Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
NStark

Ligação para 1 woofer de 8 ohms

Recommended Posts

Bom dia galera, ontem estava com uns amigos e conversando sobre som e projetos, e ficamos na duvida de como seria uma ligação de um set com apenas 1 woofer de 8 ohms, com medio que seria um 10pw3 + ST e driver, uns acharam que não poderia ser feita uma ligação, outros disseram que usando um cross ativo dava tranquilo, mas ninguém afirmou isso com certeza,

gostaria de saber se é possível e como seria feito, vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja olhei alguns topicos, mas to com duvidas ainda, pelo que li, fazendo uma ligação em paralelo com o 10pw3 e fazendo os cortes por um cross talvez der certo, mas eu não sei kkkk

Editado por NStark

Compartilhar este post

Link para o post

Marcos pedro, acho que 1 amp de 4 canais, tentando fazer 2 bridge, que talvez fosse o mais barato, o que vc acha?

Sinceramente quanto mais eu leio, mas fico convencido que não é possível, mas vou continuar lendo

Editado por NStark

Compartilhar este post

Link para o post

Marcos pedro, acho que 1 amp de 4 canais, tentando fazer 2 bridge, que talvez fosse o mais barato, o que vc acha?

Sinceramente quanto mais eu leio, mas fico convencido que não é possível, mas vou continuar lendo

depende , caso vc pegue um amplificador 4 canais mais fortinho , liga um em cada canal. quantos rms tem cada equipamento?

Compartilhar este post

Link para o post

1 wpu 1509 450Wrms 8 ohms, 1 10pw3 150Wrms 8 ohms, 1 ST400 e 1 D405

Compartilhar este post

Link para o post

1 wpu 1509 450Wrms 8 ohms, 1 10pw3 150Wrms 8 ohms, 1 ST400 e 1 D405

usaria um amplificador 4 canais ligaria o 10 pwe na briged e o st 400 e 405 na outra briged , e um módulo mono pro woofer . bom espere os mais entendidos talvez tenha outra solução

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o wpu é 8 Ohms, onde vou achar um modulo mono com essa impedância?

Compartilhar este post

Link para o post

é vdd é bobina simples esse falante né. se vc ligar na briged vai perde rendimento .

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei em ligar em paralelo o wpu com pw3 pq ai cai para 4ohms e dai separo as frequências com o cross, como se faz com driver e st normalmente, teoricamente funcionaria, seria bom que alguém que já fez ou viu alguém fazendo dissesse neh kkkkk

Editado por NStark

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei em ligar em paralelo o wpu com pw3 pq ai cai para 4ohms e dai separo as frequências com o cross, como se faz com driver e st normalmente, teoricamente funcionaria, seria bom que alguém que já fez ou viu alguém fazendo dissesse neh kkkkk

Amigo sou leigo no assunto mais acho que isso é errado, voce nao pode ligar 2 wofer diferente em paralelo, um de 450 rms e o outro 150 dependendo da bridge o pw3 vai pro saco

Compartilhar este post

Link para o post

Eita nós, como diz o pessoal por aí.

Gente que isso.

É possível sim a ligação. Eu no seu caso não teria optado pelo Driver fenólico, pois teria mais facilidade em achar um divisor de 03 vias para o set todo.

Se é tudo isso, então como equacionar?

"1 wpu 1509 450Wrms 8 ohms, 1 10pw3 150Wrms 8 ohms, 1 ST400 e 1 D405"

Os erros além do fato da dificuldade no divisor passivo e não ativo, é o falante mais potente no caso o de grave ser 08 ohms, mas dá para usar apenas um amplificador para tudo desde que ele cubra toda a faixa audível (20 Hz a 20KHz), ou então um amplificador, pouco potente para Driver e Stw e outro para Médio e Grave

Sendo somente um amplificador (desde que atenda as condições acima citadas), você teria de encomendar um Divisor personalizado de 04 vias (nunca vi comercialmente venderem com tantas vias), para essa quantidade de falantes e você de falar pro cara que fosse fazer, a amplificação que pretende adotar, para que ele calcule as devidas atenuações (impedem que um falante receba mais potência do que deve e assim causar danos ao mesmo).

Para apenas um amplificador, o mesmo deve disponibilizar algo em torno dos 500 a 600w a 08 ohms mínimos para o WPU, mas aí que mora o perigo. Os demais falantes estariam literalmente fritos com essa potência, por isso a importância de se passar pro cara que vai fazer o divisor corretamente os dados.

Se optar por 02 amplificadores, conforme falado, você só encomenda 02 divisores (um para Driver e Stw e até encontra na praça) e outro (para médios e grave).

Se puder, faria um teste inicial só com WPU + Driver + Stw e depois faria um teste com os 4 para ver qual seria mais interessante.

Se fossem apenas 03 vias seria mais simples. No mercado há algumas opções de divisores, embora um pouco caros, mas bem interessantes.

Esse Divisor seria um exemplo:

DF753H Três Vias Cortes em 1800Hz - 5,6KHz Máxima suportada = 750W RMS Finalidade: Um ou dois alto-falantes para grave, um driver fenَólico e um tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

fcoelhogomes, se tratando de apenas uma ideia, não tenho planos de fazer (ainda quem sabe kkkkk), justamente para ter uma(as) solução(ões), pois fiquei muito curioso de como poderia ser feito, e isso ajuda a outros, o que vale é o debate.

Gostei bastante da sua resposta, entendi tudo, muito obrigado! Espero o comentário de outros com uma nova ideia ou não! Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

fcoelhogomes, se tratando de apenas uma ideia, não tenho planos de fazer (ainda quem sabe kkkkk), justamente para ter uma(as) solução(ões), pois fiquei muito curioso de como poderia ser feito, e isso ajuda a outros, o que vale é o debate.

Gostei bastante da sua resposta, entendi tudo, muito obrigado! Espero o comentário de outros com uma nova ideia ou não! Obrigado!

OK!

Sempre venho participando na medida do possível.

Quando for realmente fazer não esqueça de debater aqui antes de comprar e aproveite o mesmo tópico. Já que está levantando as possibilidades, já viu quais são os problemas que enfrentaria (o Woofer de grave ser de 08 ohms) e ter muitas vias.

As 02 possibilidades seriam:

=> Woofer com extensa faixa de resposta que tenha disponibilidade em 04 ohms + Driver Fenólico (D405 como citado ou outro) + Stw.

=> Woofer ou até sub, desde que tenha uma boa sensibilidade e que tenha disponibilidade em 04 ohms + Médio + Driver Ti.

Quanto maior núemro de vias, mas complexa será a equalização do sistema.

Quanto ao Crossover pode ser um passivo mesmo. Citei esse da Nenis por que além de ser bem falado, ainda possibilita uma série de configurações, mas desde que alguém consiga fazer algum igual, está valendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...