Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LouCorsa

Mais um projeto para Peugeot 208

Recommended Posts

Pessoal,

vi que já tem 2 tópicos aqui no forum sobre o 208. Mas como pretendo montar um set diferente, não sei se estou certo em abrir mais um tópico. Se estiver errado, me avisem que eu posto nos outros tópicos. Como são projetos diferentes, fico com receio de postar lá e poluir os demais projetos com minhas dúvidas.

Uso/aplicação: carro para o dia a dia, nada de competição, logo não penso em SPL. Quero balancear custo x benefício, sem investir em combinações que não vão casar legal. Não sou conhecedor profundo ou audiófilo. Ouço muito rádio fm, um pouco de MP3 e se conseguir desbloquear a central ainda vai ter TV digital (para acompanhar notícias).

Gosto sonoro: pop rock, dance, eletrônica

Limitações: manter a H.U. original que já tem rádio am/fm e mp3, mas só tem saídas amplificadas. Logo, estou na dúvida se parto para investir em um processador ou algo mais simples (mero conversor). Não pretendo fazer colunas para os tweeters para manter a originalidade , logo já imagino que o palco sonoro ficará um pouco mais baixo mesmo. E para o subwoofer, não quero matar espaço no porta-malas com caixa grande ou lateral inteira. A idéia é ocupar o mínimo de espaço, inicialmente pensando em fazer uma caixa dentro do estepe ou algo bem compacto.

Vamos aos componentes que tenho em mente:

H.U.

-original do 208, com gps/rádio am,fm / usb para MP3

Processador:

como o HU só tem saídas amplificadas, queria ver o que é mais interessante, se é um processador mais completo ou algo mais simples. Opções em mente:

- Alpine PXE-H650 ou H660

- JBL MS-8 (receio pois já li diversos relatos de ruído nas instalações e "difícil" ajuste)

- Audiocontrol LC6i , LC7i ou LCS

Falantes:

- Dianteira: Kit 2 vias Helix E62C

- Traseira: manter os originais ? ou desligo de vez?

- Subwoofer: JL 10WXv2-4 (otimizado para caixa pequena de 17.7L)

Amp

- Helix B Four

- outras opções compactas, como por exemplo JL NexD xd400-4 , xd400-4, xd500-3 ? (li em alguns locais que embora compacto e classe D, a qualidade deles não é lá essas coisas)

Cabos:

- RCA : Monster 304 XLN (MPC I304 4C-5M) ou 2x Monster 302 XLN?

- Falantes: Monster 302 XLN (MPC S302 2C-7.5M)

- Alimentação: Monster 300 Silver and Blue 500W Amp Kit (MPC P300 BAP500) , kit 4 AWG

O carro só deve chegar daqui uns 30 dias. Nesse meio tempo, já quero preparar e encomendar os componentes. Tenho facilidade de trazer coisa de fora. Inclusive vou para os EUA agora no início de Julho e minha idéia é tentar trazer algo de lá já, talvez o processador e amp, por exemplo. Boa parte desses itens também já achei aqui no Brasil com preço legal.

Alguma indicação de mudança? Tem algo que não casa bem? Alguma experiência similar?

Na parte dos processadores, vi projetos com o Mosconi 4to6. Vale a pena investir nele ao invés desses citados? Ou alguma outra dica?

Na parte de AMP, vale partir para a linha compacta Classe D da JL ? Ou manter em um Helix como postei?

Na parte de instalação, se puderem indicar quem é cuidadoso e faz um trabalho legal aqui em SP, incluindo a parte de ajustes do processador, agradeço.

Não tenho nada e vou pegar tudo, quer seja zero ou algum usado inteiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao sei o que indicar fazer com o 208. Ha como instalar uma HU? Nao reparei nisso quando fiz test-drive.

So me encuca uma coisa... Existe a possibilidade mesmo de funcionar TV no multimidia dele? Pq a vendedora me disse que nao reproduzia nenhum tipo de video, no maximo imagem snmg.

Indo pros States, tentaria trazer tudo de la. Existem uns topicos legais sobre produtos a serem adquiridos fora. No maximo deixava o Sub pra pegar aqui, caso possa passar do limite de carga de voo, mas creio que dê. Sendo assim traria tudo de la. Principalmente HU/processador e Modulos.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei o que indicar fazer com o 208. Ha como instalar uma HU? Nao reparei nisso quando fiz test-drive.

So me encuca uma coisa... Existe a possibilidade mesmo de funcionar TV no multimidia dele? Pq a vendedora me disse que nao reproduzia nenhum tipo de video, no maximo imagem snmg.

Indo pros States, tentaria trazer tudo de la. Existem uns topicos legais sobre produtos a serem adquiridos fora. No maximo deixava o Sub pra pegar aqui, caso possa passar do limite de carga de voo, mas creio que dê. Sendo assim traria tudo de la. Principalmente HU/processador e Modulos.

Sobre instalar HU nele: tem sim. Ele tem a tela touch mas por trás dela é 1 din. Por isso, a idéia de manter o HU original, com todos os recursos embarcados.

Sobre a TV Digital: ele não tem não. É que existe um desbloqueio que pode colocar entradas de vídeo auxiliar (tv digital, câmera de ré, etc). E minha idéia é fazer isso também.

Sobre trazer de fora, a minha idéia é pegar mesmo o processador e amp. E talvez os cabos, pois também é bem mais barato por lá. Só os speakers e sub que talvez eu pegue aqui. O sub também por ser pequeno, daria para trazer de lá também.

Compartilhar este post

Link para o post

' Óia que interessante"

Ele é:

- Caixa acústica band-pass

- Subwoofer 6x9 de longa excursão

- Amplificador mono

- Amplificador estéreo

- Equalizador paramétrico de 7 bandas

- Processador de sinal digital

- Kit de instalação incluso

Compartilhar este post

Link para o post

' Óia que interessante"

Ele é:

- Amplificador mono

- Amplificador estéreo

Realmente é bem interessante! OpO

Compartilhar este post

Link para o post

' Óia que interessante"

Ele é:

- Amplificador mono

- Amplificador estéreo

Legal isso ai, mas deve ser bem caro rs.

Meu pai tem um daquele subwoofer integrado embaixo do banco, toca melhor que muito sub tradicional nacional mas tá longe de ser um hi fi, e é caro, sai mais de 1k.

Quanto ta saindo esse DSA 500 RT ?

Pra quem quer dar um up sem muito trampo vale a pena ein, só de ter TA já gostei.

Compartilhar este post

Link para o post

Conta mais sobre esse desbloqueio [¨]

Murillo,

tem o desbloqueio que é vendido na Ásia, mais especificamente em Hong Kong o pessoal já está usando. Tem 2 tipos de desbloqueio até onde sei:

1o mais simples: só instalar um chicote nos conectores originais e a caixa de interface e você passa a ter o Smart Mirroring com celulares android. Ou seja, pode ter a tela do Android e controlar o celular pela tela do carro. Também é chamado de Smart Link por algumas lojas. Vídeo aqui:

Aqui mostra a instalaçào em um VW mas o processo é o mesmo:

2o - desbloqueio completo, com entrada de vídeo RGB e vídeo composto para dvd, tv digital, câmera de ré e até direito a interface para telefone com HDMI:

Produto a venda:

http://gsmserver.com/shop/car/car_video_interface_for_peugeot_208.php

Manual de operação: http://gsmserver.com/nfs/product/840339/file/Video_interface_for_Peugeot_208_user_manual.pdf

Manual de instalação: http://gsmserver.com/nfs/product/840339/file/Video_interface_for_Peugeot_208_installation_guide.pdf

Problema: o cara tem que ter bolas de aço para encarar isso: se olhar o manual de instalação, tem que cortar um pedaço do flat cable original. Se der mer**, já era. Mas estou a fim de arriscar e ver o que é que dá...

' Óia que interessante"

Ele é:

- Amplificador mono

- Amplificador estéreo

Legal isso ai, mas deve ser bem caro rs.

Meu pai tem um daquele subwoofer integrado embaixo do banco, toca melhor que muito sub tradicional nacional mas tá longe de ser um hi fi, e é caro, sai mais de 1k.

Quanto ta saindo esse DSA 500 RT ?

Pra quem quer dar um up sem muito trampo vale a pena ein, só de ter TA já gostei.

Interessante isso aí. Procurei para comprar ou ver preços em sites americanos mas não achei nada . Se alguém souber de alguma loja nos EUA pode ser interessante.

Achei na Europa por cerca de euro$590 . Parece meio salgado , afinal são cerca de R$1.600, mas se levar em conta que tem amp+sub+caixa+TA , é algo interessante. Se comparar por exemplo com o que eu listei, não está muito mais caro não (JL xd400/4 classe d 400w 4ch us$320 + jl 10WXv2 us$90 + processador cerca de uns us$300-400). Será que compensa um Focal desse aí? Não sei se esses integrados da Focal são bons como os produtos deles..

Se não achar nos EUA pode ser uma opção para eu trazer de lá , já que vou para Europa em Setembro. Ou seja, se achar nos EUA posso tentar trazer antes. Ou então esperar para mais para frente trazer isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Murillo,

tem o desbloqueio que é vendido na Ásia, mais especificamente em Hong Kong o pessoal já está usando. Tem 2 tipos de desbloqueio até onde sei:

1o mais simples: só instalar um chicote nos conectores originais e a caixa de interface e você passa a ter o Smart Mirroring com celulares android. Ou seja, pode ter a tela do Android e controlar o celular pela tela do carro. Também é chamado de Smart Link por algumas lojas. Vídeo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=IbO_TJl_RKs

http://www.youtube.com/watch?v=WOivutDomqg

http://www.youtube.com/watch?v=4UZEy-DXAK4

Aqui mostra a instalaçào em um VW mas o processo é o mesmo: http://www.youtube.com/watch?v=cHP3Vvlkp64

2o - desbloqueio completo, com entrada de vídeo RGB e vídeo composto para dvd, tv digital, câmera de ré e até direito a interface para telefone com HDMI:

Produto a venda:

http://gsmserver.com...peugeot_208.php

Manual de operação: http://gsmserver.com...user_manual.pdf

Manual de instalação: http://gsmserver.com...ation_guide.pdf

Problema: o cara tem que ter bolas de aço para encarar isso: se olhar o manual de instalação, tem que cortar um pedaço do flat cable original. Se der mer**, já era. Mas estou a fim de arriscar e ver o que é que dá...

Interessante isso aí. Procurei para comprar ou ver preços em sites americanos mas não achei nada . Se alguém souber de alguma loja nos EUA pode ser interessante.

Achei na Europa por cerca de euro$590 . Parece meio salgado , afinal são cerca de R$1.600, mas se levar em conta que tem amp+sub+caixa+TA , é algo interessante. Se comparar por exemplo com o que eu listei, não está muito mais caro não (JL xd400/4 classe d 400w 4ch us$320 + jl 10WXv2 us$90 + processador cerca de uns us$300-400). Será que compensa um Focal desse aí? Não sei se esses integrados da Focal são bons como os produtos deles..

Se não achar nos EUA pode ser uma opção para eu trazer de lá , já que vou para Europa em Setembro. Ou seja, se achar nos EUA posso tentar trazer antes. Ou então esperar para mais para frente trazer isso...

cara, eu não posso dizer se é bom, pois nunca ouvi, mas achei bem interessante pra quem quer apenas dar um bom up no som da caranga, ainda mais pra quem não quer perder espaço no PM e quer manter o Hu original...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

cara, eu não posso dizer se é bom, pois nunca ouvi, mas achei bem interessante pra quem quer apenas dar um bom up no som da caranga, ainda mais pra quem não quer perder espaço no PM e quer manter o Hu original...

abs

meu sincero receio: todos esses amps e sistemas que trabalham com entrada hi-level são bons? falo isso pois no meu 207 eu acho que tive problema de instalação, pois o amp com entrada hi-level tinha um ruído de fundo constante.

Queria agora fazer algo correto para ficar com o som limpo. Por isso pensei em montar o set separado , com processador e tal. Para tentar obter algo mais bem ajustado e de melhor qualidade e dar adeus aos dias de som mais simples

Compartilhar este post

Link para o post

meu sincero receio: todos esses amps e sistemas que trabalham com entrada hi-level são bons? falo isso pois no meu 207 eu acho que tive problema de instalação, pois o amp com entrada hi-level tinha um ruído de fundo constante.

Queria agora fazer algo correto para ficar com o som limpo. Por isso pensei em montar o set separado , com processador e tal. Para tentar obter algo mais bem ajustado e de melhor qualidade e dar adeus aos dias de som mais simples

Vou montar a HU original com processador, espero que não dê ruído de fundo além do normal de uma HU aftermarket simples que seja.

To usando bons cabos pra diminuir esses riscos também...

Compartilhar este post

Link para o post

essas Hus originais são sofriveis... pior ainda qdo é central multimidia..

é tipo o pato:

ele nada, anda e voa, mas não faz menhuma das 3 coisas bem ...

FATO

Compartilhar este post

Link para o post

é tipo o pato:

FATO

Guto, acho que depende muito do proposito, para o dia a dia, atende tranquilamente.

Ouvi no EMMA alguns sets com HU original + processador, alguns eu gostei outros nem tanto mas tb não era nada tão horrivel assim, acredito que com um bom acerto, renda um bom caldo.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, acho que depende muito do proposito, para o dia a dia, atende tranquilamente.

Ouvi no EMMA alguns sets com HU original + processador, alguns eu gostei outros nem tanto mas tb não era nada tão horrivel assim, acredito que com um bom acerto, renda um bom caldo.

Abs.

é, mas ai eu não vejo vantagem em se gastar mundos e fundos no resto do set, pois o gargalo é grande, se é pra usar hu original, um ampli marromenos, um kit marromenos, um sub marromenos e um processador já dão conta do recado. não precisa e um kit de mião, um sub de milão um ampli de 2 ou 3 k, cabos caros e etc...

É tipo vc usar tenis kichute com um terno Armani, por mais que vc possa usar, no fundo todo mundo sabe que não combina...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

se bem que o set que o dono do tópico pretende montar é um set basicão, então até cai bem...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo que a qualidade de som original é aquém de um HU after, experiência própria, mas depende muito do propósito. No meu caso eu comprei um HU pra colocar no meu 208. Mas em compensação não tenho Sub no set. Pois não tenho espaço para colocar. É a questão de gosto e oportunidade.

Quanto ao set do Loucorsa, imagino que queira um som com qualidade, gostoso de ouvir, assim como eu, mas nada muito engenhoso:

Eu também fiquei com muita dúvida de qual amplificador comprar. Cogitei:

Classe D: JL xd400/4,

Classe AB: MB Quart ONX4.80, Focal Fpp4100, Clarion 4361, Hertz EP4, , Mosconi Gladen One 120.4, Arc KS300.4, Audison SR4. Em tese, todos na faixa de 900,00 à 1400,00, NOVOS. Cogitei muito pegar um McIntosh usado, mas só encontrei de 2 canais nessa faixa de preço.

Também pensei em comprar algum mais barato como:

O Audiophonic Club 800.4 (novos), Helix B four, Clarion 4341 (400,00 a 700,00), JBL by Harman GTO804ez.

Pesquisei muito em vários fóruns, inclusive muitos gringos, e o que eu posso dizer, com base na experiência relatada de terceiros, é:

Esses mais baratos que citei todos são muito bem falados em relação a qualidade e a custo/benefício. Mas não são uma brastemp! A marca DAT não é consenso tem gente que fala bem, tem gente que detona. Eu cheguei a comprar um JBL GTO804ez por impulso, em uma promoção, mas pesquisando vi que JBL pra qualidade deixa a desejar. Mas a geração nova, "by Herman", encontrei alguns relatos: a qualidade é boa, mas é mais voltado para potência, logo imagino que pra quem procura mais de SPL ou SQPL de cust/benef. O que não é meu caso. Por isso estou, inclusive, vendendo ele, lacrado, nem instalei.

Quanto aos amplificadores mais caros:

- O JL classe D também não é consenso. Muitos relatos bons, alguns poucos criticando. Mas também muita gente diz que pra qualidade no estéreo é melhor classe AB que D, 900,00 no ML.

- MB Quart saiu de linha lá fora, não achei muita coisa à respeito, e descartei por falta de informação, 850,00 no ML.

- Hertz EP4 falam bem, não achei nenhum com preço bom, tava mais caro que o Focal FPP e o Clarion 4361.

- Clarion porém não achei estoque, nem previsão de chegar.

- Focal FPP 4100. Quase 100% de quem ouviu fala bem, mas também falam que na categoria de preço existem melhores. Porém ele foi um dos mais baratos que encontrei nessa faixa, no ML, 900,00.

- Arc só encontrei na faixa de 1400,00. Descartei.

- Mosconi One 120.4 só escutei coisa boa. Entrei no site para comprar, mas o Cady (membro do fórum responsável) me disse que vendeu muito e está sem estoque por hora. Se não estiver com pressa eu sugiro você considerar o Mosconi, 897,00 com o Cady.

- Audison SR4, não escutei muita coisa, mas sempre coisas muito boas, na faixa de 1200,00 no ML.

Final das contas:

Escolhi o mosconi mas não consegui comprar!

Fiquei entre o Focal FPP e o Audison SR4. Entrei em contato com o Gutto2005, aqui do fórum, ele me fez um preço bom no Audison SR4 e acabei fechando com ele. Paguei com certeza mais que os 900,00 do Focal.

Imagino que o Audison vai encaixar melhor no meu kit Morel Tempo.

Bom é isso aí, espero ter te ajudado. Coloquei os preços do ML que são públicos e fácil de conferir, porém tem vários usuários aqui do fórum extremamente confiáveis. Eu comprei com dois deles coisas do meu set.

Editado por Capanga
  • Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post

Qundo vi o post longo, logo pensei, vixi vou ler nem metade. Mas acabei foi positivando a reputaçao. Mereceu +1 Capanga! Mas lembrando que o colega ira comprar fora. Creio que o leque seja bem maior...

Mas bate de encontro no que o Guto falou, optando pela HU original, nao vale a pena pegar um Amp tao caro. Nao tem como manter a central multimidia, adicionando um player em algum outro local? nem que fosse embaixo do porta-luvas... Vi que ali tem um espaço gigantesco. É bastante recuado o painel do lado do passageiro. Porta-luvas tmb é imenso.

Sei la instalaria um Player em algum local, colocaria o pen-drive de 32gb, e nao mexe mais. So pelo controle remoto da HU after.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Felipe Algumacoisa.

Eu vi que ele iria comprar fora, eu coloquei os preços que achei aqui no Brasil porque alguns amplificadores não estão valendo tanto a pena trazer, pela economia pouca e o peso e espaço. Melhor trazer outras coisas. Meu ponto de vista.

Lá fora com certeza tem maior leque de opções. Eu ainda sou leigo no assunto de som de qualidade. Tô começando a entender as marcas e modelos...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu a todos ae pelos comments.

Capanga,

é o que falou: tem diversos itens que não está compensando muito não trazer de fora.

Amp mesmo estou no dilema: por exemplo trazer de lá algum classe D, que é compacto e tal com preço razoável, mas tem esses comentários que não tocam bem set stereo. Exemplos de classe D na mesma faixa de preço:

- JL XD500/3 = us$315 = R$750 (preço final estimado lá com iof, por exemplo)

- Alpine MRX-F35 = us$210 = R$500 (preço final estimado lá com iof, por exemplo)

- Alpine MRX-V70 = us$290 = R$690 (preço final estimado lá com iof, por exemplo)

- Alpine PDX-F4 = us$315 = R$750 (preço final estimado lá com iof, por exemplo)

Dúvida sobre o processador: estava vendo o Alpine PXE-H660, mas parece que as dimensões dele é um pouco grande. Digo, queria manter algo minimalista, ocupando o mínimo de espaço, pois como comentei, quero perder o mínimo de espaço. Pelo tamanho dele acho que teria que ser instalado no porta-malas , correto?

Nesse caso, o ideal não seria usar um processador para pegar Hi-level e ter o menor tamanho de cabo possível para diminuir o possível ruído da HU original até o processador? E depois sim levar por RCA onde a chance de ruídos pode ser minimizada com bons cabos?

Algum processador compacto que eventualmente poderia ser instalado dentro do painel, ou o mais próximo possível, para diminuir comprimento de cabos do hi-level?

Compartilhar este post

Link para o post

PXE 600... pense num processador chato e limitado! Eu não recomendo, pensaria no Bit Ten, até ele se sai melhor que o PXE.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

é tipo o pato:

FATO

Existem HUs e HUs originais...

Eu achei melhor a do peugeot 208 do que a do 3008 que é igual a de vários carros da PSA, como o ds3, e trocentos outros.

Apesar dos auto falantes serem ruinzinhos no 208 e melhores no 3008 (os mids, o tw nem tanto) tem um detalhamento até bom pra um equipamento OEM.

Tanto que optei por manter, se fosse muito lixo eu trocaria.

Ao meu ver tem potencial sim pra se usar junto com processador e bons equipamentos. Até porque um up de HU é mais simples do que fazer um up de todo o resto.

Nunca vai ser a mesma coisa que uma HU top, isso é fato.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem HUs e HUs originais...

Eu achei melhor a do peugeot 208 do que a do 3008 que é igual a de vários carros da PSA, como o ds3, e trocentos outros.

Apesar dos auto falantes serem ruinzinhos no 208 e melhores no 3008 (os mids, o tw nem tanto) tem um detalhamento até bom pra um equipamento OEM.

Tanto que optei por manter, se fosse muito lixo eu trocaria.

Ao meu ver tem potencial sim pra se usar junto com processador e bons equipamentos. Até porque um up de HU é mais simples do que fazer um up de todo o resto.

Nunca vai ser a mesma coisa que uma HU top, isso é fato.

mas pelo menos vc esta ciente que não vai tocar nem igual a um alpine 9887 , 80 prs ou cda 9855, que dirá a um hu realmente top como drz, p9, p99, denon, mcintosh, etc...

na minha opinião montar um set relativamente top com uma hu original ainda mais central multimidia xing ling (todas originais são) é o mesmo que ter um veloster e se contentar com o motorzinho fraco que eles trouxeram pro Brasil:

é bonito? é

é melhor que um basicão? é

vai te levar pros lugares? vai

mas nunca vai ser um veloster de verdade!!!

mas esta é minha opinião e eu não sou o dono da verdade..

abraço

abs

Compartilhar este post

Link para o post

mas pelo menos vc esta ciente que não vai tocar nem igual a um alpine 9887 , 80 prs ou cda 9855, que dirá a um hu realmente top como drz, p9, p99, denon, mcintosh, etc...

na minha opinião montar um set relativamente top com uma hu original ainda mais central multimidia xing ling (todas originais são) é o mesmo que ter um veloster e se contentar com o motorzinho fraco que eles trouxeram pro Brasil:

é bonito? é

é melhor que um basicão? é

vai te levar pros lugares? vai

mas nunca vai ser um veloster de verdade!!!

mas esta é minha opinião e eu não sou o dono da verdade..

abraço

abs

um dos piores sons originais que já ouvi foi o do i30 antigo, aquilo lá desanima, acho que não tem salvação, mas pelo que eu to ouvindo do original do 208 to apostando num bom resultado.

ainda não troquei os auto falantes originais, mas digamos que entre hbuster e pioneer nacional ou keenwood basicão, a HU do 208 tá pendendo mais pra esse lado bom. (só citei pioneer nacional e keenwood basicão pois já conheço, é só um exemplo ilustrativo).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...