desde o início.

Você disse que "a diferença entre FLAC e CD é quase zero". A diferença entre um CD e um CD ripado lossless É ZERO. Ponto.

A única coisa que muda é que a leitura não será feita por um leitor de cds, mas os dados são os mesmo (supondo rip lossless).

O meu ponto aqui nesse tópico é: será que a reprodução desses arquivos de altíssima qualidade (os arquivos contém SIM mais informação que um CD, isso é indiscutível, só ver a imagem) não é superior à um CD comum ? Seja ele em formato de disco compacto mesmo ou ripado lossless, tanto faz.

O máximo que você consegue de um CD é 24/96 em alguns tipos só (SACD, eu sei que sai assim).

Mas no geral é menos que isso. Tente ripar um CD da melhor maneira possível, vai sair FLAC 1441kb/s ou WAV um pouco superior.

8wuz.jpg

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...