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robsonsly

Fixar bateria auxiliar no Chassi da Ranger !

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Bom dia rapaziada.

 

Em breve estarei montando meu triozinho, porém não quero deixar a bateria atrás do banco devido ao espaço reduzido (cabine simples), e não quero deixar na caçamba para não perder espaço, já que utilizo a caçamba para o trabalho também, a caixa de grave já sera removível por causa disso.

 

Como eu sei que todo mundo sempre tem curiosidade em saber do som, o set será:

2 Alpha Khromus 18" 1000rms

2 Pw3 10" 150rms

2 ETD 7200

Stetsom 2k5

Soundigital 400.4 (definindo)

 

Bateria 90ah no cofre + 180ah no chassi

 

Já tenho praticamente todos os equips, então mudanças agora não são aceitávei$ haha

 

Acredito não caber ali no motor, não achei nenhum espaço suficientemente grande pra acomodar a batera, que tem C:48, L:21,5 e A:19cm, e quase 50kg !

 

Pensei em colocar embaixo do carro, ali no chassi, a foto mostra o lado direito do carro (do passageiro), seria melhor do lado esquerdo que tem praticamente o mesmo espaço e ficaria do mesmo lado da do cofre, porem fica embaixo da tubulação do tanque de gasolina, prefiro deixar do lado direito pra evitar problemas.

 

O suporte será feito com chapa quadrada de pelo menos uns 3mm de espessura pra garantir o peso, todo com solda na ligações.

 

dsc063402.jpg

Pensei em fixar nos seguintes pontos marcados:

1 - Haste que segura a lateral da caçamba, pensei em fixar uma das pontas do suporte da bateria ali no parafuso, ou quem sabe soldar um cabo de aço em uma nova porca e colocar ali, a outra ponta do cabo ficaria no suporte.

2 - Suporte do GNV, fixar o suporte no parafuso.

3 - Suporte do GNV, fixar o suporte no parafuso.

4 - Começo da caçamba, é uma chapa soldada no chassi, pensei em fixar ali com parafuso e porca, aproveitando os furos que já existem ali.

5 - Chassi propriamente dito, fixar o suporte em pelo menos dois pontos com parafusos tipo U (vide foto abaixo), pretendo não furar o chassi.

 

 

U-Bolt-M6-M64-.jpg

Foto: Parafuso em U para fixação do suporte no chassi.

 

TuboQuadrado.jpg

Foto: Chapa quadrada para confecção do suporte.

 

E ai galera, fica bom o suficiente pra suportar os quase 50kg da bateria? Algum local ao qual não deveria fixar desses ali marcado por ser frágil? Alguma idéia melhor de local ou alguem com bateria em Ford Ranger em local diferente como a minha?

 

Abraços.

 

ps: tópico estava no Elétrica, mas como não envolve muita elétrica e tal estou criando este aqui e fechando o outro. espero ajuda do pessoal do trio =D

Editado por robsonsly

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POw leklek,

 

Axo ruim o lugar por questão de calor, e pra carregar ela, ex se vc tiver q passar por uma pista alagada como faz?

 

o bizu eh fazer um suporte na caçamba msm ! posta uma foto da caçamba aeeee..

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É complicado, Eu acho que eu usaria a opção 2 e 3, sei que a ranger é alta, mas como o Chris falou se pegar agua ali ferrou.

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POw leklek,

 

Axo ruim o lugar por questão de calor, e pra carregar ela, ex se vc tiver q passar por uma pista alagada como faz?

 

o bizu eh fazer um suporte na caçamba msm ! posta uma foto da caçamba aeeee..

 

 

É complicado, Eu acho que eu usaria a opção 2 e 3, sei que a ranger é alta, mas como o Chris falou se pegar agua ali ferrou.

 

Poise, pensei na agua.

 

As barras quadradas seriam só pra dar forca pro suporte, pretendo colocar uma chapa em todos os lados e em baixo, formando paredes pra isolar a bateria, por dentro das chapas colaria um lençol de borracha em todas as paredes denovo pra deixar bem presa a bateria, o único problema mesmo seria a parte de cima, posso bolar uma "tampa" nesse mesmo esquema, ja que vai ficar bem alta, quase rente na parte de baixo do chão da caçamba, acredito que não vá entrar água.

 

O que acham?

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Cara vc já verificou como vai ficar o acesso a essa bateria? Pq talvez caiba mas fique muito apertado pra vc fixar os bornes e prender ela, eu daria um jeito de prender o suporte no chassis. De resto é tranquilo pq os caminhões usam bateria assim tb e nem dá nada.

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Amigo se vc vai fazer um esquema pra tirar a caixa e usar a cacamba , vc ja pensou na possibilidade de fazer o msm com a bateria ? se vc vai retirar o som logo assim a bateria nao tera tanta utilidade

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Amigo se vc vai fazer um esquema pra tirar a caixa e usar a cacamba , vc ja pensou na possibilidade de fazer o msm com a bateria ? se vc vai retirar o som logo assim a bateria nao tera tanta utilidade

 

Imagina ai plugs e conectores pra cabos de 35mm ou mais? sahushauhsa

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Se parafusar direto na lata , rasga a lata , eu ja fiz numa S10 e rasgou , parafusei no chassi e ta até hoje.

 

Se quer mesmo , faz o suporte com cantoneira L 2x2 3mm e duas barras para servir de piso pra baterias e parafuse com 4parafusos M8 de aço com porca travante .

 

Sim tem que fazer 4 pequenos furos no chassi .

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Barra Quadrada = Metalon :legal:

 

Isso mesmo.

 

 

Cara vc já verificou como vai ficar o acesso a essa bateria? Pq talvez caiba mas fique muito apertado pra vc fixar os bornes e prender ela, eu daria um jeito de prender o suporte no chassis. De resto é tranquilo pq os caminhões usam bateria assim tb e nem dá nada.

 

Realmente, se deixar bem alto o problema é o acesso a bateria, mas o pessoal me deixou com medo por causa da água haha.

Acho que vou fixar no chassi mesmo e fechar bem as paredes com chapas, soldando tudo e passando silicone em todas as quinas pra evitar qualquer entrada de água. Na passagem dos fios posso fazer dois buracos iguais os de acesso a cabine e usar duas bolachas de borracha pra passar o cabo.

 

 

Se parafusar direto na lata , rasga a lata , eu ja fiz numa S10 e rasgou , parafusei no chassi e ta até hoje.

 

Se quer mesmo , faz o suporte com cantoneira L 2x2 3mm e duas barras para servir de piso pra baterias e parafuse com 4parafusos M8 de aço com porca travante .

 

Sim tem que fazer 4 pequenos furos no chassi .

 

Finalmente alguém que já fez! Muito obrigado pela resposta, realmente não tinha lembrado dos auto-travante.

 

Ficaria algo como esse esboço horrível ai de baixo? se observar a foto por uns 2mins acho que conseguirão entender.

 

E como ficaria a problema com a água que o pessoal falou artsompb ? Fica a bateria toda aberta no tempo a que você fez?

 

Teria foto ai pra me servir de inspiração?

 

suportesp.jpg

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Eu não "lacraria" a bateria lembre que elas liberam gases e vai que essa poha explode, eu só faria o suporte, a base usa cantoneira L, fixa no chassis e usa barra roscada com borboleta pra apertar, quanto a água eu nem esquentava a não ser que vc faça trilha com o veículo.

 

Enviado de meu Xperia Neo V usando Tapatalk

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Eu não "lacraria" a bateria lembre que elas liberam gases e vai que essa poha explode, eu só faria o suporte, a base usa cantoneira L, fixa no chassis e usa barra roscada com borboleta pra apertar, quanto a água eu nem esquentava a não ser que vc faça trilha com o veículo.

 

Enviado de meu Xperia Neo V usando Tapatalk

 

Não faço trilha não, a nao ser que meu velho compre um jeep denovo, mas com esse carro não haha

 

Fiz um esboço aqui no papel de como ficaria:

dsc063472.jpg

 

1 - Cantoneira em L do comprimento da bateria ~50cm, soldada nos 3 metalon (marcado na foto como nr. 3), com 4 parafusos M8 de inox com porca auto-travante, 1 a cada ~12cm, fixada no chassi do carro.

2 - Cantoneira em L do comprimento da bateria ~50cm, soldada nos 3 metalon (marcado na foto como nr. 3) para dar sustentabilidade ao suporte.

3 - Metalon 20x40 de 3mm de parede, para servir de piso para a bateria.

4 - Metalon 20x40 de 3mm de parede, para servir de parede para a bateria.

 

A parede do lado direito será o próprio chassi, que fica atrás da cantoneira de nr. 1 da foto.

Pretendo ligar as paredes (nr. 4) de cada extremidade do suporte com outro pedaço de metalon, pra bateria não ter o risco de pular (esse será um metalon menor por dentro das paredes, encaixado e parafusado por dentro pra caso eu precise fazer algum tipo de manutenção). Só pra ficar bem presa mesmo.

 

 

 

Agora, uma dúvida nova: Não vai ter problema do suporte curvar/ceder com o peso da bateria e o movimento do carro? Ali no nr. 2 da foto.

Tudo bem que ele terá somente ~21,5cm de largura, mas ele será fixado somente na parte de baixo do suporte com as cantoneiras, seria interessante bolar alguma fixação com a parte mais alta do suporte pra não deixa-lo curvar? Ou é exagero da minha cabeça?

 

essa o @artsompb pode me responder :D

 

Obrigado pelas respostas pessoal.

Editado por robsonsly

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Vou ver se consigo bolar um esboço aqui e te mando

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me entrometendo aqui, não sei se tu já viu como é o suporte dos ford cargos de antigamente ? eu vou desenhar rapidão aqui e já posto aqui pra você ver;

 

 

 

Ai está, da uma olhada pra ver se me entende.

860550_341560869296570_146799197_o.jpg

Editado por Giovani A.

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me entrometendo aqui, não sei se tu já viu como é o suporte dos ford cargos de antigamente ? eu vou desenhar rapidão aqui e já posto aqui pra você ver;

 

 

 

Ai está, da uma olhada pra ver se me entende.

860550_341560869296570_146799197_o.jpg

 

Opa amigo, pode postar novamente? Não abriu aqui.

 

valeu pela ajuda :P

Editado por robsonsly

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deu certo agora ?

 

agora deu! já salvei aqui!

 

realmente o reforço ali na diagonal fica mais forte mesmo, questão de lógica até haha

 

então, pelo que entendi você falou para fechar com chaparia e colocar uma tampa em cima também para isolar a bateria do contato com a água.

 

e sobre o que o andreson falou sobre liberação de gases da bateria, não teria problema de fechar ela toda? ou no seu esboço você tampou somente em cima e dos lados, deixando a parte de baixo "aberta"?

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não tem problema deixar a bateria totalmente fechada, porque se não as baterias de caminhões todas seriam diferente pois a maioria é super fechada, os caminhões "bicudos" tem as baterias bem na escada do motorista, se explodir o motorista vai ser o primeiro a se ferrar, sem contar que os tanques já vem logo atrás, mas claro , tu tem que olhar a bateria pelo menos uma vez por mês ou mais seilá, o bom seria deixar algum lugar pra entrar um ar, o melhor é embaixo pois resfria a parte principal dela, pegar água não faz mal contanto que não chegue nos bornes. Eu tenho um fusca de trilha, e quando lavo eu taco água na bateria com os bornes ligados e tudo, mas antes de ligar sempre dou uma secadinha para segurança hehe. Vai fundo no projeto, eu dei mais a idéia da fixação no chassi mesmo pois eu vejo caminhões aqui direto e quase todos são assim e ainda carregam duas de 50kg ....

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Como to estudando desenho técnico e um pouco de CAD, resolvi me arriscar a bolar algo rsrs, usaria cantoneira L pra fazer o "piso" no caso do meu desenho considerei a medida 3x4" aproximei pra 20mm, como fiz de cabeça não sei se essa medida é suficiente pro peso da bateria, pra fixar a bateria é uma barra tbm L aparafusada ali nas 2 laterais, o suporte no chassi pra não precisar furar é só usar barra roscada, deixei um pouco de cantoneira passando pra "apoiar melhor, e a distancia entre os dois apoios vai depender do chassi já que não tinha a medida, outra barra por trás apoiando e calçando os parafusos, e se vc olhar na vista frontal, o que tá pontilhado é um perfil soldado por trás pra dá reforço a estrutura, acho que deu pra entender, pra mim foi bom pq apliquei o que aprendi na aula :P

 

 

suporteun.jpg

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Ah e desse jeito se fizer bem na medida nem precisa fechar nem capa nem nada, eu fiz o esboço ai pelo que já vi em alguns caminhões e adaptei a ideia pra Ranger, pois tem a caçamba de lata ali próximo ai abaixei o suporte

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não tem problema deixar a bateria totalmente fechada, porque se não as baterias de caminhões todas seriam diferente pois a maioria é super fechada, os caminhões "bicudos" tem as baterias bem na escada do motorista, se explodir o motorista vai ser o primeiro a se ferrar, sem contar que os tanques já vem logo atrás, mas claro , tu tem que olhar a bateria pelo menos uma vez por mês ou mais seilá, o bom seria deixar algum lugar pra entrar um ar, o melhor é embaixo pois resfria a parte principal dela, pegar água não faz mal contanto que não chegue nos bornes. Eu tenho um fusca de trilha, e quando lavo eu taco água na bateria com os bornes ligados e tudo, mas antes de ligar sempre dou uma secadinha para segurança hehe. Vai fundo no projeto, eu dei mais a idéia da fixação no chassi mesmo pois eu vejo caminhões aqui direto e quase todos são assim e ainda carregam duas de 50kg ....

 

Beleza! Tava imaginando mesmo que não teria problema deixar bem fechada, teria que ser fechada a vácuo pra dar algum problema eu imagino haha gás sempre escapa por qualquer fresta que fica.

Vou deixar a parte de baixo aberta mesmo, tava imaginando em deixar aberta na parte de baixo mesmo depois que vi o seu esboço como você falou, vai ajudar pra não deixar a bateria esquentar.

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

 

Ah e desse jeito se fizer bem na medida nem precisa fechar nem capa nem nada, eu fiz o esboço ai pelo que já vi em alguns caminhões e adaptei a ideia pra Ranger, pois tem a caçamba de lata ali próximo ai abaixei o suporte

 

Quem diria que o tópico ia reservar ate desenho técnico rapaz! Antes de tudo muito obrigado pela boa vontade de fazer o desenho amigo!

 

Com certeza vou adotar a parte "pontilhada" e soldar uma barra ali pra dar sustentabilidade a mais pro suporte, e também irei usar uma barra atras também para apoiar e fixar os parafusos, com certeza vai ajudar a enrijecer o suporte. Obrigado pelas dicas.

 

O único porem que você fez o suporte para baixo, mas se observar na primeira foto, se fizer pra baixo pega no feixe de molas, por mais espaço que tenha na frente dele, a bateria vai invadir um pedaço do feixe, entao terei que fazer para cima, rente ao feixe. Mas muito boa a sua ideia, ajudou muito!

 

-----------------------------------------

 

 

Amanha, aproveitando o fds, irei fazer um esboço com papelão para medir a melhor localização pra colocar o suporte, e testar com a bateria ali, vai dar um trabalho brabo ficar levantando aquela bateria, pesada pra burro! mas vai ser preciso pra não ter erro.

 

Se tiverem interessados ainda no tópico irei colocar alguma foto do local que vai ser, e durante a semana estarei fabricando o suporte, acredito que depois do teste de amanha o projeto já esta definido.

 

Muito obrigado ao pessoal que ajudou ai, realmente ajudaram muito, parafuso com porca travante, cantoneira em L, barra na diagonal pra ajudar na sustentabilidade, tampa na diagonal. Muitas ideias surgiram no tópico, ...

 

Obrigadão galera!

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O desenho técnico foi mais como desafio a mim mesmo, fiz pra baixo mas não considerei o jumelo do feixe de molas mas é só alterar com esse esboço um bom serralheiro faz isso rapidinho.

 

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O que fis foi igual o que o Andreson postou por ultima , fiz as cantoneiras na medida certinha da bateria com dois reforços laterais e parafusado direto no chassi .

 

Não tem problema bateria pegar agua não , afinal voce não vai mergulhar no rio neh ? , no maximo vai juntar um pouco de sujeira que tira no lava jato sem problemas.

 

Eu não fechei não , fiz apenas a armação mesmo .

 

 

Para fixar a bateria coloque uma barra roscada de cada lado com uma barra travando bem no meio da bateria , a bateria ja fica bem encaixadas na cantoneira então é bem tranquilo .

 

 

Coloque um fusivel , eu Odeio fusivel em som , mais nesse caso é necessario pois acidentes acontecem com qualquer um e o fusivel pode salvar voce.

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como a bateria vai ficar no tempo(pro lado de fora) coloca fita isolante liquida pra nao dar zinabre frequentemente. :legal:

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Mais barato passar vaselina sólida nos bornes

 

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