Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leandro Maués

Dúvidas na instalação

Recommended Posts

Olá pessoal. Antes de mais nada, procurei o campo de pesquisa para tentar dirimir a minha dúvida, mas encontrei diversas respostas diferentes e que na maioria das vezes contraditórias.

Então, quem puder me ajudar neste pequeno problema agradeço.

Bom, resumidamente, vou instalar um som no meu carro com a bateria do cofre de 60ah + uma auxiliar na mala de 400ah.

Entre as baterias vou usar um cabo de 54mm².

Bem, li todos os artigos do AutoSom, e entendi que para obter 100% de proteção ao sistema elétrico, é indicado utilizar a seguinte fórmula para encontrar o fusível a ser utilizado na bateria: Amperagem da bateria / 2.

O meu som terá megacapacitor e seria ligado da seguinte forma:

1 - Da bateria do cofre, sairia do terminal positivo o cabo de 54mm², e no máximo a 30cm da mesma, ligaria um porta fusível com entrada e saída de 54mm². Aqui surge a primeira dúvida, seguindo a lógica do tópico do Autosom, deveria usar aqui um fusível de 30a? Visto que vou ter outra bateria de 400ah na mala?

2- Quando o cabo de 54mm² chegar na bateria auxiliar, surge outra dúvida, devo ligar um porta fusível com um fusível de 200a na chegada do cabo no terminal da bateria auxiliar, até 30 cm de distância, ou na saída do cabo para ir ao megacapacitor? Tem diferença entre um ou outro?

3 -Devo realmente ligar um portafusível para cada bateria, ou basta ligar na auxiliar?

4 - E por último, a maior dúvida. O grande consumo dos amplificadores incidirá sobre a bateria auxiliar, e, esta última, vai apenas sugar corrente da bateria do cofre, logo, acho que não haveria problema em usar o fusível de 30a na bateria do cofre, pois, se eu estiver errado, pela lógica, quando os amplificadores consumissem mais de 30a, o fusível queimaria e o som pararia. Como fica?

Obrigado a todos. E peço desculpas a moderação, sei que ninguém aqui tem obrigação de me ajudar, mas pesquisei sobre o tema e não encontrei a respostas. Até.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo, vamos por partes, vc vai usar a de 60+400a tudo junto certo no som e parte eletrica do carro certo.... Eu nunca usei porta fusivel ou disjuntor pra ligar essas 2 baterias passava um cabo de boa proteção e protegia ele com uma condunite emborrachado anti chama. ligava a 2 ddireto e o terra fazia na logarina do carro. Ja usei disjuntor e fuse, desarmava e resolvi fazendo cabo direto. Posso nao ser a melhor segurança, mas tbem meu caro nao pegou fogo. da 400a pro capacitor pode usar um fuse sim ai depende da corrente que o amp puxar. VC pode fazer ate melhor, comprar um bloco divisor de umas 4 vias, usa 1 via pro capacitor outro pro amp, outro pro radio(assim sai da fiação original do carro que gera muitos ruidos)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela recepção amigo

Boa idéia, minha preocupação era quanto a obrigatoriedade de usar esses fusíveis entre elas, mas já que se estiver bem protegido não tem bronca vou usar assim. Agora me surgiu outra dúvida:

Até então estava assim: Na bateria de 400ah eu usaria um porta fusível com 200a de fusível do positivo que ia da bateria até o INtup do megacapacitor, e do outup positivo do mega ai sim, sairia um distribuidor para os módulos. MAAAS vocÊ disse que poderia usar um distribuidor de 4 vias, indo um positivo pro mega, e o resto pros módulos, mas nesse caso não tem problema? Até porque encontrar um distribuidor com entrada de 54mm e saída de 54+2 de X é meio dificil...

Resumindo, após a sua ajuda,. estou assim: Cabo diretão da do cofre até a de 400ah, porta fusível de 200a entre a de 400ah e o mega, e um distribuidor no outup do mega até os módulos (são 2) <-------------- Assim já estaria bom?

Compartilhar este post

Link para o post

nao precisa da 400A ate o mega um fuse no meio deles. vc liga a bateria e o mega direto, sem fuse nao tem nessecidade. e o amp pode ligar esse de 200a da 400A ate o amp entendeu, do mega nao precisa usar um fuse alto pq ele e apenas para armezenar a energia nos picos de graves nao precisa de fuse se quiser pode usar um de 50A ou 100no maximo ou nada.

Compartilhar este post

Link para o post

vixe eu faria diferente, pelo q li aqui aprendi q deve proteger o cabo entre as baterias cofre-aux sim, pq se bate o carro e cortar esse cabo e pega fogo ai vai tudo pro espaço. Entao no meu carro uso 2 fuses entre as baterias, uma perto da do cofre e uma perto da aux. Ai da Aux->megacap->amps nao uso nada pq se nao vai ficar desarmando por causa do capacitor. Eu faria assim.

abraçao

Compartilhar este post

Link para o post

se bater e a porrada romper o fio com certeza vc ja arrebentou o carro todo hahauhauuha pegando fogo ou nao ja deu PT na bagaça hahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

se bater e a porrada romper o fio com certeza vc ja arrebentou o carro todo hahauhauuha pegando fogo ou nao ja deu PT na bagaça hahahaha

mas vc n morre torrado se fikar preso HUASUHSAHUASHUUHA

Compartilhar este post

Link para o post

mas vc n morre torrado se fikar preso HUASUHSAHUASHUUHA

e verdade so cort as pernas e anda de carrinho de rolimã ahauhauhhua

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...