Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
italokarlos1

Bateria dando 15.2 v

Recommended Posts

Boa noite ai galera,

Hoje fui medir a tensao da bateria com o carro ligado desligado e etc... o resultado foi o seguinte

Carro e som ligado = 15,2 v

Carro desliado e som ligado = 14,2 v

Carro ligado e som desligado = 14,0

Carro e som desligado = 13,0 v

A ordem fui a seguinte

1 - liguei o carro e depois o som e em 5min eu medi ai deu os 15,2v

2 - entao eu desliguei o carro e marcou 14,2v

3 - desliguei o som e ficou tudo desligado e caiu pra 13,0v

4 - liguei o som e deixei o carro desligado NOVAMENTE ai a bateria subiu para 14,2v

5 - depois desliguei o som com o carro desligado e voltou para 13.0v

6 - entao liguei o carro com o som desligado e deu 14,0v

To achando isso muito estranho porque quando eu ligo a carro com som desligado da 14,0v ai quando eu ligo o som a voltagem aumenta na hora pra 15,1 15,2v. Isso eh normal ou tem algo de errado ai?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim tem algo muito errado... no caso é o seu multímetro que está mal calibrado e ou com mau contato. Nunca um circuito de consumo de energia ligado em uma fonte fará a tensão da fonte se elevar. Ocorre exatamente o contrário: a tensão fica menor.

Compartilhar este post

Link para o post

Chutando bem alto, pois nao temos outras informaçoes, sobre qual bateria esta usando etc. poderia ser um problema com o retificador/regulador do alternador.

flw

Compartilhar este post

Link para o post

meu carro sem bateria somente com alternador ligado

fica em 14,9

e carro ligado com bateria fica 14,2 - As vezes sobe em em 14,4v- Raramente não sei porque acontece isso

carro desligado - 12,5 ~ 12,6v

Som tocando com carro ligado sem farol fica em 12,6

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma bateria cral de 60a no cofre, 110a na malas acho ultralife, alternador de 85a original do carro, o carro eh um focus 2.0 2001 ghia. Cabos da bateria 16mm (vou almentar pra 35mm essa semana) stetsom 1k5 com cabos de 25mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser os cabos finos ou o terra nao esta muito bom? Amanha vou medir novamente e anotar os procedimentos.

tenta com um multímetro diferente

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que achei o problema, medi com dois multimetros hoje, um era o mesmo de ontem (um vag....) e outro profissional, primeiro medi com tudo desligado e deu 12.6v depois liguei o som e um deu 12.2v e outro 12.1v então liguei o carro e deu 13.7v nos dois ai desliguei o som e subiu para 14.3v em um e 14.4v no outro, Quando desliguei o carro um deu 13,5v e o outro vag..... tava dando 5,1v ai fiquei por intender. Era o multimetro mesmo que as vezes da um erro sei la, mas pelo menos agora sei que as baterias estão quase que 100%. Valeu ai pela força galera.

Compartilhar este post

Link para o post

agora pega e tira o cabo de negativo da bateria quando estiver com o carro

ligado

a voltagem vai la pros 15v :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

ligado

Sobe pros 15 e torra tudo que tem de eletronico no carro kkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Oua kkkk, ainda bem que nunca torrei nada, so sabado que fui trocar os cabos da stetsom que deu uns estralo 2 vezes que achei q ia queimar tudo, deixei elas escorregar e encostar na pyramid ai deu tipo que eu curto, e depois na hora que liga o ultimo cabo tambem, mas ja tinha lido que ia dar isso mesmo, quando fui ligar o som fiquei ate tremendo com medo de ter queimado kkkkkk, E observação troquei os cabos com o extintor do lado caso desse uma zica.

Compartilhar este post

Link para o post

ligado

Não sabia disso, qual a explicação

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia disso, qual a explicação

Eh como si a bateria obrigasse o alternador a mandar até 14V e quando desliga a bateria não tem nada que impeça o alternador de manda essa voltagem

(explicação q um eletricista me deu)

enviado daqui pra algum lugar... com esse tal tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Eh como si a bateria obrigasse o alternador a mandar até 14V e quando desliga a bateria não tem nada que impeça o alternador de manda essa voltagem

(explicação q um eletricista me deu)

Pelo pouco que entendo de elétrica e eletrônica isso não faz nenhum pouco de sentido, inclusive é uma forma de testar se o alternador está alimentando o suficiente para manter o veículo funcionando, é após a partida com o motor ligado desconectar o negativo. Acho que esse teu eletricista viajou ai

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo pouco que entendo de elétrica e eletrônica isso não faz nenhum pouco de sentido, inclusive é uma forma de testar se o alternador está alimentando o suficiente para manter o veículo funcionando, é após a partida com o motor ligado desconectar o negativo. Acho que esse teu eletricista viajou ai

Foi isso que ele falo... Jamais desligar a bateria com o motor em funcionamento...

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece é que a bateria faz a tensão não se elevar mais, pois é uma carga. Por exemplo, digamos que o alternador forneça 15V sem carga. Quando conectado a carga a ele (a bateria passa a ser a carga), há uma queda de tensão. Vemos isso quando utilizamos o carro desligado (a bateria passa a ser a fonte de energia) e ligamos o som do carro (carga) Há novamente uma queda de tensão por estarmos extraindo potência da fonte.

Isolando a bateria da lataria do carro é como se desconectassemos ela do circuito.

Editado por Guilherme Severo

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece é que a bateria faz a tensão não se elevar mais, pois é uma carga. Por exemplo, digamos que o alternador forneça 15V sem carga. Quando conectado a carga a ele (a bateria passa a ser a carga), há uma queda de tensão. Vemos isso quando utilizamos o carro desligado (a bateria passa a ser a fonte de energia) e ligamos o som do carro (carga) Há novamente uma queda de tensão por estarmos extraindo potência da fonte.

Isolando a bateria da lataria do carro é como se desconectassemos ela do circuito.

perfeita explicação! kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

mas normalmente

agora ta ficando em 14,4v com carro ligado e bateria devidamente conectada!

Compartilhar este post

Link para o post
mas normalmente

agora ta ficando em 14,4v com carro ligado e bateria devidamente conectada!

Ta ótimo... carro ligado e som ligado?

Com som ligado o meu fica entre 13.8 e 14.1v

Compartilhar este post

Link para o post

Ta ótimo... carro ligado e som ligado?

Com som ligado o meu fica entre 13.8 e 14.1v

meu tocando fica em 12,5 kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

meu tocando fica em 12,5 kkkkkkk

Com carro ligado?

Tenho poucos equipamentos né...só um trio... porem meu pyramid deve consumir mais que o seu set inteiro kkkkk

12.5v fica com o carro desligado (som tocando em volume razoavel) .... e nao passa de 12.2v

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...