Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
elias.alberto

Cornetas: por que não há drivers abaixo de 8 ohms?

Recommended Posts

Quero uma corneta de baixa potência, uns 100w RMS. O problema é que amplificadores que fornecem 100w a 8 ohms são caros, e tipicamente aguentam fornecer 400w a 2 ohms - uma pena "desperdiçar" um amp desses pra trabalhar a um quarto do que ele aguenta. A solução óbvia seria usar um driver de menor impedância, que conseguisse extrair melhor a potência de um amplificador mais barato. Mas tais drivers praticamente não existem.

Depois de pesquisar um bocado, o único que encontrei foi o Bomber DB200 com opção de 4 ohms e "meros" 80w rms. Alguém atesta pelo desempenho dele ou sabe indicar outro driver de baixa impedância?

Fica minha dúvida honesta, pois gostaria de entender: por que não se fazem outras cornetas em impedâncias baixas? Isso prejudica a sonoridade delas? Afeta o desempenho em altas freqüências?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas existem amigo, ateh alguns rarissimos de 2 ohms, mas de 4 ohms tem uns quantos, acho que normalmente são 8 ohms por serem a impedancia usada por padrão em sistemas PA, de onde se originam os drivers... Acredito que seja por este motivo, alem de maior sensibilidade em vista da impedancia maior

Compartilhar este post

Link para o post

pode ir de bomber muito bom e barato, acho q a hinor também fabrica drives de baixa impedância nao sei se é a hdc1000 ou 2000 q vinha em 2ohms pq era pra competição.

Compartilhar este post

Link para o post

Se possível, use os canais do módulo em bridge, vai te ajudar um pouco nessa situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque a maioria das vezes as pessoas usam mais de 1 unidade de driver, mais acho que se pode encomendar direto da fabrica, já que woofer podem ser encomendados.

Compartilhar este post

Link para o post

gseverog2, a Bomber tem versão desse db200 de 4 e 8 ohms, ambos com a mesma potência e mesma sensibilidade. Mas é bom saber que há mais fabricantes atacando este nicho. Sua explicação da PA é bastante inteligente, não tinha pensado nisso. Para uma caixa PA o interessante é que a impedância dos médios e agudos seja igual à dos graves, e impedâncias maiores são interessantes pra sistemas não automotivos porque um transformador menos parrudo é suficiente pra fornecer a mesma potência.

Joao Marcos11, creio que essa explicacao nao faz muito sentido. Ao ligar diversos drivers em paralelo o amplificador vai enxergar uma impedância menor e fornecer o dobro da potência, mas ela está sendo dividida entre os drivers e cada drivers continua tocando a mesma potência que tocaria sozinho. Por isso é importante casar impedâncias.

cyclotron, sua dica está corretíssima. Em bridge o módulo "pede" o dobro de impedância e a transferência de potência será melhor!

Obrigado pela dica, dieguinhow!

Editado por elias.alberto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...