Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Recommended Posts

com certeza, o questo de 12 em caixa selada deve ficar legal pelos relatos que leio.

não ouvi mas ao meu ver é o melhor subwoofer nacional, e voltado pra sq de fato.

Pow!

Eu gosto do som de caixa selada

Mas quase todo mundo que eu perguntei falou pra eu ir de dutada!

O unico que fez a de 12 em selada (daqui do forum, que eu saiba) foi o Kleber, mesmo assim ele falou que ficou bom, mas que a dutada tb deve ficar bom (apesar de não ter testado)

Até o pessoal da questo, todo mundo falou que vale a pena fazer a dutada!

Ja comprei até os dutos (questo de 12 são 2 de 3')

Confesso que meu racional ta pensando em fazer a dutada (pelas várias recomendações que tive, acredito que realemente a dutada deve valer mais a pena mesmo).

Mas meu emocional ta sentido na selada

Com medo de num fica do jeito que eu quero

E se num fica vo te que faze outra caixa

Faze o que né! hehehehhe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando continuidade ao meu tópico e projeto, surgiu a seguinte duvida sobre o Cross do kit

Vou tocar o meu set com o MID da Focal PS 165 e o Tweeter Morel MT 22

Tenho o cross do PS 165 que corta o tweeter muito alto e não é recomendado para tocar o morel. Correto?

E tenho a oportunidade de comprar o cross do Morel Elate (Morel mx-22.2e) por R$300,00

Sera que compensa pegar esse cross para tocar só o tweeter ou o kit inteiro

Outras opções seria mandar fazer um cross especifico para o kit (só que não sei onde nem com quem)

Ou o cross da NAR que custa R$260,00

Compartilhar este post

Link para o post

Dando continuidade ao meu tópico e projeto, surgiu a seguinte duvida sobre o Cross do kit

Tenho o cross do PS 165 que corta o tweeter muito alto e não é recomendado para tocar o morel. Correto?

E tenho a oportunidade de comprar o cross do Morel Elate (Morel mx-22.2e) por R$300,00

Outras opções seria mandar fazer um cross especifico para o kit (só que não sei onde nem com quem)

Okayda, é complicado...

Eu trabalho com os produtos da focal, é dificil afirmar sem poder escutar...

O mid da focal é forte, creio que o cross da morel vá casar bem, mas eu procuraria testar antes de comprar!

Compartilhar este post

Link para o post

Okayda, é complicado...

Eu trabalho com os produtos da focal, é dificil afirmar sem poder escutar...

O mid da focal é forte, creio que o cross da morel vá casar bem, mas eu procuraria testar antes de comprar!

Sim todos falam que o melhor é escutar para ver o que mais agrada, vou ver se consigo fazer isso de alguma forma, ja que o som ainda nao esta instalado rsrs

Obrigado pela opinião :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser testar o cross NAR, dá um toque que a gente testa com os meus.

Fala Luciano,

Eu gostaria de fazer esse teste sim, só que acontece que meu som ainda não esta montado, vou trocar de carro logo e para não gastar com duas instalações estou mantendo ele guardado enquanto isso, pelos parâmetros, cortes, na teoria o que vc acha que casaria legal para eu fechar esse 2 Vias, qual tipo de cross dos que tenho disponíveis para negocio, ou fabricar um, fiquei bastante interessado nesse cross NAR do cs3 usado pelo custo/beneficio, sera que fica legal.

Obriagdo t+

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Luciano,

Eu gostaria de fazer esse teste sim, só que acontece que meu som ainda não esta montado, vou trocar de carro logo e para não gastar com duas instalações estou mantendo ele guardado enquanto isso, pelos parâmetros, cortes, na teoria o que vc acha que casaria legal para eu fechar esse 2 Vias, qual tipo de cross dos que tenho disponíveis para negocio, ou fabricar um, fiquei bastante interessado nesse cross NAR do cs3 usado pelo custo/beneficio, sera que fica legal.

Obriagdo t+

É muito difícil falar, pois o cross depende da impedancia exata do falante (nao simplesmente os 4 Ohms nominais).

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o Cross da Focal p corte é alto

Sou adepto do Kit 2 Vias Frankstain, mas tem uns cuidados que devem ser tomados

1º - Verifique se o Cross é 6 DB/8ª, ou 12 DB/8ª, ou 18 DB/ª e por ai vai! Normalmente os Cross são 12 DB/8ª e nesse caso é mais tranquilo, porque quando é 18 DB/8ª a impedância do componente tem que ser a mesma do Cross.

2º - Verifique se os pontos de corte do cross que vc vai adquirir são adequados para o MID e para o Tweeter que vai usar!

Isso é o basico

O Cross NAR Serie 3 é BEM bacaninha! Tenho um par deles aqui! hehe! Deve ficar bom, mas é altamente recomendado que vc tente fazer um teste antes, pra ver se vai ficar bom mesmo!

abs

Compartilhar este post

Link para o post

É muito difícil falar, pois o cross depende da impedancia exata do falante (nao simplesmente os 4 Ohms nominais).

Realmente o Cross da Focal p corte é alto

Sou adepto do Kit 2 Vias Frankstain, mas tem uns cuidados que devem ser tomados

1º - Verifique se o Cross é 6 DB/8ª, ou 12 DB/8ª, ou 18 DB/ª e por ai vai! Normalmente os Cross são 12 DB/8ª e nesse caso é mais tranquilo, porque quando é 18 DB/8ª a impedância do componente tem que ser a mesma do Cross.

2º - Verifique se os pontos de corte do cross que vc vai adquirir são adequados para o MID e para o Tweeter que vai usar!

Isso é o basico

O Cross NAR Serie 3 é BEM bacaninha! Tenho um par deles aqui! hehe! Deve ficar bom, mas é altamente recomendado que vc tente fazer um teste antes, pra ver se vai ficar bom mesmo!

abs

Intendi pessoal, tem esses lances também de impedâncias e DB/8ª, mais o melhor é testar mesmo, vou ver o que consigo fazer,

Logo começo a montar o som e posto as impressões aqui, lembrando que é o meu primeiro som de qualidade e não tenho nenhuma referencia, pois nunca nem ouvi um rsrs

Obrigado pelas dicas

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que eu vi que vc tem o cross da focal. Quando for montar, dá um toque que a gente testa ele contra o NAR. Como vc tem um mid de corte alto e um tweeter de corte baixo, não vai ter nenhum buraco na resposta, cortando alto ou baixo, mas cortando baixo provavelmente vc vai ter um palco mais alto, desde que não tenha problemas de fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que eu vi que vc tem o cross da focal. Quando for montar, dá um toque que a gente testa ele contra o NAR. Como vc tem um mid de corte alto e um tweeter de corte baixo, não vai ter nenhum buraco na resposta, cortando alto ou baixo, mas cortando baixo provavelmente vc vai ter um palco mais alto, desde que não tenha problemas de fase.

Tenho umas duvidas bem amadoras rsrs

Cara como eu tenho um mid de corte alto, se eu cortar ele baixo, não vai prejudicar o desempenho dele, (tenho quase certeza que não, mas não custa perguntar para ter certeza e sair das suposições rsrs)

Outra duvida é sobre a altura do palco, o que seria melhor, ele mais baixo ou mais alto?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Dia Luciano!

Vi que você também mora em Campinas/SP e que tem equipamentos parecidos com os meus.

Você pode me ajudar a verificar se o meu set está tocando bem?

Okayda, desculpe-me por utilizar seu tópico :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho umas duvidas bem amadoras rsrs

Cara como eu tenho um mid de corte alto, se eu cortar ele baixo, não vai prejudicar o desempenho dele, (tenho quase certeza que não, mas não custa perguntar para ter certeza e sair das suposições rsrs)

Não tome os valores como exato, são só exemplos:

Se vc tem um tweeter que responde de 2KHz pra cima, e um mid que responde de 4KHz pra baixo, então vc tem que encontrar um corte entre 2K e 4K que case bem com ambos os drivers.

Se vc tivesse um tweeter que respondesse a patir de 4K e um mid que respondesse até 2K, aí vc teria um problemão.

PS: Não necessariamente o corte do tweeter fica no mesmo ponto do corte do mid.

Outra duvida é sobre a altura do palco, o que seria melhor, ele mais baixo ou mais alto?

O palco tem altura certa, que é a altura dos olhos. Qualquer coisa acima ou abaixo disso não é o ideal. Mas como é muito mais fácil instalar falantes perto do pés do que no teto do carro, dificilmente vamos ver um carro com palco alto demais, por isso normalmente falamos que palco alto é bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Monta um cross.....

Por 300 mangos se faz coisa muuuuuuuito boa e até mais adequada que um cross que não foi feito pra nenhum dos componentes que tu tem

Compartilhar este post

Link para o post

Monta um cross.....

Por 300 mangos se faz coisa muuuuuuuito boa e até mais adequada que um cross que não foi feito pra nenhum dos componentes que tu tem

Eu sempre tive uma vontadezinha de montar cross, mas não sei projetar nada além daquele calculozinho do WinIsd, que leva em conta drivers puramente resistivos.

Se for pra montar, Caps Solen e indutores enrolados no PVC ficam legal, vale muito a pena se acertar a mão no projeto.

Edit: Portuga

Editado por R2_luciano

Compartilhar este post

Link para o post

Não tome os valores como exato, são só exemplos:

Se vc tem um tweeter que responde de 2KHz pra cima, e um mid que responde de 4KHz pra baixo, então vc tem que encontrar um corte entre 2K e 4K que case bem com ambos os drivers.

Se vc tivesse um tweeter que respondesse a patir de 4K e um mid que respondesse até 2K, aí vc teria um problemão.

PS: Não necessariamente o corte do tweeter fica no mesmo ponto do corte do mid.

Intendi, o brigado por explicar, então acho que estou no caminho certo com meu kit, espero poder montar logo.

O palco tem altura certa, que é a altura dos olhos. Qualquer coisa acima ou abaixo disso não é o ideal. Mas como é muito mais fácil instalar falantes perto do pés do que no teto do carro, dificilmente vamos ver um carro com palco alto demais, por isso normalmente falamos que palco alto é bom.

Mais um ponto que me faz acreditar que meu projeto esta indo no caminho certo, agora é só não pecar na instalação, se o tweeter for on-axis cruzado no meio do carro vou perder muito comparando com eles direcionado para o motorista?

Monta um cross.....

Sei que questionei esse possibilidade, mas tenho medo de não dar muito certo como o Luciano comenta abaixo,

só para informação, você sabe quem faz esse tipo de trabalho aqui no fórum ou fora, alguém que faça o projeto baseado no meu equipamento e venda o cross, porque eu não saberia pedir nada em especifico, apenas que queria um cross para meu kit srsr Obrigado!

Eu sempre tive uma vontadezinha de montar cross, mas não sei projetar nada além daquele calculozinho do WinIsd, que leva em conta drivers puramente resistivos.

Se for pra montar, Caps Solen e indutores enrolados no PVC ficam legal, vale muito a pena se acertar a mão no projeto.

Edit: Portuga

Por essas razões também tenho medo de fazer isso, não manjo de nada rsrs, para meu primeiro set por enquanto acho que esta ficando legal, vamos ver quando estiver montado, porque na pratica tudo é diferente da teoria.

Encerrando o caso do cross já comprei um da NAR serie 3, acho que vai ficar, logo começarei com duvidas sobre a instalação e preparação das portas, porque o carro novo esta quase finalizado a negociação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...