Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
bruvazdd

Dúvida sobre Distorção do woofer e regulagem!

Recommended Posts

Bom galera, to muito confuso, pois pesquisei no forum sobre "led clip" uns fala que é quando o modulo envia distorção pros falantes, outros quando os falantes estão distorcendo.

Qual o certo? Pois as vezes posso colocar mais volume e o medo não deixa. rsrs

Outra Dúvida. Fiz a caixa pro woofers DD 12" como diz no manual, diz que a caixa ficou com Frequencia de 80hz

- Qual o corte de frequencia usar?

- Se ele responde de "50hz a 5100khz", posso fazer o corte em 50hz a 3000khz???

Desde já agradeço ao colegas interessados em ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Led clip ele avisa quando há distorçao...

dependendo do amplificador que tenha esse led....

o certo é vc abaixar todo o ganho(level, gain) e colocar no seu player uns 70% do volume numa musica que estilo que vc ouvira bastante....

e gradativamente ir aumentando o led começar a piscar....pisco d+...vc vem e abaixa um pouco...até que ele pisque bem devagar ou nada..

Compartilhar este post

Link para o post

O Led clip ele avisa quando há distorçao...

dependendo do amplificador que tenha esse led....

o certo é vc abaixar todo o ganho(level, gain) e colocar no seu player uns 70% do volume numa musica que estilo que vc ouvira bastante....

e gradativamente ir aumentando o led começar a piscar....pisco d+...vc vem e abaixa um pouco...até que ele pisque bem devagar ou nada..

Correto amigo, mas o led clip pisca quando o woofer ta distorcendo ou quando o modulo ta distorcendo, pois ai há mta diferença. Lembrando que o modulo é um Taramps TA 3.5

Compartilhar este post

Link para o post

Correto amigo, mas o led clip pisca quando o woofer ta distorcendo ou quando o modulo ta distorcendo, pois ai há mta diferença. Lembrando que o modulo é um Taramps TA 3.5

Se o modulo ta enviando distorção, o falante tb vai distorcer uai. Eh a msma coisa

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

O alto falante não distorce, ele reproduz o som que é enviado pelo amplificador, o amplificador uma vez que passou do seu limite começa a enviar distorção na sua saida, e o falante reproduz essa distorção, ou seja, led clip indica que o amplificador está distorcendo!

Compartilhar este post

Link para o post

O alto falante não distorce, ele reproduz o som que é enviado pelo amplificador, o amplificador uma vez que passou do seu limite começa a enviar distorção na sua saida, e o falante reproduz essa distorção, ou seja, led clip indica que o amplificador está distorcendo!

Então caro colega quer dizer que posso erguer o volume ate piscar o led clip sem medo de queimar os woofer???

Compartilhar este post

Link para o post

Outro topico ?? 3x só essa semana pra falar da mesma mer** ..

TMNC , vai pesquisar manolo.

Moderação de ferias mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o modulo ta enviando distorção, o falante tb vai distorcer uai. Eh a msma coisa

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

Então caro colega quer dizer que posso erguer o volume ate piscar o led clip sem medo de queimar os woofer???

Como o colega falou é tudo a mesma coisa

Quando o amplificador passa distorçao...o woofer recebe o mesmo..e lógico pode queimar...

quando perguntei qual era seu amp. era por isso msm

os amp da taramps tem um "atraso" no led clip...nao é só por que nao esta acendendo que nao esta mandando distorçao...isso é mais audivel msm

entao quando regular como te falei acima...abaixa um pouco antes do led clip ascender...

Compartilhar este post

Link para o post

Transdutores / falantes, a maior parte são fabricados e testados (pelo menos os de marcas que prezam um nome e qualidade) para suportarem sinal LIMPO de 2 a 3x do especificados, só queimam com pelo menos dobro de potencia aplicada em cima ou com muita distorção,.... falante com 800w rms, teoricamente pode-se aplicar sinal musical de 1600w tranquilamente, mas sinal musical Limpo.... sem Distorção, eu mesmo ja trabalhei com ate 3x mais potencia do que falante suporta (tocando musica) em amplificadores profissionais e caixas adequadas e não tive problemas....

ou seja, se ta clipanto ta no limite, use isso para garantir seus equipamentos, ou troque o amp por um de maior potencia!!

abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que nao adianta nada ter um Modulo de boa qualidade e naao ter bateria !

mesma coisa que ter um carro sem gasolina !

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,tenho 2 ultravox de 420 ligado em um T2000, só que nao sei o que aconteceu que queimou.

eu deixei o ganho no minimo deixei o volume uns 70% e fui aumentando o ganho ate o led clip acender,os meu woofers torraram!!!,

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,tenho 2 ultravox de 420 ligado em um T2000, só que nao sei o que aconteceu que queimou.

eu deixei o ganho no minimo deixei o volume uns 70% e fui aumentando o ganho ate o led clip acender,os meu woofers torraram!!!,

Não era para deixar o clip ficar aceso, apenas piscar nas batidas mais fortes. E além de ficar de olho no clip enquanto aumenta o volume, precisa ver também a excursão e temperatura dos woofers.

Compartilhar este post

Link para o post

Não era para deixar o clip ficar aceso, apenas piscar nas batidas mais fortes. E além de ficar de olho no clip enquanto aumenta o volume, precisa ver também a excursão e temperatura dos woofers.

Como o colega falou...

voce deveria ter colocado o volume do player até uns 70%, depois ir no ganho até o clip piscar(nas batidas)... depois que piscar voce vai e abaixa só um pouco por segurança...

ai vc sabe acima dos 70% é caixao pros woofers.

Compartilhar este post

Link para o post

Por que nao aumentar 100%, e ir aumentando ate clip[ar ai quando tiver alccol no meio pode aumentar sem do e nao vai queimar.mas por que a ndicacao dos 70%?

Compartilhar este post

Link para o post

Por que nao aumentar 100%, e ir aumentando ate clip[ar ai quando tiver alccol no meio pode aumentar sem do e nao vai queimar.mas por que a ndicacao dos 70%?

você que é estalador proficionáu podia responde pra nós

Compartilhar este post

Link para o post

Sinal distorcido é pior que potencia distorcia meu amigo... 100% de volume no player já significam no minimo +6db acima de 0db, ou seja, já saturando o sinal que sai do player, e ai já viu...

Compartilhar este post

Link para o post

Ja ligou falantes de portas direto na saida do cd player, falantes de portas em media aguentam uns 50RMS os players mandam 22RMS , e quando vc aumenta tudo fica aquela chiadeira desgraçada,entao é tipo isso, o player depois que passa de 70% do volume ja mandão distorção. Imagine a perca que se tem em um sistema de auto rendimento ;D

Infelizmente quem tem som tem um responsabilidade,sempre tem que ta olhando tensão da bateria,o Clip,se os modulos não estão pegando fogo, colocar bateria pra carregar,procurar tomadas pra ligar fontes etc.

Quantas vezes eu to la na numa festa conversando de boa,vejo a tensao cair do nada e o clip acender,alguem passa o pe desconecta a fonte e etc, mas é a vida ne. é o preço qe se paga por gostar tanto de som !

Editado por Rui Junior

Compartilhar este post

Link para o post

Ja ligou falantes de portas direto na saida do cd player, falantes de portas em media aguentam uns 50RMS os players mandam 22RMS , e quando vc aumenta tudo fica aquela chiadeira desgraçada,entao é tipo isso, o player depois que passa de 70% do volume ja mandão distorção. Imagine a perca que se tem em um sistema de auto rendimento ;D

Entendi resumino um som automotivo e o segundo filho te dar trabalho gastar muito e vc tem que tomar cuidado

Infelizmente quem tem som tem um responsabilidade,sempre tem que ta olhando tensão da bateria,o Clip,se os modulos não estão pegando fogo, colocar bateria pra carregar,procurar tomadas pra ligar fontes etc.

Quantas vezes eu to la na numa festa conversando de boa,vejo a tensao cair do nada e o clip acender,alguem passa o pe desconecta a fonte e etc, mas é a vida ne. é o preço qe se paga por gostar tanto de som !

Compartilhar este post

Link para o post

Como o colega falou...

voce deveria ter colocado o volume do player até uns 70%, depois ir no ganho até o clip piscar(nas batidas)... depois que piscar voce vai e abaixa só um pouco por segurança...

ai vc sabe acima dos 70% é caixao pros woofers.

então,mas eu fui aumentando ate acender,quando o ganho ficou qze no maximo que clipou ai nao demorou 5 segundos e torrou

Compartilhar este post

Link para o post

Mas guilherme, entao qual o certo de regular um modulo mas potente que um woofers?

agora to com 2 ultravox de 550 e uma taramps 1600

Compartilhar este post

Link para o post

então,mas eu fui aumentando ate acender,quando o ganho ficou qze no maximo que clipou ai nao demorou 5 segundos e torrou

o nome disso e ultravox; kkkkkk. vamos la. o ultravox e um alto falante muito bom pra poc poc.kkkk

vamos ao seu caso

possíveis problemas. teu woofer tem pouco xmaxx. e você tem um headrom acima de +3db como isso ele ira excursiona ultrapassando o xmaxx., o mesmo acontece com o subsônico baixo, no taramps pode deixar no talo 50hz; obs: lembrasse que LED clip e pra distorção. e não excesso de exercucão do falante não confunda;

os teus woofer e mono nota. destinado a alta frequência; mais precisamente de 60 a 120hz. abaixo disso e jogar dinheiro fora.

isso vale a mesma coisa para os ultra 550 e a taramps de 1600;.

alguma duvida me pergunte, o que escrevi ta meio confuso mais posso explicar melhor se quiser. nao da pra mim corrigir pois estou meio sem tempo.

Editado por JOAOSDX

Compartilhar este post

Link para o post

o nome disso e ultravox; kkkkkk. vamos la. o ultravox e um alto falante muito bom pra poc poc.kkkk

vamos ao seu caso

possíveis problemas. teu woofer tem pouco xmaxx. e você tem um headrom acima de +3db como isso ele ira excursiona ultrapassando o xmaxx., o mesmo acontece com o subsônico baixo, no taramps pode deixar no talo 50hz; obs: lembrasse que LED clip e pra distorção. e não excesso de exercucão do falante não confunda;

os teus woofer e mono nota. destinado a alta frequência; mais precisamente de 60 a 120hz. abaixo disso e jogar dinheiro fora.

isso vale a mesma coisa para os ultra 550 e a taramps de 1600;.

alguma duvida me pergunte, o que escrevi ta meio confuso mais posso explicar melhor se quiser. nao da pra mim corrigir pois estou meio sem tempo.

Então Joao, to nem usando meu som direito com medo de queimar dnovo os woofers, nao to sabendo regular esse modulo.rs e tambem nao entendo muito de frequencia,mas ja to pesquisando sobre isso e ta tenho um pouco de noção, só sei q minha caixa esta com a frequencia pra toc toc mesmo.

mas esse maldito taramps nao ajuda rsrs desculpe a ignorancia

e antes tbm estava sem crossover, agora eu comprei um da taramps

Compartilhar este post

Link para o post

isso que aconteceu comigo tbm nos meus Woofer DD 12 420 rms, o led clip não piscou e queimou meus woofer. Agora troquei por 4 novos DD, mas estou com medo tbm pois não sei o limite deles, pois pelo led clip ta feio fo**. rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

isso que aconteceu comigo tbm nos meus Woofer DD 12 420 rms, o led clip não piscou e queimou meus woofer. Agora troquei por 4 novos DD, mas estou com medo tbm pois não sei o limite deles, pois pelo led clip ta feio fo**. rsrs

Qual amplificador vc esta usando bruvazdd ??

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sugiro que procure não aumentar direto o volume até chegar próximo do clip e sim ir aumentando, ouvir um pouco e ficar vendo como os falantes estão se comportando. Ainda mais em um sistema com headroom, o cuidado tem que ser redobrado.

Monitore a temperatura dos woofers (caso consiga tocar no conjunto magnético deles, ou na calota, com eles parados), a excursão do cone (que no caso dos falantes para pancadão é menor), a tensão das bateriais... Aí aumenta um volume e continua a observar... Se os falantes não estiverem sobreexcursionando e nem fervendo, e o clip nem piscar, aumente mais um volume. E assim por diante.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...