Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

caravan88

duvida caixa p competir em spl

Recommended Posts

Postado em

Não tem segredo, quanto + subgrave menos o spl você terá, quanto + grave maior o spl.

ate ai eu entendi a caixa p 1 de 12 ta com 35 litros minha duvida e na sintoni da caixa, to usando um duto de 150mm, 30 cm o comrpimento dele e resonador nas 2 extremidades com 200mm de boca, pelo programa do forum ta sintonizada em 58hz queria saber se ta certo.

a outra caixa ta com 3 pionner camara simples com 105 litros p os 3, dois dutos de 4 polegadas por 11cm de fundo pelo programa sintonia ta em 45hz proscede?

outra duvida e a regulagem no player, ta na saida estereo tudo flat, sem loud mminha duvida ta no hpf to cotando em 63hz ta certo?

Postado em

ate ai eu entendi a caixa p 1 de 12 ta com 35 litros minha duvida e na sintoni da caixa, to usando um duto de 150mm, 30 cm o comrpimento dele e resonador nas 2 extremidades com 200mm de boca, pelo programa do forum ta sintonizada em 58hz queria saber se ta certo.

a outra caixa ta com 3 pionner camara simples com 105 litros p os 3, dois dutos de 4 polegadas por 11cm de fundo pelo programa sintonia ta em 45hz proscede?

outra duvida e a regulagem no player, ta na saida estereo tudo flat, sem loud mminha duvida ta no hpf to cotando em 63hz ta certo?

Sobre a sintonia, esta correto sim, mas na pratica, vale a pena cortar um pouco maior, e ir ajustando de ouvido, e reduzindo um pouco o duto, de 1 em 1 cm e vendo quando ressoa melhor no carro;

sobre o HPF ta errado, se não tiver a opção de desligar, coloca ele no minimo possivel...da forma que esta, passa só frequencias acima da que precisamos...

abs

Postado em

Sobre a sintonia, esta correto sim, mas na pratica, vale a pena cortar um pouco maior, e ir ajustando de ouvido, e reduzindo um pouco o duto, de 1 em 1 cm e vendo quando ressoa melhor no carro;

sobre o HPF ta errado, se não tiver a opção de desligar, coloca ele no minimo possivel...da forma que esta, passa só frequencias acima da que precisamos...

abs

valew robson mais uma perguntinha em relaçao a mediçao, ja tiro do pause com o volume alto ou vo aumentando aos poucos? uso frequencia fixa ou um sweep de 40 a70hz ou algo assim

Postado em

Frequencia fixa, para aproveitar todo o pico das baterias, com sweep quando chegar na frequencia de ressonancia já vair aumento de impedancia e perda de potencia disponivel...

começa com o volume do ponto de clip rapidamente...o ideal seria regular até o limite de clip, e usar um potenciomentro para ir do ponto zero do mesmo, até o clip rapidamente...assim a possibilidade de destruir o sub no primeiro solavanco diminui...

abs

Postado em

eu não li tudo, mas a caixa tem que ter o pico na freq de ressonancia do carro, e quando voce usa o aeroduto (aquela "corneta" que vai na ponta do duto) a sintonia da caixa muda, só o bassbox simula com o aeroduto (acho).. se puder, tire tudo do carro que estiver solto, inclusive acabamentos, ou de um jeito de prender tudo certinho. e como é muita potencia pros subs, se tiver como passar duas vezes, na 101 eles deixam, mede com varredura em volume baixo e ve a freq que vem no grafico deles (muda com a temp e umidade) e depois usa uma freq. fixa jogando toda potencia no sub, mas bem rapido, se a bobina aquecer muito a eficiencia dela cai... que eu lembro de cabeça era isso

Postado em

eu não li tudo, mas a caixa tem que ter o pico na freq de ressonancia do carro, e quando voce usa o aeroduto (aquela "corneta" que vai na ponta do duto) a sintonia da caixa muda, só o bassbox simula com o aeroduto (acho).. se puder, tire tudo do carro que estiver solto, inclusive acabamentos, ou de um jeito de prender tudo certinho. e como é muita potencia pros subs, se tiver como passar duas vezes, na 101 eles deixam, mede com varredura em volume baixo e ve a freq que vem no grafico deles (muda com a temp e umidade) e depois usa uma freq. fixa jogando toda potencia no sub, mas bem rapido, se a bobina aquecer muito a eficiencia dela cai... que eu lembro de cabeça era isso

muito legal adica nao tinha pensado na varredura na primeira mediçao p ver a resposta melhor, o evento seria hoje mas a chuva impediu o evento q foi transferido p dia 17.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...