Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
aberardof

Som para palio 2009

Recommended Posts

Tipo, descordo, todos sabem que o Set q o JJUNIOR2 fez é ótimo, mas nosso amigo Aberardof colocou o valor que disponha pra custear seu set, então o que mais se aproximo da realidade de seu valor foi o set q ele disse, varios do forum sabem muita coisa, mas tb não tem a humildade de saber quando um cara como nosso amigo ai esta precisando ser ajudado, patetico, pois ninguém aqui nasceu com os conhecimentos gravados quando nasceu, aquele q nunca fez mer** que atire a 1º pedra.

Até agradeço endurace! Pelo bixo que o ELEMENTO criou, tô receioso que o JJUNIOR2 fique com uma má impressão ao meu respeito.. mas o que quis foi apenas que ele, se possível, me explicasse pq o set dele é superior ao meu, algo absolutamente normal, afinal de contas estamos aqui pra debater sobre o assunto

Montei até outro set aqui:

jbl 62c kit 2 vias 419,00

sub jbl 1014 395,00

gto amp 1004 jbl 579,00

player pioneer 6450 399,00

abraço

Editado por aberardof

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aberardof: O Set proposto não é meu, foi uma indicação de um post recente do fórum que se encaixava no target que você tem para montar o seu set, e como o pessoal disse acima é bem difícil tem que espremer muito... agora a indignação do Pedrinho que é a mesma acredito da maioria dos participantes do fórum é a questão da pesquisa, existem muitos tópicos com as mesmas dúvidas suas, e com pouca pesquisa e leitura você aprenderia um pouco sobre o conceito se SQ, e nisso você já aprenderia o básico: Kit 2 vias/amplificador/Sub /cabos e depois a uma boa instalação (triaxial nãooooooo). Agora eu não tenho que provar nada que o set que indiquei é melhor que o seu, apenas uma sugestão do que aprendi, lendo muito aqui no fórum e apendendo com os usuários mais experientes. Fica a dica.

Abraço

Editado por JJUNIOR2

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez o que o Aberardf quer é não passar do R$1500,00 então está descartado alguns kits melhores ou outro equip. mais sofisticado....sugiro um som razoável dentro que ele pretende!....

Já dei minha opinião por MP....

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Aberardof: O Set proposto não é meu, foi uma indicação de um post recente do fórum que se encaixava no target que você tem para montar o seu set, e como o pessoal disse acima é bem difícil tem que espremer muito... agora a indignação do Pedrinho que é a mesma acredito da maioria dos participantes do fórum é a questão da pesquisa, existem muitos tópicos com as mesmas dúvidas suas, e com pouca pesquisa e leitura você aprenderia um pouco sobre o conceito se SQ, e nisso você já aprenderia o básico: Kit 2 vias/amplificado/cabos e depois a uma boa instalação (triaxial nãooooooo). Agora eu não tenho que provar nada que o set que indiquei é melhor que o seu, apenas uma sugestão do que aprendi, lendo muito aqui no fórum e apendendo com os usuários mais experientes. Fica a dica.

Abraço

Concordo com Você, mas não pedi que fosse provado nada, apenas pedi uma opinião técnica sua, sem compromisso nenhum, se vc quiser dá essa opinião, vc dá, se não, vc não dá, e não tem problema algum,simples assim.

abraço

Editado por aberardof

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez o que o Aberardf quer é não passar do R$1500,00 então está descartado alguns kits melhores ou outro equip. mais sofisticado....sugiro um som razoável dentro que ele pretende!....

Já dei minha opinião por MP....

hand26

Deu sim DAD.. e fiquei muito agradecido.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Ao sujeito q se auto denomina gente, que acha o q é a vida, alguém na vida vai colocar vc no seu lugar, aprenda a respeitar as pessoas e ao que aqui estão, se o rapaz não fez pesquisa e não entende muito sobre o assunto não é motivo pra vc fala e dizer o que quer, da mesma forma q vc fala outros tb pode falar e opinar, senhor da verdade e a vida vai lhe ensinar pode ter certeza, vc tb não me conhece então não sabe de nada sobre min, fica na tua q fico na minha. Fica a dica

Compartilhar este post

Link para o post

Até agradeço endurace! Pelo bixo que o ELEMENTO criou, tô receioso que o JJUNIOR2 fique com uma má impressão ao meu respeito.. mas o que quis foi apenas que ele, se possível, me explicasse pq o set dele é superior ao meu, algo absolutamente normal, afinal de contas estamos aqui pra debater sobre o assunto

Montei até outro set aqui:

jbl 62c kit 2 vias 419,00

sub jbl 1014 395,00

gto amp 1004 jbl 579,00

player pioneer 6450 399,00

abraço

Bom começo, já da pra ouvir com uma qualidade melhor ao 1º que vc cito, e quando eu digo melhor é melhor em tudo, material, audio, garantia, vc vai saber quando ouvir, ai vai entender, procure tb aprender sobre frequencia de cada item, tanto do cd pro sub e os kit 2 vias, tudo que posso absolver, certo no mais seja feliz com seu set, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

E pro dono do tópico la no inicio disse que queria um som pra fora as vezes ainda tem essa ideia? pq se tiver só com um kit na frente é mais complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ésó denunciar os post alias os dois né....

Os dois, da uma olhada o que esse carinha escreveu antes ai .

Editado por endurance

Compartilhar este post

Link para o post

E pro dono do tópico la no inicio disse que queria um som pra fora as vezes ainda tem essa ideia? pq se tiver só com um kit na frente é mais complicado.

Então, o rapaz não entende muito sobre sq, trio e os demais, então pediu ajuda mas disse q tinha um valor a se gasto, o junior coloco pra ele equipamento otimos, sem duvida, mas como ele não entende ele disse q o pq de ser melhor, ai nosso amigo simplesmente falo muita asneira pra ele, pq, pra q, qual montivo, para né bicho q q isso, se entendeu, da pra ficar puto, tanto q o dono do top fico

Editado por endurance

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blz se o que realmente ele quer é um SQ esquece meu post hehehehehe.

Então, ai q ele queria definir, mas tranquilo ai mano.

Compartilhar este post

Link para o post

endurace, ignora ele.. assim como fiz!

Tem algum tutorial bom sobre frequencia, que eu possa ler ?

Mas voltando ao assunto do tópico, o que Vocês acham do set ?

jbl 62c 419,00

sub 1014 395,00

gto amp 1004 jbl 579,00

player 6450 399,00

abraço

Editado por aberardof

Compartilhar este post

Link para o post

endurance nao tente vir dando uma de santo agora! demonstrou total descontrole e agora fica jogando a culpa toda em mim, menos vai, BEM MENOS.

Compartilhar este post

Link para o post

jbl 62c 419,00

sub 1014 395,00

gto amp 1004 jbl 579,00

player 6450 399,00

abraço

Por 399 pq vc não da uma olhada em um player Kenwood da linha excelon dizem ser um ótimo custo beneficio de resto ta blz

Compartilhar este post

Link para o post

jbl 62c 419,00

sub 1014 395,00

gto amp 1004 jbl 579,00

player 6450 399,00

abraço

Aqui vai uma ilustração pra vc ter uma ideia, ajuda bastante, leia até o fim, que depois vai fica maior teta regular seu set, abraços ai parceiro.

SR.jpg

Cortes no crossover do player. Ou até mesmo se for mandar fazer cross passivo.

Primeiramente vamos falar do tweeter, é nele que está o calcanhar de aquiles de todo o processo de equalização, refinamento e cortes do sistema. Se os agudos estiverem ruins, o restante acaba sofrendo tambem.

Para determinar o corte do tweeter, é necessário observar qual o Fs do mesmo. É comum e digo que é uma boa prática, fazer o corte em mais ou menos o dobro do Fs do tweeter, por exemplo.

Tweeter Focal TN52: Fs - 1955Hz, então o "ideal" seria cortar em pelo menos 3800Hz. Fazendo um corte suave (6dB/oitava), e deixando o mid subir até aproximadamente 3Khz, teriamos um casamento adequado. (em tweeters só se faz highpass)

Nos mids já não é tão dramático assim, o Fs dele limita também o corte high-pass, mas é possível chegar bem mais perto do Fs do que nos tweeters. Por exemplo.

Midbass Helix RS806: Fs - 58,6Hz, dependendo do ambiente onde ele será instalado, ou seja, pezinho ou porta. Pode ser usado um corte até pouco abaixo do Fs, mas como o nome ja diz, é um médio-grave. Foi feito pra reproduzir tais frequencias que variam do Fs até 5000 Hz em alguns modelos. O ideal é cortar no dobro do Fs tambem, mas é possível e muito usado cortar em um ponto onde normalmente se faz lowpass no subwoofer. Que é em torno de 63Hz a 80Hz. O lowpass nos mids depende muito do Fs do tweeter, pois se o tweeter "desce" até 2000 hertz (já contando com o corte) então não é necessário deixar o mid subir tanto, até mesmo porque muitos mids começam a ter grandes vales e picos a partir dos 2000 hertz.

Note que nos 3 exemplos há picos e vales mais ou menos nos mesmos lugares.

helixcomp.gif

Hybrid L8 (é um midbass mas é possivel ser utilizado como subwoofer... deve ser um alto falante fantástico)

l8grafico.gif

Scan Speak 18W

scanspeak18w.gif

Então, nos mids, lowpass baseado no corte dos tweeters e highpass baseado no corte do sub. Dependendo dos cortes do player, do Fs dos tweeters e do Fs do próprio mid, seria algo entre 50 e 5000Hertz. (em mid bass se faz highpass e lowpass)

No sub é necessário tambem verificar o Fs para se ter uma idéia da sintonia, não que ele não irá reproduzir frequencias abaixo do Fs, ele reproduz, alguns inclusive com bastante força, mas é verdade que com um pouco menos de eficiência.

Peerless XXLS 835016 (10")

peerlessxxls.gif

Marquei com uma linha vermelha nos 20Hz, perto de onde se inicia a gama efetiva de frequencias que esse sub reproduz.

seasl26roy.gif

Aqui a faixa usual de frequencias. Notem que de 50Hz aproximadamente pra trás a queda de eficiência é um pouco mais dramática.

Com isso temos, a principio, os seguintes tipos de alto falantes:

Tweeter: geralmente pequeno (entre 15mm e 40mm de diâmetro) reproduz entre 2500 Hz e 25.000 Hz

Mid Range: responsável pela reprodução de sons médios cobrindo a faixa entre 250 Hz e 5.000 Hz. Tamanhos entre 2 e 8 polegadas.

Mid Bass: mistura de Mid Range e Woofer responsável pela reprodução de sons graves e medios cobrindo a faixa entre 50 Hz e 4.000 Hz. Tamanhos entre 4 e 10 polegadas.

Woofer: responsável pela reprodução de sons graves cobrindo a faixa entre 45 Hz e 2.000 Hz. Tamanhos entre 5 e 22 polegadas.

Subwoofer: alto-falante pesado, que suporta grandes potências e com suspensão mole. Indicado para reproduzir freqüências abaixo dos 200 Hz. Seu tamanho vai de 5 a 27 polegadas.

Como escrevi acima, um alto-falante especializado em reproduzir determinada faixa de freqüência não se presta a reproduzir outra, se bem que existem faixas concomitantes entre eles. Para resolver isso, existe o crossover, que na nomenclatura portuguesa chama-se divisor de freqüências. Isso porque ele serve para impedir que um alto-falante receba uma faixa de freqüência para a qual não foi projetado, dividindo a faixa de reprodução (freqüências) entre vários alto-falantes.

Um crossover tem duas características básicas:

A freqüência de corte que é a freqüência onde o som passa a ser atenuado em 3dB (metade da potencia elétrica)

A ordem ou slope em inglês que é a curva de atenuação abaixo da freqüência de corte. Um corte de primeira ordem, causa uma atenuação de 6 dB á cada oitava. A oitava é a freqüência fundamental dividida ou multiplicada por um numero inteiro na progressão de 2,4,8,16,32,64, etc... Por exemplo, a primeira oitava superior de 440 Hz é 880Hz e a primeira inferior 220 Hz.

Um corte de 2.a ordem nos dá 12 dB por oitava, de quarta ordem 18 dB e assim por diante.

O que isso significa na prática?

Você está mandando um ruído branco (ruído branco é +- aquele chiado que você ouve de um canal de TV fora do ar) para seu falante, isso significa que todas as freqüências estão com a mesma potencia elétrica sendo enviada pra ele. Ao acionar o crossover do seu equipamento, vai diminuir a potencia elétrica á partir de uma freqüência, conforme o tipo de crossover (passa alta, passa baixa, passa faixa ou em Inglês High Pass, Low Pass e Band Pass) digamos que selecionou o corte passa baixa em 440 Hz com o slope de 6 dB. Isso significa que em 440 Hz você tem a metade de potencia elétrica que em 220 Hz, e que em 880 Hz você tem 9 dB (3x menos) potencia elétrica e em 1760 Hz 15 dB a menos e assim por diante. Se o corte for de 2.a ordem, a atenuação é assim: 440 Hz -3dB, 880 Hz -15dB, 1760 Hz -27 dB. Cada -3 dB é metade da potencia elétrica anterior, cada - 10dB nos dá a impressão de que estamos ouvindo o som com metade do volume anterior.

Isso acontece porque nossa audição se comporta de forma logarítmica, para ouvirmos o dobro de som precisamos de três vezes mais potencia! Alem disso ouvimos mais nas freqüências entre 1000 e 7000 Hz.

Por que o corte é progressivo e não uma “barreira” de freqüências? Porque precisamos de uma transição entre os alto-falantes para que tenhamos a sensação de continuidade entre eles.

Agora que todos os falantes estão funcionando na melhor faixa de reprodução deles está tudo certo, não é? Não! A menos que você esteja num ambiente que ainda não existe e com um equipamento que ainda não foi inventado. Com certeza maior ainda, o seu equipamento de áudio e sua sala nem chegam perto disso!

Devido às limitações dos ambientes e equipamentos, sempre vão faltar e sobrar algumas freqüências, quanto pior o equipamento e o ambiente mais desigualdades vai achar.

Alto-falantes mais baratos ou não conseguem dar a amplitude que você quer ou funcionam mal na fase de membrana escondendo ou pronunciando uma certa faixa de freqüência. O ambiente pode ter materiais que absorvem ou refletem faixas de freqüências. Por exemplo, o veludo, espuma e tapetes causam uma forte atenuação em freqüências altas.

Para resolver isso temos os equalizadores que reforçam ou atenuam a potencia elétrica enviada para os alto-falantes na faixa de freqüência selecionada.

O equalizador possui três parâmetros básicos:

Freqüência: é a freqüência fundamental onde ele vai atuar dando ganho ou atenuação.

Ganho: è a quantidade de potência que será adicionada ou reduzida á freqüência fundamental daquele controle.

Fator Q: é a forma como o controle interage com as freqüências vizinhas (lembram do slope do crossover?) um Q largo (wide) interfere mais nas freqüências adjacentes, um Q estreito (narrow) menos um. Q largo pode ser indicado por um numero baixo, 1 por exemplo, e um estreito por um numero alto, 5 por exemplo.

Os dois tipos mais comuns de equalizadores são os gráficos e os paramétricos.

O equalizador gráfico possui Q fixo e freqüência fixa, ou seja, você só pode interferir no ganho/atenuação, geralmente por isso ele vem acompanhado de muitas bandas (a imagem clássica na minha cabeça é aquele equipamento cheio de controles deslizantes).

A maioria de controles de freqüência dos equipamentos de áudio é assim. Aquele velho e bom controle de graves e agudos que quase todo equipamento de áudio tem, é um equalizador gráfico de duas bandas com um Q beeem largo.

No equalizador paramétrico o controle é total! Você pode ajustar a freqüência, o Q e o ganho! Uma excelente flexibilidade! São necessárias menos bandas para fazer aquele ajuste fino no áudio, geralmente estão presentes nos equipamentos realmente de ponta. Mas são chatos de regular, tanto que mesmo os profissionais recorrem muitas vezes á analisadores de espectro para chegar á uma regulagem ideal. Estando associados á equipamentos de alto nível, na maioria das vezes contam com variações de ganho pequenas. Enquanto encontramos equalizadores gráficos com 12-24 dB de ganho ou atenuação, geralmente os paramétricos ficam na casa dos 3-6 dB.

Uma coisa é muito importante de salientar: Se estiver precisando usar ganhos ou atenuações grandes, seu sistema tem um erro de concepção grave... Ou algum equipamento do sistema é muito ruim, ou o ambiente é muito agressivo. Alem disso NENHUM EQUALIZADOR CORRIGE O TIMBRE! Existem equipamentos que fazem isso por modelagem digital, mas o equalizador vai simplesmente aumentar ou diminuir a potencia de uma faixa de freqüências.

Se seu baixo acústico está soando como uma tuba, você simplesmente vai fazer ele soar mais forte ou mais fraco, mas ele vai continuar tendo som de tuba, seja porque seu reprodutor é ruim seja porque seus alto-falantes são ruins. :legal:

Editado por endurance

Compartilhar este post

Link para o post

endurance nao tente vir dando uma de santo agora! demonstrou total descontrole e agora fica jogando a culpa toda em mim, menos vai, BEM MENOS.

Não preciso dar uma de santo, só basta qualquer um ver o q vc escreveu, trágico , [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Por 399 pq vc não da uma olhada em um player Kenwood da linha excelon dizem ser um ótimo custo beneficio de resto ta blz

Seria uma boa, coloca ai o modelo que vc acha q poderia melhor mais.

Compartilhar este post

Link para o post

endurace e mergulhao_rca, agradeço demais as preciosas dicas que Vocês estão dando, está sendo de grande valia para mim, podem ter certeza, estou aprendendo muito.

Esse set da JBL tá legal né ? o mergulhao_rca sugeriu apenas mudar o player, outra coisa.. as vezes gosto de abrir a mala pra escutar o som, o que indicariam para tampa da mala ? lembrando que quando eu estiver DENTRO do carro, arrumo um jeito para que os fones da tampa da mala não toquem, pretendo deixar tudo individual, kit 2 vias, falantes da tampa da mala e sub tudo individual.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

olha pra usar só quando vc vai abrir a mala recomendo um 6X9 acho que não existe nd melhor mas só com mala aberta mesmo pra curtir, fora isso só o kit e o sub.

Procure um bom, não conheço muito de 6X9 mas digo de cara que ja escutei uns bomber e são horriveis, pelo menos no set que os escutei achei muito ruim o som deles.

Editado por mergulhao_rca

Compartilhar este post

Link para o post

Assim, eu pessoalmente em relação a 6x9 gosto do timble dos 6986 da pioneer, poder ser velhos mas o som é inigualável, muito melhor do q os novos de hj.

Compartilhar este post

Link para o post

olha pra usar só quando vc vai abrir a mala recomendo um 6X9 acho que não existe nd melhor mas só com mala aberta mesmo pra curtir, fora isso só o kit e o sub.

Procure um bom, não conheço muito de 6X9 mas digo de cara que ja escutei uns bomber e são horriveis, pelo menos no set que os escutei achei muito ruim o som deles.

Assim, eu pessoalmente em relação a 6x9 gosto do timble dos 6986 da pioneer, poder ser velhos mas o som é inigualável, muito melhor do q os novos de hj.

O que acham dos JBL ?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...