Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

deustchman

Trio custo x beneficio [fotos e vídeo domingo]

Recommended Posts

Postado em

cara agora eu to confuso muita gente me fala que os sds sao secos outros ja falam que nao aqui nao tem a pronta entrega vou ter que acabar comprando para saber

Tudo depende de caixa , projeto , amplificador , acerto , pode render 100% subgrave em uma caixa e tocar 100% pancadão em outra .

eu pensava em um projeto igual ao seu porem ao inves de 3 10pw eu prefiriria 3 8pw ou 4 o de 10 desce ate 70hz nao precisa isso tudo, se o woffer é de 15" da pra subir ate uns 250 hz ai ele entraria de 250hz a 500 ou 600hz no maximo pra mim e

10Pw3 não desce abaixo de 150hz com segurança mesmo 200-250hz , os 8pw3 acima de 250hz no minimo bom em 300-400hz .

Reposta de frequência do manual não quer dizer NADA .

mesmo tendo a suspensao mais rigida que a do streetbass o sds é menos seco?

a sei la nunca vi tocando mas não confio muito nos parâmetros da over

Suspensão de borracha ou de tecido não quer dizer nada , tudo depende do projeto do Af , tem Af chamado de cone seco que desce muito mai que os ditos Subwoofer de borracha .

Pouquíssimas empresas são confiáveis , não por mentir mais sim por não explicar como o parâmetro foi medido , sensibilidade não é tudo tem que ver o gráfico de resposta para poder analisar , não adianta um Subwoofer que trabalha de 50 a 200hz ter 99db em 1khz .

Vamos ler mais um pouco amigo , ja deu uma olhada nos artigos do Autosom.net ? recomendo :legal:

Postado em (editado)

Parabéns Maurício, acesso a sessão do trio aqui quase todo dia e posso dizer que seu tópico é um dos melhores tópicos que eu vi aqui na atualidade!

Falando de 100Hz pra baixo:

Você compara 2 Streets desses a 1 Protech Sub600?

Street:

Sensibilidade maior

xmax horrivel

Fs baixinha

Sub600:

Sensibilidade menor

Xmax otimo

Fs alta

Comparando os parametros, pois nunca ouvi nenhum protech, ainda fico com dois street bass, pela área de cone e baixa potencia aplicada.

cara agora eu to confuso muita gente me fala que os sds sao secos outros ja falam que nao aqui nao tem a pronta entrega vou ter que acabar comprando para saber

Sabe porque dizem isso? Porque ninguém faz caixa no tamanho certo, os "instaladores" fazem uma caixa pequena e todos os falantes da Eros que vi até hoje sobem com força e em caixa pequena tocam muito bem aquele grave rápido (chamado grave de ataque).

Agora faz uma caixa em que o falante respire faça descer e tocar aquele grave aveludado bem macio, ainda mais o SDS 800, desmonta um tornado com subgrave e sobe forte jogando o grave longe, coisa que o tornado de 15" não faz.

eu pensava em um projeto igual ao seu porem ao inves de 3 10pw eu prefiriria 3 8pw ou 4 o de 10 desce ate 70hz nao precisa isso tudo, se o woffer é de 15" da pra subir ate uns 250 hz ai ele entraria de 250hz a 500 ou 600hz no maximo pra mim e

Eu ainda prefiro dois 10pw3 que tem um pegada boa nos 150hz ~250hz e sobe até 1k2hz com força (pelo valor do falante e potencia aplicados)

Eu escutei os de 8" em caixa dutada, senti muito a falta de grave rápido.

Agora se quer algo bom mesmo é um Cornetada, selada ou dutada, a voz fica perfeita e o grave bem rápido e limpo. (o problema é espaço)

O street nao sobe muito bem, embola bastante, pois o cone é bem leve e deixa o falante bobo!

Então corto os street em 200hz e deixo os 10pw3 tocando 180hz a 1k2hz.

OBS: não troco 2 de 10" por 4 de 8"

mesmo tendo a suspensao mais rigida que a do streetbass o sds é menos seco?

IREI TE EXPLICAR O PORQUE DA SUSPENSÃO MAIS RÍGIDA.

a sei la nunca vi tocando mas não confio muito nos parâmetros da over

Comparamos o SDS 815 / 15sw3a (Tornado 1100) / 15w2a (street bass 300rms cone prata/onix)

Freqüência de ressonância (FS) :

SDS : 40,34 Hz

Tornado : 41 Hz

Street bass: 36hz

Se analisarmos apenas o FS, aparentemente o street bass é o que mais desce, mas nao é so esse parâmetro valido.

Potencia RMS:

SDS : 800rms

Tornado : 1100rms

Street bass: 300rms

Fator de qualidade total (QTS):

SDS : 0,28

Tornado : 0,44

Street bass: 0,74

QTS Menor = Caixa menor.

Mas QTS muito baixo, seria um falante com menos grave por ter menos massa que no conjunto móvel e sendo assim ressonando mais alto.

então porque o FS do SDS é mais baixo que o do Tornado? Provavelmente pra compensar a falta de Grave por conta do QTS ele tem uma centragem mais flexível , resultando em um FS menor , e complicando um pouco o Controle de Cone.

Mas ainda temos o BL.

Volume equivalente do falante (VAS)

SDS: 109,78L

Tornado: 76,3L

Street Bass: 251L

Aqui o Street perde e muito.

Fator de Força (BL)

SDS : 19,5 TM

Tornado : 17,8 TM

Street bass:10,5 TM

Aqui o SDS ganha e muito. BL é ligado a Controle de Cone, conforme falei la no QTS, como eles tiveram que colocar uma centragem mais Flexível para baixar o FS do SDS , eles deixam o Falante Bobo, ai tem que se ter um conjunto Magnético mais eficiente, sendo assim se obtém maior BL.

Fator de qualidade elétrico (QES)

SDS : 0,29

Tornado : 0,45

Street bass: 0,78

Quanto menor o valor do QES, maior a força dinâmica do sistema eletromagnético.

Sensibilidade (SPL):

SDS : 95,80 db/SPL

Tornado : 17,8 TM

Street bass:10,5 TM

Prestem atenção:

SDS: (@ 1 W, 1 m) - FREE-AIR). Foi medido em free air, ou seja, sem caixa então não soubemos em que frequência deu 95,80db, pois queremos o falante para grave e sub grave, entao se deu 95,80db em 800hz não adianta de nada, pois ele vai tocar até 250hz.

Tornado: Sensibilidade (2,0V@1m) média entre 50 e 150 Hz .

Nesse caso o Tornado deu de 50 a 150hz 92db.

Street Bass: Sensibilidade (1W@1m) 95db porem não dizem se foi medido em caixa ou free air e nem a frequência.

OBS: Nesse caso o Tornado deu de 50 a 150hz 92db, olhem a diferença o Tornado é medido com 2,0v@1m enquanto o SDS e o STREET a 1w@1m.

Com um falante de 8 ohms, 1w/1m é o mesmo que 2.83V/1m.

Com um falante de 4 ohms 2,83v, poderá ir 2w. Assim, em um falante de 4 ohms 90db @1w/1m é mais eficiente que 90db@2.83v/1

Deslocamento máximo (Xmax):

SDS : +- 12mm

Tornado : 7,75mm

Street bass: 3,75mm

SDS: ganha e muito bem, por ter mais ou menos 12mm de xmax, em principio medido com sinal limpo.

Tornado: o xmax do tornado foi medido com 10% de distorção e não com sinal limpo. Isso é ruim.

Street bass: com o xmax baixíssimo, em principio medido com sinal limpo.

Agora tirem suas conclusões.

Editado por deustchman
Postado em

Detalhe: o "xmax" do SDS não é este!

A Eros divulga o Xlim ao invés do Xmax. O Xmax real do SDS é por volta dos 7 mm.

E 10% de distorção é um valor bastante aceitável, provavelmente todos são medidos assim.

Postado em

A Eros divulga o Xlim ao invés do Xmax. O Xmax real do SDS é por volta dos 7 mm.

E 10% de distorção é um valor bastante aceitável, provavelmente todos são medidos assim.

Por isso coloquei +ou - 12mm, Afinal acho muito

E a snake então que o xmax é altíssimo?

E no manual do tornado a selenium divulga os 10% de distorção e no do Street não divulga?

Nos baseamos nos parâmetros que eles nos passam, agora resta saber se são verdadeiros.

Postado em (editado)

Street:

Sensibilidade maior

xmax horrivel

Fs baixinha

Sub600:

Sensibilidade menor

Xmax otimo

Fs alta

Comparando os parametros, pois nunca ouvi nenhum protech, ainda fico com dois street bass, pela área de cone e baixa potencia aplicada.

Massa!

Obrigado :legal:

Editado por everton_m7
Postado em

mas 2,0v1m da 1w1m em 4hom! dai da no mesmo!

Exatamente, 2.83v/m a 8 ohms eh o mesmo q 1w/m, assim como 2.0v/m eh o mesmo 1w/m a 4ohms.

Outra verdade, o Xmax Matematico do SDS é 8,5mm, por ter uma bobina de 31mm de altura, e uma top plate de 14mm de espessura, isso tudo no caso do 8ohms q tem enrolamento mais alto, no caso do 4 ohms, seria 7,5mm por ter uma bobina 29mm e usar o mesmo top plate.

Outro ponta a ser visto eh o ponto do QTS baixo exigir caixa pequena, não eh bem assim não, veja o caso dos Oversoiund sub, que tem um QTS muito baixo e exigem caixa grande, assim como outros falantes importados e nacionais, soh dei o oversound como exemplo por ser conhecido da maioria aqui..

Quanto a flexibilidade do conjunto centragem/borda, devemos analisar o CMS, pra ver se o falante "toca" com pouca potencia, ou se eh engessado na centragem para "aguentar" mais potencia..

Deixo aqui minha opinião :D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...