Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
hgazza

Primeiro Som Celta 12/13

Recommended Posts

Bom dia Galera.

Sou novo aqui no forum, e mais novo ainda no mundo do som automotivo (não entendo mtaa coisa não)

Fds peguei meu primeiro carro. Um celtinha 12/13 0km.

E sabádo instalei um sonzinho nele.

Comprei um Player Sony BT4007UX e ganhei em um sorteio um Kit 2 vias Bravox CS50U

Imaginei que o som ficaria com uma qualidade superior à que realmente ficou, uma vez que quando fui comprar o carro, vi um Agile que estava com coaxiais de fabrica na porta dianteira de 50w rms cada e axei um som de ótima qualidade.

Pensei, se coaxial de 50w rms tava com esse som, um 2 vias de 60w rms ficará melhor.

Mas não, me decepcionei um pouco. Nao eh um som ruin, só axei q ficaria melhor.

Imagino um Set assim:

Player (sony bt4007ux)

Kit 2 vias (bravox ou nar)

Coaxial (NAR ligado diretamente no player --- TALVEZ)

Sub 8'' (NAR caixa selada ou dutada)

Modulo (!?)

Vamos às duvidas.

1ª- Tratamento nas portas faz diferenças na qualidade do som?

2ª- Compensaria retirar o Kit bravox e colocar um da NAR serie 1? ou Serie 2?

3ª- Coaxial na parte de traz do carro, daria uma qualidade melhor ao som ou só serve para ter som atraz tb, nao mudando a qualidade?

4ª- Qual módulo seria o ideal para um set de qualidade com um Sub 8" serie2 da NAR?

5ª- Para o sub, eh melhor uma caixa selada ou dutada?

6ª- Se eu deixar só o kit 2 vias, sem coaxial atraz, mas ter o sub na mala, quem andar atraz vai sentir falta de um som mais agudo?

7ª- Se ao invez do sub e coaxial, eu colocar apenas um MID BASS atraz, me daria um bom grave?

8ª- Eu mesmo que tenho que ir atraz da caixa pro sub e cabeamento ou as lojas de som fornecem? Se fornecem, ficou despreocupado com a marca ou o ideal seria exigir marca X de cabo?

Axo que pro inqto são essas minhas duvidas. hahahaha...

Desculpe pela biblia que escrevi aqui.

Se alguem preferir, posso gravar um video para vocês terem ideia de como está o som, e ai me dizerem se realmente entao ruin ou se eu q to querendo demais de um kit 2 vias. hahaha

Ja agradeço a todos que pelo menos lerem meu topico pra tentar me ajudar.

Vlws

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Sim

2 - Mudaria pouca coisa, mas a linha de kits baratos da bravox está bem ruim

3 - Só pra completar o som, normalmente coaxial tem menos qualidade

4 - Se for pra gastar pouco, pode pensar num bbuster 1600 ou 3600, mas tem outras opções de módulos que tem 2ch + bridge, até dois sd de plastico você poderia usar

5 - Selada tem mais qualidade, dutada tem mais spl, eu faria dutada mesmo, com sub de 8 vai ter pouca pressão

6 - Provavelmente, mas nada de mais, dá pra ouvir na boa as reflexões

7 - Não

8 - O instalador tem que fazer todo o projeto do som, mas tem bons e maus instaladores, tem que ficar ligado!

Cara, dá uma pesquisada no forum, essas tuas duvidas já foram respondidas dezenas de vezes aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Sim

2 - Mudaria pouca coisa, mas a linha de kits baratos da bravox está bem ruim

3 - Só pra completar o som, normalmente coaxial tem menos qualidade

4 - Se for pra gastar pouco, pode pensar num bbuster 1600 ou 3600, mas tem outras opções de módulos que tem 2ch + bridge, até dois sd de plastico você poderia usar

5 - Selada tem mais qualidade, dutada tem mais spl, eu faria dutada mesmo, com sub de 8 vai ter pouca pressão

6 - Provavelmente, mas nada de mais, dá pra ouvir na boa as reflexões

7 - Não

8 - O instalador tem que fazer todo o projeto do som, mas tem bons e maus instaladores, tem que ficar ligado!

Cara, dá uma pesquisada no forum, essas tuas duvidas já foram respondidas dezenas de vezes aqui!

Vlw pelas resposta..

Eu dei varias olhadas pelo forum e vi q nao sou o unico com tais duvidas.. porem como nao manja absolutamente NADA de som, eu nao consegui sanar minhas duvidas pois nao vi sets com a msm confg. que o meu.

Nao sei se muda mta coisa de equip para equip.

Pensei, em retirar os kit 2 vias.. colocar no carro 4 coaxiais ou triaxias de ótima qualidade e talvez um tampão de MDF com par de 6x9.

No carro da minha mae ela tem par de coaxial na frente (fracos) porem os 6x9 no tampão dão um graves bacanas até e um som legal..

Nao sei uq eh mais vantagosoXbarato

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Som Center

1 - Sim

2 - Sim. NAR Serie 2 Ou Helix B62C

3 - Se for pra montar um Set barato, pega o dindin do coaxial e investe num kit 2 vias melhor. Deixa sem!

4 - BBuster 1600GL

5 - Isso depende do gosto musical. O Ideal é vc ouvir um Sub em dutada e em Selada pra vc ter uma noção do som das duas!

6 - Depende de como o Som tiver regulado, mas dá pra ouvir os agudos tranquilo. Como o amigo acima disse: - Nada de mais!

7 - Mid Bass pra Substituir Sub? NÃO

8 - Quanto mais peças vc conseguir adquirir por fora, melhor! A tendencia dos intaladores e te venderem produtos de baixa qualidade, com preço alto!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Som Center

1 - Sim

2 - Sim. NAR Serie 2 Ou Helix B62C

3 - Se for pra montar um Set barato, pega o dindin do coaxial e investe num kit 2 vias melhor. Deixa sem!

4 - BBuster 1600GL

5 - Isso depende do gosto musical. O Ideal é vc ouvir um Sub em dutada e em Selada pra vc ter uma noção do som das duas!

6 - Depende de como o Som tiver regulado, mas dá pra ouvir os agudos tranquilo. Como o amigo acima disse: - Nada de mais!

7 - Mid Bass pra Substituir Sub? NÃO

8 - Quanto mais peças vc conseguir adquirir por fora, melhor! A tendencia dos intaladores e te venderem produtos de baixa qualidade, com preço alto!

Muda mta coisa o tratamento nas portas?

To pensando em vender os bravox para pegar o NAR serie 1 mesmo... o serie 2 ja sobe mto de preço e nao teria essa grana agora. Isso se mudar mto a qualidade. Pq to axando q essas bravox q ganhei são uma porcaria no quesito qualidade sonora viu...

Ref. ao sub e ao tipo musical, eu ouso rock, pop, eletronicas de todo tipo, black... nada de funk, axé, forró e essas coisas...

Compartilhar este post

Link para o post

Tratamento dá uma diferença significativa! Num é lero lero naum!

Mano no Classificados aqui tem o Helix B62C por 282 reais! Vale a pena esse Kit Pega o dinheiro do Coaxial e investe em um Kit melhor!

O NAR serie 1 é melhor do que o CS60U, proporciona uma qualidade de audio melhor, mas num é aquela coca cola toda naum!

Sub é complicado, eu recomendo vc ouvir! Eu gosto do som de selada!

Mas agora tô pegando um Questo de 12 e vou fazer dutada, porque ta todo mundo recomendando dutada! Até o pessoal da Questo! Isso me leva a crer que esse Sub especificamente rende mais em Dutada! Então vai do Sub tb! Tem Sub que rende mais em dutada e tem Sub que rende mais em selada!

Compartilhar este post

Link para o post

Tratamento dá uma diferença significativa! Num é lero lero naum!

Mano no Classificados aqui tem o Helix B62C por 282 reais! Vale a pena esse Kit Pega o dinheiro do Coaxial e investe em um Kit melhor!

O NAR serie 1 é melhor do que o CS60U, proporciona uma qualidade de audio melhor, mas num é aquela coca cola toda naum!

Sub é complicado, eu recomendo vc ouvir! Eu gosto do som de selada!

Mas agora tô pegando um Questo de 12 e vou fazer dutada, porque ta todo mundo recomendando dutada! Até o pessoal da Questo! Isso me leva a crer que esse Sub especificamente rende mais em Dutada! Então vai do Sub tb! Tem Sub que rende mais em dutada e tem Sub que rende mais em selada!

O bravox eh CS50U e nao CS60U...

Mas mudando pro NAR há uma mudança significativa?

Compartilhar este post

Link para o post

O NAR toca com mais qualidade, com certeza!

Mas ele toca com menos intensidade (Menor SPL) devido a baixa sensibilidade! O Bravox fala mais alto!

O NAR Serie 1 num é aquela PIKA toda que vc tá pensando naum!

Outra coisa, porque num pega falante de 6 polegadas? Se o encaixe do seu carro é de 5 polegadas, é so manda fazer um aro de MDF e boua! Falante de 6 normalmente toca melhor que de 5 (Desce mais)

Compartilhar este post

Link para o post

O NAR toca com mais qualidade, com certeza!

Mas ele toca com menos intensidade (Menor SPL) devido a baixa sensibilidade! O Bravox fala mais alto!

O NAR Serie 1 num é aquela PIKA toda que vc tá pensando naum!

Outra coisa, porque num pega falante de 6 polegadas? Se o encaixe do seu carro é de 5 polegadas, é so manda fazer um aro de MDF e boua! Falante de 6 normalmente toca melhor que de 5 (Desce mais)

O problema eh que NAR serie 2 ja sobe mto de preço e atualmente meu orçamento está baixissimo devido à comprar do carro..

Na porta do celta eh 5", pegando um 6 com aro de MDF iria alterar o visual na porta? nao qria mudar visual nao.. deixar original, mas qnd tocar o som "impressionar"

Se amplificar o bravox cs50U vai melhor significativamente o som dele?

Ahh, e o ampl Soundigital SD400.4D aguentaria o kit 2 vias + sub 8" NAR ?

Vi varias pessoas q usam 2 ampl. 1 pra o kit e 1 para sub, pra que isso? nao seria melhor 1 ampli soh pra tudo.

Editado por hgazza

Compartilhar este post

Link para o post

qual teu limite de orçamento ? li o tópico todo e não achei um valor base, se você souber definir, vamos saber indicar os equipamentos certos.

vi que você penseou em partir pra triaxiais ou coisas do tipo, 6x9 no tampão...

olha, se você ouvir um som voltado pra sq bem acertadinho duvido que vá pensar nisso de novo.

eu acho muito mais prazeroso um som bem acertado e equilibrado, mesmo sendo simples do que um som todo desregulado e tocando super alto.

um kit 2 vias mais ou menos, e um amplificador que tenha um mínimo de qualidade aceitável ligados nesse player que você já tem, podem sim dar um bom resultado.

não vai ser um SQ de fato, mas um som pro dia dia bem acertado.

coisas que acho indispensáveis:

player com crossover (HPF e LPF reguláveis)

T.A (esse acho que tem uma especie de TA, já quebra um galhão)

controle do subwoofer

tratamento das portas

Compartilhar este post

Link para o post

qual teu limite de orçamento ? li o tópico todo e não achei um valor base, se você souber definir, vamos saber indicar os equipamentos certos.

vi que você penseou em partir pra triaxiais ou coisas do tipo, 6x9 no tampão...

olha, se você ouvir um som voltado pra sq bem acertadinho duvido que vá pensar nisso de novo.

eu acho muito mais prazeroso um som bem acertado e equilibrado, mesmo sendo simples do que um som todo desregulado e tocando super alto.

um kit 2 vias mais ou menos, e um amplificador que tenha um mínimo de qualidade aceitável ligados nesse player que você já tem, podem sim dar um bom resultado.

não vai ser um SQ de fato, mas um som pro dia dia bem acertado.

coisas que acho indispensáveis:

player com crossover (HPF e LPF reguláveis)

T.A (esse acho que tem uma especie de TA, já quebra um galhão)

controle do subwoofer

tratamento das portas

Murilo,

Cara, nao entendo praticamente nada de som entao HPF e LPF e T.A, eu nao faço a minima ideia do que seja. hahaha..

Meu total de orçamento seria R$1.000

Atualmente eu tenho o Sony bt4007ux e o kit bravox CS50U

Vou comprar um módulo Soudigital SD400.4d e um Sub NAR 8" (em um futuro espero proximo)

Imagino eu que entre módulo, sub e caixa selada ainda gaste uma base de uns R$ 600 (contando com cabos)

Ai preciso saber o que compensa mais, apenas tratar as portas para melhorar a qualidade do Bravox e melhorar por hr com o ampli. e depois compro o Sub....

ou vender os bravox e comprar um kit 2 vias da NAR serie 1 ou 2 (o preço dobra de uma serie pra outra) e mais pra frente me preocupo com ampli e sub.

---------------------------

Alias, alguem poderia me ajudar com preços de serviços em alguns cenários?

1º- tratamento acustico nas portas da frente

2º- tratamento + instalar um ampli pra ligar o kit

3º- tratamento + inst. ampl + sub.

Fornecerei para a instalação os equipamento e os cabos RCAs.

Caixa selada e afins seriam por conta do local de instalação.

Compartilhar este post

Link para o post

tratamento das portas é indispensavel ao meu ver, a não ser que não caiba no orçamento.

não sei quanto tão cobrando por ai.

eu fiz o meu na raça (leia-se sozinho) e gastei por volta de R$100 e umas boas horas de trabalho, ficou muito bom, aprovei o resultado hehe.

uma dica pra economizar: compre os equipamentos (cabos, amp, auto falantes) separados e leve pra instalar. a loja provavelmente vai querer lucrar em cima dos equipamentos e da instalação.

não conheço esse amp nem o sub, mas tem vários relatos de pessoas insatisfeitas (defeito no sub e baixa qualidade do amp).

se não tiver problemas com equipamentos usados, tem coisa muito boa nos classificados por preço de equipamentos populares.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema eh que NAR serie 2 ja sobe mto de preço e atualmente meu orçamento está baixissimo devido à comprar do carro..

Na porta do celta eh 5", pegando um 6 com aro de MDF iria alterar o visual na porta? nao qria mudar visual nao.. deixar original, mas qnd tocar o som "impressionar"

Se amplificar o bravox cs50U vai melhor significativamente o som dele?

Ahh, e o ampl Soundigital SD400.4D aguentaria o kit 2 vias + sub 8" NAR ?

Vi varias pessoas q usam 2 ampl. 1 pra o kit e 1 para sub, pra que isso? nao seria melhor 1 ampli soh pra tudo.

O Aro num altera naum, porque vai ficar por dentro da porta! Mas vc corre o risco da distância entre a lata e o vidro ser pequena pra falante de 6 (que é mais fundo)! Nesse caso, pode ser que vc tenha que mexer e adaptar algo mais!

É bom medir direitinho pra ver se vai caber tranquilo, antes de comprar!

Mano, pega o Helix B62C (ou B52C se vc num quiser usar aro adaptador de MDF). Se vc deixar esse Coaxial de lado (Que é uma peça dispençável para SQ) ja sobra uma graninha pra pegar um Kit melhor!

Se amplificar o CS50U vai melhorar significativamente! SIM

O SD400.4 aguenta sim, mas pega o BBuster 1600GL que é melhor e até mais barato!

E sim várias pessoas usam 2 amp! É bacana! Mas fica mais caro! No seu caso (Custo x benefício) um amp 4 canais pra tocar tudo ja atende muito bem!

Compartilhar este post

Link para o post

O Aro num altera naum, porque vai ficar por dentro da porta! Mas vc corre o risco da distância entre a lata e o vidro ser pequena pra falante de 6 (que é mais fundo)! Nesse caso, pode ser que vc tenha que mexer e adaptar algo mais!

É bom medir direitinho pra ver se vai caber tranquilo, antes de comprar!

Mano, pega o Helix B62C (ou B52C se vc num quiser usar aro adaptador de MDF). Se vc deixar esse Coaxial de lado (Que é uma peça dispençável para SQ) ja sobra uma graninha pra pegar um Kit melhor!

mesmo que seja de 5 polegadas, o aro (que faz parte do tratamento) já ajuda.

pra colocar o aro na minha porta tive que cortar um pedaço de plastico inutil lá.

se colocar 2 aros caberia um de 6 polegadas no buraco, mas só troco o kit quando trocar de carro agora, eu acho hehe

Compartilhar este post

Link para o post

pra colocar o aro na minha porta tive que cortar um pedaço de plastico inutil lá.

se colocar 2 aros caberia um de 6 polegadas no buraco, mas só troco o kit quando trocar de carro agora, eu acho hehe

Pra colocar de 6 no Celta é bem complicado. Tem que cortar a lata e dependendo do tamanho do mid não da mesmo assim.

Já tive bons resultados com mids de 5 na porta do Celta. Isso com porta tratada.

Compartilhar este post

Link para o post

É O meu acho que vou ter que colocar dois aros! Só que tem que olhar tb o espaço que vai dar entre o aro e o acabamento da porta (Mas provavelmente deve dar xerto). Porque se num tiver jeito, teria que adaptar o falante pelo lado de fora da porta! Mas acho que num vai precisar fazer isso naum!

No meu caso, eu vou ter que arrancar todo o Suporte de plástico pra poder colocar o aro! No Celta num sei! Mas é capaz que tenha que tirar alguma coisa!

Mas tá valendo!!

Abs

Editado por Cogumelo Jones

Compartilhar este post

Link para o post

Pra colocar de 6 no Celta é bem complicado. Tem que cortar a lata e dependendo do tamanho do mid não da mesmo assim.

Já tive bons resultados com mids de 5 na porta do Celta. Isso com porta tratada.

Pois é!

Ai tem que ver se o cara vai querer mexer e o quanto ele ta disposto a mexer e gastar ne!

Compartilhar este post

Link para o post

todo mundo fala que a porta do celta é tensa mesmo

a do clio cabe um mid maior, não sei porque fizeram o buraco tão pequeno

uso 5" também, tem que tratar mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é!

Ai tem que ver se o cara vai querer mexer e o quanto ele ta disposto a mexer e gastar ne!

Com certeza Jones... Meter a tico tico na lata não é td mundo que libera fazer isso..rssss

O tratamento com manta STP na folha interna e nacional na folha externa sai uns R$350 a 400,0 mais ou menos(2 portas)..

Esse negocio da loja querer ganhar horrores nos cabos, depende mto da loja... A maioria das marcas trabalham com uma tabela sugerida e "EU" trabalho com ela..

Existem lojas e lojas.. Umas querem só ganhar dinheiro fazendo um trampo meia boca e outras mais sérias que cobram o justo por um trabalho mto bem feito, onde se é diferenciado nos detalhes, mas grande parte só ve o $$$$$$...

Editado por massami

Compartilhar este post

Link para o post

Esse negocio da loja querer ganhar horrores nos cabos, depende mto da loja... A maioria das marcas trabalham com uma tabela sugerida e "EU" trabalho com ela..

Existem lojas e lojas.. Umas querem só ganhar dinheiro fazendo um trampo meia boca e outras mais sérias que cobram o justo por um trabalho mto bem feito, onde se é diferenciado nos detalhes, mas grande parte só ve o $$$$$$...

Ow mano!

To ligado que tú é responsa!!!

Eu falei isso, porque aqui em Minas é OSSO! Qualquer boberinha os nego te arranca o olho FORA!

E é difissílimo achar coisa boa por aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

Ow mano!

To ligado que tú é responsa!!!

Eu falei isso, porque aqui em Minas é OSSO! Qualquer boberinha os nego te arranca o olho FORA!

E é difissílimo achar coisa boa por aqui!

To ligado Jones!! Vc é parceiro e sei que nao tenho a ver..

Mas tem mta gente nova no Forum que pode achar isso generalizado..

So pra diferenciar os estaladores e instaladores!!hahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera..

Dei uma boa conferida na porta do celta, e medi lá e cá e nao cabe um mid de 6" sem ter q efetuar algumas adaptações e alterar o visual, coisa q eu nao estou meu afim de fazer nao.. hahaha.. entao vou deixar com 5" mesmo.

Preciso confessar uma coisa, ontem estava com o carro da minha mae. (Celta 10/11 com coaxial nas dianteiras e 2 6x9 no tampão) e o som dela estava mais perto do jeito q eu gosto, com um bom grave, mas nada que faça disparar alarmes nem nada.. um basico q da rua da pra ouvir q o somzinho nao eh uma bosta, e fikei meiu "decepcionado" com meu kit bravox pois nao está nem perto do som dela (no grave) e eu pretendo montar um som, melhor do que o dela.. hahaha..

Mas hoje, estou com meu carro (celta 12/13 com 2 vias bravox CS50U) e ainda sinto falta do grave, mas o som q o kit solta eh mto mais limpo e gostoso de ser ouvido. Só falta amplifica-lo e colocar um subzinho de 8 na mala pra dar um grave dahr.

Caracas, 400 conto pra tratar as 2 portas de um celta?? Pensei q era BEEEMMM mais barato :P kkkk

Entao tratando a porta meu orçamento fica

Tratamento = 400

Sub = 180

Caixa Selada = 100

Ampli = 200

Cabos = 100

Instal = ?

sem a instalação ja da os 1000 do meu orçamento q estava contando o kit 2 vias.. então estourou.. hahaha

Tem tratamento mais barato nao??

Vi pessoas usando manta asfaltica, e até msm EVA... e fazendo em casa, dizem ser super facil.. Agora se fica um resultado tão bom qnt feito em loja ja nao sei.

Compartilhar este post

Link para o post

O celta com 6x9 tinha graves mais presentes porque os 6x9 tem maior área de cone, naturalmente conseguem graves mais fortes, mais deslocamento de ar. Além disso normalmente os kits duas vias são fracos mesmo na região dos graves/subgraves porque são voltados para qualidade, sacrificando a faixa de resposta, obrigando o usuario a instalar um subwoofer, no momento que você colocar o sub no seu celta, vai notar que o som vai "crescer" BASTANTE!

Faça o tratamento das portas em casa mesmo, tire um final de semana livre, de uma lida nos topicos do forum, é trabalhoso mas não é nada de outro mundo!

Compartilhar este post

Link para o post

Compra a manta!

Dá uma pesquisada aqui no forum nos DIY (Do It Yourself) e>>>>>>>>>>>>

Do iT Yourself!!!!

Outra coisa!

Cabos! Nem que vc compre tudo Technoise, acho que num vai da só 100 reais naum viu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...