Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

ThalesSR

Oversound 15 steel 400

Recommended Posts

Postado em

Montei um oversound hoje 15 steel 400w 4ohms, numa taramps ta 800 2ohms mas o som fico muito ruim.

Ta fazendo um barulho feio nas batidas, tipo batendo o cone . Acho que pode ser a litragem baixa que deve estar em torno de uns 64 litros e tbm devido ao duto que é retangular e bem grande.

Mandei fazer a caixa com uns 75 litros e duto regua, mas pelas medidas dela calculei e deu uns 64 litros e isso sem descontar o duto que é bem grande.

Será que se eu colocar numa caixa maior resolva?

Postado em (editado)

Se as medidas forem internas está com 70L livres e sintonizada em 70hz , caixa totalmente de pancadão , grave extremamente seco.

Corte HP minimo é 60hz abaixo disso vai danificar o af .

Esse poc poc pode ser bobina batendo , por estar com corte baixo e ultrapassando o Xmax .

É isso ai , o duto ta muito grande , o certo é 37,7 X 5 , ai fica em 52hz e da para cortar em 50hz e fica muito melhor .

Editado por artsompb
Postado em

então ta com uns 55-60L livres e sintonia la nos 80-90hz , pior ainda hand26

Uma penas , pois esses afs são bons , uma caixa com 70L livres e sintonia em 55hz ficaria muito bom.

Postado em

Vou ter que fazer outra caixa, ou senao abrir por dentro da caixa a divisoria que tem pra corneta e tweeter para aumentar volume.

Nao querendo abusar muito da sua ajuda, seria dificil calcular o duto para uma caixa com 75 litros brutos, pra ficar nos 70 livres, e para sintonizar nessa faixa de 55 hz?

Postado em

Fiz alguns testes hoje. Tirei o falante e coloquei um eva fininho em volta para não vazar ar nenhum pelas bordas.

Consegui fazer um L de madeira pra encaixar dentro do duto, deixando com as medidas 4 por 37,5 cm , pra fazer uns testes mas não mudou quase nada no som.

E o pior o falante cumeço a fazer mais barulho. Fui ver ele ta raspando bobina , fazendo muito barulho.

Vou ter que mandar pra assitencia e torcer para que o falante ja tenha vindo com algum defeito por isso o barulho feio desde o começo.

Postado em

Levei na assistencia e eles me disseram que nao cobre a garantia, que o falante queimou por mal uso.

Puta sacanagem, o falante não fico bom nenhuma vez e tava fazendo um barulho desde o começo e agora falam que nao tem garantia.

Mas fazer o que, vou guardar ele na caixa e encostar e comprar outro falantede outra marca

Postado em

pessoal, dá uma força ai na minha caixa, pelo q eu li do topico os meus falantes aconteçem igual ao do thalesSR, só q no corte do aparelho, eu tenho q deixar em 63hz pra ficar bom e não distorçer, mas sinto falta do sub-grave, tem algo que eu possa fazer na minha caixa mesmo pra mudar isso? as medidas abaixo são externas e os auto falantes tb são steel de 15 polegadas e 400rms, mas são de 8 ohms cada

34g2147.png

Postado em

me cadastrei hj.

. da uma olhada atras do cone as cordoalhas podem estar batendo quando o cone se desloca... resolvi um problema desse entortando um pouco o ferrinho que segura os bordo do falante..

Postado em

Cara, ja montei um som em 24h, com o Over 550W(inferior ao seu).

Inicio de sabado, cortamos madeira colamos e fomos comprar os woofers, Tw, e cornetas com o R$ contado. Compramos, 2 15" 550w Over, 2 TW e 2 drives com aqueles cornetas pequenas. Tudo na tora por conta do tempo. O carro era a mala de um CELTA com kit gas com 2 cilindros. Não teve calculo de litragem, foi a caixa que deu na mala. Os dultos foram de 2" padrao, drives e TW na mesma caixa. Foi feito assim so pq iniciamos no sabado pra uma festa no domingo.

Mesmo a caixa minuscula, sintonia lá em cima e TUDO empurrado por UM bridger de 800rms, a caixa nunca teve barulho, nunca queimou e o cara vendeu o som funcionando depois de 2 anos.

As vezes a bobina descola da centragem e começa a raspar, faz barulho e força o conjunto motor, elevando a temperatura, derretendo o verniz e em consequencia a queima da bobina.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...