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Divensi

Ford Escort SW - Projeto SQ de entrada

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Primeiro quero madar um salve a todos :) esse fórum é de responsa!

 

Meu primeiro post aqui mas prevejo que passarei muitas horas neste fórum hehe...

 

Primeiro um resuminho: Tenho carro próprio desde os 20 anos (2007) e sempre quis ter um belo som interno, pra ouvir desde uma Breathe do Pink Floyd até um Led Zeppelin nervoso ;) ou seja, estilos clássicos de rock. Também gosto de outros tipo de músicas mas esses estilos se sobressaem...

Pois bem, já tinha um Alpine 9884li mas somente agora pude comprar o restante de um set SQ pra começar a jornada, que é composto por:

 

Kit 2 vias Polk Audio EX3560 (100Wrms)

Sub JL Audio 10w4 (200Wrms)

Amp Hertz HE4.1 (1x200Wrms 4ohms + 2x70Wrms 4ohms)

RCA Knukonceptz Krystal 6m

 

DSC02153_zps338cf7e7.jpg

 

Estou providenciando as fiações e acessórios para instalação, pretendo comprar aqui em Curitiba mesmo...

Porta fusível pra 40A (com base no amp)

Cabo 21mm para alimentação

Fio 2x3mm para o kit 2 vias

Fio 2x4mm para o sub

 

Farei o box do sub e o suporte do amp na minha marcenaria, estou planejando embutir os 2 nas laterais do porta malas, logo atrás da caixa de roda, no caso do box terei um belo desafio para atingir os 20L que o manual do sub pede, segue uma ilustração:

EsboccediloCxSub_zps70f78c9f.jpg

Vou remover o porta objetos que tem na SW pra aproveitar o espaço entre a lataria e o acabamento do porta malas, com isso mantenho o box alinhado com o restante possibilitando a abertura normal da tampa do estepe.

 

Vou revestir as portas com manta auto adesiva pra ajudar com as vibraçoes...

 

Gostaria da opinião de vocês, qualquer sugestão, elogio, crítica, o que possa agregar no pouco conhecimento que tenho pra poder montar esse set da melhor forma possível no meu carro (que está zeraaaado e facará muito tempo comigo :) )

 

Por enquanto é isso pessoal!

 

Abraços!

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Acho que bem instalado e bem regulado vai ficar bom!

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Isso mesmo Kiroi,

 

Estou tão focado na qualidade de instalação (dentro das minhas po$$ibilidade$ claro hehehe) que vou comprar os 2 lados da forração do porta malas num ferro velho só pra poder cortar e embutir o sub na lado do motorista e o amp no lado do passageiro, assim guardo o acabamento original e faço o serviço sem medo de fazer cagada na originalidade do carro :)

 

A regulagem vou deixar pro cara que vendeu o sub + kit, ele compete na categoria SQ e demonstrou tem um ótimo conhecimento no assunto, além de se prontificar a me ajudar no que precisar.

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Uma coisa otima desse escorte é que os médios ficam bem em cima do carro, na altura do apoio de braço, Isso provavelmente dá uma grande diferença no final

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Uma coisa otima desse escorte é que os médios ficam bem em cima do carro, na altura do apoio de braço, Isso provavelmente dá uma grande diferença no final

 

Caraca, é assim mesmo ?

Realmente, deve ficar muito bom.

 

http://images04.olx.com.br/ui/8/18/96/1367025986_476811296_3-Escort-SW-GLX-18i-16V-Completo-Sedan-Impecavel-Baixa-Km-Carros.jpg

 

Acompanhando...

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Minha viatura anterior foi um Escort RS, e sim dá uma boa diferença o mid nessa posição.

 

Sou bem chato pra fiação, eu acho exagero 21mm pra amp dessa potência, na época usava 16mm reais segurando 360W e sobrava com folga.

 

Sobre o fusível se o módulo é de 40A EU usaria um de 50A ou 60A, quanto mais próximo da corrente de ruptura do fusível maior é a queda de tensão sobre ele.

 

Vou acompanhar, pois fiz toda instalação no escort.

 

[]'s

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Isso mesmo pessoal, nesse carro os mids ficam numa posição excelente!

 

Quanto ao cabo de alimentação, vou no de 21mm pensando no futuro saca? Se precisar mudar de amp já estou com sobras :)

 

Estou de saída pra pesquisar a fiação, quero dar uma olhada no que tem por aqui...

 

Abraços!

Editado por Divensi

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Dei uma pesquisada na rua 24 de Maio aqui em Curitiba e gostei do que vi:

 

Cabo Technoise 21mm - R$9

Fio Technoise 2x1,5mm - R$1,50

Fio Technoise 2x2,5mm - R$1,90

Fio Technoise 2x4mm - R$3,25

Fio remote - R$0,50

Porta fusível - R$13,50 (o mesmo que vendem por quase R$30 por aí :o )

 

Claro que tem marcas melhores e com preços parecidos, mas além do preço ser bom poderei parcelar no cartão sem juros, o que ajuda muito neste momento...

 

 

Minha viatura anterior foi um Escort RS...

 

Aproveitando o post, amigão, preciso medir mais precisamente a quantidade necessária de cada cabo pra não comprar demais e desperdiçar meu ca$h hehe, você que já montou som num Zetec, sabe por qual lado passa a fiação do carro?

Sei que tenho que passar o RCA e os fios dos mid's separados do cabo de alimentação, então com essa informação posso calcular por onde passa o cabo 21mm :)

Outra coisa, tem algum macete pra passar esses cabos principais ou nesse carro é tranquilo essa parte?

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Exato murilo, hahahahhaa

 

Eu estava escrevendo cabo 2x2,5mm e tal, mas mudei pra fio kkkkk...mas valeu a pena, movimentou o tópico kkkkkkkk

Editado por Divensi

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Caro amigo,

 

Uma sugestão para os cabos é utilizar os cabos PP da linha Eprotenax da Prysmian (antiga Pirelli), em configuração "fake starquad" digamos...

 

Usa-se cabos com 4 vias, por exemplo 4x1.5mm, ligando-se cruzado dois a dois. Essa configuração dá uma anulada na indutância dos cabos, na prática dá uma boa diferença... e o custo é o que é ainda melhor, como são cabos de uso elétrico, custam baratinho, coisa de centavos o metro.

 

Mais ou menos assim:

 

+ -

- +

 

E liga as pontas...

 

Em Curitiba o representante da Prysmian é a Reymaster (se não me engano é isso), fica ali pertinho do Palladium.

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Deixa ver se entendi,

 

Usa-se 1 desse cabo 4 vias e ao conectar o primeiro par é só continuar com o outro par até a outra porta?

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Usa dois p/ positivo e dois pra negativo, mas ao onves de pegar os fios internos adjacentes (paralelos), pega-se os opostos e liga junto... Tendeu?

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Tendi sim hehe

 

Vou ligar no representante pra saber preço e disponibilidade :)

 

Valeu pela dica!

 

EDIT: Falei com o Rodrigo da Reymaster e ele disse que tem o cabo 4x1,5mm mas da marca Phelps Dodge, garantiu que é primeira linha como o Prysmian e o preço por metro é de R$2,98.

 

Achei interessante mesmo e pretendo dar um pulo lá hoje a tarde pra ver e se der certo comprar.

Editado por Divensi

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Usa dois p/ positivo e dois pra negativo, mas ao onves de pegar os fios internos adjacentes (paralelos), pega-se os opostos e liga junto... Tendeu?

Desculpa a ignorancia mas achei interessante e gostaria de entender

Se eu ligar dois positivos e dois negativos no amp qndo chegar no falante eu inverter eu não estaria invertendo a polaridade?

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Aí Kiroi,

 

Na verdade ele não se referiu à inversão de polaridade, imagine um cabo de 4 vias sendo 2 pares um em cima do outro:

 

oo

oo

 

É só ligar o superior da esquerda com o inferior da direita e você terá o positivo por exemplo, os restantes sendo o negativo, sacou?

É isso que ele quis dizer em pegar os opostos e ligar junto :legal:

 

_________________________________________

 

Fui na Reymaster e fiquei em dúvida, mas acabei comprando os cabos.

O 4x1,5 da Phelps Dodge é de PVC e um pouco mais rígido que o Prysmian, sendo que da Prysmian só tinha o 4x2,5 para o sub, então queria saber se por ser de PVC o cabo pode ter menos qualidade de sinal que o Prysmian (a estrutura dos fios em si pareceram idênticas, só o encapsulamento do cabo é que é diferente).

Como esse cabo 4x1,5 é pouco maleável, pensei em pegar um pouco daquele 2x1,5 da Technoise só pra usar do crossover para o tweeter, deve ficar bom né?

 

Também fui no Rei das Espumas e comprei o carpet para forrar o box e o suporte do amp e peguei um pedaço de espuma de estúdio pra ver se fica bom com a manta asfáltica que comprei na Leroy Merlin :)

 

Agora falta o restante dos cabos e acessórios, acredito que essa semana chega tudo.

Editado por Divensi

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Desculpa a ignorancia mas achei interessante e gostaria de entender

Se eu ligar dois positivos e dois negativos no amp qndo chegar no falante eu inverter eu não estaria invertendo a polaridade?

 

Assim oh

 

l4e6s.jpg1257694458.jpg

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Fui na Reymaster e fiquei em dúvida, mas acabei comprando os cabos.

O 4x1,5 da Phelps Dodge é de PVC e um pouco mais rígido que o Prysmian, sendo que da Prysmian só tinha o 4x2,5 para o sub, então queria saber se por ser de PVC o cabo pode ter menos qualidade de sinal que o Prysmian (a estrutura dos fios em si pareceram idênticas, só o encapsulamento do cabo é que é diferente).

Como esse cabo 4x1,5 é pouco maleável, pensei em pegar um pouco daquele 2x1,5 da Technoise só pra usar do crossover para o tweeter, deve ficar bom né?

 

Também fui no Rei das Espumas e comprei o carpet para forrar o box e o suporte do amp e peguei um pedaço de espuma de estúdio pra ver se fica bom com a manta asfáltica que comprei na Leroy Merlin :)

 

 

Na prática, só deve ficar mais difícil de passar o cabo em curvas...

 

Quanto a espuma, dá pra usar atrás do mid... Não sei se acusticamente falando é o mais apropriado, mas creio que seja a única utilidade mesmo. Evitar reflexão. Tem um tópico no Hi-Fi sobre tratamentos acústicos.

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Assim oh

 

l4e6s.jpg1257694458.jpg

Agora entendi...

Eu que tava complicando o esquema na minha cabeça!kkkk

Obrigado pessoal...acompanhando

 

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Boa noite pessoal,

 

Estava louco pra desmontar pelo menos a porta do motorista pra adiantar o tratamento com a manta asfáltica Vedacit, então aproveitei esse domingo que estava em casa e o resultado foi muito bom, pelo menos de acordo com tudo que me falaram e o que lí por aí :)

 

O procedimento foi um "meio termo" do que recomendam, após limpeza pesada com multi uso e álcool até a porta ficar mais limpa que o prato que como kkk, fui colando as tiras da manta após aquecê-las com um secador de cabelo mega tocha da minha mãe, não chegava a derreter a camada como o recomendado, mas ficava brilhando e bem maleável, chegava a espalhar o material quando friccionada pra colar bem, testei antes numa cuba de inox e o resultado foi excelente, então não tive dúvidas de que daria certo no carro.

 

Tirei algumas fotos mas no final (4h de serviço total, incluindo desmontagem, limpeza, instalação e montagem) estava com pressa e não tirei foto chapa interna todinha tratada...

 

Sujeeeeiraa

DSC02160_zps5e1bb618.jpg

DSC02161_zps0794b9a3.jpg

DSC02164_zps3311e150.jpg

 

Depois de limpa

DSC02169_zpsa1ce875f.jpg

DSC02171_zps58ad4f01.jpg

DSC02174_zps75ce1205.jpg

 

3 camadas de manta na chapa externa

DSC02176_zps2deee1a3.jpg

DSC02179_zpsacc997e9.jpg

 

Chapa externa sendo tratada, cobri todos os buracos com 3 camadas de manta...fico devendo a foto dela pronta...

DSC02181_zps9324a4ad.jpg

 

Fiquei exausto mas muito satisfeito com o resultado, mesmo com aqueles mízeros coaxiais de 5" ligados no player original já deu pra notar uma melhora na definição do som, agora é esperar chegar os RCA e comprar os cabos de alimentação pra mandar ver no resto :)

 

Muito obrigado todos que ajudaram até aqui, se não fosse isso não teria a base pra dar conta de fazer esse serviço...vlw!

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Foi rápido até ein.

Eu fiz em dois dias porque não dei conta...mas ficou top.

Deu uma batidinha na porta por fora ? Tá parecendo ROCHA ? :vts

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Na verdade achei demorado por ter feito apenas uma porta, mas a situação exigia bastante calma e por isso levou essas 4 horas...

 

Batendo por fora na porta parece carro blindado agora kkkk...fica bem rígido!

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Trabalho muito bem feito, parabens!

 

Quanto a aprender mais, pesquise sobre cabos Pirelli Sintenax no HTForum

Editado por evepainkiller

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Valeu pelo elogio!

 

RCA knukonceptz Krystal em mãos e box do sub em produção...

 

Breve posto fotos de todo o procedimento...que está dando um trabalhão mas tá ficando bão hehehehe

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Pessoal,

 

Estou com as estruturas o box do sub e o suporte do amp prontas, falta revestir com o carpet pra combinar com o carpet do porta malas...

 

Minha intenção era não perder o vão livre do porta malas, por isso tive que comprar os 2 forros de acabamento num FV pra poder cortar e embutir tudo, com isso os forros originais estão guardados pro caso de necessidade de reverter o serviço.

 

O mais difícil foi o box, pois tive que embutir totalmente pra aproveitar cada centímetro, se não os 19~20L necessários pro sub não seriam alcançados, fiz um gif pra vocês entenderem melhor:

 

5 horas de serviço resumidas em 14 segundos hehe

MontagemBox_zpsb0e6d968.gif

 

Aqui a caixa recebendo o acabamento em massa plástica

DSC02219_zpsdb1e1b14.jpg

DSC02226_zps211efcfb.jpg

DSC02227_zpsc2e52525.jpg

 

Já lixada, faltando revestir com o carpet

DSC02228_zps225f14bf.jpg

 

Furo do sub

DSC02232_zpsd1f8c4b0.jpg

DSC02244_zps46364455.jpg

 

Suporte do Amp, vai ficar melhor com o carpet hehhe

DSC02245_zps64e2ca5a.jpg

 

Fiz tudo com retalhos de MDF 15mm da minha marcenaria, utilizando uma cola especial (Cascola PL600 que uso em alguns casos nos móveis) pra vedar cada peça conforme ia montando o box, achei suficiente pois esse sub tem 200Wrms e o box ficou todo irregular, o que ajuda na rigidez.

 

O suporte do Amp ficou mais simples e não tão bonito, pois é muito difícil moldar o MDF pra acompanhar as formas dessa parte do porta malas, mas o importante que é o funcionamento e rigidez ficou 100%.

 

Quero ver se faço o acabamento final nestas peças até amanhã, então faltará fazer os "peitinhos" nas colunas pra fixar os tweeters e comprar os cabos que faltam pra poder instalar tudo :D

 

É isso, devagarinho o projeto vai tomando forma, e o melhor, tudo feito por mim mesmo, tomando todos os cuidados pra que fique instalado da melhor forma possível, coisa que é difícil nas lojas de instalação (claro que tem lojas que instalam certinho, mas o preço....$em chance heheheh).

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