Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rapmaster666

Boss PHD5000D Queimando IRF1010

Recommended Posts

5kgp.jpg

Montei, testei, nada em curto, liguei tudo ok, tocou um pouco tudo ok, ai chegou a hora da verdade, eu tenho 2 modulos desse, pois na epoca eu comprei eles para fazer bridge "linkar" e ter uma saida de 2ohms, ja que meus subs fecham em 2ohms.

Fiz a ligação e tocou bem, ai qdo aumentei o volume ele não aguentou e entrou em proteção e agora qdo ligo ja fica em proteção, ja testei retirar os fios ligar novamente e nada, o outro ta ok, não aconteceu nada.

Fiz uma rapida verificação testando os mosfets na placa mesmo, só para ver se estavam em curto, e os 4 mosfets da fonte, que estão circulados em vermelho estão estranhos, sendo que 1 esta com 2 terminais em curto e outro com o 3 terminais em curto, os outros 4 da ponta parecem estarem normais.

Qdo comprei os modulos, logo de cara na ligação "Linkados", um ja não aguentou, foi para assistencia e qdo voltou o outro que não aguentou, ai me revoltei, fui para o abraço e vi que o problema era nesses trafos (acho que são filtros de saida) refiz eles (os 2, dos 2 modulos) pois a tinta que os isolava do ferrite descascava com o calor, alem de que os fios nao aguentavam a temperatura e/ou entravam em contato com o nucleo ou partiam , ficou normal até q qdo fui ligar esse da foto, deu curto no fio do led como falei no inicio.

Nesse da foto um dos trafos (Seta Amarela) resolvi dar uma lixada no nucleo do ferrite (aumentar o buraco, ja que tinha tinta e como passei fita crepe para isolar, não passavam todas as voltas dos fios). Sera que foi por isso que queimou os mosfets de saida.

Salvo engano, os mosfet circulados não são da fonte, e sim da saída...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troca o controlador da fonte, 100% de chance dele ter ido p saco

Rapha, o Diego me alertou pois escrevi por engano que os mosfet eram da "fonte", mas eles são da saida, mesmo assim tem haver esse contrololador ai, onde ele fica?

Compartilhar este post

Link para o post

Salvo engano, os mosfet circulados não são da fonte, e sim da saída...

PQP errei na hora de escrever, são da saida sim, Vou arrumar aqui.

Vou tirar eles para ver se tem mais algum ruim.

Compartilhar este post

Link para o post

Tira os mosfet da saída e liga o amp; verifica se a fonte arma, e se tem tensão nos capacitores do secundário do trafo... Se funcionar, o controle da fonte está ok. Caso queira verificar o controle de qualquer forma, este deve ser feito com um TL494.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, sem os mosfet da saída, ele não deve armar proteção... Este teste é apenas pra conferir se tens mais algum problema na fonte do módulo ou não. Constatado que a fonte está ok, pode passar para a etapa de saída. Efetue testes sempre com cautela, assim você evita gastos maiores com queimas desnecessárias.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite a todos!!! Diego acabei de testar, sem os Fets ele liga e nao arma proteção, testei as tensões com uma fonte de computador, na entrada esta dando 11,6V, Não sei direito qual é o trafo secundario, mas pela logica seriam aqueles grandes, sendo que o primario seria o que esta perto do banco de capacitores da entrada de energia e o secundario o seguinte (mais para o centro).

O ultimo capacitor pequeno, depois do trafo secundario (na foto esta debaixo da seta amarela), esta dando 68,5V, Os que vem antes, estão dando 11,3V.

O ultimo capacitor grande, Perto dos filtros e dos mosfets de saida, esta dando 58,1V

E ai a fonte esta ok? Testei corretamente?

Sobre os Fets de Saida, um esta totalmente em curto e outro não esta armando, o restante deles parecem normais, estão dando praticamente as mesmas medidas, tanto armados qto desarmados.

Editado por rapmaster666

Compartilhar este post

Link para o post

Difícil afirmar se a fonte está correta sem ter o circuito em mãos para analisar, a tensão que me referi como sendo no secundário do trafo, deve ser medida em cima dos capacitores grandes que estão na placa; aparentemente seu problema agora está no estágio de saída, mas reforço apenas aparentemente. Uma boa pedida seria trocar todos os mosfet da saída e testar o amp... Boas possibilidades de funcionar... Aqueles filtros de saída que você re-enrolou, foram feitos no mesmo padrão dos antigos? Mesmo número de espiras? Confere também o resistor e o diodo que estão ligados no gate de cada mosfet...

Compartilhar este post

Link para o post

Medi desse jeito que vc falou! Sobre os Filtros, Só retirei de leve um pouco do centro do ferrite, pois os fios não passavam, o numero de voltas, de fios e espessura dos mesmos são as mesmas, a unica diferença é que os fios não eram enrolados uns nos outros (tipo enrolar eles e depois fazer as voltas no ferrite), mas o kleber na epoca me disse que não faria diferença isso, Tanto que refiz os filtros do outro amp. identico a esse e toca até hj sem problema algum.

Estou pensando em refazer o segundo filtro, pois as voltas não ficaram tão uniformes qto o primeiro, tipo as ultimas votas firam "amontoadas".

Tem algum mosfet melhor que aqueles que eu possa substituir? Além de que são carinhos eles em media 10 Reais cada e dificeis de achar achei pelo melhor preço na TiggerCOMP.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei os Resistores e os Diodos que vc me falou e estão com as medidas ok. Vou Refazer aquele maldito filtro, que não ficou legal, trocar os Mosfets e ver o que dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...