Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
lennynero

Ajuda com os ajustes do som...

Recommended Posts

Pessoal, depois de muita pesquisa, montei um somzinho pro meu fox. De uma forma geral, to muito satisfeito. Mas algo ainda não está 100%. O som é:

Kit 2 vias JBL GTO 608C (70WRMS) (http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Paginas/ProductDetails.aspx?PID=GTO608C)

Sub JLB GTO 804 (200WRMS) em uma caixa dutada. (http://www.jbl.com/estore/jbl/us/products/GTO804/GTO804_JBL_US)

Soundigital 400.4D

HU original do fox usando adaptador. (vou trocar no fim do ano. quando o dinheiro der.)

Eu escuto rock em geral. Musicas com pouco "pancadão" e to sentindo que o sub ta subutilizado. Muitas vezes eu tenho a impressão que todo o grave da musica ta saindo do kit 2 vias. Ficando pouco pro sub.

Isso é questão de ajuste de ganho/corte no modulo? (O HU não tem esse ajuste =/) (Confesso que até hoje eu não consegui entender exatamente o que seria ganho/corte) Ou eu só vou conseguir esse resultado quando finalizar o som trocando o HU?

Outra duvida que eu tive foi que o instalador (muito fraco, por sinal. deixou o falante do kit "solto" trelando na porta") disse que o crossover do kit 2 vias não era necessário. que ele dava esse corte pelo modulo. achei estranho. mas o mal de ser leigo é esse. tem que engolir tudo e vir perturbar vocês.

A terceira duvida é se uma caixa selada seria muito mais indicado pro meu caso ou a diferença vai ser pouca. A caixa atual ficou mal feita. Com o duto trelando (culpa do instalador de mer** que ja citei).

exemplo de musica que eu escuto: http://www.youtube.com/watch?v=KJta8qGNnXw

é isso ai, galera. Agradeço desde ja a ajuda :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, pode ser que as frequências estão sendo cortadas erradas; na questão do kit 2 vias que possui crossover, sempre tem que utilizar o crossover, esqueça corte pelo amplificador; no seu caso uma caixa selada seria bem melhor, graves mais precisos, etc...

Bom, seguindo a ficha técnica os cortes devem ser os seguintes:

- Kit 2 Vias: 55Hz-21KHz;

- Subwoofer: 30Hz-80Hz.

Pra ser sincero, além do HU (na minha opinião) você deve trocar o amplificador, por um mesmo da JBL. Se você não possui tratamento nas portas, faça-o que o som do kit 2 vias irá melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, pode ser que as frequências estão sendo cortadas erradas; na questão do kit 2 vias que possui crossover, sempre tem que utilizar o crossover, esqueça corte pelo amplificador; no seu caso uma caixa selada seria bem melhor, graves mais precisos, etc...

Bom, seguindo a ficha técnica os cortes devem ser os seguintes:

- Kit 2 Vias: 55Hz-21KHz;

- Subwoofer: 30Hz-80Hz.

Pra ser sincero, além do HU (na minha opinião) você deve trocar o amplificador, por um mesmo da JBL. Se você não possui tratamento nas portas, faça-o que o som do kit 2 vias irá melhorar.

muito obrigado.

não tem como definir esse valores pelo modulo e seus ajustes analógicos, ne?

só comprando uma HU?

Compartilhar este post

Link para o post

só pra exemplificar melhor...

o meu não se desloca desse jeito nem com David Guetta. Quem dirá com hotel california

Compartilhar este post

Link para o post

O amplificador que você possui tem cortes fixos, 80Hz em Low e High Pass. Aí não adianta, o ideal seria um amplificador novo com ajuste analogico.

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte nao sei qual e o seu radio, mas fala pra anta do seu instalador prender o faalnte direito na porta ele deve ter usado enforca gato no minimo com preguiça de pegar a furadeira e fazer um outro furo na porta, e outra se o kit tem xover e pra ser usado nao importa se o radio ou amp ter corte de frequencia. a mer** da jbl e que nao fala qual corte e o xover, mas o kit responde como acima mencionado pelo amigo mauricio, caso raro que o radio tenha cortes ativo 3way ai vc faz o corte todo no radio fora isso usa-se o xover

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte nao sei qual e o seu radio, mas fala pra anta do seu instalador prender o faalnte direito na porta ele deve ter usado enforca gato no minimo com preguiça de pegar a furadeira e fazer um outro furo na porta, e outra se o kit tem xover e pra ser usado nao importa se o radio ou amp ter corte de frequencia. a mer** da jbl e que nao fala qual corte e o xover, mas o kit responde como acima mencionado pelo amigo mauricio, caso raro que o radio tenha cortes ativo 3way ai vc faz o corte todo no radio fora isso usa-se o xover

o ponto do sub do vídeo acima não é se ele ta bom ou ruim. mas como ele 'aparece' mesmo com uma musica com pouco grave;

ja to pesquisando o HU. teria alguma modelo por uns R$300 com compense comprar? ou vou ter que morrer com uns 550 mesmo?

depois de trocar o HU, se continuar essa mer**, vou mudar o modulo tbm :(

vou gastar MUITO alem do planejado =/

Valeu a ajuda, pessoal :)

Editado por lennynero

Compartilhar este post

Link para o post

HU e o elo principal do som , porque e dele que será enviado o sinal para o amplificador, 80% de qualidade do som depende da HU

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...