Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
YvesMontenegro

Duvida: Tamanho do duto grande demais?

Recommended Posts

Olá amigos do forum, montei meu som faz pouco tempo cerca de 2 semanas, e percebi que o grave não ta me animando muito, por ele não ser muito potente fiquei na duvida se o tamanho do duto está muito grande, pois fui em algumas lojas de som e a rapaziada meio que se assustou com o tamanho do duto, se caso estiver muito grande existe solução?

segue em anexo uma foto do caixote

os auto falantes são st600 da oversound insanno de 300rms

ordq.jpg

O tamanho do duto é de 6cm de largura e 45 cm de altura pra cada um...

se caso estiver muito grande existe solução? abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O q diz no manual do woofer? Qual o tamanho de caixa recomendada? A indicada está parecida com a sua? O amp tem, pelo menos, 25% de potência a mais que os woofers somados na impedância resultante? São diversos fatores, além do box, que influem. Rony

Compartilhar este post

Link para o post

vc informou a área do duto quero saber a profundidade .....

desculpa a demora, achei que ja tinha respondido kkkk, medi agora e deu 32cm de profundidade.

Compartilhar este post

Link para o post

O q diz no manual do woofer? Qual o tamanho de caixa recomendada? A indicada está parecida com a sua? O amp tem, pelo menos, 25% de potência a mais que os woofers somados na impedância resultante? São diversos fatores, além do box, que influem. Rony

meu amplificador aguentaria até 2 selenium wpu de 450w rms, e eu estou usando 2 oversound st600 de 300rms, entao de acordo com isso acho que está traquilo, sobre o volume da caixa e doq se pede no manual também acho que está tudo tranquilo, mas como ja li muito até mesmo aqui no forúm caixa é sempre a maior dificuldade, não é igual matematica que 2+2=4 e tem que ser feito vários testes, por isso não posso dizer que está perfeita, mas ta de acordo com o normal e oq é pedido no manual, nao estou tipo "aaah que Bos** meu soom" não... eu estou até satisfeito porém na minha cabeça algo está errado pois esperava mais grave...

e como eu disse fui em algumas lojas de som da cidade e os profissionais meio que se assustaram, falaram "nossa mas esse duto nao esta grande demais?" dai passo essa pergunta para vocês do forum....

Editado por YvesMontenegro

Compartilhar este post

Link para o post

Yves, para um woofer como o seu, Oversound Insanno ST600, com os parâmetros Fs 35 Hz, Re 3,5 Ohms , Qts 0,47, Qes 0,50, Qms 10,8, Vas 300 L, Sd 0,085 m² e Xmax +-3 mm (http://www.oversound.com.br/produtos/alto-falantes/insanno/st-600-15/#), um projeto de caixa para Insanno 15-2000, um Vb 75L, 2x3"x8,00cm (http://www.oversound.com.br/wp-content/uploads/2012/05/projeto-caixa-acustica-linha-insanno1.pdf), vc teria:

Vas=300,0LQts=0,47Fs=35HzDfal=38,1cm

1) Cálculo do volume ótimo do box (Vb):

Vbinicial=514,6L

Em caso de volume excessivo, recalcular com: 75L

2) Cálculo de R (R<3dB):

R=5,26dB

3) Cálculo da freqüência de corte (F3):

F3=65,1Hz

4) Cálculo da freqüência de sintonia (Fb):

Fb=52,9Hz

Outra freqüência de sintonia desejada, recalcular com: 61Hz

5) Cálculo do diâmetro do duto (D):

D=17,9cm

Em caso de diâmetro não-comercial, recalcular com: 2x7,5=15cm

6) Cálculo do comprimento do duto (L):

L=7,93cm

Assim, para:

Sub: Oversound Insanno ST600

D = 15, Diâmetro do falante, em "

d = 3, Diâmetro do duto, em "

Nd = 2, Número de dutos

Vb = 75, Volume livre da caixa, em L

Fb = 61, Freqüência de ressonância da caixa, em Hz

A = 91,2, Área do(s) duto(s), em cm2

H = 45,0, Altura do duto, em cm

Lv = 3,7, Comprimento do duto, em cm

L = 2,0, Largura do duto, em cm.

Então, a sua caixa/duto deve estar errada. Consulte um instalador de confiança para confirmar.

Espero ter ajudado.

Rony

Compartilhar este post

Link para o post

Yves, para um woofer como o seu, Oversound Insanno ST600, com os parâmetros Fs 35 Hz, Re 3,5 Ohms , Qts 0,47, Qes 0,50, Qms 10,8, Vas 300 L, Sd 0,085 m² e Xmax +-3 mm (http://www.oversound...nno/st-600-15/#), um projeto de caixa para Insanno 15-2000, um Vb 75L, 2x3"x8,00cm (http://www.oversound...ha-insanno1.pdf), vc teria:

Vas=300,0LQts=0,47Fs=35HzDfal=38,1cm

1) Cálculo do volume ótimo do box (Vb):

Vbinicial=514,6L

Em caso de volume excessivo, recalcular com: 75L

2) Cálculo de R (R<3dB):

R=5,26dB

3) Cálculo da freqüência de corte (F3):

F3=65,1Hz

4) Cálculo da freqüência de sintonia (Fb):

Fb=52,9Hz

Outra freqüência de sintonia desejada, recalcular com: 61Hz

5) Cálculo do diâmetro do duto (D):

D=17,9cm

Em caso de diâmetro não-comercial, recalcular com: 2x7,5=15cm

6) Cálculo do comprimento do duto (L):

L=7,93cm

Assim, para:

Sub: Oversound Insanno ST600

D = 15, Diâmetro do falante, em "

d = 3, Diâmetro do duto, em "

Nd = 2, Número de dutos

Vb = 75, Volume livre da caixa, em L

Fb = 61, Freqüência de ressonância da caixa, em Hz

A = 91,2, Área do(s) duto(s), em cm2

H = 45,0, Altura do duto, em cm

Lv = 3,7, Comprimento do duto, em cm

L = 2,0, Largura do duto, em cm.

Então, a sua caixa/duto deve estar errada. Consulte um instalador de confiança para confirmar.

Espero ter ajudado.

Rony

nesse caso o duto é redondo né? teria solução para o meu caso? vi que poderia "colar" umas madeiras no duto para diminuir o tamanho dele... com velcro

Compartilhar este post

Link para o post

nesse caso o duto é redondo né? teria solução para o meu caso? vi que poderia "colar" umas madeiras no duto para diminuir o tamanho dele... com velcro

Na primeira parte, era redondo. Na segunda, quadrado. Kra, gambiarra até tem como fazer, mas, dependendo qto vc pagou na cx e qto pagará em outra, o mais certo é refazer. Ainda, reclama com o instalador que fez/vendeu a cx. Devolve pra ele e pega uma certa... Rony
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...