Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Robsonmig

Duvidas sobre HV (Alta Voltagem)

Recommended Posts

Bom dia... tenho uma Taramps 20.5 HV, uso 13 baterias de 60ha cada da AJAX, minhas duvidas são as seguintes:

1º) Quanto estou tocando depois de um certo tempo, a primera e a ultima bateria da caixa de baterias ficam em 10V. Quando desligo e espero um pouco elas voltam ao normal 12V. Se as baterias estão ligadas juntas não era para eles ficarem sempre na mesma voltagem? Então porque elas ficam com as voltagem diferente?

2º) Se a potencia consome da caixa de baterias (13 juntas dando 163,8 V) então porque ela tem que ter o negativo das baterias de 12V?

3º) Porque ela consome tanto 12V? Liguei na taramps e eles disseraum que o consumo dela de 12V é baixo. Só que uso 2 baterias de 60ha e não dá conta. Ao contrario do que eles disseraum ela tem um bom consumo de 12V.

4º) Eu usava 4 falantes 2.4 (9600 RMS) fechando em 1 omhz, e tocava durante 15 horas para perceber que minhas baterias estavão na hora de carregar. Hoje eu 8 falantes de 1000 (8000 RMS) fechando em 1 omh, e meu tempo de som abaixou muito, hoje tenho umas 7 horas de som e já percebo que as baterias precisão ser carregadas?

Já agradeço aí quem der umas dicas!!!

Editado por Robsonmig

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia... tenho uma Taramps 20.5 HV, uso 13 baterias de 60ha cada da AJAX, minhas dividas são as seguintes:

1º) Quanto estou tocando depois de um certo tempo, a primera e a ultima bateria da caixa de baterias ficam em 10V. Quando desligo e espero um pouco elas voltam ao normal 12V. Se as baterias estão ligadas juntas não era para eles ficarem sempre na mesma voltagem? Então porque elas ficam com as voltagem diferente?

R: isso esta com cara de baterias com defeito.. ja tentou substitui-las?

2º) Se a potencia consome da caixa de baterias (13 juntas dando 163,8 V) então porque ela tem que ter o negativo das baterias de 12V?

R: ele faz a ponte com o 12v apenas para poder ligar.. mas o real pq, isso só a taramps para te responder.

3º) Porque ela consome tanto 12V? Liguei na taramps e eles disseraum que o consumo dela de 12V é baixo. Só que uso 2 baterias de 60ha e não dá conta. Ao contrario do que eles disseraum ela tem um bom consumo de 12V.

R: ele nao consome 12v quase.. quem consome 12v eh seu amp para voz.. aparelho.. entre outros..

4º) Eu usava 4 falantes 2.4 (9600 RMS) fechando em 1 omhz, e tocava durante 15 horas para perceber que minhas baterias estavão na hora de carregar. Hoje eu 8 falantes de 1000 (8000 RMS) fechando em 1 omh, e meu tempo de som abaixou muito, hoje tenho umas 7 horas de som e já percebo que as baterias precisão ser carregadas?

R: mais uma vez.. provavelmente tem bateria com problema.. o fato dos falantes não tem ligação com a duração do som.

Já agradeço aí quem der umas dicas!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Já testei todas as baterias, pq realmente a primeira suspeita seria as baterias mesmo... hehehehe tenho mais 3 amigos que usaum HV, 1 com baterias 80ha (Athas) Taramps 50k, 1 com Baterias de 180ha (Ajax) 2 Taramps 30k e outro com baterias iguais as minhas mais ele usa 15 baterias de 60ha pq é uma Taramps 30k. Todos acontecem a mesma coisa, as primeiras baterias ficaum com a voltagem baixa, e cada bateria fica com uma voltagem diferente.

Se fosse tudo baterias ligadas em paralelo elas estariam mascando a mesma voltagem, mais em seria fica essa frescura de baterias com voltagens diferentes.

(Minha duvida no caso é referente a vida util das baterias Ex. Toda bateria que fica com baixa voltagem que no caso é 10V, perde vida util e é isso que me incomoda)

Editado por Robsonmig

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez isso se deva ao fato das baterias não possuem exatamente as mesmas características ao sair da linha de produção, por exemplo resistencia interna e outros parametros, dai alguma descarrega primeiro que a outra, ou então vc tá usando alguma das baterias pra alimentar algum equip de 12v e dai tá dando essa diferença

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez isso se deva ao fato das baterias não possuem exatamente as mesmas características ao sair da linha de produção, por exemplo resistencia interna e outros parametros, dai alguma descarrega primeiro que a outra, ou então vc tá usando alguma das baterias pra alimentar algum equip de 12v e dai tá dando essa diferença

Concordo com vc sobre a diferença deles... por ser algo por aí mesmo.

Agora sobre equipamente 12V já tem 2 baterias exatamente para isso, as 13 são somente e unicamente para HV.

Compartilhar este post

Link para o post

O 12v do T20k é do preamp , e consome um tantinho sim , juntando mais modulo de voz e etc fica um consumo legal .

As baterias do canto vão baixar mais rapido sim , pois o pico vem direto dela ja que é a primeira do banco o mesmo para a ultima que é o negativo do sistema.

Essas baterias vão ser prejudicadas sim , vão acabar mais rapido que as outras , dependendo do tempo de uso ja podem estar inutilizadas comendo carga das outras..

Agora usa bateria de apenas 60ah ? 13x12.6= 163,8 x60 = 9828watts considerando 80% de eficiencia do amplificador fica 7862,4watts .

Ou seja de um amp de 20k voce ta tirando media de 8000 rms apenas , fora isso as baterias vão embora rapidinho mesmo.

Ai é no minimo 13 baterias de 100-120a para tirar tudo que ele pode dar , e durar mais um pouco.

Tem a fonte nova da Taramps ,10a em HV que segura legal o trampo , pode ser uma alternativa para quem usar bateria pequena como voce.

Compartilhar este post

Link para o post

O 12v do T20k é do preamp , e consome um tantinho sim , juntando mais modulo de voz e etc fica um consumo legal .

As baterias do canto vão baixar mais rapido sim , pois o pico vem direto dela ja que é a primeira do banco o mesmo para a ultima que é o negativo do sistema.

Essas baterias vão ser prejudicadas sim , vão acabar mais rapido que as outras , dependendo do tempo de uso ja podem estar inutilizadas comendo carga das outras..

Agora usa bateria de apenas 60ah ? 13x12.6= 163,8 x60 = 9828watts considerando 80% de eficiencia do amplificador fica 7862,4watts .

Ou seja de um amp de 20k voce ta tirando media de 8000 rms apenas , fora isso as baterias vão embora rapidinho mesmo.

Ai é no minimo 13 baterias de 100-120a para tirar tudo que ele pode dar , e durar mais um pouco.

Tem a fonte nova da Taramps ,10a em HV que segura legal o trampo , pode ser uma alternativa para quem usar bateria pequena como voce.

cara.. nao chega a ser considerado consumo quase.. pois pra um fio 2.5mm seria quase o consumo de um aparelho de cds.. se não for menos que isso..

mas uma coisa eh certa..

eu sempre digo pro pessoal.. se não sabe mexer em HV.. não instale! é perigoso pra kcta!

PS: segundo a taramps, a 0.5ohm tem eficiencia de 93%..

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. nao chega a ser considerado consumo quase.. pois pra um fio 2.5mm seria quase o consumo de um aparelho de cds.. se não for menos que isso..

mas uma coisa eh certa..

eu sempre digo pro pessoal.. se não sabe mexer em HV.. não instale! é perigoso pra kcta!

Creio que seja coisa de 8-10a/h o consumo do 12v do T20k , somando o consumo do amp de voz , 120a nem da para começar a tocar as 15horas direta que ele quer tocar.

Digo o mesmo , Hv é para quem sabe e conheçe os riscos , nego ta pensando que 220vDC é choque de tomada.

93% aaammhhamm Taramps ...vamos ser otimistas de considerar 80% mesmo , alias não muda muita coisa ele te menos da metade da alimentação minima para esse T20k liberar toda a potencia. hehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara vc disse quase tudo que penso ... acho que a vida util das baterias das extremidades devem ser bem menores que as do meio mesmo, faz somente 5 meses que comprei as baterias zero...intaum acho que para elas começarem a dar problema ainda vai demorar um pouquinho. Para ajudar um pouquinho revezo as baterias todo mes.

Fiquei com duvida e liguei para a Taramps, os tecnicos deles lá me disserão que ela precisa de 13 x 70ha, para dar os 20.500rms em 0.5 omhz. O tecnico lá me disse que eu consigo tirar com baterias de 60ha a media de 18.000rms.

Sobre a fonte realmente seria um solução muito boa, o problema é que ela foi criada para 15 baterias e eu uso 13.

Ex.: Se eu comprar uma fonte destas e minhas baterias estiverem carregadas e eu ligar a fonte, as baterias vão ferver na hora.

Eu já fiz o teste com uma que meu amigo tem, e ferveu na hora, tipo assim foi só relar que as baterias xiaraum... ehhehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Membro em analise pela moderação.

Respeito sua opnião, mais acho que não estamos conversando a mesma lingua.

Eu uso potencia de Alta Voltagem (HV), que é a ligação em serie das baterias. Você ilustrou certinho a ligação só que no meu caso dá 163 volts + ou -.

Se vc tiver duvidas do tipo de amplificador que estou falando entra no SITE da TARAMPS.

Aqui está o link...

http://www.taramps.c...2=417&prod=1427

Mais obrigado pela sugestão.

Editado por artsompb
editando o post do membro brunomb

Compartilhar este post

Link para o post

mas uma coisa eh certa..

Creio que seja coisa de 8-10a/h o consumo do 12v do T20k , somando o consumo do amp de voz , 120a nem da para começar a tocar as 15horas direta que ele quer tocar.

Digo o mesmo , Hv é para quem sabe e conheçe os riscos , nego ta pensando que 220vDC é choque de tomada.

93% aaammhhamm Taramps ...vamos ser otimistas de considerar 80% mesmo , alias não muda muita coisa ele te menos da metade da alimentação minima para esse T20k liberar toda a potencia. hehehe.

Gente que é perigoso é sim, só que para pra pensa e se vc tiver fazendo uma instalação 12V com baterias de 150ha, Escapa um capo ou prensa um cabo no carro. É exploção na certa. Pq até um porta fuzil ou algo do tipo faz a função dela a descarga é alta. Então perigo .... todos os tipos de instalação tem. HV não é diferente. Cuidado vc tem que ter em tudo que se meche.

E sobre a eficiencia dos amplificadores TARAMPS, eu concordo que muito 80%, mais quem tem TARAMPS não troca, pq quando eu preciso de assistencia tecnica. É impressionante o quanto eles são rapido. Eu por exemplo já mandei 1 Taramps 8.5, 1 10.9 e uma T400 e nunca me cobrarão R$ 1,00 pra arrumar. (Obs. não estavão na garantia).

Então mesmo com 80% de eficiencia o pós venda deles é fodastico de bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Gente que é perigoso é sim, só que para pra pensa e se vc tiver fazendo uma instalação 12V com baterias de 150ha, Escapa um capo ou prensa um cabo no carro. É exploção na certa. Pq até um porta fuzil ou algo do tipo faz a função dela a descarga é alta. Então perigo .... todos os tipos de instalação tem. HV não é diferente. Cuidado vc tem que ter em tudo que se meche.

E sobre a eficiencia dos amplificadores TARAMPS, eu concordo que muito 80%, mais quem tem TARAMPS não troca, pq quando eu preciso de assistencia tecnica. É impressionante o quanto eles são rapido. Eu por exemplo já mandei 1 Taramps 8.5, 1 10.9 e uma T400 e nunca me cobrarão R$ 1,00 pra arrumar. (Obs. não estavão na garantia).

Então mesmo com 80% de eficiencia o pós venda deles é fodastico de bom.

Eu ja dei umas triscadas em banco de 1500a 12v so da um pipoco e da nada, ja acima de 160v DC seria mortal , numa pick-up com o banco de baterias na caçamba numa caixa de madeira eu nem tenho medo é só ter cuidado na instalação mesmo e pronto meu medo é o pessoal andando com banco de bateria no portamalas de carro pequeno.

Taramps é boa sim , toca forte , a assistencia nunca precisei , só as mancadas, incendios e a 2.7k com Dc na saida coisas do passado que mancharam a marca, mais hoje é a maior fabricante nacional de amplificadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ja dei umas triscadas em banco de 1500a 12v so da um pipoco e da nada, ja acima de 160v DC seria mortal , numa pick-up com o banco de baterias na caçamba numa caixa de madeira eu nem tenho medo é só ter cuidado na instalação mesmo e pronto meu medo é o pessoal andando com banco de bateria no portamalas de carro pequeno.

Taramps é boa sim , toca forte , a assistencia nunca precisei , só as mancadas, incendios e a 2.7k com Dc na saida coisas do passado que mancharam a marca, mais hoje é a maior fabricante nacional de amplificadores.

Pipoco ... uma vez relei a chave de fenda no positivo e sem querer relou na lata da porta, rapaiz... parecida que eu tinha soldado a lata... hehehehe

Eu uso em uma PARATI quadrada ano 92, no porta mala cabe as 15 baterias, fiz uma caixa de madeira comprensado de 15mm, e uma tampa reforçada. Pq 4 falantes vão em cima dela.

Realmente tem que ter um cuidado muito grande, mais tb não é bicho de 7 cabeça, prestando atenção fica facil.

Eu e meu amigo, montamos 2 Taramps 30k, rapaiz pensa numa instalação complicada, pq no caso é uma F250 as baterias ficam atraz e os amplificadores na frente.

No caso desse amigo meu são 15 baterias de 170ha para as duas 30k, e mais 2 170 para 12V. Como eu disse complicado, mais nada que um certo nivel de conscentração e de boa. O som é forte d++++

O bom no caso da HV (Alta voltagem) é que não tem ligação com o carro, tem que ser tudo independente.

Ex. Aparelho, Crossover, Controle ... tudinho mesmo fica no 12V que fazem parte da caixa de baterias.

Isso no meu caso foi uma maravilha, pq não tem risco com o carro, e eu não corro o risco de ficar sem bateria na hora de ir embora.

HV querendo ou não é bom d+++, hj eu consigo chegar em um lugar e tocar durante 8 horas seguidas sem ter preoculpação nenhuma com ficar procurando tomada. Chego em casa, e com coisa de 5 a 6 horas já tá carregado pra mais 8 horas de som.

Resumindo enquanto eu durmo, ela carrega pra mim acorda e curti de novo. Já tenho HV ha 6 meses e até hj não consegui arriar minhas baterias. Pq toco lá em media 5 a 6 horas, na noite.

E tb não tem aquele problema que 12V tem que alem de vc ter pouco tempo de som, 1 hora depois que vc tá tocando o som já começa a perde força no grave. HV vc é pancada o tempo todo.

Meu problema, que no caso estou tirando ideias é sobre essas baterias das pontas marcando 10V.

Uma vez pra testar toquei 2 dias seguidos sem carregar deu um total de 15 horas as baterias das pontas estavam marcando 8.5V. Mais em momento nenhum a portencia parou de tocar, pq ela só para abaixo de 100V. Ficou na casa dos 120V + ou -, aí não tive corragem de arriscar mais.

Editado por Robsonmig

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer um video amanhã (DOMINGÃO) e vou postar aqui pra vcs verem meu som. Vou levar meus multimetros e gravo pra mostra o que estou falando...

Compartilhar este post

Link para o post

Hv é bom sim , toca muito tempo e forte , penso seriamente em pegar um T10k hv por miseros $1200 , mais meu consumo de medios seria alto o que me obrigaria a ter um banco grande de baterias para os amps 12V dos medios ,driver e St.

Seria bom a taramps lançar um 2.5-3krms em HV ja pensando em sons com MG e não só pensado no pancadão ,porque ai coloca um pequeno 12v só tocando driver e ST e ja era."ou mesmo lançar um 4xcanais tipo o Ta1200w para isso"

Compartilhar este post

Link para o post

Hv é bom sim , toca muito tempo e forte , penso seriamente em pegar um T10k hv por miseros $1200 , mais meu consumo de medios seria alto o que me obrigaria a ter um banco grande de baterias para os amps 12V dos medios ,driver e St.

Seria bom a taramps lançar um 2.5-3krms em HV ja pensando em sons com MG e não só pensado no pancadão ,porque ai coloca um pequeno 12v só tocando driver e ST e ja era."ou mesmo lançar um 4xcanais tipo o Ta1200w para isso"

Mais se vc colocar 2 10k naum resolve, uma pra medios e outra pra graves.a 10k tocaria com 9 baterias de 45HA, aí vc colocaria de 60ha ee daria pra tocar 2 com uma certa tranquilidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Mais se vc colocar 2 10k naum resolve, uma pra medios e outra pra graves.a 10k tocaria com 9 baterias de 45HA, aí vc colocaria de 60ha ee daria pra tocar 2 com uma certa tranquilidade...

Compartilhar este post

Link para o post

HA observação acabei de chegar da praia toquei meu som lá da 00:30 até agora, 5:30 de boa sem problema de bateria, tomada e assim vai, e já deixei carregando ... assim que eu acorda meu som já vai tá pronto pra outra...

Compartilhar este post

Link para o post

Tirei umas FOTOS do meu SOM, e estou postando aqui...

img1236m.jpg

img1244uj.jpg

img1243xq.jpg

img1240sq.jpg

img1242ar.jpg

img1237of.jpg

img1238p.jpg

img1233lo.jpg

Editado por Robsonmig

Compartilhar este post

Link para o post

cara vc é feio hein huahsuahsua susto da poha tive aqui nessa ultima foto, poupe nos disso pow kkk

Compartilhar este post

Link para o post

cara vc é feio hein huahsuahsua susto da poha tive aqui nessa ultima foto, poupe nos disso pow kkk

eita.... ainda bem que é homem falando isso, pq geralmente as muie elogia... (zueiraaa)

mais o som tá filé... hehehhehe

Compartilhar este post

Link para o post

Baterias normais não são fabricados para utilização em sistema de série. pode trocar por baterias estacionarias?

Onde você conecta o negativo do modulo?

Compartilhar este post

Link para o post

Baterias normais não são fabricados para utilização em sistema de série. pode trocar por baterias estacionarias?

Tem uma foto com a caixa de baterias o negativo é o cabo azul, que vai do final das 13 baterias até essa tudor de 75A. que é 12V

Compartilhar este post

Link para o post

podem ser baterias estacionarias sim..

o negativo do banco vai ligado ao negativo da bateria 12v.. se nao fizer isso, o amp nao liga..

Compartilhar este post

Link para o post

podem ser baterias estacionarias sim..

o negativo do banco vai ligado ao negativo da bateria 12v.. se nao fizer isso, o amp nao liga..

Valew .. quando eu lí naum entendi pq eu tava com sono... hehhehehe..

Eu estou com um problemaum sobre isso, esse carnaval teve 3 baterias minhas que simplismente marcaraum 0V, eu nunca tinha visto isso...

Começeu tocando FORTEEEEEEE... depois de umas 3 horas de som já percebi que meu grave mudou, aí fui ver minha voltagem tava baixa, alí na casa dos 120V. Resolvi medir uma por uma. as baterias estavaum algumas 12V outras 11V... mais tinha 3 baterias que tavaum 0V... aí eu pirei ...

Já vou procurar a garantia delas...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...