Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
diminois

Caixa bandpass para sub pioneer ts-w310d4

Recommended Posts

Bom dia amigos do forum.

Gostaria da ajuda de vocês para a construção de uma caixa. Gostaria de fazer uma caixa bandpass, de preferencia a 6ª ordem, para o Subwoofer da Pioneer modelo ts-w310d4 (400rms).

os parâmetros Thiele-Small para este modelo são os seguintes:

Qts - 0,77

Fs Hz 0 37

Vas. em litros (l) - 34,3 litros

Vas. em pés cub. - 1.21 pés cúb.

Xmax em mm - 10,8 mm

Xmax em polegada - 0.42 pol.

Irei utilizar esta caixa em um astra hatch.

Segue abaixo, alguns dados sobre caixa bandpass que consta na caixa do falante

htr3.jpg

Conto com a ajuda de vocês.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok amigo. vou fazer entao uma caixa dutada. qual a litragem ideal pra fazer. Pois ja vi varios comentários mas ate agora nao sei qual a litragem que obtem o mair rendimento do sub.....no meu caso estou com uma caixa com 40 litros internos e um duto de 3 polegadas. Nao gostei muito nao, acho q o sub rende mais. Mas o instalador que eu levei, disse q era essa litragem e acabou fazendo a caixa desse jeito.

qual litragem para uma caixa dutada vc recomendaria para este sub???

Compartilhar este post

Link para o post

sei que tem muita gente querendo botar a mão nesse projeto, agora ta ai a bandpass e a dutada...

a selada coloquei ali só pra quem quiser comparar é o grafico de baixo!

se for eletrônica ou frequência, aproveita e troca de auto falante....

se for Hip Hop estendido com gravão pode fazer essa caixa aqui...

especificações do site pasmag!

http://www.pasmag.co...310d4-subwoofer

Tech Specs:

Actual Measured Thiele-Small Parameters

Pioneer TS-W310D4 - Coils in Parallel

Revc= 1.610 Ohm

Fo= 35.677 Hz

Sd= 0.052 M²

Vas= 50.4 Liters or 1.781 Ft³

Cms= 0.131 mm/N

Mmd= 144.730 g

Mms= 151.548 g

BL= 8.509 T•M

Qms= 7.706

Qes= 0.755

Qts= 0.688

Levc= 0.562 mH

No= 0.293 %

SPLo= 86.688 dB

EBP= 47.25

qfw.png

Editado por hotnikq

Compartilhar este post

Link para o post

se liga diminois, eu abri mão de mto espaço pra fazer 2 caixas de 75Lts pros meus uxp

mas fazendo isso eu consegui descer o grave lá pro DUUUUM do hip hop

mas se tu n curte um som massivo vai de caixa selada de 35lts q é onde ele deve tocar SQ com resposta mais plana

a caixa desse projeto ai que eu achei melhor foi a dutada com 65Litros em Frequencia de 40hz

duto de 8cm de largura 30 de altura e 57,5cm de profundidade

Editado por hotnikq

Compartilhar este post

Link para o post

vlw hotnikq pela ajuda. acho que vou fazer essa caixa dutada c/ 65l. nesta caso o duto fazer na madeira mesmo, ou é melhor usar o cano de pvc de 4". qual a medida da altura, largura e profundidade da caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado com o Delay e Excursão fora do Xmax do 310 ... (Fora a embolera que vai fica)

Segue projeto com caixa sintonizada a 33Hz

http://sombox.com.br...ra-o-seu-carro/

:legal:

Fazendo esta caixa pro 310, nao terei problema de excursão fora do Xmax? fica melhor ela sintonizada em 33hz do que em 40hz?

Editado por diminois

Compartilhar este post

Link para o post

Com essa sintonia vc vai tocar Hip-Hop que é uma beleza e não vai ter Problemas de sobre-excursão. A caixa em 40Hz vai tocar mais misto.

No caso se for fazer a caixa em 40hz qual seria as medidas da caixa e do duto ???

Editado por diminois

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é de grande ajuda para alguém, mas segue abaixo os dados contidos na caixa do TS-w310d4 p/ caixas seladas dutadas e band pass:

0ygj.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Isso vai depender do tipo de musica vc escuta ...

Se for Hip-Hop = 60 litros com duto de 4"x30cm

Se for todo tipo de musica = 50 litros duto de 4"20cm

Se for Eletronica fique com a que vc já tem e altere o duto para 4"

ViniMishima vou fazer aquela caixa labirinto que vc passou o projeto. Quanto essa caixa que eu tenho de 40 litros com duto de 3". Para melhorar ela, aumento o duto de 3" para 4 ou deixa do jeito que esta mesmo? se sim, qual a profundidade do duto? pois do jeito q estar esta soprando muito (fazendo muito barulho do vento)

Editado por diminois

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal!

Entrou um leigo (eu) no fórum, que acabou de comprar este sub e está projetando a caixa selada... ou melhor, DUTADA! :)

Como sou leigo, estou aprendendo tudo no google, ou seja, com vocês! Mexer com madeira não é o problema, mas, a ideia é fazer algo que corresponda, então vamos lá.

Entendi, lendo vocês, que quanto maior a caixa, mais SPL (grave longo, grave hip hop ou, como disse o camarada, gravãããão) eu vou ter, e é o meu objetivo. Porém, não quero que o carro entre em ressonância e desmonte no meio da rua, o que não seria tão ruim quanto EMBOLAR o som todo.

Portanto, acho que o projeto "Bandpass" me atende melhor, mas... afinal... o que é isso que eu vi no desenho?? É uma caixa divida no meio, com 25 litros (recomendados) na seção A e 25 litros na seção B? O duto na frente, atras ou do lado tanto faz, pois o ar deslocado é o mesmo em ambas as seções, além do que as ondas são grandes o suficiente para não se afetarem com isso, CERTO?

Além disso, vi que há um volume máximo de 31 litros por seção... Entendo que, quanto maior o volume da caixa, menor a frequência estacionária, e mais fortes serão os "Gravãããão"??? :)

O duto no volume máximo é menor, mas eu li em outro forum que, quanto maior o duto, mais SPL... o duto não deveria ser maior??

Da tempo de mais uma pergunta idiota?? Esse bicho não vai aquecer demais em uma caixa QUASE selada?? Pode isso, Arnaldo??

Valeu turma!!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma caixa divida no meio ou duas caixas pro mesmo sub, uma selada atras e uma dutada na frente.

Mas se vc é leigo vá de dutada mesmo, e com dutos redondos mesmo, pra ser mais fácil de alterar depois caso vc nao goste do resultado.

Use as medidas do manual, agora que vc já sabe a diferença entre as caixas de tamanho diferente, só atente para o fato das medidas serem internas, ou seja, descontado a espessura da madeira.

Eu já fiz umas 4 caixas dutadas e duas seladas, e ainda tenho medo de me arriscar numa bandpass.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu meu irmão!! Vou seguir sua dica!!

Só que as dimensões do manual não beneficiam o SPL... :( Este sub é relativamente novo, e não encontrei nada na internet pra ele...

Enfim... Muito obrigado MESMO!

Tamer

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu meu irmão!! Vou seguir sua dica!!

Só que as dimensões do manual não beneficiam o SPL... :( Este sub é relativamente novo, e não encontrei nada na internet pra ele...

Enfim... Muito obrigado MESMO!

Tamer

Ei acho que esse 310 deve ser quase identico ao 309 , eu ACHO. Tanto que comprei 2 desse 310.

da uma olhada nesse projeto aki http://autoforum.com.br/topic/174445-celta-lton85/

Eu esto me baseando mais ou menos nesse projeto, e acho que vai ficar muito bom.

So nao instalei ainda pq meu modulo deu curto na fonte interna. kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Ei acho que esse 310 deve ser quase identico ao 309 , eu ACHO. Tanto que comprei 2 desse 310.

nao viaja brodi!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...