Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

SCent

Woofer nacional com maior eficiencia

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, to pensando em montar um som com um objetivo simples: Eficiencia.

A ideia: Um som com 1 ou no máximo 2 woofers de 12 ou 15 polegadas. A ideia não é ter um falante que admite milhares de watts nem amps super potentes, mas sim um woofer eficiente, ou seja, com alta sensibilidade e isso provavelmente nos remete a falantes profisisonais, aliado a um amp de baixa potência, ou seja, no máximo 700 watts, a ideia a principio é começar a brincadeira com um SD250.

Com certeza trabalhar com um falante de alta sensibilidade vai me restringir um pouco a faixa de reposta, vou acabar perdendo um pouco na região dos graves, isso já é esperado, mas a ideia é que o falante responda de 50-60hz até 1200hz onde entraria um driver de titanio.

E ai entra a dúvida, quais falantes nacionais tem a melhor eficiencia? Dá pra confiar na sensibilidade fornecida pelo fabricante?

Separei alguns exemplos de falantes que eu pensei em usar para tal:

Selenium 12PW5........96db.........300 watts

Eros 312L...................94db.........400 watts

Eros 412G..................94db.........450 watts

Oversound 12-600.....99db.........600 watts

Snake ESV612...........98db.........300 watts

Snake ESX125..........100db........400 watts

Conheço muito bem o 12pw5 e é um falante que me agrada muito, resposta bastante linear aliado a um SPL bacana, como se sabe, a selenium não costuma mentir nos parametros, então acredito que essa sensibilidade seja real, os eros não se pareceram muito interessantes, sensibilidade baixa, já o oversound e os snake se mostraram bastante interessantes, mas será que os dados são reais? Alguém já testou algum deles e pode dizer algo?

Sugestões?

Postado em

Na sequencia , 15pw3 , Over steel 550w12" ,Selenium Quattro15" , Esx155 ,wpu 1505 , Over steel 550w15".

Os que conheço que tocam com boa sensibilidade e que sobem bastante são esses .

Postado em

Na sequencia , 15pw3 , Over steel 550w12" ,Selenium Quattro15" , Esx155 ,wpu 1505 , Over steel 550w15".

Os que conheço que tocam com boa sensibilidade e que sobem bastante são esses .

Se achasse WPU da linha 05 eram eles sem duvida, o problema é que esses falantes desapareceram :unsure:

Tem algum falante dessa lista, seja os de 15 ou 12 que se destaca? Mesmo que não toque bem frequencias mais altas, ai eu parto pra fenolico + st...

Esqueci de citar, mas vai ser tudo amplificado individualmente e cortado com crossover...

Postado em

os pw3 de 15" e over steel 550w15 tocam legalzinho .

Já ouviu os PW5? Me agrada bastante, mantem a sensibilidade e ainda tolera uns watts a mais! Gosto bastante tanto da linha 12 e 15... E não fazem feio nos graves, mesmo com pouca excursão!

Postado em

Não sei se esses são nacionais mas coloca eles ai:

GTX600 12" 600W 99,2 DB da snake e

OVS 12"/600W 99DB PRO da oversound

nunca ouvi eles tocando e queria ver algum dia mas aqui na minha cidade todo mundo só tem eros e de 12, não existe um carro com AF de 15 :/ triste

Postado em

GTX600 12" 600W 99,2 DB da snake e

OVS 12"/600W 99DB PRO da oversound

nunca ouvi eles tocando e queria ver algum dia mas aqui na minha cidade todo mundo só tem eros e de 12, não existe um carro com AF de 15 :/ triste

Sim, são nacionais.

Esses falantes são os Tops nacionais nessa faixa de potência, são os Tops no quesito RACHA DE SOM, foge da proposta do que foi citado pelo Som Center. Até daria para arriscar usar como MG mas a proposta mesmo é tocar no racha.

Postado em

Agora não sei se é pw3 ou pw5 ? , SNME é o Pw5 de 15" que é bom , lembro que ele é mais fortinho mesmo.

PW3 é o irmão magrelo e o PW5 é o irmão bombado... Eles tem parametros parecidos, mas o PW5 tem um conjunto magnético maior, bobina mais reforçada, aguentam mais potência... Em questão de timbre, o 10PW3 é superior ao 12PW5 e ao 15PW5, mas isso se deve ao menor diametro, logo cone mais leve e tal... Ouvindo o 12PW3 e 12PW5 não percebi diferenças notáveis, a não ser a maior potência do Pw5

Postado em

Sim, são nacionais.

Esses falantes são os Tops nacionais nessa faixa de potência, são os Tops no quesito RACHA DE SOM, foge da proposta do que foi citado pelo Som Center. Até daria para arriscar usar como MG mas a proposta mesmo é tocar no racha.

Eles tem sensibilidade alta e aguentam uma boa potência, daria pra aplicar ai a nominal neles e tirar um som interessante... Mas porque fugiria do meu proposito?

Postado em (editado)

Sem querer desviar o assunto do topico mas aproveitando ele, sera que se colocar 2 Snake ESX125 tocando por uma hd5000 da taramps vai queimar rapido? Sem deixar clipar NADA!

Editado por João Miguel.
Postado em

Sera que se colocar 2 Snake ESX125 tocando por uma hd5000 da taramps vai queimar rapido? Sem deixar clipar!

Talvez demore pra queimar, mas antes disso vai rasgar alguma coisa...

Cara, é pra aplicar no máximo uns 2000 watts limpos no par deles...

Postado em (editado)

Talvez demore pra queimar, mas antes disso vai rasgar alguma coisa...

Cara, é pra aplicar no máximo uns 2000 watts limpos no par deles...

Entendi. E que tenho vontade de fazer umas loucuras dessa pra participar de algum camp aqui da cidade! Aqui na minha cidade tem uma loja que participa de bastante camps da 101% e ele só pega primeiro lugar em todas categorias, nome dele é Keller, na categoria com 2 falantes ele tira 147db facil:

Da uma olhada

http://www.101eventos.com.br/site/resultados/resultados.php?id=517&n=Bady+Bassit-SP

http://www.101eventos.com.br/site/resultados/resultados.php?id=529&n=Lins-SP+%2B+db+Drag+2X

Queria faze uma loucura dessas pra ver se chegava perto hehe ;/

Editado por João Miguel.
Postado em

Entendi. E que tenho vontade de fazer umas loucuras dessa pra participar de algum camp aqui da cidade!

Pega um falante pra participar de racha então... ESX é uma linha profissional, sub de qualidade, não pra tocar com potências enormes

Postado em

Eles tem sensibilidade alta e aguentam uma boa potência, daria pra aplicar ai a nominal neles e tirar um som interessante... Mas porque fugiria do meu proposito?

Vejo que você procura um woofer com maior qualidade, mais linear, o que não acontece com esses dois exemplos.

Postado em

Vejo que você procura um woofer com maior qualidade, mais linear, o que não acontece com esses dois exemplos.

Nunca cheguei a me aprofundar no funcionamento desses falantes ditos para racha... No caso, os dois citados ali pelo amigo tem spl alto, ou seja, fazem som com pouca potência, mas são pouco planos na resposta? Tem picos?

Postado em (editado)

Cara, já ouvi todos, mais vai de gosto né..

Eu particularmente curti muito os 12PW5/15PW5 acho muito bom mesmo o som deles!

E outro que eh raro de se ver por ai que é show é o Selenium quatro com aqueles cone de QCF igual o extreme..

Rapaiz, incrível o som.. resposta bem linear e com ótimo spl.. selenium é selenium!

Os snake são ótimos tbm, mais sei lá, achei o som deles mais secão..

Abraço.

Editado por FreedomFog
Postado em

Velho da uma olhada, no mercado livre, se tem interesse na linha wpu05, tem alguns consevados e aki no sul mesmo, certo dia estive dando uma olhada e tem 1205, 1505, e até 1805 bem conservados com bom preço.

Tava pensando, montar em casa na sala: wpu1805 na T18+wpu1205 no médio.

Abraço.

Postado em

eu vi um par de 15pw5 tocando muito bem hip hop com a potencia nominal aplicada, só que a caixa tinha 140 litros e dois dutos de 4" por 3cm, projeto enviado pela própria selenium pro cara que tinha a caixa, mas era maravilhoso o som daquela caixa, e eu jah tive no quarto 1 caixa de 120L com 1 15pw3 ligado num amplificador de 120wrms que tremia a casa inteira! são ótimos falantes os dois, e c vai aplicar pouca potencia são dois ótimos falantes, mas como 99% dos profissionais, pedem caixa grande!

Postado em

GTX600 12" 600W 99,2 DB da snake e Aonde ? sim , aonde ele tem 99.2db ? talvez seja apenas um pico bem estreito la nos 1.2khz , ai dos 1khz pra baixo tem bem menos .

OVS 12"/600W 99DB PRO da oversound , Oversound dá uma maqueada braba nos parametros e segue o mesmo caso dos snake 99db aonde em que faixa ?

Ja que o tópico busca juntar conteudo é bom só falarmos do que ja escutar e temos base para opinar , assim fica dinamico e serve como leitura para os "novatos" que um dia o leiam.

PW3 é o irmão magrelo e o PW5 é o irmão bombado... Eles tem parametros parecidos, mas o PW5 tem um conjunto magnético maior, bobina mais reforçada, aguentam mais potência... Em questão de timbre, o 10PW3 é superior ao 12PW5 e ao 15PW5, mas isso se deve ao menor diametro, logo cone mais leve e tal... Ouvindo o 12PW3 e 12PW5 não percebi diferenças notáveis, a não ser a maior potência do Pw5

Na verdade eu agora lembrei , é o 15pw5 mesmo , que usa a mesma base do Street bass .

12pw3 é ruim que doi , leva uma pisa grande do 8pw3 e 10pw3.

Nunca cheguei a me aprofundar no funcionamento desses falantes ditos para racha... No caso, os dois citados ali pelo amigo tem spl alto, ou seja, fazem som com pouca potência, mas são pouco planos na resposta? Tem picos?

São até bem sensiveis para a quantidade de enrolamento da bobina que mais parece um motor de 2Cv, mais poreeemmm , contudo são Extremamente picudos "coisa escrota mesmo de 8-11dbs nos 80-200hz" e na verdade são feitos para isso ter um grande pico na faixa do grave de atack para render muito na "Estucada", para fazer barulho é um prato cheio .

Sem querer desviar o assunto do topico mas aproveitando ele, sera que se colocar 2 Snake ESX125 tocando por uma hd5000 da taramps vai queimar rapido? Sem deixar clipar NADA!

Sim pode usar tranquilamente , desde que só use na medição em caixa projetada para Tal , com cortes e equalização adequada , pode meter Clip aceso por 10Segundo tranquilo que é o tempo de medir.

Mais nem em sonho tem como usar no dia dia , vai queimar , simples assim vai queimar mesmo.

Postado em

15pw5, depois o carinho e tão bom qto o esx125

o 12pw5 pra tocar de tudo não rola, não desce com tanta facilidade como o 15pw5.

Esse aqui MANJA .

Tenho a mesma opinião .

Postado em (editado)

Ja que o tópico busca juntar conteudo é bom só falarmos do que ja escutar e temos base para opinar , assim fica dinamico e serve como leitura para os "novatos" que um dia o leiam.

Na verdade eu agora lembrei , é o 15pw5 mesmo , que usa a mesma base do Street bass .

12pw3 é ruim que doi , leva uma pisa grande do 8pw3 e 10pw3.

Pelo que o 10pw3 rende, realmente o 12pw3 é ruim, o 8pw3 eu nunca ouvi, mas o 10pw3 é muuito som pra pouco tamanho e pouca potência aplicada!

Não seria o contrário, Street Bass que usa a carcaça do PW5? Jurava que o street bass era um falante que derivou da linha PW e não o contrário...

Alias, agora que tu falaste em street bass, não é um falante que entraria nessa lista?

São até bem sensiveis para a quantidade de enrolamento da bobina que mais parece um motor de 2Cv, mais poreeemmm , contudo são Extremamente picudos "coisa escrota mesmo de 8-11dbs nos 80-200hz" e na verdade são feitos para isso ter um grande pico na faixa do grave de atack para render muito na "Estucada", para fazer barulho é um prato cheio .

Poc Poc nem pensar... Quero um minimo de qualidade

Sim pode usar tranquilamente , desde que só use na medição em caixa projetada para Tal , com cortes e equalização adequada , pode meter Clip aceso por 10Segundo tranquilo que é o tempo de medir.

Mais nem em sonho tem como usar no dia dia , vai queimar , simples assim vai queimar mesmo.

É, foi o que eu quis dizer, socar 5000 watts diariamente num par deles vai acabar dando problema

Editado por Som Center
Postado em

15pw5, depois o carinho e tão bom qto o esx125

o 12pw5 pra tocar de tudo não rola, não desce com tanta facilidade como o 15pw5.

O 15PW5 é um falante relativamente barato, gosto dessa linha, me agrada bastante, pensei em colocar eles em alguma caixa gigante para puxar a resposta lá pra baixo, mesmo com alguma perda de SPL... Que tal?

O ESX é bem mais caro, compensa?

Postado em

Olha o 15pw5 em caixa grande suspreende!!!!! porrada e toca de tudo o esx125 tem um pouco mais de refinamento nas altas, mas a diferença é pouca entre ambos custo benefício do 15pw5 é imbatível.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...